Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
luizinho

Sub DIY!! Residencial....

Recommended Posts

Opa Galera!!

Bem.. estou montando um Sub para meu dormitório, ele tem 18 metros quadrados.

A fonte do sinal, vai ser a placa Asus A7n8x-e Deluxe, com o chip nvidia que temo recurso sounstorm, esse recurso possibilita fazer os corte de 50 hz até 120 hz no sub...

O power, é um Nashiville Power 250, que por informações dele pela net, encontrei que ele trabalha com 4 ohm e rende 125 w rms!

Com essa potência pensei em utilizar dois NAR de 10 ou 12 polegadas, pensando numa Dutada ou Band-Pass.

Notei, ontem, ao ligar meu Bomber Up-Grade, de bs de 4 ohm, que ele fica muitooo mais fraco que no carro, não pela potência aplicada (no carro aplico 150 rms), sim pelo ganho que a cabine proporciona.. porém eu naum sentia o grava direito e toda casa tremia, o teto de gesso parecia um orquetra de tanto ruído que soltava... :pirou: essa caixa do Bomber Up-Grade está com 70 litros e um duto de 7,5 cm x 30 cm.

E agora, devo utilizar qual projeto de caixa?

quem tiver experiência sobre o assunto... fala ai.....

Valew Galerinha! :legal:

edit: uso vai ser para jogos de computador 20%, filmes 20% e música 50% e massacrar os vizinhos 10%...

Editado por luizinho

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa Galera!!

Bem.. estou montando um Sub para meu dormitório, ele tem 18 metros quadrados.

A fonte do sinal, vai ser a placa Asus A7n8x-e Deluxe, com o chip nvidia que temo recurso sounstorm, esse recurso possibilita fazer os corte de 50 hz até 120 hz no sub...

O power, é um Nashiville Power 250, que por informações dele pela net, encontrei que ele trabalha com 4 ohm e rende 125 w rms!

Com essa potência pensei em utilizar dois NAR de 10 ou 12 polegadas, pensando numa Dutada ou Band-Pass.

Notei, ontem, ao ligar meu Bomber Up-Grade, de bs de 4 ohm, que ele fica muitooo mais fraco que no carro, não pela potência aplicada (no carro aplico 150 rms), sim pelo ganho que a cabine proporciona.. porém eu naum sentia o grava direito e toda casa tremia, o teto de gesso parecia um orquetra de tanto ruído que soltava... :pirou: essa caixa do Bomber Up-Grade está com 70 litros e um duto de 7,5 cm x 30 cm.

E agora, devo utilizar qual projeto de caixa?

quem tiver experiência sobre o assunto... fala ai.....

Valew Galerinha! :legal:

edit: uso vai ser para jogos de computador 20%, filmes 20% e música 50% e massacrar os vizinhos 10%...

Oi Luizinho !!!

Já andamos batendo um papo sobre o assumto né ?

Primeiro para ap[licações doméstica o sum tem que ser levinho e em caixa refletora de Graves, como as Band Pass ou Bass reflex.

Noi seu caso utilizaria apenas um NAR de 10 em uma caixa de uns 43 L.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Luizinho, porque não tentar um projeto com uma LT 1/4 wave? já que vc tem tanto espaço aí mesmo.. os resultados em subgrave podem ser assustadores, se quiser me fala que tenho vários links de artigos aqui sobre esse tipo de caixa.. acho que o sepacheco e arthur soares tb tem.

PS: acho que NAR nao cairia bem pra esse tipo de caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

intaum vector

problema para a Linha de Transmissão... é a potência baixa que estou aplicando e tb, naum sou muito bom do ouvido para sintonizar uma caixa dessa, ou seja..... vou ter algo meia boca...

Intaum Sandro....

é certo que vou utilizar dois sub...

e se fosse um de 12, qual seria a "litragem" recomendada?

ou o de 10 se encaixa melhor no meu perfil?

Editado por luizinho

Compartilhar este post

Link para o post

Opa luizinho, eu já usei mto e ainda uso sub`s automotivos no meu quarto...

Pela experiencia que tenho fazendo testes, testes e mais testes, posso te dizer que o que mais me agradou no residencial foi a Band-Pass de 4ª ordem...

Meu quarto tb tem gesso, e com baixas bass-reflex, ele treme mto, ficando uma coisa incomoda... Já com a band-pass, tenho graves mais presentes e sem afetar muito o gesso do quarto...

No momento estou usando uma band-pass com um 6x9!!! Hehehe, foi uma experiencia que fiz e por incrivel que pareça, DEU CERTO!

Pena que meu receiver queimou a uns 3 dias atraz, então ainda estou sem som...

Eu pretendo fazer uma band-pass de 4ª ordem para usar com um NAR de 10"... Assim que eu fizer, te falo o resultado! Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Intaum.... no meu quarto eu já trinquei o gesso com meu mini-system... intaum é o único comodo da casa com gesso direto na laje.... intaum nem vou ter probs de ter gesso zumbindo....

Mas será que devo ir de 10?

com falante de 12 pol... me sugeriram esse projeto:

"passei os parâmetros do driver NAR de 12 para dutada e minha escolha seria usar 2 drivers fazendo 2 subs com 120 litros cada, sintonizados em 22hz. Aí vc ligaria um sub em cada bobina e bastam 100wrms para cada sub."

o que vcs acham desse projeto?

Compartilhar este post

Link para o post

B) No meu quarto tenho 2 bomber one de 12" 150rms 4ohms em caixa dutada de 53L e 2 dutos de 25cm pra cada sub, realmente no carro era otra coisa, já no quarto treme tudo mas ñ parece q o grave ta tão forte uso um apli de festa de 100rms em 8ohms com uma saida só ligado no micro tenho + uma corneta e stw hinor ligado. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Intaum.... no meu quarto eu já trinquei o gesso com meu mini-system... intaum é o único comodo da casa com gesso direto na laje.... intaum nem vou ter probs de ter gesso zumbindo....

Mas será que devo ir de 10?

com falante de 12 pol... me sugeriram esse projeto:

"passei os parâmetros do driver NAR de 12 para dutada e minha escolha seria usar 2 drivers fazendo 2 subs com 120 litros cada, sintonizados em 22hz. Aí vc ligaria um sub em cada bobina e bastam 100wrms para cada sub."

o que vcs acham desse projeto?

Nossa luizinho!!! Vc eh uma animal msm né!? 2 sub`s de 12" em um quarto ninguem merece!!!

Heheheheheee... Cara tu tem noção do que é isso né? A acustica de um quarto é completamente diferente de um carro... No quarto os graves se propagam com uma facilidade bem maior, o que faz o som parecer "mais alto"...

Aqui eu uso esse 6x9 na band-pass e nossa, tá tremendo o gesso já!!!

Já usei um Fosgate RFP-1412 numa dutada de 56L (era do meu carro)...

Não gostei do resultado não... Acho que o grave da band-pass é mais gostoso de se ouvir...

Então, minha sugestão para vc é uma band-pass com um NAR de 10"...

Tenho até o projeto aqui, a box é de 65L (25L na camara dianteira e 40L na camara trazeira)... Dá 26Hz a -3dB! :blink: Duto de 3" por 21cm de comprimento... Hehehe, isso vai ser suficiente para quebrar teu gesso em uns 10595 pedaços... :P

Hehe, só para constar, passei uns 3 dias simalando esse sub no winISD com todas as configurações possivel para poder chegar a esse resultado! Heheheheheee...

Daqui para o prox. mês eu faço essa caixa para os meus...

Por enquanto estou ocupado com o som do carro msm!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

revirei o fórum....

pois lembrei que o sandro usa uma band-pass no Marea.. e no tópico foi questionado sobre enclausurar os NAR

bem.. para dois NAR de 10 pol..

"47 L selado e 52 Ventilado com duis dutos de 10 x 25 cm"

sub de 10... naum seiii.... de 12 naum fica mais "envolvente"... tipo... to acustumado com sub de 15.. mandando 900 rms....

mas se tão falando que vai ficar legal... quem sou eu para ir contra...hehe....

pelo visto vou arriscar a minha primeira band-pass... e como vou comprar folha de MDF, já vou fazer uma dutado para comparar os dois.....

Compartilhar este post

Link para o post
intaum vector

problema para a Linha de Transmissão... é a potência baixa que estou aplicando e tb, naum sou muito bom do ouvido para sintonizar uma caixa dessa, ou seja..... vou ter algo meia boca...

Intaum Sandro....

é certo que vou utilizar dois sub...

e se fosse um de 12, qual seria a "litragem" recomendada?

ou o de 10 se encaixa melhor no meu perfil?

Oi Luizinho

O Vector tem razão os graves da LT são Fantasticamente definidos e sem colorações.

Mas a mão de obra é Considerável...

Ao invez da LT aproveitando o ambiente, pode-se fazer algo análogo a nautilus, onde a linha de transmissão é "construida" assim fica mais fácil de controlar as coisas.

Ou seja uma caixa suspensão acustica com QTC baixo e com comprimento para tras equivalente a 1/4 de onda.

Para um NAR 10 seria uma caixa com 68 l e 211 cm pra tras da caixa e 20,26 cm de diâmetro, ou seja um caracol desse comprimento..... Alem disso os 20,26 cm de diâmetro é a secção média, Há que se calcular uma exponencial de 0 ao tamanho necessário para o falante mantendo o volume interno e com duas paredes chatas Pra poder "enrolar" a caixa....

Mas como disse a mão de obra vai ser BEM grande....

Eu ficaria com uma band pass ou uma bass reflex.

A Escolha do falante deve recair por um falante leve e rápido, pois música você até escuta em volume forte, mas filmes.... alem disso o tipo de dinâmica dos filmes é BEM diferente da música, portanto precisa de algo que possa lhe dar graves mesmo quando o som é bastante fraco...

As band pass de 6.a ordem são bem eficientes nisso, entretanto, cheias de colorações e distorções... por isso a band pass de 4.a ordem ou a bass reflex mesmo.

O HT do meu quarto (que é um mini HT), usa uma bass reflex com 1 sub woofer de 8 Polegadas JBL com Spikes de silicone, na sala tenho um JBL de 10 polegadas em caixa BP de 4.a ordem sobre Spikes de gel. O da sala é a alegria dos vizinhos... pois "chaqualha" tudo... entretanto o do quarto me dá graves em volumes bem fracos.

Fiz o vendedor trazer 6 sub woofers pra mim pra escolher os que eu mais gostava...

Alem disso é inútil tentar trabalhar em frequências menosres á 40 Hz, pois não temos o ganho de cabine que temos no carro, só vamos conseguir caixas enormes e cheias de distorção com graves sem consistência.

Tente uma Band Pass de 4.a ordem com 17 L selados e 23 L com 1 duto de 4 polegadas por 18 cm pra cada NAR 10 ou uma bass reflex de 40 L com 1 duto de 4 polegadas por 61 cm pra cada um. No caso da Bass Reflex coloque o falante voltado para o chão e o duto para frente. Faça como se fossem duas "torres", ou seja uma base sretangular que caiba o sub virado para baixo com pezinhos de material mole (borracha, poliuretano, silicone) que deixem uns 10-15cm de vão e o resto pra cima com o duto saindo pra frente na parte de baixo da caixa. Pode até se quiser por outros falantes nela (dica pra um sonofletor completo pra casa) com um mid bass de 6 polegadas e um tweeter, porem em câmaras separadas...

Tá la vai... um CS60d faça uma câmara adicional selada de 5 L e monte o tweeter mais acima recuado na mesma profundidade da calota do mid bass em um baixo relevo com uma corneta selenium HM17-25 cortada para ficar no mesmo comprimento do cone do mid bass. Use os cortes de 120 Hz low pass pro sub, Band Pass de 120-3500 HZ pro mid Bass e high pass de 3500 Hz pro tweeter (todos Butterworth de 2.a ordem (12 dB)), aplicando 70 W ao kit e 125 W pro Sub, ai é só arrumar um amplificador que atenda em potência e impedancia, e tem um sonofletor com falantes automotivos pra usar em casa....

[]

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro!!! :rever1:

Valew pela aula.....

Vou seguir com o NAR de 10 pol mesmo... vou contruir a bass-reflex e a band-pass de 4ª ordem de acordo com seu projeto.... e vou testar durando um período e ver qual se encaixa melhor no meu gosto...

vou ver se consigo testar tb o projeto do abreu...o mes de férias promete terremotos aki no condomínio... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post
Sandro!!! :rever1:

Valew pela aula.....

Vou seguir com o NAR de 10 pol mesmo... vou contruir a bass-reflex e a band-pass de 4ª ordem de acordo com seu projeto.... e vou testar durando um período e ver qual se encaixa melhor no meu gosto...

vou ver se consigo testar tb o projeto do abreu...o mes de férias promete terremotos aki no condomínio... hehehe

gostei da ideia jah tinha pensado em alguma coisa parecida mas tipo como que rola ligar a potencia no sub meu micro sistem eh 6 ohms e num eh saida para sub como eu aplico a potencia no subwoofer?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal,

Tenho um quarto de 9 m2 e um sistema 5.0 faltando somente o sub.

Comprei esse power aki: http://www.americanas.com.br/cgi-bin/WebOb...od?pitId=279764

Estou para comprar dois NAR w3 de 12", só não sei qual caixa utilizar ( selada ou dutada ) nem em quais medidas seriam.

Se alguém puder dar uma olhada no meu tópico:

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=66792&st=0

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Olá pessoal,

Tenho um quarto de 9 m2 e um sistema 5.0 faltando somente o sub.

Comprei esse power aki: http://www.americanas.com.br/cgi-bin/WebOb...od?pitId=279764

Estou para comprar dois NAR w3 de 12", só não sei qual caixa utilizar ( selada ou dutada ) nem em quais medidas seriam.

Se alguém puder dar uma olhada no meu tópico:

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=66792&st=0

:legal:

Ninguem para opinar sobre a caixa dos nar de 12} OpO

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...