Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
diegog174

Tutorial Fonte PC

Recommended Posts

cara achei o datashet dessa fonte

http://www.dianyuan.com/bbs/u/28/1112672048.pdf

 

cara n entendo muito de eletrônica de potencia pwm mas creio que o realimentador de 12 v seja o pino 3, mas eh melhor ver com alguém que entende melhor do assunto.

Eu ja tinha encontrado esse datashet, mas também fiquei em duvida. Fiz um busca na net mas não achei nada. Embora tenha algum conhecimento de eletronica numca mexi neste pwm. Na duvida não alterei nada, porque estou com pouco tempo mas quando eu tiver um tempinho vou fazer alguns testes com ele.

 

Eu tenho uma fonte at com o tl494 e fiz conforme o tutorial indicado ai em cima e deu certo, consegui 13,3 V. Só que não cortei a linha impressa, dessoldei o pino 1 e tirei da placa e ai soldei o fio que vem e da união dos resistores neste pino. As fonte AT são bem mais simples dos que as ATX.

Também transformei duas fonte ATX que eu tinha mas segui o tutorial sem mexer no pwm (elas possuiam o wt7520, esse que não encontrei alguma referencia) , numa consegui 11,80 V e na outra 11,97 V.

 

foto1ye.jpg

 

foto3ife.jpg

Editado por gilmarcosta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ja tinha encontrado esse datashet, mas também fiquei em duvida. Fiz um busca na net mas não achei nada. Embora tenha algum conhecimento de eletronica numca mexi neste pwm. Na duvida não alterei nada, porque estou com pouco tempo mas quando eu tiver um tempinho vou fazer alguns testes com ele.

 

Eu tenho uma fonte at com o tl494 e fiz conforme o tutorial indicado ai em cima e deu certo, consegui 13,3 V. Só que não cortei a linha impressa, dessoldei o pino 1 e tirei da placa e ai soldei o fio que vem e da união dos resistores neste pino. As fonte AT são bem mais simples dos que as ATX.

Também transformei duas fonte ATX que eu tinha mas segui o tutorial sem mexer no pwm (elas possuiam o wt7520, esse que não encontrei alguma referencia) , numa consegui 11,80 V e na outra 11,97 V.

 

 

 

Bacana a fonte, sobre esse controlador tinha que pesquisar um pouco mais, mas acho a fontes at bem melhor construídas. bem mais simples. vi que esse controlador tem proteção na saída contra excesso de voltagem, talvez não seja possível a modificação neste tipo de controlador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

huuum mais se voce juntar todos os 12V (12+12+12+12 )nao vai somar a tensão?

 

não! só soma a voltagem se você ligá-las em serie! em paralelo só aumenta a amperagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu peguei uma fonte velha aqui e liguei os fios amarelos e os fio pretos direto no amp...

sem qualquer modificação, porem apresentou um ruido bem alto nos falantes,

 

Será que fazendo algum destes procedimento este ruido sumira??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual tipo de ruido?? um tipo um radio fora do ar ou um grave direto, tipo um zummmmmm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, que que a fonte de PC tem de especial para poder ligar direto na potência? Porque aquelas fontes feitas só podem ser ligadas com o auxilio de uma bateria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grave direto...

 

Bem forte, não oscila

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

#mav8 estou com o mesmo problema, acha que era no celular, mas ja testei no pc, em otro celular e da o mesmo ruido !!!

tipo uma frequencia fixa assim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala galera, vou fazer um tutorial aqui para a galera que esta com duvidas quanto a fontes de PC para som.

Bom aqui em casa tenho 6 fontes, sendo 2 delas reais, estou com mais ou menos 80Amperes na linha de 12V.

Bom o esquema é o seguinte. Para uma fonte chaveada funcionar corretamente, ela precisa de carga no 5V, então o mais correto a fazer é colocar um resistor, pode ser de 10R por 15w.

Coloque ele na linha de 5V.

img0788d.jpg

 

As fontes de PC, possuem o fio cinza, que informa ao PC, que a fonte esta em perfeito funcionamento, no caso, como não estamos usando no PC, podemos colocar um LED neste fio para ver o status da fonte, coloque um LED com um resistor de 220R, coloque o resistor no terminal positivo do LED, que é o que tem a perna maior. Ligue o fio cinza no resistor, e o fio preto que é o negativo, você liga na outra perna.

img0785oh.jpg

 

Existem também o fio marrom , que é o fio sensor da linha de 3,3v , é só juntar o fio marrom com o fio laranja e esta tudo certo.(No caso uma fonte real minha da HP, tinha um fio sensor para a linha de 5v, a cor dele era rosa, então foi sóligar ele junto com o fio vermelho e ficou tudo O.K.)

Devemos juntar também o fio verde com o fio preto, para dar o start na fonte.

img0787l.jpg

 

Ai vocês separam os fios amarelos, e os pretos, no meu caso juntei todos os amarelos e soldei em um fio de 6mm. Fiz a mesma coisa no negativo(preto)

img0791g.jpg

 

E é isso ai galera, vocês tem uma fonte pronto para ser ligada no som.

Estou usando as minhas 6 fontes em paralelo, ou seja negativo com negativo, e positivo com positivo, Em paralelo, soma a corrente e mantém a tensão.

Obs. Usei espaguete termo-retrátil, invés de fita isolante. !

 

Aqui algumas fotos das fontes.

img0790fu.jpg

img0783x.jpg

img0792zr.jpg

 

É isso ai Vlw !

 

essas fontes ai não desarmam?

Editado por quiksa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grave direto...

 

Bem forte, não oscila

 

Isso são os 60hz da tomada, tais usando rca xing ling? pode ser q estão quebrados. e tenta aterrar a fonte e o modulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso são os 60hz da tomada, tais usando rca xing ling? pode ser q estão quebrados. e tenta aterrar a fonte e o modulo.

 

Opa, pode ser msm

 

Uso rca xing, é fo** achar p2 rca de boa qualidade... vou testar com meus knuconceptz ligado ao meu receiver

Não tem terra aqui em casa... só se eu ligar o terra da fonte no neutro... não sei se é uma boa ideia =p

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ola ! aki em casa tenho 2 fontes atx tava dando conta muito bem de 1 modulo alfa amps mono 400wrms e 1 modulo cl-500 e 1 cd pleyer pioneer antigo so para dar a pré-amplificação para os modulos .. meu som e 1 corneta 1 tweter e 1 bomber upgrade 12' 350wrms .. bom nao vem ao caso agr mass minha duvida e no resitor na linha de 5 v . uma vess medi minhas fontes tava dando 11.7 . se eu colocar o resitor na linha de 5v vai subir para 12.6 e isso ?? e o resitor eu pego qualquer fio vermelhor e coloco o resitor e pego qualquer fio preto e ligo ?? .. obg

Editado por Leo_S.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ola ! aki em casa tenho 2 fontes atx tava dando conta muito bem de 1 modulo alfa amps mono 400wrms e 1 modulo cl-500 e 1 cd pleyer pioneer antigo so para dar a pré-amplificação para os modulos .. meu som e 1 corneta 1 tweter e 1 bomber upgrade 12' 350wrms .. bom nao vem ao caso agr mass minha duvida e no resitor na linha de 5 v . uma vess medi minhas fontes tava dando 11.7 . se eu colocar o resitor na linha de 5v vai subir para 12.6 e isso ?? e o resitor eu pego qualquer fio vermelhor e coloco o resitor e pego qualquer fio preto e ligo ?? .. obg

Isso msm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu usava só uma fonte pra alimenta o meu HBUSTER1200W(ta empurrando um soundstream12" e + 1 drive hinor) dai a tempo atras coloquei mais duas fontes pra alimenta ele, só que eu to tendo quase o mesmo rendimento que eu tinha com uma fonte só

obs: nao fiz modificação nenhumas nelas

 

acho que é porcausa da tomada,, alguem consegue me ajuda ae?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa pessoal tranquilo?

 

andei lendo bastante ou topico mas queria pedir uma ajuda a voces.

 

tenho um kit 2 vias, um player e um amplificador.

gostaria de ligar eles para aprender mais sobre tudo, tipo como ligar fiacao e tambem como configurar o som para ficar legal.

 

o kit 2 vias eh um Rainbow CS265.25 G - http://www.rainbowcaraudio.com/cs265-25germ.html

o amp eh um DLS A2 ultimate - http://dls.se/en/car/prod.html?produkt=en_107

o player eh um CDA-117 - http://www.alpine-usa.com/product/view/cda-117/

 

comprei uma fonte de pc para tentar ligar eles e ver como que ficaria o audio.

a fonte eh essa aqui

 

 

 

http://www.corsair.com/power-supply-units/enthusiast-series-power-supply-units/enthusiast-series-tx650-v2-80-plus-bronze-certified-650-watt-high-performance-power-supply.html

uma

CMPSU-650TXV2

 

A fonte manda 53A em 12V, queria uma ajuda pra poder fazer todas essas ligacoes, tenho medo de queimar alguma coisa e nao foi tao barato comprar.

to pensando em pegar um amplificador de um amigo bem barato pra ligar primeiro e ver como que ficaria.

 

abras

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belos equips.

 

Então o bom dessa fonte é seu barramento de 12v que é único (ou seja qualquer fio amarelo pode entregar os 53A).

Primeiramente sugiro que ligue-a ( Ligando o fio verde a qualquer um dos pretos)

Meça a tensão na linha de 12V (fio amarelo sendo o preto o terra)

Como sua fonte é de qualidade a sua tensão deve estar mais perto possível dos 12V, mas entanto se a tensão estiver por volta 11,5V vai ser necessário o uso do resistor descrito no tópico na linha de 5V (fio vermelho) para estabiliza-la.

 

Fonte pronta, lembre de trocar os fios amarelos e pretos por um que suporte a corrente do módulo.

Não recomendo mexer no PWM dessa fonte devido ter muitas proteções.

 

Qualquer duvida dá um grito que alguém daqui te da uma ajuda..

Boa sorte na sua empreitada.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu pelas dicas lueco

andei olhando o manual do amp e fala pra usar fio de 10mm abaixo de 1,5M e 16mm ateh 4M.

sobre medir a tensao na linha de 12V, vc fala pra ligar o multimetro em um dos fios amarelo correto?

 

depois que conectei o verde com o preto, todos os pretos sao terra? desculpa perguntar assim mas sou leigo em eletrica.

 

e para ligar o player, consigo na mesma fonte? de que maneira?

tava pensando em colocar um fusivel entre a fonte e o amp pra evitar qualquer problema ainda, eh facil de achar uma no ML?

 

abras

Editado por RSN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso usando o multímetro entre o amarelo e o preto, e sim todos os pretos são o terra.

Sim pode ligar o player junto, ligando na linha de 12V como no modulo.

O fusível vai ser dispensável, pois as fontes chaveadas a qualquer curto já desarmam, ou seja o fusível nem ia sentir cócegas.

 

Edit: No radio tem que ligar tanto o positivo quanto o pós chave no 12V da fonte.

 

[]'s

Editado por lueco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá galera ótimo tópico!

Tenho aqui em casa uma fonte bem velhinha de 200w

Dei uma fuçada nas minhas parafernálias encontrei um resistor de 15 W 39 R será que eu posso usá-lo no lugar do resistor 10 W 10 R?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

onde eu encontro esses diodos? 15W e 10R

e como faço essa modificação na placa da fonte

será que alguem pode fazer um vídeo explicativo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá galera ótimo tópico!

Tenho aqui em casa uma fonte bem velhinha de 200w

Dei uma fuçada nas minhas parafernálias encontrei um resistor de 15 W 39 R será que eu posso usá-lo no lugar do resistor 10 W 10 R?

 

Com essa resistência, a carga na linha de 5 volts vai ser menor que 1 W, talvez não estabilize a fonte ainda.

 

onde eu encontro esses diodos? 15W e 10R

e como faço essa modificação na placa da fonte

será que alguem pode fazer um vídeo explicativo?

 

Posso fazer um tuto com fotos, pois vídeo iria ficar muito lixo a qualidade, se quiser faço o tudo pra amanha a noite, pois tenho os componentes aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eai galera blz to com 6 fontes aki pra fazer essa modificação mais ñ to axando aonde comprar esse resistor, sera q alguem ñ sabe aonde posso comprar algum site... ?

ou se axo isso em algum aparelho eletronico ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...