Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rick demolidor

REVIEW Amplificador classe D Modelo DAD-1500.1

Recommended Posts

ATENÇÃO : ESTA AVALIAÇÃO É DE UM USUÁRIO COMUM E EM MOMENTO NENHUM REFLETE A OPINIÃO DE MODERADOR DO AUTOFORUM E/OU DO MESMO.

AS IMPRESSÕES AQUI OBTIDAS SÃO MEMBRO RICK DEMOLIDOR, APENAS COMO USUÁRIO. GRATO.

Galera , o propósito deste tópico é tão somente avaliar a qualidade de graves e subgraves do equipamento . Lembrando que NÃO sou nenhum audiófilo e que estamos no subforum GERAL DO SOM AUTOMOTIVO.

Sou apenas um entusiasta por som automotivo há mais de 20 anos e adepto do DIY.

NÃO VISA em momento algum traçar comparativos de marcas e desempenho e/ou mesmo teste de potência máxima.

E muito menos vim apresentar um suposto "melhor de todos" , mas tão somente um produto que apresenta ótimo custo x benefício.

Estou com um amplificador DAD-1500.1 da empresa DAD Eletrônica Ltda de propriedade do Engenheiro eletrônico e audiófilo Cláudio Villas Boas, o qual realiza os projetos de seus amplificadores em produção e é também detentor de algumas vitórias em campeonatos de audio automotivo.

O modelo em questão DAD-1500.1 tem as seguintes características: (coluna marcada em vermelho)

6684831687_2e9fe012a8_b.jpg

IMPRESSÕES INICIAIS:

O amplificador veio embalado em caixa de papelão resistente , bem protegido por duas placas de isopor , além de vir envolto em plástico bolha . Acho interessante salientar tal detalhe , pois nossos correios não costumam tratar com muito carinho nossas encomendas.

Equipamento veio acompanhado de nota fiscal e oferece garantia de 01 um ano. Acompanha manual simples porém com as informações necessárias .

O design do amp é sóbrio , sem firulas ou frescuras , porém apresenta perfeito encaixe das chapas que formam sua estrutura , cuidado este que evita ruídos desagradáveis por vibrações da carcaça do mesmo.

A serigrafia das inscrições no amp é muito bem feita , revelando capricho com pequenos detalhes, o que resulta em um bom acabamento no geral.

Os bornes de conexão elétrica (parafusos Allen para ground e positivo e Philips para o remote ) são muito bem dimensionados , apresentando aspecto robusto e permitindo a utilização de cabos de grande bitola. A chave Allen de marca BELZER acompanha o amp, sendo esta marca de ferramentas tem ótima qualidade.

Nesta mesma face ainda encontramos os bornes de saída para os falantes , bornes estes que tem parafusos Philips e utilizam terminais tipo garfo (os quais acompanham 1 par na embalagem do amp).

E por fim , borne de conexão do led clip remoto ( o qual já acompanha o amp) e os leds “ON” e “OVER”.

O cabo do LED CLIP REMOTO tem um pouco mais de 5 metros de comprimento.

Na face oposta temos os controles do crossover , com chave para selecionar “BAND” e formar um corte de passa alta e passa baixa combinados , “HIGH” para um corte passa alta somente e ”FULL” para passagem de toda a banda de freqüência .

Potenciômetro HIGH PASS (com chave X1 e X10) , potenciômetro “LEVEL” , potenciômetro “LOW” .

Vale salientar como pode se ver nas fotos , que existe em todos eles , escala a qual facilita muito na hora de efetuar os ajustes .

Por fim , par de conectores RCA com bom acabamento e bem fixados por meio de parafusos na carcaça do amp , o que evita eventuais danos na placa do amp.

O DAD-1500.1 não possui nenhum sistema de ventilação forçada (ventoinha) , porém tudo indica que seus aparentemente bem dimensionados dissipadores dão conta do recado.

O que me chamou a atenção também foi a disposição dos componentes na placa de circuito impresso e o capricho da montagem.

Os testes de audição virão muito em breve , pois o tempo úmido atrasou a finalização de vedação e calafetagem da caixa dutada.

6670875615_7a4aabace4_b.jpg

6670875849_7a0ccb4cbf_b.jpg

6670876065_0c154031b2_b.jpg

6670876281_6db699c0fb_b.jpg

6670876513_a4a7a81095_b.jpg

6670876721_04c9d365dc_b.jpg

6670877053_92387d41be_b.jpg

6670877249_a73ae0af8b_b.jpg

6670877493_a1174edf63_b.jpg

6670877763_aa25bfa23a_b.jpg

6670878073_5f3fb96fdb_b.jpg

6670878377_60f2c8dbb8_b.jpg

6670878671_55b642ff15_b.jpg

6670878937_094390d55c_b.jpg

6670879315_f0d45d0cf3_b.jpg

Editado por rick demolidor
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

6825325779_f00ee81b2e_b.jpg

CONCLUSÃO e IMPRESSÃO GERAL:

Utilizado para o teste de audição:

Caixa dutada 38 litros brutos , sintonia em 35 Hz , Subwoofer Audiophonic C1 10 D4 - 350 rms , Hu Pioneer DEH-5680 , bateria original 65 Ah , alternador 90A , veículo golf .

Cabos de 25mm² para alimentação e cabos RCA Sto Angelo.

Optei por utilizar em 02 ohms (02 ohms = 850 rms a 14v e 750 rms a 12,6 ) que é o dobro da impedância nominal deste modelo, pois visava avaliar em primeiro plano a qualidade e resposta de audio do DAD-1500.1.

Inclusive por questão de segurança , uma vez que com potências muito elevadas , o C1 10 estaria facilmente ultrapassando seu x-max e até mesmo seu x-lim, o que causaria sua morte súbita . O C1 tem X-max de 7,5mm.

Os testes foram realizados SEMPRE com o veículo ligado e monitorando a tensão constantemente pelo voltimetro digital instalado no carro.

INSTALANDO e AJUSTANDO:

Os bornes da alimentação se mostraram muito resistentes , dando segurança no momento de apertar bem com a chave allen, fixando muito bem os cabos.

Cabos de 35mm² entram facilmente nestes bornes.

A única ressalva fica por conta do parafuso philips que prende o cabo do remote, prende firmemente porém não passa tanta segurança ao aplicar torque na chave como os outros.

Os conectores RCA mostraram-se firmes e fortes no momento do engate dos cabos RCA .

Uma das coisas que mais me agradou foi a escala AMPLA e bem dividida dos potenciometros, o que te dá tranquilidade nos ajustes , pois não é com qualquer deslocadinha de posição que voce irá se perder. Muito pelo contrário , fácil demais se localizar nos ajustes.

LED CLIP muito sensível , avisa que já vai clipar com um leve acendimento do led .

Outra coisa que MUITO me agradou , foi a sensibilidade de entrada , toca bem mesmo com sinal baixo nas RCA (ao contrário dos RS1200D e RS1600D que pra trabalharem bem precisam de muita excitação e até mesmo um crossover pra empurrar - Já tive os dois e sei o que estou falando).

O amp trabalhou por volta de 1:30 , com volume no máximo e ficou apenas morno para frio, e isso em um dia que a temperatura ambiente estava por volta de 34º C à sombra já no fim da tarde.

Vamos agora ao que tanto nos interessa....o AUDIO !

Fiquei surpreso ao ver o desempenho do amp , superou expectativas !

Graves rápidos , bem marcados porém destacados (não embolados - bem definidos).

Só lembrando que estava utilizando um subwoofer de 10" novo e TOTALMENTE sem uso , sem amaciamento algum.

Mesmo assim, consegui boa qualidade para ouvir blues como também música eletrônica , e é claro também tocou bem black music .

Sim , o amp desce bem sim , toca macio e bonito.

Eu casquei uns 800 e poucos RMS (deixei dar umas clipadas de leve rsrss) no subzinho 10" de 350 rms e mesmo sem amaciar NÃO fedeu bobina hora alguma.

Se tem um bom controle de cone ? Sim , também apresentou um controle legal, o subzinho está intacto e funcionando perfeitamente bem .

Mesmo no dobro da impedância nominal de trabalho, tocou FORTE e redondinho.

Mais do que isso , só mesmo experimentando , pois estas colocações refletem a MINHA opinião :legal:

Uma última opinião , se me permitem....

Não consigo ver a necessidade de se comprar amps xing ling sem marca de verdade , sem LED CLIP (fundamental para quem tem amor aos seus subs e ao seu próprio dinheiro) e sem garantia e assistência. Bom....mais uma vez, é só a minha opinião.

Muito obrigado a todos e parabéns a DAD - Cláudio Villas Boas por disponibilizar um produto de custo x beneficio muito bom.

Abraço galera ! []-[]

Editado por rick demolidor
  • Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola hein! estou gostando do review.

Eu não entendi muito o cross , o Low corta acima ou abaixo de X escolhido ?

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola hein! estou gostando do review.

Eu não entendi muito o cross , o Low corta acima ou abaixo de X escolhido ?

O low corta abaixo do x escolhido.

Voce tem a opção de band , onde vai combinar o high cortando acima de x escolhido e low cortando abaixo do y escolhido, ou seja voce seleciona uma banda passante de X a Y .

Compartilhar este post

Link para o post

O low corta abaixo do x escolhido.

Voce tem a opção de band , onde vai combinar o high cortando acima de x escolhido e low cortando abaixo do y escolhido, ou seja voce seleciona uma banda passante de X a Y .

Isso é como se fosse o LOW PASS aliado a um SUBSONIC ??

Compartilhar este post

Link para o post

Estou pensando seriamente em comprar um desse ai pra experimentar...

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom Rick! Estou de olho no 3000D pra usar no meu. Sistema. Ansioso por mais detalhes sobre a sonoridade.

Compartilhar este post

Link para o post

Ponto positivo (Evolução):

- Chave allen belzer

- Terminal gafo (conectores auto-falantes)

:)

Compartilhar este post

Link para o post

muito interessante essa chave x1/x10 no cross, possibilita um corte mais preciso (eu acho).

DAD - deixa de se pão duro e coloca uma tampinha nesses potenciômetros. pode trocar esse p2 do clip por um rj11 pra economizar hehe.

no mais, aguardando os testes do rick.

Compartilhar este post

Link para o post

aguardo os testes achei muito bom o amp olhando assim...

mais falta alguem para fazer o teste de potencia... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é como se fosse o LOW PASS aliado a um SUBSONIC ??

Também....o que não deixa de ser um band pass

http://www.google.com.br/cse?ie=UTF-8&cx=partner-pub-3960209123921594%3A9014266179&q=passa+banda&sa=Pesquisar#gsc.tab=0&gsc.q=passa%20banda&gsc.page=1

aguardo os testes achei muito bom o amp olhando assim...

mais falta alguem para fazer o teste de potencia... :rolleyes:

mksound, blz ?

Eu acho que a galera tá muito apegada ainda em "números" , não só aqui , mas o consumidor em geral .

De que adianta um amp tocar 300 watts de forma horrivel mas em compensação um outro amp tocar 200 watts limpos e bonitos ?

Sempre falei que potência absoluta não diz muita coisa não....já ví amps mais fracos tocarem de forma tão superior a outros mais fortes , que nem se lembrava mais qual era o de maior ou menor potência.

Fora o fato que poucos aqui no forum tem cacife técnico e equipamentos adequados para medições condizentes com a realidade.

Abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Essa questão da potência, e só tendo a experiência do que um Hifonics 2600, Lanzar 2000, e um fosgate 1500 fazem perto de amplificadores nacionais "gigantes" em potência... Por isso a qualidade do audio supera o quesito potência.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que vi ele não tem fúsivel certo ??

Talvez se chegar perto da qualidade dos gringos já é um avanço para o nosso mercado.

Editado por P-mAV

Compartilhar este post

Link para o post

Támbem sempre tive vontade de comprar um destes, pelo preço e o led clip que acho muito importante.

Acompanhando pra saber a opnião do Rick Demolidor.

Abraço!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Também....o que não deixa de ser um band pass

http://www.google.com.br/cse?ie=UTF-8&cx=partner-pub-3960209123921594%3A9014266179&q=passa+banda&sa=Pesquisar#gsc.tab=0&gsc.q=passa%20banda&gsc.page=1

mksound, blz ?

Eu acho que a galera tá muito apegada ainda em "números" , não só aqui , mas o consumidor em geral .

De que adianta um amp tocar 300 watts de forma horrivel mas em compensação um outro amp tocar 200 watts limpos e bonitos ?

Sempre falei que potência absoluta não diz muita coisa não....já ví amps mais fracos tocarem de forma tão superior a outros mais fortes , que nem se lembrava mais qual era o de maior ou menor potência.

Fora o fato que poucos aqui no forum tem cacife técnico e equipamentos adequados para medições condizentes com a realidade.

Abraço :legal:

sim com certeza mais para min a potencia fornecida eh muuuuuito importante afinal vc comprou um amp de quantos RMS? se for de 1500 ele tem q dar 1500 ou bem proximo disso...

claro q nao dis muita coisa mais temos q saber se as informaçoes descritas pelo fabricante sao verdadeiras...

Compartilhar este post

Link para o post

sim com certeza mais para min a potencia fornecida eh muuuuuito importante afinal vc comprou um amp de quantos RMS? se for de 1500 ele tem q dar 1500 ou bem proximo disso...

claro q nao dis muita coisa mais temos q saber se as informaçoes descritas pelo fabricante sao verdadeiras...

conforme manual, 1500W em 14v...

em 12.6 entrega 1300W...

Compartilhar este post

Link para o post

legal o amp só os conectores de saida que poderiam ser tipo o da entrada porem mmenores

esse tipo de parafuso é mais facil de espanar tive um sd400 que espanou bem rapido,

vamos aos testes então

ja assinei o topico

Compartilhar este post

Link para o post

Calma.....

Eu não disse em momento algum que fabricante qualquer pode vender 1000 watts rms e entregar somente 500 watts.

O que eu citei é que o consumidor (maioria) está apegado SOMENTE em nºs absolutos , como se isso fosse a verdade suprema.

Veja o exemplo do Power one (já tive 5 ou 7 deles) , fornece o prometido mas com que qualidade ?

Já tive set que retirei um pone e coloquei amp com 40~60% da potencia do pone e tudo ficou muito melhor de se ouvir , EXTREMAMENTE mais agradável .

Saber se o fabricante declara dados verdadeiros é muito importante sim , mas isso é outra história que nada tem com a questão de que potência absoluta deve prevalecer na escolha de um equipamento. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Calma.....

Eu não disse em momento algum que fabricante qualquer pode vender 1000 watts rms e entregar somente 500 watts.

O que eu citei é que o consumidor (maioria) está apegado SOMENTE em nºs absolutos , como se isso fosse a verdade suprema.

Veja o exemplo do Power one (já tive 5 ou 7 deles) , fornece o prometido mas com que qualidade ?

Já tive set que retirei um pone e coloquei amp com 40~60% da potencia do pone e tudo ficou muito melhor de se ouvir , EXTREMAMENTE mais agradável .

Saber se o fabricante declara dados verdadeiros é muito importante sim , mas isso é outra história que nada tem com a questão de que potência absoluta deve prevalecer na escolha de um equipamento. :legal:

tambem nao disse isso mais tipow pra min se o fabricante diz q tem 1000 tem q ter 1000 por isso acho legal um teste de potencia junto com o teste q vc vai fazer...

Compartilhar este post

Link para o post

tambem nao disse isso mais tipow pra min se o fabricante diz q tem 1000 tem q ter 1000 por isso acho legal um teste de potencia junto com o teste q vc vai fazer...

tá....e onde eu discordei disto ?

Só disse que aferição de potência tem de ser realizada por pessoa GABARITADA para tal e com aparelhagem confiável , e só assim obteremos resultados fidedignos. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Legal :legal:

Isso é conteudo para o forum, parabéns ao Rick e ao Claudio pela iniciativa.

Transparencia hoje é tudo!

Aguardando review!

Compartilhar este post

Link para o post

Para os leitores não ficarem falando "blá-blá-blá"

o amplificador é de 1300w rms (12,6v)

Compartilhar este post

Link para o post

tá....e onde eu discordei disto ?

Só disse que aferição de potência tem de ser realizada por pessoa GABARITADA para tal e com aparelhagem confiável , e só assim obteremos resultados fidedignos. :legal:

sim com ctz mais vc nao ta entendendo, eu apenas to falando isso pra se alguem q pegar o amp se for possivel fazer tambem um teste de potencia e como o amp eh digital vai precisar de true e etc nao to falando diretamente para voce fazer ehheh e concordo com oq vc disse a qualidade tambem eh muito importante o exemplo do power one eh fato mais cada pessoa tem um gosto diferente e uns nao ligam tanto para a qualidade e preferem a força etc... eu esou esperando o review dos amps da dad faz algum tempinho ja e os q apareceram ate agora me deixaram animado agora com o review seu creio eu q so vai faltar o teste de potencia, falei do teste de potencia pq com o preço e se os review sao positivos meu proximo amp pode ser um DAD []-[] []-[] pois sou do time do CxB :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...