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rjrmotta

Alinhamento TW e Mid Range

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Em partes, de forma bem relativa e muuuuito superficial. Basicamente se percebe um problema tonal, mas se for pequeno, nada.

 

Sim, RTA entrega sim. Sabendo ler o gráfico, descobre-se muita coisa.

Valeu. :legal:

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cada coisa q li aqui, o pessoal tentando se explicar e se enrolando cada vez mais...

 

problema de fase é facilmente sanável, uma pessoa com conhecimento, material e boa vontade resolve isto em 15 minutos, senão menos....

pra mim o que é critico é a musicalidade de cada alto falante, a musicalidade geral e o alinhamento de tempo.

 

pq a musicalidade de cada alto falante? simples e básico: se vc tem um tw com boa musicalidade, um woofer com ótima musicalidade e um mr com péssima musicalidade, vc pode tentar fazer o melhor acerto possivel q não vai ficar bom nunca. e quem parte pra um 3 vias busca definição, detalhamento e musicalidade.

 

pq musicalidade geral se já comentei musicalidade de cada alto falante? PQ NÃO ADIANTA O ALTO FALANTE SER BOM SE ESTÁ MAL MONTADO! não adianta os alto falantes serem bons se vc não casou sensibilidade! Não adianta os alto falantes serem bons se vc não casou os cortes de frequencia. não adianta ter 3 alto falantes se o direcionamento deles é o teu pé. e é ai que residem 70% dos problemas nos sistemas 3 vias.

 

agora sobre o alinhamento de tempo: no direcionamento deve-se tomar cuidado pra se ter o mesmo atraso total em todas as vias, e ai q está a facilidade do mr junto com o tw, reduz o trabalho, filtros, e o tempo q vai ficar quebrando a cabeça tentando acertar. players com TA ajudam nesse sentido, mas quantos players tem no mercado com 4 pares de rca com TA? e respondo poucos!

 

acertando isso, depois é passar o RTA pra enxergar e corrigir algumas limitações do sistema, como corte de frequencia, picos e vales, coisas q podem estragar mesmo o melhor dos sistemas e fazer o acerto fino....

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. players com TA ajudam nesse sentido, mas quantos players tem no mercado com 4 pares de rca com TA? e respondo poucos!

 

 

Como já foi comprovado por mta gente, o T.A. não tem mto efeito nos subwoofers usados no porta-malas, pq a distância é grande d+. Acredito + em usar o T.A. p/as 3 vias (mb, mr e tw) e deixar o sub fora disso. Apenas cortando baixo o sub e revertendo a fase, se preciso.

 

Como fzr isso?

 

- Usar 2 amp's 4 canais. 1 canal p/cada via e os outros 2 que sobrarem em bridge p/o sub. Aí vc pergunta, não vai ficar faltando RCA no player? Não, pra isso vc liga os RCA's do sub na preout do amplificador que ligará o midrange e tweeter.

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focal.png

 

Montando desse jeito no meu carro, o meu "D" ficaria com 80 cm, teria alguma problema? montando ele no lugar original como na foto do carro eu teria um "D" de 46cm, daí veio esta dúvida.

Editado por rjrmotta

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Como já foi comprovado por mta gente, o T.A. não tem mto efeito nos subwoofers usados no porta-malas, pq a distância é grande d+. Acredito + em usar o T.A. p/as 3 vias (mb, mr e tw) e deixar o sub fora disso. Apenas cortando baixo o sub e revertendo a fase, se preciso.

concordo em parte com a tua afirmação... vc consegue corrigir parcialmente o sub no TA, puxar coisa de 30cm pra frente se a caixa estiver correta pra acustica do carro em questão. se não estiver, pode ter o TA q quiser q não corrige. mas ai é outra questão, e não a do tópico. e outro detalhe é q sub tem q ter corte muito baixo mesmo, eu gosto de usar abaixo de 36hz com a frente descendo até essa frequencia pra não atrapalhar o palco....

 

Como fzr isso?

 

- Usar 2 amp's 4 canais. 1 canal p/cada via e os outros 2 que sobrarem em bridge p/o sub. Aí vc pergunta, não vai ficar faltando RCA no player? Não, pra isso vc liga os RCA's do sub na preout do amplificador que ligará o midrange e tweeter.

e a voz de uma mulher fica parecendo a do hulk? sem agudo, já q o canal do sub da maioria dos players tem corte lp q não pode ser desativado?

 

acho q vc quis dizer q o woofer/midbass pode ser ligado no mesmo rca q o sub, usando cortes no amp ou cortes passivos. ai concordo contigo q é possivel, mas é mais pratico e barato tu usar um cross passivo 2 vias bom pra mr+tw e colocar no mesmo canal do amp.

 

com 1 par de rca saindo do player vc faz o q quiser. mas ai deixa de ser interessante vc ter 8 canais de amplificação e investir esse dinheiro em um amp 2-4 canais excelente e trabalhar no cross passivo. ou parte pra um cross ativo externo, q sempre é uma boa opção, ou parte pra um processador de audio com TA,EQ,cross. ainda tem algumas opções de amplificadores 6 canais q permitem fazer todos cortes pra um 3vias dianteiro com 1 par de rca.

 

as possibilidades são enormes, o que realmente dá certo tb é muita coisa, mas o q dá errado é muito mais....

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Mantendo o mid e tw próximos, dá pra usar o mesmo canal do player para ambos. Mais 2 canais pro médio grave, e a saída do sub.

 

A questão é que players com TA estão desaparecendo, sobrando apenas os processadores. Pra mim não muda muito, considero o TA dispensável, e o troco feliz por um áudio melhor, sem interferência de DSP.

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e a voz de uma mulher fica parecendo a do hulk? sem agudo, já q o canal do sub da maioria dos players tem corte lp q não pode ser desativado?

 

 

R: Nem todos, no meu último SET eu tinha o seguinte:

 

- 3 Way (sem sub)

Tweeter: High

Midrange: Mid

Midbass: Low

 

- High: HPF 8kHz (DEH-P880PRS)

- Mid: LPF 8kHz (DEH-P880PRS)

- Mid: HPF 200Hz (DEH-P880PRS)

- Low: LPF 200Hz (DEH-P880PRS)

 

P/fzr o HPF do midbass, usei o amplificador e fiz o corte em 50Hz. Posteriormente, desliguei o mesmo e o mid já aparecia bem nos 40Hz

 

Ficou mto bom o sistema, nd d voz de Hulk heheh, apenas não tinha extensão em graves por não usar um subwoofer. Mas caso quisesse, era só trocar o meu amp 2 canais que tocava os midbass por um de 4 canais e fazer oq eu tinha dito no post anterior.

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R: Nem todos, no meu último SET eu tinha o seguinte:

 

- 3 Way (sem sub)

Tweeter: High

Midrange: Mid

Midbass: Low

 

- High: HPF 8kHz (DEH-P880PRS)

- Mid: LPF 8kHz (DEH-P880PRS)

- Mid: HPF 200Hz (DEH-P880PRS)

- Low: LPF 200Hz (DEH-P880PRS)

 

P/fzr o HPF do midbass, usei o amplificador e fiz o corte em 50Hz. Posteriormente, desliguei o mesmo e o mid já aparecia bem nos 40Hz

 

Ficou mto bom o sistema, nd d voz de Hulk heheh, apenas não tinha extensão em graves por não usar um subwoofer. Mas caso quisesse, era só trocar o meu amp 2 canais que tocava os midbass por um de 4 canais e fazer oq eu tinha dito no post anterior.

 

leia novamente o teu post... da forma como vc falou nele dá a entender q era pra ligar sub,mr e tweter no mesmo RCA, o q impossibilitaria de usar um corte hpf ou lpf no canal do player, pois utilizando um hpf anularia o sub e um lpf anularia o tw. da forma como vc está falando neste post é a correta q eu comentei desde teu 1o post, com o adendo de usar o lpf low em 2 pares de rca, um com um hpf no amp pra tocar de 50hz acima como vc citou e outro com um lpf pra tocar de 50hz abaixo pra um sub...

 

por praxe se usa um cross passivo entre mr e tw qdo os 2 estão juntos numa coluna por exemplo, ou um corte ativo no amp se os mesmos tiverem pro woofer e sub em player com 3 pares de rca. se puder deixar corte ativo pra tudo, melhor. se não puder, ai depende do set... agora um fato é: se vai usar cross passivo pras 3 vias da frente, não gastar em 6 canais de amplificação e investe o dinheiro pra fazer um cross passivo bom mesmo...

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leia novamente o teu post... da forma como vc falou nele dá a entender q era pra ligar sub,mr e tweter no mesmo RCA, o q impossibilitaria de usar um corte hpf ou lpf no canal do player, pois utilizando um hpf anularia o sub e um lpf anularia o tw.

 

 

Não falei isso, vc entendeu errado mesmo. Não falei p/ligar td no mesmo RCA

 

Oq falei foi o seguinte

 

o cd-player tem 3 pares de RCA c/T.A.

 

- Low

- Mid

- High

 

Assim eu ligaria o kit 3 vias totalmente ativo, c/1 canal de amplficação pra cada via

 

amp A (4ch)

 

1- tw esq

2- tw dir

3- midrange esq

4- midrange dir

 

amp B (4ch)

 

1- midbass esq

2- midbass dir

 

Até aqui blz? Ligo normalmente os RCA's dos amps ao cd-player, no total de 6 RCA's. Assim todas as vias estão ativas e c/T.A. certo?

 

Agora entra o sub, como não tem mais onde ligá-lo vc liga os 2 RCA's (canais 3 e 4 do amp B) no By Pass do amp A. Assim o corte e o ajuste de fase são

feitos no próprio amp B e o sinal apenas passa pelo amp A sem processar nd. Fica td ativo, apenas o sub fica sem T.A.

 

 

Entendeu agora?

Editado por Alex_84

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Não falei isso, vc entendeu errado mesmo. Não falei p/ligar td no mesmo RCA

 

Oq falei foi o seguinte

 

o cd-player tem 3 pares de RCA c/T.A.

 

- Low

- Mid

- High

 

Assim eu ligaria o kit 3 vias totalmente ativo, c/1 canal de amplficação pra cada via

 

amp A (4ch)

 

1- tw esq

2- tw dir

3- midrange esq

4- midrange dir

 

amp B (4ch)

 

1- midbass esq

2- midbass dir

 

Até aqui blz? Ligo normalmente os RCA's dos amps ao cd-player, no total de 6 RCA's. Assim todas as vias estão ativas e c/T.A. certo?

 

Agora entra o sub, como não tem mais onde ligá-lo vc liga os 2 RCA's (canais 3 e 4 do amp B) no By Pass do amp A. Assim o corte e o ajuste de fase são

feitos no próprio amp B e o sinal apenas passa pelo amp A sem processar nd. Fica td ativo, apenas o sub fica sem T.A.

 

 

Entendeu agora?

 

Eu fiquei com uma dúvida Alex, me corrija se eu estiver errado ok?

 

Player em 3 way com os cortes feitos para cada via, HP para o tw, HP e LP pro mid e LP pro sub.

 

Se vc usar a preout do amplificador A não vai pegar o sinal já cortado pelo player?

 

Quando vc fala que o sinal vai chegar limpo no canal do sub dá a impressão de que o sinal vem do player cortado até o amplificador A e do amplificador A para o B, pelo preout ele vai limpo, sem corte nenhum, como se o preout "zerasse" os cortes feitos pelo player.

 

Fiquei confuso... :pirou:

 

Pode explicar melhor?

 

Abraço.

:legal:

Editado por Joel SS

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Agora convenhamos: Nego usa tw no painel, mid no pé, ou seja, a receita mais desastrosa do mundo, errada em TODOS os aspectos, e ninguém morre... pelo contrário, arranca muitos elogios até... Não é por causa de um tw alguns cm à frente que você vai deteriorar seu sistema, de maneira alguma.

 

Falou e disse! Concordo plenamente!!! E, por um acaso, este é o meu set (mid no pé e tw na coluna) :banghead

 

Acho que o pessoal pesquisa demais e fica muito exigente... Mas só no papel!! Porque na hora de fazer, colocar em pratica, a coisa muda de figura... Antes que achem que estou atacando alguem, não estou não, inlcusive eu sou um destes, que não pratica o que prega!!! :(

 

Todo mundo sabe da importancia do pocisionamento, certo? Mas quantos aqui estão dispostos a gastar 3 ou 4 meses estudando o melhor posicionamento para depois fazer as colunas e pezinho? Quantos tem a capacidade de achar este pocisionamento ideal? Respondo, são poucos... Fora que, depois que vc achar o posicionamento "ideal" vc achar que deve mudar algum corte ou slope, tudo pode ir pro ralo!!!

 

Por isso eu concordo plenamente com o Kleber quando diz que poucos centimetros não vão fazer diferença... Mas, por causa de tudo isso, acho FUNDAMENTAL o TA.. Não tem como vc ter um som minimamente acertado num 2 vias com mids nas portas sem um TA... Eu pelo menos não vejo como!!! Mas tb sou um iniciante neste mundo do audio :legal: ...

 

[]s

 

Rui

Editado por Rui

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Não tem como vc ter um som minimamente acertado num 2 vias com mids nas portas sem um TA... Eu pelo menos não vejo como!!! Mas tb sou um iniciante neste mundo do audio :legal: ...

 

[]s

 

Rui

 

Por isso ficar sem TA exige outros sacrifícios, não dá pra usar as portas.

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Por isso ficar sem TA exige outros sacrifícios, não dá pra usar as portas.

 

:legal:

 

Eu sei, por isso que tá grifado... É que a grande maioria usa nas portas...

 

[]s

 

Rui

Editado por Rui

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Eu fiquei com uma dúvida Alex, me corrija se eu estiver errado ok?

 

Player em 3 way com os cortes feitos para cada via, HP para o tw, HP e LP pro mid e LP pro sub.

 

Se vc usar a preout do amplificador A não vai pegar o sinal já cortado pelo player?

 

Quando vc fala que o sinal vai chegar limpo no canal do sub dá a impressão de que o sinal vem do player cortado até o amplificador A e do amplificador A para o B, pelo preout ele vai limpo, sem corte nenhum, como se o preout "zerasse" os cortes feitos pelo player.

 

Fiquei confuso... :pirou:

 

Pode explicar melhor?

 

Abraço.

:legal:

 

Tem razão Joel, só funcionaria mesmo c/3 amps ou c/um 5 canais + um 2 canais, oq já fica inviável.

 

- C 3/amps (4ch + 2ch + MONO)

 

Amp A

 

1- tw esq

2- tw dir

3- midr esq

4- midr dir

 

Amp B

 

5- midb esq

6- midb dir

 

Amp C

 

7- sub

 

Amp A usando as saídas mid e high

Amp B usando as saídas low (c/corte pelo player LPF em 200Hz por ex.) o HPF dos midbass seria feito no próprio amp B

Amp C ligado nas pre outs do Amp B. Fzndo o corte LPF em 60Hz por ex pelo amp C

 

- C 2/amps (5ch + 2ch)

 

Amp A

 

1- tw esq

2- tw dir

3- midr esq

4- midr dir

5- sub

 

Amp B

 

5- midb esq

6- midb dir

 

Amp A usando as saídas mid e high (canais 1 a 4)

Amp B usando as saídas low (c/corte pelo player LPF em 200Hz por ex.) o HPF dos midbass seria feito no próprio amp B

Canal 5 do amp A ligado nas preouts do amp B (O corte LPF 60Hz sendo feito pelo amp A)

 

 

É isso, desculpem o mal entendido.

 

+ uma dúvida, se voltarmos aos 2 amps 4 canais, não daria pra fazer uma jogada com 2 cabos Y em um dos amps??? [¨]

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Tem razão Joel, só funcionaria mesmo c/3 amps ou c/um 5 canais + um 2 canais, oq já fica inviável.

 

- C 3/amps (4ch + 2ch + MONO)

 

Amp A

 

1- tw esq

2- tw dir

3- midr esq

4- midr dir

 

Amp B

 

5- midb esq

6- midb dir

 

Amp C

 

7- sub

 

Amp A usando as saídas mid e high

Amp B usando as saídas low (c/corte pelo player LPF em 200Hz por ex.) o HPF dos midbass seria feito no próprio amp B

Amp C ligado nas pre outs do Amp B. Fzndo o corte LPF em 60Hz por ex pelo amp C

 

- C 2/amps (5ch + 2ch)

 

Amp A

 

1- tw esq

2- tw dir

3- midr esq

4- midr dir

5- sub

 

Amp B

 

5- midb esq

6- midb dir

 

Amp A usando as saídas mid e high (canais 1 a 4)

Amp B usando as saídas low (c/corte pelo player LPF em 200Hz por ex.) o HPF dos midbass seria feito no próprio amp B

Canal 5 do amp A ligado nas preouts do amp B (O corte LPF 60Hz sendo feito pelo amp A)

 

 

É isso, desculpem o mal entendido.

 

+ uma dúvida, se voltarmos aos 2 amps 4 canais, não daria pra fazer uma jogada com 2 cabos Y em um dos amps??? [¨]

Salvo engano suas informações estão certas sobre o preout do ampli.

 

acho que teve uma época que usei assim. Se não me engano o sinal do préout sai limpo para o outro ampli.

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Tem razão Joel, só funcionaria mesmo c/3 amps ou c/um 5 canais + um 2 canais, oq já fica inviável.

 

 

É isso, desculpem o mal entendido.

 

+ uma dúvida, se voltarmos aos 2 amps 4 canais, não daria pra fazer uma jogada com 2 cabos Y em um dos amps??? [¨]

foi o q eu te disse antes e vc não ententeu...dá pra usar com 2 amps 4 canais, mas não dá pra pegar o preout do mr nem do tw pro sub...

 

dá pra usar 2 amps 4 canais sim, mas ai vem as seguintes opções

 

1-

 

RCA 1:TW

Canais A+B AMP1

RCA 2:MR

Canais C+D AMP1

RCA 3: woofer+sub

Canais A+B AMP2 pro woofer com corte hp pro woofer

Canais C+D AMP2 pro sub com corte LP pro sub

 

ai tem q ver detalhes do amp, se ele tem preout, se ele tem chave de 1rca apenas de entrada, ou se terá q usar um Y, ou ainda se vai soldar um fio fazendo uma ponte nos RCAS por dentro do amp.

 

opção 2

RCA 1:TW+MR

Canais A+B AMP1 pro tw com cross hp passivo ou no amp (se o amp tiver corte até 8khz, o q é raro)

Canais C+D AMP1 pro mr com cross lp ( novamente tem q avaliar se o amp permite, senão cross passivo)

 

mesma situação da opção 1, mas nas frequencias altas

RCA 2: woofer

Canais A+B AMP2

 

RCA 3: sub

Canais C+D AMP2

 

opção 3

 

RCA 1:TW

Canais A+B AMP1 pro tw

 

RCA 2: MR+woofer

Canais C+D AMP1 pro mr com corte Hp

Canais A+B AMP2 pro woofer com corte LP

mesma situação da opção 1, mas nos médios

 

RCA 3: sub

Canais C+D AMP2

 

porém qualquer uma das 3 opções citadas gera duas questões:

1 - custo de 2 canais de amplificação

2 - cortes diferentes em lugares diferentes atrapalham na hora de montar/regular e podem gerar um 3o custo com cross passivos

 

com a opção de 5-6 canais de amplificação, que é o indicado de se fazer em casos onde não se tem tudo no mesmo DSP:

 

manter tw+mr no mesmo plano com o mesmo direcionamento e

 

RCA 1: TW+MR

Canais A+B AMP1 com corte HP pro tw e lp pro mr

 

RCA 2:Woofer

Canais C+D AMP1

 

RCA 3: sub

Canais A+B AMP2 ou canal E amp1 ou canal mono amp2.

 

 

OBS: esse padrão é recomendado pela facilidade de acerto, não indicando que só este padrão seja correto, ou bom...

 

o custo de um cross pro tw+mr é menor q o custo de 2 canais de amplificação e com certeza é menor q o custo de cross passivo pra mr,woofer, sub, e ninguém vai gastar mais pra tirar o mesmo resultado se pode gastar menos e ficar tão bom ou até melhor.

 

VC ENTENDEU AGORA O QUE EU QUIS DIZER DESDE MEU PRIMEIRO POST?

Editado por escortbala

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VC ENTENDEU AGORA O QUE EU QUIS DIZER DESDE MEU PRIMEIRO POST?

 

hahahah, sim!

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My 2 cents:

 

Levando em consideração que postou sua dúvida no subforum Hi-fi, subentende-se que é isto que procura, correto?

 

O Hi-fi, por si só, já "exige" que algumas coisas sejam "sacrificadas" em prol do melhor resultado, no que diz respeito ao áudio.

 

Dentre estes sacrifícios, tempo e dedicação são sem dúvidas dois dos maiores. Logo, TESTE os poscionamentos.

 

Agora, apesar de não existir uma receita pronta para a perfeição, alguns detalhes (e os mínimos detalhes fazem, SIM, diferença) podem ser decisivos.

 

Estava conversando com Ccunha a algum tempo, e falamos sobre posicionamentos e tal, inclusive distância entre os drivers..

 

Ele me disse para manter o tweeter alinhado verticalmente em relação ao mid, ou seja, o tw sobre o mid. Claro que o tw pode ser colocado ao lado ou mesmo em outros ângulos, mas o melhor seria em cima mesmo.

 

Outra coisa seria a distância ideal entre os drives, que pode ser encontrada com a seguinte fórmula: 330 m/s dividido pelo corte de frequência dos drivers em questão, Ex.:330/3800hz = 0,0868421 metros, o que da 8,7 cm. :rolleyes:

 

Tente ler algumas coisas relacionadas a isto, pode ser que ajude bastante no resultado final.

 

Algumas leituras: Audiolist.org - Difração e Alinhamento de Fase

 

Enfim, IMHO, se vai investir em um 3 vias e tem a oportunidade de fazer bem feito, deve levar os detalhes em consideração para ter o melhor resultado possível. Eu levarei. Tanto o alinhamento, quanto a distância dos drivers, quanto a profundidade na instalação dos mesmos.

 

Espero ter ajudado. :legal:

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Estava conversando com Ccunha a algum tempo, e falamos sobre posicionamentos e tal, inclusive distância entre os drivers..

 

Ele me disse para manter o tweeter alinhado verticalmente em relação ao mid, ou seja, o tw sobre o mid. Claro que o tw pode ser colocado ao lado ou mesmo em outros ângulos, mas o melhor seria em cima mesmo.

 

Taí uma coisa polêmica.

 

Eu sou da escola do tweeter pra fora, ou seja, deslocado. Motivo simples, o tw tem dispersão mais fechada, e o tw deslocado ajuda a manter a coerência do extremo do soundstage. É preciso imaginar o falante como se tivesse uma BOLA na frente. Esta bola é a dispersão. Quanto mais alta a frequência, menor é esta bola, portanto, nas altas frequências a tendência é que o soundstage feche alguns centímetros.

 

MAS tudo depende de outro fator também: O tipo do tweeter. Os de domo tem uma dispersão bem maior, e aí tudo vira uma questão de teste.

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Já testei tanto com o tw abaixo e "pra fora" (mais próximo da porta do que os midrange) como acima do MR; tive a sensação que abaixo, o palco fica mais largo, mas a altura do palco fica meio bagunçada (instrumentos que deveriam ficar mais no alto ficam mais baixos, e vice versa), além do que esteticamente, pra forma como eu queria deixar os falantes, o tw acima do MR ficaria melhor, então deixei assim. Tanto o TW como o MR ficam no mesmo plano, mas com direcionamento levemente diferentes... achei que ficou bom, com profundidade e largura medianas. Como não tinha mais tempo pra ficar testando direcionamentos diversos, deixei assim mesmo, mas sei que daria pra deixar o palco um pouco mais largo (possivelmente perderia profundidade).

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Já testei tanto com o tw abaixo e "pra fora" (mais próximo da porta do que os midrange) como acima do MR; tive a sensação que abaixo, o palco fica mais largo, mas a altura do palco fica meio bagunçada (instrumentos que deveriam ficar mais no alto ficam mais baixos, e vice versa), além do que esteticamente, pra forma como eu queria deixar os falantes, o tw acima do MR ficaria melhor, então deixei assim. Tanto o TW como o MR ficam no mesmo plano, mas com direcionamento levemente diferentes... achei que ficou bom, com profundidade e largura medianas. Como não tinha mais tempo pra ficar testando direcionamentos diversos, deixei assim mesmo, mas sei que daria pra deixar o palco um pouco mais largo (possivelmente perderia profundidade).

Estou usando dessa forma tb. O midrange está com angulação cruzada e o tw (acima do midrange) off-axis, mas com aquela telinha da Focal que ajuda na dispersão. Era para ser apenas um teste usando por uns dias e depois testar outra posição para o tw... mas ainda ñ tive coragem de mexer nisso. Até as colunas ainda estão mal cobertas. [^]

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Taí uma coisa polêmica.

 

Eu sou da escola do tweeter pra fora, ou seja, deslocado. Motivo simples, o tw tem dispersão mais fechada, e o tw deslocado ajuda a manter a coerência do extremo do soundstage. É preciso imaginar o falante como se tivesse uma BOLA na frente. Esta bola é a dispersão. Quanto mais alta a frequência, menor é esta bola, portanto, nas altas frequências a tendência é que o soundstage feche alguns centímetros.

 

MAS tudo depende de outro fator também: O tipo do tweeter. Os de domo tem uma dispersão bem maior, e aí tudo vira uma questão de teste.

E as caixas residenciais que em 90% das vezes tem tw em cima do mid?

 

Sobre posicionamento, eu estou usando com tudo ativo, ficaria mais barato fazer um cross passivo. Mas na hora de fazer o acerto, ter tudo ativo facilita muito e possibilita um acerto fino melhor, no caso do meu player P99, com 4way ativo. Pra mim dentro do carro sem TA não rola, já tentei até, mas fica muito ruim no geral. No meu sistema ganha um pouco em precisão tonal, mas com certeza não vale a bagunça que vira todo o resto. Funciona bem em casa ficar sem DSP, mas lá o palco continua perfeito e etc. No carro se o DSP ja esta la eu vou usar.

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"...ficaria mais barato fazer um cross passivo...."

ai depende dos capacitores e bobinas que irá utilizar pro cross...

só em capacitor, dependendo da marca, chega a custar mais q o P99RS novo pra um set 3 vias

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