Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Bruno Malachini

Bancada para tupia.

Recommended Posts

Tenho que aprender a usar no compensado, quando eu fui usar nem passando bem pouco ficava legal, e ainda queimava a fresa.kkkkkk

No mdf ficou perfeito.

Então Emerson, nunca tive problemas com nenhum deles.. apenas o acrílico que é ruim para se trabalhar, pois a tupia joga os pedacinhos para cima e se estes caem no braço, queima muito.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é até engraçado!!! :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Emerson, nunca tive problemas com nenhum deles.. apenas o acrílico que é ruim para se trabalhar, pois a tupia joga os pedacinhos para cima e se estes caem no braço, queima muito.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é até engraçado!!! :vts

Eles ficam parecendo faiscas??? ahahha

Pena que eu não tenho acrilico.

Compartilhar este post

Link para o post

Eles ficam parecendo faiscas??? ahahha

Pena que eu não tenho acrilico.

Quase isso, só não inflamam.. ehehhehehee

Fico demais, parabéns ai

vo tenta faze uma dessa, so que minha tupia é manual

ainda encontrei o DIY do Jasper

http://www.diymobileaudio.com/forum/fabrication-tools-tricks-trade/87753-diy-make-your-own-jasper-jig.html

Homemade1.jpg

Ótima pedida, vou fazer algo parecido :legal:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal estou querendo comprar uma Tupia pra mim agora em fevereiro, mas qual seria a maior diferença entre uma Tupia Manual e a de Coluna???

Compartilhar este post

Link para o post

Muito show o projeto do Jasper DIY!. É uma pena que não fica aquele layout bonitinho, mas acho que dá para deixar compatível com qualquer tupia.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal estou querendo comprar uma Tupia pra mim agora em fevereiro, mas qual seria a maior diferença entre uma Tupia Manual e a de Coluna???

Fala Baboo, tranquilão?

Cara, é o seguinte, vou tentar passar o que eu pude perceber quando estava pesquisando para a compra da minha tupia, ok?

Em tese, tupia manual e de coluna são a mesma ferramenta, mas seguindo uma definição que li na época, existem algumas tupias que não possuem a regulagem de altura, por isso chamadas "tupias manuais". Geralmente são utilizadas apenas para trabalhos de desbastes de quinas, acertos e nivelamentos, cortes brutos, como na foto:

roseteira-iii.jpg

Já a "tupia de coluna", possui algumas outras regulagens, como a de altura, que é decisiva quando se necessita de rebaixos, por exemplo. É, geralmente, maior e possui um melhor modo de trabalho, na minha opinião.

Ex.:

164_1.jpg

Agora, alguns acessórios disponíveis podem ser muito úteis para quem optou pela solução mais em conta, digamos assim (tupia manual), mas precisa de algumas funcionalidades do outro modelo.

A tupia manual, por exemplo, possui um acessório de acrílico, que proporciona a regulagem de altura.

GRD_1563_tupia%20f550.jpg

Bom, estou aberto à correções :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, aquela base eh de policarbonato, e eh bem resistente.

A tupia de coluna tem mais acessórios disponíveis também.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, aquela base eh de policarbonato, e eh bem resistente.

A tupia de coluna tem mais acessórios disponíveis também.

Você se refere à base da tupia da última foto, é isso??

Obrigado pelas informações.. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

E Sim Bruno, referi-me à ultima foto. Postar do celular, e com pressa = frases incompletas...

Ah, desrecomendo fortemente as tupias xing ling... ja vi umas imitacoes de makita, que quebrariam so de olhar torto p/ elas.

Aproveitando: bruno, parabens pela sua bancada! Ficou bem bacana!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala potafo, cel é osso, corretor ortográfico então, nem se fala...

Pô obrigado pelas dicas, e falando em xing lings, nem na minha eu boto 100% de fé, tanto é que comprei a mesma com 3 anos de garantia hehehehehehe...

Valeu, abraços.

Edit.: Erros de português.

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post

Link para o post

comprei uma semana passada muito boa essa tupia não sei mexer muito bem mais como tenho varios pedaços de madeira vou testando... um acessorio indispençavel e o aspirador de pó !!!

deixa eu te perguntar com a guia paralela e possivel fazer cirulos pq ela tem um furo aonde vc encaixa a mesma na maleta.. e possivel ?

Compartilhar este post

Link para o post

...

deixa eu te perguntar com a guia paralela e possivel fazer cirulos pq ela tem um furo aonde vc encaixa a mesma na maleta.. e possivel ?

Sim sim, até onde entendi, é perfeitamente possível. Repare que para efetuar o corte paralelo, o acessório é fixado para baixo.

4b4ad682e545c23c63c31eee6b10c0a4.jpg

Já para os cortes redondos, a fixação do acessório é feita por cima, após um furo no centro seguido por uma guia colocada no mesmo.

tupia3-290x300.jpg

101-182-thickbox.jpg

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Bruno, eu tenho uma igual a sua que comprei já faz uns 3 ou 4 anos. Vou ver se consigo fazer uma bancada parecida, pq confesso que desanima usar ela manualmente. Eu cheguei a fazer uma jasper com acrilico, mas nem cheguei a testar.

A propósito, que fresas vc comprou? Comprei um estojo xing ling no ML que quebrou um galhão, apenas a de corte que não presta e quebrou com pouco tempo de uso.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e posta o passo a passo dos copinhos dos tws da Hertz. Gostei como ficaram.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, cara tenho mais um trabalhinho para postar aqui, logo logo eu posto.

Mas não fiz o passo-a-passo, apenas vou postar as fotos do trabalho pronto. Eu curti.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, cara tenho mais um trabalhinho para postar aqui, logo logo eu posto.

Mas não fiz o passo-a-passo, apenas vou postar as fotos do trabalho pronto. Eu curti.

Demorou!

Eu estava pensando em fazer uma mesa como essa que postei, tem um esquema mais simples somente com um rolamento. Agora estou meio sem tempo e dinheiro pra mexer nisso, mas assim que eu começar eu posto aqui também.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, tu te disporia a fazer serviços de cortes personalizados?

não sei se tu tem todo ferramental pra entregar uma caixa "pronta pra montar", mas já que tá se dando bem na coisa, pode render frutos

acho que o complicado é enviar pra outros estados...

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, tu te disporia a fazer serviços de cortes personalizados?

não sei se tu tem todo ferramental pra entregar uma caixa "pronta pra montar", mas já que tá se dando bem na coisa, pode render frutos

acho que o complicado é enviar pra outros estados...

Apenas respondendo pelo Bruno, caixa pronta, mesmo que desmontada é complicado despachar pelos correios. Oque eu estava pensando em fazer se eu conseguir deixar minha bancada 100% era vender baffles personalizados aqui no fórum e peças pequenas que valha a pena ser despachado. Pra fazer baffle, mdf de 15mm é mais que suficiente e se comprar uma chapa somente para esse fim, dá pra fazer num preço bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Exato.

É difícil, além do que, precisaria ser algo que valesse muito a pena.

Gariba, por quanto acha que venderia cada bafle? Eu já pensei nisso, mas sinceramente, não venderia muito, pois o pessoal não investe muito naquilo que vai ficar atrás da porta.

Pegam uma plaquetinha lá, cortam toda torta e boa. Essa coisa de fazer tudo certinho, como eu faço, é um pouco de frescura.. hahahahah

Vocês vão ver a caixa do meu Questo, depois me falam.. rsrsrsrsrs Apesar da "frescura", ficou bem legal.. hahahaha

Mas como disse, o grande problema é o custo, sendo que em 99% das cidades, tendo-se as medidas necessárias, consegue-se um marceneiro que corte, saindo mais em conta.

Agora, para tweeters e/ou midranges, bafles para eles, para fazer colunas, ai sim, pode ser algo que compense. Eu já dei varios exemplos no meu antigo tópico, do Gol.

Para caixas de fibra, fazendo apenas o bafle, como será para o meu sub, também é legal, mas até quanto ($$) alguém estaria disposto a pagar? É difícil mensurar.

Compartilhar este post

Link para o post

Exato.

É difícil, além do que, precisaria ser algo que valesse muito a pena.

Gariba, por quanto acha que venderia cada bafle? Eu já pensei nisso, mas sinceramente, não venderia muito, pois o pessoal não investe muito naquilo que vai ficar atrás da porta.

Pegam uma plaquetinha lá, cortam toda torta e boa. Essa coisa de fazer tudo certinho, como eu faço, é um pouco de frescura.. hahahahah

Vocês vão ver a caixa do meu Questo, depois me falam.. rsrsrsrsrs Apesar da "frescura", ficou bem legal.. hahahaha

Mas como disse, o grande problema é o custo, sendo que em 99% das cidades, tendo-se as medidas necessárias, consegue-se um marceneiro que corte, saindo mais em conta.

Agora, para tweeters e/ou midranges, bafles para eles, para fazer colunas, ai sim, pode ser algo que compense. Eu já dei varios exemplos no meu antigo tópico, do Gol.

Para caixas de fibra, fazendo apenas o bafle, como será para o meu sub, também é legal, mas até quanto ($$) alguém estaria disposto a pagar? É difícil mensurar.

Bruno, eu estava justamente falando dos baffles para fazer pezinhos, peitinhos e suporte para os tws. Acho que um valor razoável para os de mids seria em torno de R$15,00 os "comuns" e R$25,00 duplo (com duas camadas onde o mid ficaria afundado) e tb dar a opção do aro de acabamento. Pra fulls e tws o valor seria parecido já que quanto menor a peça, mas difícil de produzi-la (no meu ponto de vista). O valor não parece dos melhores, mas tem que contar o desgaste da ferramenta e das fresas que volta e meia da PT e não são coisas tão baratas de se comprar. Acredito que pra quem gosta de dar um acabamento melhor em seu DIY não vai se importar com um valor desses.

Edit: e eu já ia esquecendo, coloca aí as fotos do último trabalhinho que vc fez aí.

Editado por gariba

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, então, eu que não entendi mesmo.. rsrsrs

Mas é isso ai mesmo. Assim, até pode ser que venda sim.. E ficaria muito legal.

Você viu o bafle que fiz para o Luquinhas, né?

Luquinhas, meu brother, com sua licença, estarei postando as imagens do novo bafle...

semttulokre.jpg

img0429u.jpg

img0430uh.jpg

img0431re.jpg

img0432i.jpg

dsc03062ep.jpg

Espero que fique bom sad.gif

Abraços.

Mas te falo: Deu bastante trabalho, não daria para vender por menos de R$40,00 por exemplo...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas te falo: Deu bastante trabalho, não daria para vender por menos de R$40,00 por exemplo...

Aí sim, ficou muito massa. Depois que pega a manha é tranquilo, e esse como já estão com os tws junto dá pra cobrar mais mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, a minha dúvida é: Vão pagar por isso?

Digo, pois é como aplicar manta asfáltica em duas portas de um carro. Certa vez me passaram um orçamento de R$500,00.

Eu não aceitei, achei extremamente caro, visto que a manta toda custaria R$100,00.

Peguei e fui fazer, gastei dois dias. Queimei a língua!

O que eu quero dizer é que antes de ter o trabalho, geralmente não dão o devido valor. rsrsrsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...