Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ALAn_matrix

AJUDA COM CAIXA PARA 2 MTX THUNDER 7512-22

Recommended Posts

concordo, principalmente se for uma diferença pequena, mas quando no software a resposta é muito grande de sopro creio que deve soprar, pq com 4 dutos 3" tem um nível alto de sopro. Mas é fazer e ver na pratica como segue.

E na sua opniao o que voce sujeria??

acha que os 2 dutos de 4 nao vao ficar tao bons?

o projeto da caixa ficou bom, ao meu ver ath porque nao se conseguiria aproveitar melhor o pm ja que o mesmo vai estar sem qualquer espaco.

a caixa ta ai pra fazer, agora resta saber sobre os dutos

:D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E na sua opniao o que voce sujeria??

acha que os 2 dutos de 4 nao vao ficar tao bons?

o projeto da caixa ficou bom, ao meu ver ath porque nao se conseguiria aproveitar melhor o pm ja que o mesmo vai estar sem qualquer espaco.

a caixa ta ai pra fazer, agora resta saber sobre os dutos

:D

iria de 3 ou 4 dutos de 4 polegadas

Compartilhar este post

Link para o post

iria de 3 ou 4 dutos de 4 polegadas

Nossa 4 dutos sera que nao seria muito?

O amigo nosso ali desenho com 2 somente.

bom eu nao entendo muito bem, espero o parecer dele e de mais alguem que posso ajudar ai no projeto.

Obrigado man :D

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa 4 dutos sera que nao seria muito?

O amigo nosso ali desenho com 2 somente.

bom eu nao entendo muito bem, espero o parecer dele e de mais alguem que posso ajudar ai no projeto.

Obrigado man :D

como eu disse, pelo software vai soprar absurdamente com apenas 2 dutos, mas aí vai de vc, se não te incomodar ta tudo certo.

Compartilhar este post

Link para o post

como eu disse, pelo software vai soprar absurdamente com apenas 2 dutos, mas aí vai de vc, se não te incomodar ta tudo certo.

ahhh sim entendi agora...entao fazendo 3 dutos de 4 ficaria bom ja??

Vo indo nessa por hoje , amanha e cedo.

vlw ai galera

Compartilhar este post

Link para o post

calma garoto, está tornando algo simples em algo muito complexo, vc ta fera na parada mas as vezes quer mostrar muito e torna o texto meio chato, só um conselho seja mais objetivo.

Eu faria a caixa com 140lts brutos, com 3 dutos de 4" ou 4 dutos de 3", sintonizada em 35hz, o volume livre deve ficar mais ou menos 120lts que estaria bom para esse sub, nesse volume o F3 vai ficar por volta de 29hz que estaria ótimo tbm.

Fiz uma aqui com 140l brutos, Fb 35hz, F3 29,75 4 dutos de 3'x 28cm 1400rms aplicados o Xmax seria ultrapassado em 41 a 55hz pico de 3,4dB em 43hz e iria soprar uma barbaridade até 47hz

agora 140lts brutos com 4 dutos de 4x52cm não ultrapassaria o xmax, não sopraria e manteria praticamente todos os paramentos da simulação acima.

Moço, eu estou calmo, rsrs, me desculpe pelo texto realmente ficou bem complicado !

Bom então, segundo o bass box, 4 dutos de 3 vai soprar, então vamos descarta !

3 dutos de 4" não sopra, então vai ser 3 de 4" ok ?

Supondo que os sub's ocupa cerca de 3,5~4L, então 140L - 9L de duto pois são 3 de 4"/32cm = 131, agora menos cerca de 7L é igual a 124L livres

Então fica 140L Brutos, e 124L livres ok ?

Aqui no meu BB, com 124L livres FB de 35hz, ficou um F3 de 28,63db :huh:

0db = 31,6hz / 1db = 33,55 / 2db = 38,0hz / 3db = 44,4hz / 4db = 50hz

Pico de 5,2db de 60 a 63,5hz !

Bom, pela simulação vai ficar uma boa resposta de frequência !

Agora o Cone Excursion, ou excursão do cone, a frequência de onde vai começar a ultrapassar o xmax é a 27hz, então pode ficar tranquilo !

Agora no Vent Air Velocity, o pico do ms, fica em exatos 30,0hz, a 28,7ms, que é tolerável, e o bassbox não diz que vai soprar pois quando começa a sopra é em 35ms !

Agora no Group Delay, o pico fica nos 30,0hz também, a 24,6 mili segundos ! rsrs ! Então está tolerável pois o que indica que vai embolar é apenas aparti dos 30 mili segundos !

Então é isso, espero que esteja objetivo mais fácil de ler ! rsrs

Bom as medidas:

caixa7512.png

Depois projeto a caixa no google sketchup se quiser []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Andretti tu e de curitiba?sou de 60km dai cidade da lapa ja ouviu falar??

Bom agora complicou a coisa estou de olho no que voces acham melhor eu fazer, gostei da opniao dos que participaram deram cada um o seu parecer,

vamos chegar num acorda pra fazer uma caixa top ai gente :D

eu nao posso opnar muito pq de agora em diante vcs tao falando quase chines pra mim rsrs.

agradeco a participaçao de todos e continuem dando opnioes e ajudando.

abrassaoo!!

opa blza sou de Curitiba sim, ja fui a Lapa anos atrás,

seguinte velho a caixa vc tem que fazer segundo ao seu gosto musical, essas opções de caixa é pra puro hip hop (grave estendido), se é esse o objetivo vai fundo! a margem de erro é pequena, a ultima questão são os dutos recomendo 3 de 4pol ou 4 de 3"polegadas" o comprimento do duto influncia mto, é ele que define a sintonia da caixa.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Moço, eu estou calmo, rsrs, me desculpe pelo texto realmente ficou bem complicado !

Bom então, segundo o bass box, 4 dutos de 3 vai soprar, então vamos descarta !

3 dutos de 4" não sopra, então vai ser 3 de 4" ok ?

Supondo que os sub's ocupa cerca de 3,5~4L, então 140L - 9L de duto pois são 3 de 4"/32cm = 131, agora menos cerca de 7L é igual a 124L livres

Então fica 140L Brutos, e 124L livres ok ?

Aqui no meu BB, com 124L livres FB de 35hz, ficou um F3 de 28,63db :huh:

0db = 31,6hz / 1db = 33,55 / 2db = 38,0hz / 3db = 44,4hz / 4db = 50hz

Pico de 5,2db de 60 a 63,5hz !

Bom, pela simulação vai ficar uma boa resposta de frequência !

Agora o Cone Excursion, ou excursão do cone, a frequência de onde vai começar a ultrapassar o xmax é a 27hz, então pode ficar tranquilo !

Agora no Vent Air Velocity, o pico do ms, fica em exatos 30,0hz, a 28,7ms, que é tolerável, e o bassbox não diz que vai soprar pois quando começa a sopra é em 35ms !

Agora no Group Delay, o pico fica nos 30,0hz também, a 24,6 mili segundos ! rsrs ! Então está tolerável pois o que indica que vai embolar é apenas aparti dos 30 mili segundos !

Então é isso, espero que esteja objetivo mais fácil de ler ! rsrs

Bom as medidas:

caixa7512.png

Depois projeto a caixa no google sketchup se quiser []-[]

OPa cara vlw novamente pela participacao!

Sim entao vai ser assim 3 dutos de 4 com as medidas que me passou, vou mandar fazer a caixa hoje!

quando tiver o som todo pronto posto fotos ou ate mesmo um videozinho :D hehe.

32 cm cada duto entao?blzaa...

obs: arrumei um amigo indo pro py ja vou mandar trazer uma bateria 100ah mais um equalizador pra ajustar o pico. eeee beleza :D

opa blza sou de Curitiba sim, ja fui a Lapa anos atrás,

seguinte velho a caixa vc tem que fazer segundo ao seu gosto musical, essas opções de caixa é pra puro hip hop (grave estendido), se é esse o objetivo vai fundo! a margem de erro é pequena, a ultima questão são os dutos recomendo 3 de 4pol ou 4 de 3"polegadas" o comprimento do duto influncia mto, é ele que define a sintonia da caixa.

abraço

Sim cara esse e o objetivo eu gsto realmente de um gravao estendido esses da gosto de escutar hehehe,

vou fazer como o amigo me indicou 3 dutos de 4"32cm deve ficar bom.

agora e so fazer e ver como vai ficar!!

abrass galera obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ah gostaria mesmo que projetasse a caixa, pq fiquei meio confuso como sera a ordem dos dutos, pq colocando 3 no caso, 1 dos subs sopraria por 2??

me tira essa duvida. obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, então amigo, a caixa vai ficar sem divisória ou seja camera única !

Vindo aqui na minha cabeça você 2 ou 3 opções de posições dos dutos, vou mostrar 2 que confexionei pra você aqui, ai você escolhe aqui mais te agradar []-[]

1º - Que eu SAIBA, a distancia dos dutos deve ser iguais, pra não ter cancelamentos, ou um duto soprando mais que o outro etc !

caixa751211.png

caixa751221.png

caixa751231.png

2º, Esta caixa os dutos ficam no meio praticamente juntos !

caixa751212.png

caixa751222.png

caixa751232.png

É isso ai amigo, qualquer dúvida, só falar que agente de ajuda []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, então amigo, a caixa vai ficar sem divisória ou seja camera única !

Vindo aqui na minha cabeça você 2 ou 3 opções de posições dos dutos, vou mostrar 2 que confexionei pra você aqui, ai você escolhe aqui mais te agradar []-[]

1º - Que eu SAIBA, a distancia dos dutos deve ser iguais, pra não ter cancelamentos, ou um duto soprando mais que o outro etc !

caixa751211.png

caixa751221.png

caixa751231.png

2º, Esta caixa os dutos ficam no meio praticamente juntos !

caixa751212.png

caixa751222.png

caixa751232.png

É isso ai amigo, qualquer dúvida, só falar que agente de ajuda []-[]

Mas uma vez meu muito obrigado!!gostei dos dois modelos ficaram bem legais...

agora e questao de gosto mesmo neh rsrs. vou la falar com os cara pra ver o que eles acham e mandar ver na caixa

pq da dó de deixar uns sub desse parados neh.

abracaaao!

qualquer coisa volto aqui.

Obrigado a todos que me ajudaram.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, só não se esqueça que criar um tópico para o projeto !

Posta fotos da instalação, caixa, como ficou, acabamento !

Agente te ajudou, e você agora tem que compartilha com agente rsrs :rolleyes:

Abraços []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Falei com os cara aqui, mais aqui pela regiao ninguem ve esse tipo de caixa sem divisoria, falaram que o sub pode ficar meio bobo...

vcs ja viram algum projeto com 3 dutos assim sem divisoria??

aqui o povo so faz caixa com divisoria, acharam meio estranho a idea....

Falaram que sempre os que fizeram sem divisoria nao ficou muito bom nao..

me ajudem novamente povooo! hehe abrass

Compartilhar este post

Link para o post

Falei com os cara aqui, mais aqui pela regiao ninguem ve esse tipo de caixa sem divisoria, falaram que o sub pode ficar meio bobo...

vcs ja viram algum projeto com 3 dutos assim sem divisoria??

aqui o povo so faz caixa com divisoria, acharam meio estranho a idea....

Falaram que sempre os que fizeram sem divisoria nao ficou muito bom nao..

me ajudem novamente povooo! hehe abrass

nada a ver... fazer caixa nas coxa sem projeto sem nem saber quantos litros tem eh comum...

caixa com camara unica eh a coisa mais normal por aki...

Compartilhar este post

Link para o post

nada a ver... fazer caixa nas coxa sem projeto sem nem saber quantos litros tem eh comum...

caixa com camara unica eh a coisa mais normal por aki...

po cara ja me tira a preocupacao, eu nao entende muito de montagem dai cheguei nuns cara aqui eles falaram que era meio embasado quem sou eu pra discutir neh, mais falei pra eles tbm que ta tudo projetado e tal que acho que ninguem aqui ta falando bobeira nao ai voltei pergunta pra voces, e que realmente aqui eu nunca vi mesmo camara unica, so com divisao mesmo.

vou mandar fazer com os parametros que me forneceram camara unica 3 dutos de 4 polegadas a 32cm de comprimento!

:D obrigado!!

acho que os cara andaram fazendo uma meio nas COXA mesmo, ate pq eles costumam usar a mesma caixa pra tudo quanto e sub ou woofer, so mudao os dutos, dai falaram que fica ruim.mais uma vez obrigado galera!

Compartilhar este post

Link para o post

Aff, tem nada a ver <_<

Da uma olhada nesse projeto interessante que agora pouco estava lendo:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=142106

Ele utilizou 2 mtx T9, em camera unica, e um duto retangular na lateral, e olha como ficou forte a bagaça kk:

http://www.youtube.com/watch?v=WX94niBfXTQ

-------------------------------------------------------------------

Tem esse projeto aqui também, que achei bem interessante ele uni qualidade áudio, SPL e trio O.O (achei esse a uns tempo atrás pesquisando)

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=160897

No caso ele utilizou 3 subs e apenas 2 dutos, ou seja camera unica, e dizendo ele tocou muito bem !

Tem esse aqui que é o mais recente, que ta por ai no SPL:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=172725

Aqui ele utilizou 6 pioneer, 3 pioneer pra cada caixa, e cada caixa tinha 4 dutos pra 3 pioneer, e pelos vídeos tocou muito, conseguiu excursionar o parabrisa bem resistente !

-----------------------------------------------------------------

Bom se eu achar mais projetos aqui, e um que eu to procurando e não to achando que com 2 sub e 3 dutos eu posto aqui []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

po cara ja me tira a preocupacao, eu nao entende muito de montagem dai cheguei nuns cara aqui eles falaram que era meio embasado quem sou eu pra discutir neh, mais falei pra eles tbm que ta tudo projetado e tal que acho que ninguem aqui ta falando bobeira nao ai voltei pergunta pra voces, e que realmente aqui eu nunca vi mesmo camara unica, so com divisao mesmo.

vou mandar fazer com os parametros que me forneceram camara unica 3 dutos de 4 polegadas a 32cm de comprimento!

:D obrigado!!

acho que os cara andaram fazendo uma meio nas COXA mesmo, ate pq eles costumam usar a mesma caixa pra tudo quanto e sub ou woofer, so mudao os dutos, dai falaram que fica ruim.mais uma vez obrigado galera!

nada a ver velho esses cara são um burro não sabem bosta nenhuma, manda eles fazerem e pronto, vc acredita que um cara discutiu e recusou fazer a caixa pra mim hoje em dia faço eu mesmo minha caixas DIY,

olha ai meu antigo set 2 subs virados pra cima e duto reetangular camara unica: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=164173

obs: EXIJA a quem for fazer trampo MDF de 18mm ou+ ou se for compensado de 20mm(não gosto muito, mas não fica ruim é bem mais dificil de trabalhar),

EXIJA pois vc vai pagar por isso

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Aff, tem nada a ver <_<

Da uma olhada nesse projeto interessante que agora pouco estava lendo:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=142106

Ele utilizou 2 mtx T9, em camera unica, e um duto retangular na lateral, e olha como ficou forte a bagaça kk:

http://www.youtube.com/watch?v=WX94niBfXTQ

Tem esse projeto aqui também, que achei bem interessante ele uni qualidade áudio, SPL e trio O.O (achei esse a uns tempo atrás pesquisando)

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=160897

No caso ele utilizou 3 subs e apenas 2 dutos, ou seja camera unica, e dizendo ele tocou muito bem !

Tem esse aqui que é o mais recente, que ta por ai no SPL:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=172725

Aqui ele utilizou 6 pioneer, 3 pioneer pra cada caixa, e cada caixa tinha 4 dutos pra 3 pioneer, e pelos vídeos tocou muito, conseguiu excursionar o parabrisa bem resistente !

-----------------------------------------------------------------

Bom se eu achar mais projetos aqui, e um que eu to procurando e não to achando que com 2 sub e 3 dutos eu posto aqui []-[]

Po vlw cara vo da uma olhada neles!!eu tbm to procurando algum com 2 sub e 3 duto mais e dificil de achar hehe, mais acredito que vai fica bom sim entao.

os cara daqui que nao sao acustumados a fazer caixa unica pq geralmente nego quer com divisao neh sei la.

e eles tambem nao projetao a caixa geralmente so mandam o cara fazer por encomenda.

Pooo dei uma olhada nesse t9 ai e ta animaaaal ehn!!!

o cara ali parece ta tendo um orgasmo de emocao hahahaha.

Vlw cara por toda ajuda :D

Ah ja consegui arrumar um equalizador!agora so manda faze a caixa ai e solta o gravee!

Compartilhar este post

Link para o post

nada a ver velho esses cara são um burro não sabem bosta nenhuma, manda eles fazerem e pronto, vc acredita que um cara discutiu e recusou fazer a caixa pra mim hoje em dia faço eu mesmo minha caixas DIY,

olha ai meu antigo set 2 subs virados pra cima e duto reetangular camara unica: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=164173

obs: EXIJA a quem for fazer trampo MDF de 18mm ou+ ou se for compensado de 20mm(não gosto muito, mas não fica ruim é bem mais dificil de trabalhar),

Abraço

zika seu set, não tinha visto ! Curti o ampli gringo ! Qual o seu set atual tem o tópico ?

Po vlw cara vo da uma olhada neles!!eu tbm to procurando algum com 2 sub e 3 duto mais e dificil de achar hehe, mais acredito que vai fica bom sim entao.

os cara daqui que nao sao acustumados a fazer caixa unica pq geralmente nego quer com divisao neh sei la.

e eles tambem nao projetao a caixa geralmente so mandam o cara fazer por encomenda.

Pooo dei uma olhada nesse t9 ai e ta animaaaal ehn!!!

o cara ali parece ta tendo um orgasmo de emocao hahahaha.

Vlw cara por toda ajuda :D

Ah ja consegui arrumar um equalizador!agora so manda faze a caixa ai e solta o gravee!

Pode ir sim tranquilo de camera unica, vai ficar bem forte !

Qual o equalizador que você comprou ? compartilha ai com a gente []-[] []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço

Vlw pelas dicas cara!!18mm MDF ou 20mm compensado!!

vo guarda essas dica!!obrigadaoo!

vo mandar os cara fazer la e fexo XD

Vo da uma olhada no seu set!!

abrassao!

zika seu set, não tinha visto ! Curti o ampli gringo ! Qual o seu set atual tem o tópico ?

Pode ir sim tranquilo de camera unica, vai ficar bem forte !

Qual o equalizador que você comprou ? compartilha ai com a gente []-[] []-[]

Fala cara realmente vou de camera unica sim, com as medidas que me passou lol!!

cara o equalizador comprei um de 7 banda mesmo ate pq a grana ta curta como eu disse mais creio que ja de pra tirar o proveito que eu quero desse Sub,

o modelo e da clarion!simples mais ja me ajuda neh :D

segue no link : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212805166-equalizador-clarion-eqs746-_JM

Compartilhar este post

Link para o post

ja constar, caixa feita!

trampo bem feito caixa com 18mm MDF como me passaram com as medidas certinhas e 3 dutos!!

agora e so encapa a bixona e bota pra tocar, pra semana chego com novidades!

Abraçooo!

Compartilhar este post

Link para o post

ja constar, caixa feita!

trampo bem feito caixa com 18mm MDF como me passaram com as medidas certinhas e 3 dutos!!

agora e so encapa a bixona e bota pra tocar, pra semana chego com novidades!

Abraçooo!

rápido heim...quero ver fotos... ah depois se puder fazer um teste com dutos maiores, tipo 38cm cada...só para ver como se comporta :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

rápido heim...quero ver fotos... ah depois se puder fazer um teste com dutos maiores, tipo 38cm cada...só para ver como se comporta :legal:

blza cara quando possivel posto as fotos aqui!

aham vou tentar fazer esse teste pra ver se surte um bom efeito :D

vlw galera!!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa blz, vou aguarda as fotos !

Boa sorte []-[]

FAlaaaaa galera to aqui devolta!!!

so pra constar fiz uma nova aquisiçao bateria 75 amperes moura, vi que e muito boa e serve de referencia por todo lugar.

Hoje fui com a minha caixa e com meu som instalar pra ver como ia ficar, chegando la os cara nao tinham pano pra cobrir a caixa, porem ele chega amanha, mais mandei instalar tudo passar os fios , ligar a nova bateria ^^

e eeeeeeeeeis o resultadoooo!!

ele ligou somente com a bateria do cofre e confesso que bateu meio fraco, pensei que nao tinha dado muito boa nao, mas sempre tem um mááás

entao ele ligo a bateria e o treco bateu forte ehnn vo te conta!!!

botei uns hip hop que dao um grave nervoso e o limpador traseiro mal para no vidro, o grave ficou FOOOOOOOOOOD*(@#78@¨!*!!!!

Po to felizaoooo ai, agradço a todos que me ajudaram a projetar a caixa, a tirar duvidas sobre dutos e tal!!

fico devendo a foto , porem a caixa ainda nao esta coberta entao vo eespera fica tudo blza ok!!

tambem coloquei um kit da mtx qualidade excelente....

vlw o investimento ehn!!

ate mais galeraaaaa :D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...