Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rjrmotta

Alinhamento TW e Mid Range

Recommended Posts

Estou montando um Kit 03 vias e me surgiu uma dúvida em relação ao posicionameto do Mid-Range e dos Tweeters. Estava pensando em colocar o tweeter On axis e os Mid off axis e acabei lendo que isso me traria um grande problema em relação ao palco.

Alguém já fez algum teste ou sabe alguma coisa a respeito?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ideal é usar direcionamentos parecidos mesmo, de preferência iguais. Senão vira uma salada.

Um direcionamento diferente se justifica quando você tem que, calculadamente, acertar a dispersão do tw e do midrange, mas sempre buscando a unidade de foco. Por isto que o posicionamento do tw mais pra fora é sempre mais recomendado que alinhado verticalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, e posicionando os dois de forma simétrica ou em ON ou OFF, sendo que o tw um pouco a frente?.

Segue imagem para ilustrar:

fctw.png

Editado por rjrmotta

Compartilhar este post

Link para o post

dá uma olhada nas colunas do meu fiesta....

o carro do joel tá muito interessante, mas a montagem do mid dele tá no pezinho

Compartilhar este post

Link para o post

O tw deslocado pode provocar um cancelamento dependendo da distância e do ponto de corte.

PORÉM, na vida há inúmeros cancelamentos que a gente sequer tem idéia. Ou seja, é plenamente funcional desta forma. Ainda mais em ambiente carral.

Compartilhar este post

Link para o post

fctw.png

eu acho q aquela saída de ar, abaixo do tw, seria o lugar ideal.

Compartilhar este post

Link para o post

O tw deslocado pode provocar um cancelamento dependendo da distância e do ponto de corte.

PORÉM, na vida há inúmeros cancelamentos que a gente sequer tem idéia. Ou seja, é plenamente funcional desta forma. Ainda mais em ambiente carral.

Valeu, em relação a altura do palco e profundidade. Eu ganharia mais colocando os dois na coluna ou não teria muita diferença.

Que tipo de cancelamento? o ponto de corte do crossover é de 5.5K pro TW.

Compartilhar este post

Link para o post

Tw e midrange devem ser instalados no mesmo plano, ou o mais próximo possível disto.

Necessariamente?

Compartilhar este post

Link para o post

Cancelamentos entre os drivers são perceptíveis apenas de ouvido, ou são sensíveis a uma medição com RTA por exemplo?

Compartilhar este post

Link para o post

meu setup hj é um frankstein e meu sistema está longe de ser hi-fi (eu chamaria de um SQ tímido, inclusive)

os equipos são os da assinatura, sendo que a instalação é mid nas portas (bem tratadas), full range no lugar dos tweeters originais, sobre o painel e voltados pro vidro, e tw on axis (eu sou o "axis", no caso rsrsrs) instalados no acabamento da regulagem dos retrovisores

os tw estão a uns 20cm dos full

não percebo cancelamentos, mas também não tenho ouvido bem treinado

Tw e midrange devem ser instalados no mesmo plano, ou o mais próximo possível disto.

acredito que tu queira dizer ambos "apontando para o mesmo lado", estando os planos dos cones alinhados por um plano, mas não

mais ou menos como nesta figura, a imagem da direita

http://audiolist.org/forum/images/artigos/18/construcao9.gif

se o link de cima não funcionar, figura 9 deste link aqui

é isso, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Necessariamente?

Na minha opinião, necessariamente. Qualquer outro layout é um desastre.

E sim, se possível, deve-se fazer o correto alinhamento entre os drivers, ou seja, bobinas alinhadas.

Se não for possível, midrange e tweeter no mesmo plano já supera o nível de exigência da maioria do pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, em relação a altura do palco e profundidade. Eu ganharia mais colocando os dois na coluna ou não teria muita diferença.

Que tipo de cancelamento? o ponto de corte do crossover é de 5.5K pro TW.

Ganharia em todos os sentidos.

MAS infelizmente, ou se abre mão em algum ponto, ou se complica a instalação mais um cadim, e nem sempre vale a pena.

Agora convenhamos: Nego usa tw no painel, mid no pé, ou seja, a receita mais desastrosa do mundo, errada em TODOS os aspectos, e ninguém morre... pelo contrário, arranca muitos elogios até... Não é por causa de um tw alguns cm à frente que você vai deteriorar seu sistema, de maneira alguma.

No seu caso, ou você utiliza o tw bem abaixo de de 3,1cm à frente do fundo do cone do mid, ou você usa bem acima de 3,1cm. Eu recomendaria usar pelo menos 5cm de distância, assim você evita os cancelamentos, pois eles ocorreriam onde um dos falantes já estaria bem atenuado pelo crossover.

Compartilhar este post

Link para o post

A focal me mandou o seguinte diagrama, não entendi a medida que assinalei na imagem. pelo visto terei que seguir este modelo...

focal.png

Acredito que seja uma outra unidade de medida e não a distância entre o Tw e o Mid Ranger??

Editado por rjrmotta

Compartilhar este post

Link para o post

Vc não entendeu a cota ou os números?

Os números são apenas as medidas(25-45cm) convertidas para polegadas.

Já a cota diz respeito ao intervalo de distância recomendado entre woofer e o cj. mid+tw.

Enfim, eu já escutei Utopia 3-vias nessa disposição recomendada pela Focal. Ruim não é, mas tenho confiança de que ficaria melhor com tudo on-axis.

Compartilhar este post

Link para o post

a distância "d" (entre falantes da porta e coluna) vai de 25cm a 45cm.

Os números em parênteses são os mesmos números só que em polegada

25cm = 9 - 13/16 pol.

45cm = 17 - 11/16 pol.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora convenhamos: Nego usa tw no painel, mid no pé, ou seja, a receita mais desastrosa do mundo, errada em TODOS os aspectos, e ninguém morre... pelo contrário, arranca muitos elogios até... Não é por causa de um tw alguns cm à frente que você vai deteriorar seu sistema, de maneira alguma.

Pois toda vez que se entra nessa discussão eu lembro sempre disso:

Carros elogiadíssimos nos campeonatos, nos encontros, com mid no pezinho e tw na coluna.

Algumas colunas com o tw colocado bem mais "acima" do que o normal.

E os cancelamentos, e os desajustamentos de fase?

Ninguém tem ouvido pra avaliar esse quesito?

Por isso perguntei se cancelamentos somente são perceptíveis por ouvidos extremamente treinados ou se uma leitura por RTA já seria o suficiente para identificar e sanar os cancelamentos.

Edit: Isso não é sarcasmo, é uma dúvida minha mesmo.

Rjrmotta: Se tiver como testar posicionamento diferente antes de confeccionar o acabamento, faça, pois é um belo aprendizado prático.

Editado por Joel SS

Compartilhar este post

Link para o post

Vc não entendeu a cota ou os números?

Os números são apenas as medidas(25-45cm) convertidas para polegadas.

Já a cota diz respeito ao intervalo de distância recomendado entre woofer e o cj. mid+tw.

Enfim, eu já escutei Utopia 3-vias nessa disposição recomendada pela Focal. Ruim não é, mas tenho confiança de que ficaria melhor com tudo on-axis.

Entendi,foi o que imaginei mesmo, On Axis ou Off axis vou testar na hora, é bom saber que achou ON melhor. O problema é que eu queria aproveitar o lugar original do meu TW, pelo visto não vai dar..

Compartilhar este post

Link para o post

Carros elogiadíssimos nos campeonatos, nos encontros, com mid no pezinho e tw na coluna.

Atente para o fato de que 2-vias não é 3-vias.

Compartilhar este post

Link para o post

Atente para o fato de que 2-vias não é 3-vias.

Em tese deveriam haver cancelamentos da mesma forma, ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

E tirando uma via a mais, qual a diferença? O ponto de transição médio//tw é o mesmo.

No caso de 2 vias, a situação é ainda pior, pois você desloca mais de 50cm da via dos médios para a dos agudos no eixo vertical... no horizontal, fácil fácil você tem variação de 20cm na distância falante-ouvido do lado esquerdo, e uma bem menor na do direito.

Resumindo: o arranjo comum do 2 vias é pra lá de desastroso, e ainda funciona... aliás, muita gente é até fã (me excluo fortemente dessa. Eu acho deprimente).

Compartilhar este post

Link para o post

Em tese deveriam haver cancelamentos da mesma forma, ou não?

Cancelamento é o menor dos problemas que eu vejo ocorrer nas instalações por ai.

No 3-vias é muito mais difícil de se obter conforto auditivo do que num 2-vias. E conseguir uma boa integração entre midrange e tweeter, de forma a perceber apenas uma massa irradiando som em cima do painel e não mais os drivers isolados é ainda mais difícil.

E tudo isto está diretamente ligado à montagem e alinhamento do set mid+tw.

O buraco é simplesmente muito mais embaixo no 3-vias.

Compartilhar este post

Link para o post

Cancelamento é o menor dos problemas que eu vejo ocorrer nas instalações por ai.

No 3-vias é muito mais difícil de se obter conforto auditivo do que num 2-vias. E conseguir uma boa integração entre midrange e tweeter, de forma a perceber apenas uma massa irradiando som em cima do painel e não mais os drivers isolados é ainda mais difícil.

E tudo isto está diretamente ligado à montagem e alinhamento do set mid+tw.

O buraco é simplesmente muito mais embaixo no 3-vias.

Humm

Agora entendi.

Então o problema é integração entre as vias e não cancelamento.

Pq sempre que esse assunto vem à tona sempre a primeira coisa que se fala é em desajuste de fase e cancelamento de onda.

Obrigado. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois toda vez que se entra nessa discussão eu lembro sempre disso:

Algumas colunas com o tw colocado bem mais "acima" do que o normal.

E os cancelamentos, e os desajustamentos de fase?

Ninguém tem ouvido pra avaliar esse quesito?

Em partes, de forma bem relativa e muuuuito superficial. Basicamente se percebe um problema tonal, mas se for pequeno, nada.

Sim, RTA entrega sim. Sabendo ler o gráfico, descobre-se muita coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...