Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
S4P0

[Chevrolet Chevette] [♫] primeiro som [♪]

Recommended Posts

Valeu DanielFerreira e Leandro Bryan :legal:

Boa ideia Rodrigo, na hora do acabamento vou dar uma alisada! Será que dá para usar a furadeira com uma ponta que seja arredondada e que lixe!?!?!??!

Estou fazendo o esquerdo agora, depois posto a foto dele!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  Em 31/01/2012 at 16:45, S4P0 disse:

Antes que alguém cometa o mesmo erro: NÂO use estopa ao passar a resina, pois ela gruda na parede! :banghead

Tive que cortar com tesoura e passei um trabalhão! [^]

Foi exatamente o que pensei quando vi! o-o-:vts pensei até que vc havia isolado a estopa. :vts

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 31/01/2012 at 18:00, S4P0 disse:

Valeu DanielFerreira e Leandro Bryan :legal:

Boa ideia Rodrigo, na hora do acabamento vou dar uma alisada! Será que dá para usar a furadeira com uma ponta que seja arredondada e que lixe!?!?!??!

Estou fazendo o esquerdo agora, depois posto a foto dele!

Que dá, dá! Mas mas teria que ter uma ponteira comprida o bastante pra chegar até o fundo da peça, e acho que isso não vende.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dar uma olhada na ferragem Rodrigo! :legal:

Em 31/01/2012 at 18:06, Alves disse:

Foi exatamente o que pensei quando vi! o-o-:vts pensei até que vc havia isolado a estopa. :vts

Pior é que era o óbvio! Mas o tapado aqui não viu na hora!!! [^]

No peitinho da direita nada disso vai acontecer, mas com certeza vai dar é outra "mercadoria"... :vts

Quando a gente olhas as fotos, tudo parece fácil, depois a gente vai fazer e pensa...

Pqp eu não tenho o dom... kkkkkkkkkkkkkkkkk

Pior é quando a gente lê o que os caras avisam e ainda assim faz errado. Eu lí em algum post para ter cuidado com as mãos ao mexer com a resina! Mas ler não adianta, tem que ler e prestar a atençao.... <_< Advinha... kkkkkkk

Editado por S4P0

Compartilhar este post

Link para o post

Show a caranga, a instalação ta ficando bacana tbm, e ai pq não mete manta na criança toda ja que o chevola é fácil de desmontar o interior todo aproveita.. quem me dera o peugeotzinho fosse fácil assim..

parabéns man...

abss

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 31/01/2012 at 18:52, S4P0 disse:

Pior é quando a gente lê o que os caras avisam e ainda assim faz errado. Eu lí em algum post para ter cuidado com as mãos ao mexer com a resina! Mas ler não adianta, tem que ler e prestar a atençao.... <_< Advinha... kkkkkkk

Apenas esquentou uns pelinhos ou grudou tudo com força? :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Bahhh Guto-Black belt, não pensei na manta, pois não vou usar os mids na porta! Mas se ao tocar eu achar que ajuda vou colocar sim!

Em 31/01/2012 at 19:08, Alves disse:

Apenas esquentou uns pelinhos ou grudou tudo com força? :vts

Eu tô todo torto, andando mancando para não encostar o pé no chão, as mãos estavam grudando e eu parecia o homem-aranha, devia ter me filmado subindo pelas paredes... :vts

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 31/01/2012 at 19:39, S4P0 disse:

Bahhh Guto-Black belt, não pensei na manta, pois não vou usar os mids na porta! Mas se ao tocar eu achar que ajuda vou colocar sim!

Eu tô todo torto, andando mancando para não encostar o pé no chão, as mãos estavam grudando e eu parecia o homem-aranha, devia ter me filmado subindo pelas paredes... :vts

Man se eu fosse vc colocaria manta em toido o carro, mesmo usando os mids em pesinhos, a manta vai ajudar a diminuir os ruidos externos, com isso a qualidade do seu audio com seu carro em movimento vai melhorar e mmuuuito...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Vou pensar na possibilidade Guto-Black belt ;)

Bom...

Sem acabamento os peitinho ficaram assim:

Esquerdo:

peitopainel005.jpg

Direito:

peitopainel006.jpg

Acho que vou ter que refazer o do lado direito! :banghead

Ficou o esquerdo na orelha esquerda e o direito no ombro direito [^]

Eu falei que ia dar "mercadoria" no direito... Fiz diferente, coloquei papel alumínio dentro para o enchimento e funcionou! Não grudou, mas em algum momento eu movimentei o aro de madeira e ele baixou.... :blink:

Eu disse: "Não tenho o dom..." :banghead

O conjunto ficou assim:

peitopainel007.jpg

Por hoje era isso pessoal!

Abraços

:mac1

Compartilhar este post

Link para o post

pois é

coloca mesmo

tem carros que não dá muita diferença, mas em se tratando de uma "restauração", certamente vai melhorar

já ouvi dizer que onde mais se percebe diferença é no assoalho

já tão tocando os full???

quero ouvir!!!

:rolleyes:

Editado por CristianoLO

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 31/01/2012 at 22:07, CristianoLO disse:

pois é

coloca mesmo

tem carros que não dá muita diferença, mas em se tratando de uma "restauração", certamente vai melhorar

já ouvi dizer que onde mais se percebe diferença é no assoalho

já tão tocando os full???

quero ouvir!!!

:rolleyes:

Vou ligar tudo sem fazer o novo peitinho! Se ficar ruim faço novamente...

Ainda não liguei os fulls, faltaram parafusos e eu vou comprar amanhã para poder ligar de uma vez esse som!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

S4P0, o da direita ficou meio troncho mesmo, mas acredito que o lado esquerdo tenha ficado mais alto tb por conta do painel né?

Eu faria assim, forraria lado direito do painel todo de novo, cortaria um novo aro de mdf, fazia uma armação de fita crepe com palito de churrasco, tipo um esqueleto de sustentação do aro, pra vc posicionar ele exatamente onde quer. Daí recortava várias tiras de papelão e ia colando/moldando elas, pra ficar parecido com o peitinho esquerdo. Depois de pronta a estrutura de papelão, se estiver muito mole, daria umas 3 mãos de resina só pra enrijecer, senão era massa plástica direto. Vc pode usar mdf 3mm tb pra engrossar, pra não gastar muita massa (que é caro). Compra um retalho de mdf 3mm em qq marcenaria, talvez até nem cobrem.

Quando eu fiz os pezinhos pro meu carro eu usei mdf 9mm pra engrossar ele todo. Só as falhas que eu enchi com fibra e resina.

Por que não usou os porongos como molde? Se vc achasse algo que coubesse os mids e eles tb coubessem no painel igualmente, ia ficar com o acabamento muito melhor.

Uma coisa que ainda não experimentei foi espuma de poliuretano, em loja de material pra fibra vende. Inclusive em material de construção vende em spray, mas é bem mais caro. Pegava um balde pequeno, pouco maior que os peitinhos e enchia com a espuma. Ela incha e se molda no formato do balde, daí ela endurece bastante. Depois era só ir moldando ele no carro na base da lixa e serra, descascando ele até ficar no formato que vc quer. Quando ficar no formato ideal é resinar pra formar uma parede de uns 2mm e tirar a peça de espuma de dentro. Ficaria a peça pronta, totalmente oca, pra vc preencher como quisesse. Um dia tento isso aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 31/01/2012 at 23:27, RodrigoRRMA disse:

S4P0, o da direita ficou meio troncho mesmo, mas acredito que o lado esquerdo tenha ficado mais alto tb por conta do painel né?

Eu faria assim...

Pois é! Mas se eu deixar ele na mesma altura do esquerdo, acho que vai ficar como se fosse um cilindro na diagonal quase de pé. Acho que vai ficar feio!

A ideia dos palitos eu vou tentar fazer e dependendo da altura vou ver se é melhor madeira ou papelão como tu disse com resina.

(nem imaginava que podia ser o papelão com resina)

Por que não usou os porongos como molde? Se vc achasse algo que coubesse os mids e eles tb coubessem no painel igualmente, ia ficar com o acabamento muito melhor.

Os porongos não entram na parte da esquerda, e na direita ficariam muito para frente do painel!

Uma coisa que ainda não experimentei foi espuma de poliuretano...

Essa ideia é bem legal, vou ver se acho e quanto custa por aqui!

Valeu pelas dicas! :legal:

Editado por S4P0

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é q o lugar (no painel) onde cada um fica tem alturas diferentes... sei q às vezes sai mais fácil refazer tudo, mas... veja se dá certo usar esse molde e apenas redirecionar o baffle.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 01/02/2012 at 00:19, Alves disse:

O problema é q o lugar (no painel) onde cada um fica tem alturas diferentes... sei q às vezes sai mais fácil refazer tudo, mas... veja se dá certo usar esse molde e apenas redirecionar o baffle.

Exatamente isso Alves, as alturas são muito significativas, e o da direita talvez fique bem estranho... Tudo bem que esse que eu fiz está para lá de estranho [^] mas... vou testar amanhã, depois discuto com vocês as possibilidades :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal seria tentar fazer de forma q ficassem um pouco mais acima do painel, suspensos. Ai sim, os porogos/porongos (pinicos p/mid) ajudariam bastante. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Já pensou na possibilidade de usar os porongos nas quinas superiores do pára-brisa? Só que diminuindo a altura deles, cortando eles pela metade talvez...

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 01/02/2012 at 00:36, Alves disse:

O ideal seria tentar fazer de forma q ficassem um pouco mais acima do painel, suspensos. Ai sim, os porogos/porongos (pinicos p/mid) ajudariam bastante. :vts

Em 01/02/2012 at 00:39, RodrigoRRMA disse:

Já pensou na possibilidade de usar os porongos nas quinas superiores do pára-brisa? Só que diminuindo a altura deles, cortando eles pela metade talvez...

Amanhã vou olhar no carro para ver se há a possibilidade! :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal!

Hoje eu liguei o som! Esperava ansioso por este momento... [¨]

A primeira ligação que eu fiz foi a que fiquei escutando as músicas.

Liguei os canais traseiros no cross do kit ligando o kit 2 vias em flat. (Se o cross foi feito para ele deve ter sido bem planejado)

Liguei os fulls nos canais dianteiros em HP.

Como não sabia a posição que eu devia colocar os tw pensei:

Eles vão ficar mais fortes que os fulls pois os fulls são 8 ohms e eles estão no kit 2ohms então enconstei eles assim

resultu.jpg

Quanto aos ajustes o ganho do amplificador eu não pude mexer.

Não sei se é problema no player, no amplificador ou nas minhas ligações, mas quando o ganho está no 6v o som sai puro, mas quando eu mexo em direção ao 0.5v vai aparecendo um chiado nos falantes com volume baixo.

Não pude regular o ganho! Se alguém tiver ideia me ajuda. :unsure:

Mas o bom foi que, quando eu ajustei o ganho em 6v e o som saiu limpo, eu sentei no lado do motorista e sem ajustar nada no player, a voz sai na região circular amarela na foto.

Pedi que 3 pessoas sentassem no carro e perguntei qual posição elas achavam que a voz estava? E todas apontaram para aquela região.

Quando eu mexo no fader mudando do som do kit para o full noto que o tw complementa o full, então deixei tudo ligado.

O fator baixo do som é o grave, que a meu ver o mid desse kit não desce bem.

Não sei se é o cross que bloqueia as frequências baixas, ou é característica do mid, mas o sub se faz excencial para fechar o conjunto.

Como algumas pessoas dizem que o seu som está tranquilo sem o sub, eu pressuponho que o problema é que esse meu não desce tanto.

Quanto as outras características, eu não sei me expressar e nem sei o que devo prestar a atenção, então espero que vocês me dêem alguma dica para eu poder escutar e tentar verificar algo, pois não tenho referência nenhuma. pasmafaute

Essa semana vou intensificar a contrução da caixa para o sub!

Abraços

:mac1

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 01/02/2012 at 15:55, S4P0 disse:

Liguei os canais traseiros no cross do kit ligando o kit 2 vias em flat. (Se o cross foi feito para ele deve ter sido bem planejado)

Liguei os fulls nos canais dianteiros em HP.

Como não sabia a posição que eu devia colocar os tw pensei:

Eles vão ficar mais fortes que os fulls pois os fulls são 8 ohms e eles estão no kit 2ohms então enconstei eles assim

Quando eu mexo no fader mudando do som do kit para o full noto que o tw complementa o full, então deixei tudo ligado.

O fator baixo do som é o grave, que a meu ver o mid desse kit não desce bem.

Não sei se é o cross que bloqueia as frequências baixas, ou é característica do mid, mas o sub se faz excencial para fechar o conjunto.

Se vc ligou o kit (mid+tw+crossover) num canal e o full em outro, misturou tudo. Como ficaram as frequências para cada falante?

Procure deixar o tw para fora (próximo da porta e o full próximo ao painel): tw>full>painel<full<tw

Ou tente com o tw acima do full.

Não pense que um vai ficar mais forte que o outro apenas se baseando nas impedâncias. Por exemplo, se o tw for de 15w-2ohms, mas receber 100w, o limite dele continuará sendo 15w. ;) Mas uma coisa é certa, vai precisar atenuar o tw. Mas ñ se preocupe, frequências mais altas necessitam de menor potência.

Se o mid ñ tá descendo bem, o problema ñ é o crossover do kit, pois ele só faz o corte LP para o mid (O HP é apenas p/o tw). Deixe o corte HP (pelo player ou amp) no mínimo e depois já subindo até ver quanto é necessário para controlá-lo e fazer com q ele ñ distorça. Se o mid conseguir descer bem mesmo, deverá ficar por volta de 40-50hz. Vá elevando o corte até 80hz. Se chegar a 100hz é pq o bicho é ruim mesmo. Veja tb a sintonia do pezinho (vi q é dutado). Tem os parâmetros desse mid?

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Estou processando as informações Alves!

Os parâmetros estão no manual que está na casa do meu pai, assim que eu for lá pego eles e escrevo aqui!

Só achei algumas informações no site da jbl que estão na página anterior a esta!

Sim, entendi que está tudo misturado pois os falantes estão sem corte individual, mas isso não prejudicou o palco, talvez prejudique de alguma forma o posicionamento dos instrumentos, mas os timbres eu achei bem definidos e nítidos.

Os bumbos da bateria em músicas de rock eu consigo diferenciar mas não sei no que prestar a atenção para dizer o que está ruim.

Pois só sabendo o que está ruim faria eu mudar a configuração entende?

Se alguém puder dizer presta a atença nisto ou naquilo vai me ajudar a entender algo que não esteja bem!

Obrigado pelas observações Alves. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Sapo, semana que vem eu PRECISO escutar teu set

quero comprar um par de full range 8 Ohm tb e tenho um medo do cão de eles não se "alinharem" com o resto do kit

inclusive quero fazer um set só midbass e full range, sem tw, mas issó só defino depois de pegar os full mesmo

sobre a posição dos TW, é q nem o Alves falou, o ideal é próximo ao full, ou ligeiramente mas mais aberto

é importante que eles não fiquem muito distantes do full, senão vai parecer que cada coisa vem de um lugar diferente, o que acaba deixando tudo muito "artificial"

acho que a primeira tentativa a ser feita é com eles acima dos full, mas coladinhos nas colunas do carro

novamente, parabéns pelo set e por te colocado a mão na massa! eu não tenho essa coragem toda!!!

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 01/02/2012 at 20:44, CristianoLO disse:

Sapo, semana que vem eu PRECISO escutar teu set

quero comprar um par de full range 8 Ohm tb e tenho um medo do cão de eles não se "alinharem" com o resto do kit

inclusive quero fazer um set só midbass e full range, sem tw, mas issó só defino depois de pegar os full mesmo

sobre a posição dos TW, é q nem o Alves falou, o ideal é próximo ao full, ou ligeiramente mas mais aberto

é importante que eles não fiquem muito distantes do full, senão vai parecer que cada coisa vem de um lugar diferente, o que acaba deixando tudo muito "artificial"

acho que a primeira tentativa a ser feita é com eles acima dos full, mas coladinhos nas colunas do carro

novamente, parabéns pelo set e por te colocado a mão na massa! eu não tenho essa coragem toda!!!

Vai ser muito bom tu ouvir, até para poder comparar pois eu não tenho conhecimento e muito menos referência (só o carro do Joel, mas não tenho como me lembrar dos detalhes).

Podemos combinar, o som tá montado e posso ir de carro para ti escutar.

Marca aí o dia, local e horário!

O bom é que do jeito que está instalado, eu passo o fade para frente e fica só neles para ti poder escutar!

Se quiser pode ser essa semana até.

Abraços

Editado por S4P0

Compartilhar este post

Link para o post

uso uns tang band e gosto muito , custo beneficio inigualavel!!!!!! corto eles de 250hz até 5khz de 5khz p os tw de 5khz pra cima e os mids de 50hz até os 250hz onde começa os full!!!! gosto muito dessa configuração e cortes !!!!!

Editado por claytonzmvox

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...