Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
VinAnds

Instalação de Fonte automotiva

Recommended Posts

Olá pessoal!

Estou instalando uma fonte no meu carro e precisa de dicas de como instalar. A fonte é caseira de 160A, por isto que inseri um disjuntor na mesma p não afetar a bateria. Tenho 2 formas de instalar e caso estajam errados, peço que me passem a forma correta. :rever1:

Vejam:

fonte.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu particularmente nao colocaria disjuntor em nenhum desses pontos ai, pois nos dois lugares existem picos de corrente q podem derrubar o disjuntor. se acontece um pico de corrente o disjuntor entende q ele precisa desarmar pois se a corrente continuar subindo na proporção q esta subindo vai ultrapassar e mto a corrente de disparo do disjuntor (funcao derivada do disjuntor). esses picos acontecem qndo o som dá uma pancada, uma puxada no modulo de grave.

eu so utilizo disjuntores na proteção do cabo q sai da bateria da frente até a bateria de tras, com o intuito de proteger O CABO em caso de acidente ou outro evento q faça o cabo entrar em curto :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

blza, X_Sonic. mas no meu caso nao tenho a segunda bateria. neste caso nao precisaria colocar disjuntor?

Compartilhar este post

Link para o post

lembrando que a função do disjuntor no esquema 1 é não passar corrente da fonte para a bateria, ou seja, o mesmo ficará desligado qd o som funcionar na fonte.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc souber EXATAMENTE o que esta fazendo e tomar bastante cuidado com a instalaçao, de preferencia para nao usar disjuntor.

Compartilhar este post

Link para o post

opa, vxice!

rpz, ainda tenho duvida. entao nao precisa colocar este disjuntor? nao afetará minha bateria? qd a fonte tiver ligada poderei ligar o carro tbm?

dá uma luz aew.

aqui nas equipadoras sempre botam este bendito disjuntor. botam lá na bateria do carro só no positivo :/

Editado por VinAnds

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer coisa que vc use como proteçao (disjuntor ou fusivel) deve ser colocando somente do positivo mesmo...ate ai estao certas. :legal:

Vamos por partes.

Fontes de alimentaçao sao MUITO lentas na entrega de energia. O Ideal seria usar ela em conjunto com a bateria e mega capacitor.

Entao, se for colocar o disjuntor, use no positivo da fonte, o mais proximo possivel da saida da mesma.

O som que vai ser ligado nesse esquema eh o da sua assinatura ?

Compartilhar este post

Link para o post

hm ok... nao nao. na verdade meu perfil daqui tá meio atrasado pois voltei a acessar o forum segunda feira. depois atualizo... minha assinatura é meu antigo set, inclusive carro tbm :rolleyes:

o novo set é bem simples, só p tomar umas de lev msm:

pioneer 2250ub

2 street bass de 250rms cada

2 tw st302

2 cornetas d250

2 pw3 8" (mas uso raramente)

esqueci o modulo:

roadstar 2500ab(infelizmente)

fonte 200A

bateria 60A (por isto quero clocar a fonte, pois só usarei com ela ligada)

então o esquema 2 é o ideal? como passará a corrente para a bateria, não afetará a mesma?

Editado por VinAnds

Compartilhar este post

Link para o post

desenterrando rsrs

comprei uma jfa turbo 80A

e por enquanto não tenho bateria aux,tbm não queria instalar ela enquanto não comprar a bateria...

queria saber se tem como ligar os cabos na fonte,

usando os cabos de 21mm(que é o recomendado)e aquelas garras jacare pra ligar na bateria do cofre...

GARRA%20DE%20SOLDA.jpg

grato desde já.

Compartilhar este post

Link para o post

desenterrando rsrs

comprei uma jfa turbo 80A

e por enquanto não tenho bateria aux,tbm não queria instalar ela enquanto não comprar a bateria...

queria saber se tem como ligar os cabos na fonte,

usando os cabos de 21mm(que é o recomendado)e aquelas garras jacare pra ligar na bateria do cofre...

GARRA%20DE%20SOLDA.jpg

grato desde já.

Acredito que os cabos de 21mm que você mencionou dariam conta da corrente fornecida pela sua fonte traquilamente. Porém é importante lembrar que todo sistema elétrico, quando bem instalado, deverá ter suas conexões com boas áreas de contato e sempre bem firmes em seus respectivos conectores. Essas garras não são um bom exemplo de firmeza em seus engates. Normalmente elas esquentam e podem escapulir de seus bornes de conexão. Poderão ocorrer pequenas centelhas no engate durante o seu uso, o que poderá gerar interferência (estalos) no sinal de audio do seu módulo, podendo TALVEZ danificar seus drives, tw ou falantes.

Use cabos da medida correta mas com conectores adequados. Não custam muito caro e é muito mais seguro.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera,alguem poderia me dizer se tem algum problema em dar partida no carro com a fonte ligada ? É o seguinte,eu tenho uma bateria Heliar no cofre de 45 Ah e outra na mala de 90 Ah,meu carro é um celta 2005,modelo simples,tenho uma fonte usina spark de 60a ligada na bateria auxiliar de 90,gostaria de lembrar que as bateria estao ligadas em paralelo (uma na outra),hoje fui ligar meu carro e não quer pegar de jeito nenhum,axo q a bateria da frente descarregou,eu deixei a fonte ligada durante 4 hrs em 13 Volts,dei partida no carro e NADA,nao ligou de jeito nenhum,o que sera que pode estar acontecendo? De uma coisa eu sei,não é o motor de arranque !!,eu queria saber se posso ligar o carro com a fonte ligada tbm ?Será que com a fonte ligada o carro pode pegar mais facil ? A Fonte esta conectada na bateria de trás.. Então,se eu fizer isso pode acontecer algo,dar curto em alguma coisa ou ate pegar fogo ? Gostaria de ressaltar que minha bateria heliar é selada e a de tras de 90ah ainda é meio antiga dakelas de por agua e tal .. Preciso muito da ajuda de VC's =/

Compartilhar este post

Link para o post

Galera tenho 1 fonte 140ahmp que nela existe a saida para modulo e a saida para bateria....

E o set é o seguinte...

3 - modulos

1 - mega capacitor 20farads

2 - baterias 180 + 90ahm

E agora josé? Como eu devo ligar isso tudo para funcione tudo apenas numa fonte e nao descarregue a bateria toda?

Aguardo um retorno....

Fernando Buchmann

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...