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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Daniel Cavalcante

manta asfáltica dentro e fora da caixa do sub?

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Amigos, comprei uma caixa de fibra lateral reforçada para o meu projeto. Estou montando um set bacana, mas a idéia é manter o máximo possível a originalidade do carro (HU original, porta malas o mais limpo possível etc..).

 

Pois bem, sabemos das deficiências de uma caixa de fibra, mas eu estou querendo dirimir tais deficiências de modo a deixá-la um pouco mais rígida.

 

Por isso me veio em mente aplicar umas 3 camadas de manta asfáltica (vedacit) na parte interior da caixa, bem como outras 3 na parte traseira dela.

 

Alguém já teve experiência nesse sentido? Como foi o resultado? E para quem nunca fez isso, consegue visualizar algum problema?

 

Eu já ouvi falar de gente que aplicou uma mistura de massa plástica com brita (glanulometria pequena, que aqui em Natal chamamos de cascalhinho), em toda a parte interna da caixa. Dizem que virou uma parede concretada, mas não tenho coragem.

 

Valeu!!

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vai jogar dinheiro fora

 

se quer resultado, faça o que tu citou, mas não precisa ser com brita, pode ser areia

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Opa, conterrâneo?!?

 

Vms la! Tive problemas de vibracao c minha cx(estepe), e reaolvi colocando apenas uma camada ligeiramente pekena por dentro, no fundo/piso da caixa e outra camada de manta por fora, embaixo! Fikou excelente! O problema de aplicar varias camadas dentro eh q pode-se reduzir consideravelmente o volume da cx, presta atencao nisso ai.

 

Sua cx eh akelas pre-fabricadas ou foi feita no seu carro? em ambos o casos, eu faria um reforço na vedaçao interna, aplicava massa plastica em todas as quinas, e dps aplicaria tbm uma mistura de po de madeira com cola! Fica bem vedada assim! E dps faria o procedimento q citei antes, pra travar a cx.

 

Dps, se kizer, aplica uma camada bem fininha de lã acrílica em todo o interior da cx. Eu apliquei na minha e senti q o sub ficou mais agradavel(n mudou muito mas deu pra perceber). Isso so testando mesmo.

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Raoni, isso que fala muito pouco influi na rigidez da caixa, q pelo q entendi, é o que o que o Daniel quer corrigir

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Amigos, comprei uma caixa de fibra lateral reforçada para o meu projeto. Estou montando um set bacana, mas a idéia é manter o máximo possível a originalidade do carro (HU original, porta malas o mais limpo possível etc..).

 

Pois bem, sabemos das deficiências de uma caixa de fibra, mas eu estou querendo dirimir tais deficiências de modo a deixá-la um pouco mais rígida.

 

Por isso me veio em mente aplicar umas 3 camadas de manta asfáltica (vedacit) na parte interior da caixa, bem como outras 3 na parte traseira dela.

 

Alguém já teve experiência nesse sentido? Como foi o resultado? E para quem nunca fez isso, consegue visualizar algum problema?

 

Eu já ouvi falar de gente que aplicou uma mistura de massa plástica com brita (glanulometria pequena, que aqui em Natal chamamos de cascalhinho), em toda a parte interna da caixa. Dizem que virou uma parede concretada, mas não tenho coragem.

 

Valeu!!

 

Pode aplicar dentro resina para fibra misturado com areia ou pó de marmore... uma ou umas camadas bem grossas... deve ficar muuuuito duro!

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Raoni, isso que fala muito pouco influi na rigidez da caixa, q pelo q entendi, é o que o que o Daniel quer corrigir

 

No meu ponto de vista, o procedimento que comentei(e que inclusive fiz em minha cx) ajuda sim a resolver esse problema.

 

Outra dica seria fibrar internamente. Pelo menos umas 2 camadas já da uma boa diferença e nao vai mexer consideravelmente no volume interno da cx.

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Minha receita de bolo num caso desses: mistura de resina + massa plástica ! Vá dissolvendo na proporção que fique fácil de passar com um pincel, por exemplo ...

 

Mas também lembro : que pode diminuir a litragem consideravelmente .

 

Fico acompanhando e um abraço !

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minha dica q é o q eu faço nas caixas de fibra:

 

1 -corte 1 ou 2 aros de mdf pra reforçar a frente

2 - una os aros a caixa com uma mistura de 60%massa+40%resina

3 - de acabamento na frente, reforçando com a mistura da colagem toda frente por fora

4 - coloque 2 estacas unindo a parede dianteira a traseira, parafuse elas..

5 - prepare 4 litros de uma mistura 60%resina 10%areia grossa 10% pó de brita 20%massa plastica e aplique nas paredes internas, dando prioridade pra parede traseira e em torno dos reforços se não conseguir o pó de brita, pode fazer só com a areia grossa mesmo

6 - recorte um pedaço de feltro com o tamanho do imã e cole na parede traseira exatamente onde vai ficar o sub

 

por descargo de consciência, se quiser colar um pedaço de manta na parede traseira da caixa por trás da caixa, pode colar, mas esse processo já é o suficiente.

 

na montagem:

verifique onde a caixa realmente encosta no carro e coloque um feltro onde ela não encostar, parafuse ela para melhor fixação, na caixa de roda...

Editado por escortbala

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Raoni, minha caixa é pré-fabricada sim. Contudo, eu já comprei do mesmo vendedor uma caixa igual para outro carro (fiesta sedan), e era uma caixa muuuuito bem construída.

 

Agradeço as contribuições de todos, mas agora me ocorreu outra idéia.

 

Existe uma produto à base EPÓXI chamado SIKADUR. Quem é da área da engenharia conhece bem. Esse produto é uma pasta, que após curada, fica DURO FEITO FERRO.

 

É muito usado na construção civil para recuperar concreto, colar FERRO com FERRO. Depois de seco, já era. A petrobrás usa, inclusive, para fazer reparos em casco de navios e plataformas dentro da água.

 

Acho que vou usar esse produto, pois mesmo uma camada fina (cerca de 4mm), dá uma resistência impressionante. Fica mais forte do que concreto.

 

Veja o que li no site do fabricante:

 

Sikadur® 31

Sikadur 31 é um adesivo estrutural à base de resina epóxi, de alta viscosidade (tixotrópico), bicomponente e de pega normal.

 

Fechar detalhes

Utilizações

Fácil aplicação, tixotrópico, o que permite a aplicação em superfícies horizontais e verticais (não escorre).

Endurecimento rápido

Excelente aderência a superfícies de concreto, argamassa, madeira, fibrocimento, pedras, cerâmicas, aço, ferro, alumínio, vidro e outros materiais de construção.

Impermeável

Elevadas resistências mecânicas à tração e compressão.

Excelente resistência a óleos, graxas, gasolina, soluções salinas, ácidos e álcalis diluídos, águas residuais e outras substâncias químicas.

Caracteristicas

Fácil aplicação, tixotrópico, o que permite a aplicação em superfícies horizontais e verticais (não escorre).

Endurecimento rápido

Excelente aderência a superfícies de concreto, argamassa, madeira, fibrocimento, pedras, cerâmicas, aço, ferro, alumínio, vidro e outros materiais de construção.

Impermeável

Elevadas resistências mecânicas à tração e compressão.

Excelente resistência a óleos, graxas, gasolina, soluções salinas, ácidos e álcalis diluídos, águas residuais e outras substâncias químicas

 

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