Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RodrigoRRMA

Ajuda com casamento entre crossover, amp e caixas residenciais

Recommended Posts

Boa tarde a todos!

Acabei de construir 2 caixas residenciais de 145L, com 3 câmaras separadas, cada uma contendo 1 D220TI, 1 8PW3 e 1 15W550 Oversound.

Sendo o D220TI 8ohms 80rms, o over 15w550 4ohms 250rms e o 8PW3 8ohms 125rms.

A idéia inicial seria usar meus amps taramps (t400x4 e t800), fonte usina spark 100A, crossover ativo boster bc-50x e equalizador clarion eqs746, porém, me sugeriram vender tudo e partir pra um amp AC 110V, que além de ter custo menor, seria uma solução bem mais limpa quanto a instalação e, de melhor qualidade.

Minha intenção é comprar um amplificador da Behringer, modelo NU1000 ou NU1000DSP (link iNuke1000). Preço imbatível de R$ 650,00 no ML.

Conforme o site da Behringer, este amp entrega 500rms por canal em 2ohms ou 300rms por canal em 4ohms. Somando apenas a potência suportada pelos meus falantes, cada caixa teria 455rms, porém preciso de ajuda com o casamento de impedância e construção (via alchemyway) de crossover passivo para usar estas caixas em estéreo. Não sei se é possível construir um crossover que finalize a impedância em 2ohms, por isso peço a ajuda a quem entende do assunto.

Existe também o NU3000 que entrega 1500rms por canal em 2ohms ou 880rms por canal em 4ohms, custa R$ 300,00 mais caro, mas estaria dentro do custo previsto, já que eu venderia todo meu material de som. Ficaria apenas com o equalizador clarion temporariamente, pra usar nesse amp.

Existe alguma solução?

Obrigado a todos!

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, pra essas caixas, você precisaria de enormes crossover's, pois tem que fazer um High pass nos driver's, uma band pass pros graves e pros médios também

E não acho que vai ficar barato ! você pode estar lendo aqui: autosom.net/artigos.asp , e estar entrando na ala, tudo sobre crossover's, muito bacana esse artigo !

Bom, é só mandar eles fazerem um par de divisores passivos 3 vias ! Na via dos woofer's/grave você faz um corte band pass de 50hz ~ 150hz @12db/18db

Na via médios/médio grave, que é para os PW3, faz uma band pass de 150hz ~ 2khz @12db/18db !

E na via médio-agudo, que os driver, faz um high pass 2khz []-[]

Eu acho esses cortes o ideal, você também pode estar baixando o high pass dos drivers, pra 1800~1600hz, e o LPF dos pw3 também

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, pra essas caixas, você precisaria de enormes crossover's, pois tem que fazer um High pass nos driver's, uma band pass pros graves e pros médios também

E não acho que vai ficar barato ! você pode estar lendo aqui: autosom.net/artigos.asp , e estar entrando na ala, tudo sobre crossover's, muito bacana esse artigo !

Bom, é só mandar eles fazerem um par de divisores passivos 3 vias ! Na via dos woofer's/grave você faz um corte band pass de 50hz ~ 150hz @12db/18db

Na via médios/médio grave, que é para os PW3, faz uma band pass de 150hz ~ 2khz @12db/18db !

E na via médio-agudo, que os driver, faz um high pass 2khz []-[]

Eu acho esses cortes o ideal, você também pode estar baixando o high pass dos drivers, pra 1800~1600hz, e o LPF dos pw3 também

[]-[]

Vieper, primeiramente obrigado pela resposta! :legal:

Quanto aos cortes seria mais ou isso aí mesmo, talvez o LP dos oversound eu iria até 250, pra eles 'falarem' um pouco mais, mas de resto é isso mesmo. Meu grande problema é quanto a impedância final que o amp vai enxergar, pois os falantes tem impedâncias diferentes e tocam em faixas diferentes, não sei em quanto o crossover finalizaria pra ver se o amp me serve ou não.

To contando com a ajuda sua e dos demais colegas.

Valeu!

EDIT: Corretor ortográfico MODE ON

Editado por RodrigoRRMA

Compartilhar este post

Link para o post

Vieper, primeiramente obrigado pela resposta! :legal:

Quanto aos cortes seria mais ou isso aí mesmo, talvez o LP dos oversound eu iria até 250, pra eles 'falarem' um pouco mais, mas de resto é isso mesmo. Meu grande problema é quanto a impedância final que o amp vai enxergar, pois os falantes tem impedâncias diferentes e tocam em faixas diferentes, não sei em quanto o crossover finalizaria pra ver se o amp me serve ou não.

To contando com a ajuda sua e dos demais colegas.

Valeu!

EDIT: Corretor ortográfico MODE ON

Manda um email pra eles:

http://www.nenis.com.br/Suporte.asp

Mas o Ampli vai servir sim, amplificador pro normalmente aguenta boas barbeiradas. rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de ligar na AlchemyWay e fui super bem atendido pelo Sr. Willian, que me respondeu por escrito via email.

Segue resposta:

Boa tarde Rodrigo

A sua caixa de 3 vias pode receber os 300watts que este amplificador libera em 4 ohms sem problemas.

Os cortes do 3 vias serão os seguintes para o seu caso:

Woofer 15 ate 600hz 4 Ω+subsônico em 70hz 6dB

Woofer 8 de 600hz ate 2khz 8Ω

Driver titanium de 2khz acima 8Ω

Cada divisor 3 vias nesta configuração custa 130,00

O par custa 260,00+frete escolhido.

Frete PAC para 2 peças=20,00

Frete sedex para 2 peças=48,00

Já posso botar meus trecos pra vender e levantar a grana do amp + crossovers!

Valeu galera!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, Eu, Eu... ligava assim:

- Úfer em full range (4 ohms)

- Divisor passivo para Médio de 8" e driver titanium...

Empurrava tudo no de 1000w e ia ser feliz... kkkk

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Matuto eh froids, nao eh assim q se fala!

Eh assim: os fones de 15 ligado direto, as boca de 8 e as corneta tuíte com capacitor, tudo ligado direto na potencia. Kkkkk

Até fevereiro eu desenrolo essa parada.

Compartilhar este post

Link para o post

Um crossover pra essas caixas genérico até sai barato, mas um bom crossover não.

E não, não tem como fechar em 2 ohms. Eu faria pelo menos biamplificado, um amp pros woofers, e outro pro MG/driver.

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo esse iNuke1000 de R$650,00 é 1000w de potencia máxima em 2ohms, a potência RMS dele é 100W em 8 ohms, 200W em 4 ohms, 400W em 2 ohms! não acha que é muito pouco pro seu set não ?

Compartilhar este post

Link para o post

Um crossover pra essas caixas genérico até sai barato, mas um bom crossover não.

E não, não tem como fechar em 2 ohms. Eu faria pelo menos biamplificado, um amp pros woofers, e outro pro MG/driver.

Eu cotei na AlchemyWay (e-mail deles):

Boa tarde Rodrigo

A sua caixa de 3 vias pode receber os 300watts que este amplificador libera em 4 ohms sem problemas.

Os cortes do 3 vias serão os seguintes para o seu caso:

Woofer 15 ate 600hz 4 Ω+subsônico em 70hz 6dB

Woofer 8 de 600hz ate 2khz 8Ω

Driver titanium de 2khz acima 8Ω

Cada divisor 3 vias nesta configuração custa 130,00

O par custa 260,00+frete escolhido.

Com certeza eu vou no Alchemyway mesmo, é mais caro mas deve ser melhor. Só que vai demorar um pouco mais por conta do preço, mas não tenho pressa mesmo.

Mudei de amp, ouvi falar mal do iNuke em alguns fóruns além desse aqui. To pra pegar um Nashville NA4 (que é um primo pobre dos StudioR), basicamente 300 RMS por canal e bem completo, parece até um receiver. 2 amps fica mais caro e mais trabalhoso. Estou disposto até em sacrificar o potência final em nome da simplicidade, pois esse som ficará dentro do meu quarto pra usar com um blu ray, pc e iphone e, quem sabe, uma mesinha 4 canais pra ligar baixo e guitarra e fazer uma esculhambação dentro do quarto mesmo. O NA4 custa 1300,00 o iNule 600,00, diferença grande, mas com calma eu chego lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo esse iNuke1000 de R$650,00 é 1000w de potencia máxima em 2ohms, a potência RMS dele é 100W em 8 ohms, 200W em 4 ohms, 400W em 2 ohms! não acha que é muito pouco pro seu set não ?

O iNuke promete 300 rms por canal em 4 ohms, mas mudei de opinião, agora to querendo o Nashville NA4, mesma potência, mas não vi ninguém falando mal dele, parece ser coisa boa. Pela diferença de preço tem que ser mesmo.

300 rms por canal pras minhas caixas tá bom demais, ainda mais pra usar dentro do quarto! :)

Compartilhar este post

Link para o post

o iNuke pelo que vi por canal fornece 100w Rms em 4 ohms acho muito pouco. Eu iria de Nashville NA4 esse tem 600w rms a 4 ohms porém não achei por menos de 950 reais de um vendedor confiavel no mercado livre.

Editado por Raseck

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...