Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

xerem

SQ Básico, Dúvidas e ligações.

Recommended Posts

Postado em

Primeiro, venho agradecer a ajuda de todos os colegas, estava perdido e encontrei a luz! kkkkkk

No começo eu queria kit duas vias para frente, coaxiais atrás, 2 6x9 nas laterais da mala e um sub em dutada... Após os amigos me informarem que essa bagunça toda não daquia SQ e nem SQPL, resolvi pesquisar.

Depois de bater cabeça comprei a Hu, uma JVC KW-XR610, módulo Clarion APX4360, sub diamond D1 10", kit 2 vias profile CP65, cabo RCa knu 4ch e os cabos de força.

Comprei manta asfáltica e já estou aplicando nas portas, mas minha maior dúvida é quanto a ligação do kit 2 vias e do subwoofer no módulo.

link para a página do kit

http://www.profileusa.com/products_component_pkgs.cfm

O subwoofer é dual 2 ohms.

O kit é de 4 ohms.

O módulo na caixa diz 90w x 4 into 4 ohms, mas na traseira onde se liga os speakers diz que são 4 saídas a 2 ohms.

Segue a foto do manual do módulo.

rhvds1.jpg

Pensei em ligar direto o kit 2 vias nas saidas Front e ligar o sub nas duas saídas rear, sem ser em bridge, acho que se chama bi amplificado, já que o sub é dual 2 ohms.

A ligação assim seria a certa?

Pergunto, pois já pesquisei e não encontrei a resposta para essa dúvida.

Instaladores na minha região não existe, só temos "estaladores" e ainda assim só sabem trabalhar com Stetsom, Pyramid e Boog.

Agradeço a quem puder ajudar.

Postado em (editado)

Primeiro, venho agradecer a ajuda de todos os colegas, estava perdido e encontrei a luz! kkkkkk

No começo eu queria kit duas vias para frente, coaxiais atrás, 2 6x9 nas laterais da mala e um sub em dutada... Após os amigos me informarem que essa bagunça toda não daquia SQ e nem SQPL, resolvi pesquisar.

Depois de bater cabeça comprei a Hu, uma JVC KW-XR610, módulo Clarion APX4360, sub diamond D1 10", kit 2 vias profile CP65, cabo RCa knu 4ch e os cabos de força.

Comprei manta asfáltica e já estou aplicando nas portas, mas minha maior dúvida é quanto a ligação do kit 2 vias e do subwoofer no módulo.

link para a página do kit

http://www.profileusa.com/products_component_pkgs.cfm

O subwoofer é dual 2 ohms.

O kit é de 4 ohms.

O módulo na caixa diz 90w x 4 into 4 ohms, mas na traseira onde se liga os speakers diz que são 4 saídas a 2 ohms.

Segue a foto do manual do módulo.

rhvds1.jpg

Pensei em ligar direto o kit 2 vias nas saidas Front e ligar o sub nas duas saídas rear, sem ser em bridge, acho que se chama bi amplificado, já que o sub é dual 2 ohms.

A ligação assim seria a certa?

Pergunto, pois já pesquisei e não encontrei a resposta para essa dúvida.

Instaladores na minha região não existe, só temos "estaladores" e ainda assim só sabem trabalhar com Stetsom, Pyramid e Boog.

Agradeço a quem puder ajudar.

Amigo, seu ampli vai casar bem com seu kit duas vias,e seu sub tem 200rms, seu ampli manda 300rms, tbm vai casar bem seu sub com o ampli.(cuidado com a regulagem do ganho do ampli)

Sim vc deve ligar o kit esquerdo no canal 1 e kit direito no canal 2, o ideal seria ligar o sub em bridge, mas nada impede de vc ligar cada bobina em um canal(3 e 4) desde que seu ampli tenha ganho e corte fixos nos canais 3 e 4 (não pode ser corte separado pra cada canal, pois fica dificil deixar igualzinho o ganho e cortes pras duas bobinas), se for um corte pros dois canais ao mesmo tempo sem problemas...

abraços

Editado por Guto-Black belt
Postado em

Guto

Muito obrigado pela ajuda!

O módulo tem corte para os dois canais, pensei em deixar assim pois o sub ficaria ligado em 2+2 ohms e como a bridge é 4ohms, acho que daria problema (sou noob demais).

O kit duas vias é 4ohms, vai de boa né?

Abraço.

Postado em

Guto

Muito obrigado pela ajuda!

O módulo tem corte para os dois canais, pensei em deixar assim pois o sub ficaria ligado em 2+2 ohms e como a bridge é 4ohms, acho que daria problema (sou noob demais).

O kit duas vias é 4ohms, vai de boa né?

Abraço.

Liga as bobinas do sub em série e liga em bridge no amplificador. A chance de você enviar distorção para o sub com ele ligado uma bobinas em cada canal é maior.

Postado em

Como o ScuLt falou, o ideal é ligar o kit duas vias nos canais front e o sub em bridge no rear, com as bobinas em série, que resultam em 4ohms (em paralelo resultariam 1ohm). Isto, porém, não caracteriza biamplificação, que é a ligação de cada auto falante em um canal. Seria como ligar os tweeters nos canais rear e os mids nos canais front, entende?

A questão de ligar cada bobina do sub em um canal é furada, mesmo que os cortes fiquem exatamente iguais, a chance de queima por distorção é bem maior.

Quanto às impedâncias do módulo diferirem no manual e no próprio módulo, acontece que ele manda 90w x4 em 4ohms e uma potencia maior em 2ohms (tem que procurar qual é essa potência), dependendo da impedância do falante que for ligado. Lembrando que, se a impedância mínima por canal for de 2ohms, o resultante na bridge será 4ohms. :legal:

Postado em

Obrigado a todos!

Vou ligar o kit de 4ohms no canal 1 e 2, deixando o canal 3 e 4 para ligar o sub em bridge, com as bobinas em série.

Creio que ficará bom, já que as bobinas em série o sub fica em 4 ohms.

Valeu povo!

Postado em

Liga as bobinas do sub em série e liga em bridge no amplificador. A chance de você enviar distorção para o sub com ele ligado uma bobinas em cada canal é maior.

O meu sub eu liguei uma bobina em cada canal e vai de boa, afinal é um corte e um regulador de ganho pros dois canais traseiros, então vc regulando um o outro fica identico...

abs

Postado em

Obrigado a todos!

Liguei e ficou tudo certo, apenas por um inconveniente, um ruído desgraçado, quando ligo o som o barulho do cd lendo sai nos falantes, se abro uma porta, quando a luz acende dá um apito e fica o barulho o tempo todo, se ligo o carro então o barulho aumenta e toda vez que acelero faz uma barulheira.

O RCA está bem localizado, é um knu kristal e já foi testado com outro RCA por fora do carro e ficou a mesma chiadeira.

já pesquisei no fórum, estou aterrando o módulo em outro ponto para ver se melhora.

Postado em

Obrigado a todos!

Liguei e ficou tudo certo, apenas por um inconveniente, um ruído desgraçado, quando ligo o som o barulho do cd lendo sai nos falantes, se abro uma porta, quando a luz acende dá um apito e fica o barulho o tempo todo, se ligo o carro então o barulho aumenta e toda vez que acelero faz uma barulheira.

O RCA está bem localizado, é um knu kristal e já foi testado com outro RCA por fora do carro e ficou a mesma chiadeira.

já pesquisei no fórum, estou aterrando o módulo em outro ponto para ver se melhora.

Man, tente aterrar o cabo rca na carcaça o player tbm( só soldar um fio na parte de fora do rca e aterrar na carcaça do player)... de uma olhada nos cabos de vela,se o módulo estiver encostando em qualquer parte da lata do carro mude de local, pode ser até na parte de metal do banco, o ideal é nem mesmo os parafusos que prendem o módulo encostar em qualquer parte da lata do carro...o fio terra do ampli tem que ser da mesma espessura do positivo...entre outros pode ser um desses problemas ai...

abs

Postado em (editado)

Obrigado a todos!

Veja se o ajuste de sensibilidade dele está correto, depois ajuste o ganho. :legal:

Editado por lira´s
Postado em

Módulo isolado, ganho no mínimo, aterramento do módulo ok, RCA foi testado, é problema com a alimentação mesmo, pois tirei a bateria do Ka e liguei no módulo, tirando uns estalos (creio que devido a ligação porca) ficou bom. Então o problema é com a alimentação, o positivo e o aterramento, assim vou puxar o neutro direto da bateria para o player, se não prestar vou mudar o fio positivo de lugar...

Pelo menos não é nada no RCA, player e módulo. Triste é gastar um bom trocado e o som parecendo turbo! kkkkk Qq coisa amanhã coloco cabos de vela blindados.

Obrigado e aceito sugestões!

Postado em

Só aproveitando o tópico, com licença... rsrs.

Para um SQ básico de entrada, vocês acham que fica legal um Player Kenwood Excelon KDC-x395? Pois to pensando em compra-lo... Me sairia por R$380,00. Teria alguma opção melhor nesta faixa de preço?

Obrigado.

Postado em

Só aproveitando o tópico, com licença... rsrs.

Para um SQ básico de entrada, vocês acham que fica legal um Player Kenwood Excelon KDC-x395? Pois to pensando em compra-lo... Me sairia por R$380,00. Teria alguma opção melhor nesta faixa de preço?

Obrigado.

Man, nesta faixa de preço não vejo nada melhor, pode ir na boa...

abs

Postado em

Descobri queo Cabo Knu Kristal está com problema, pois quando balança o cabo dá interferencia no som e com o cabo safado isso não acontece.

O módulo foi hoje mesmo para a assistência, ao que parece está com alguma peça vazando corrente, pois um stetsom vagabundo funciona de boa.

Postado em (editado)

Descobri queo Cabo Knu Kristal está com problema, pois quando balança o cabo dá interferencia no som e com o cabo safado isso não acontece.

O módulo foi hoje mesmo para a assistência, ao que parece está com alguma peça vazando corrente, pois um stetsom vagabundo funciona de boa.

Vazando corrente? Só tive alegrias com este amp, ruido ZERO e potencia de sobra pois o bicho é um cavalo! Como foi o processo de instalação?

Editado por lira´s
Postado em

Vazando corrente? Só tive alegrias com este amp, ruido ZERO e potencia de sobra pois o bicho é um cavalo! Como foi o processo de instalação?

Rapaz, ligado tudo certinho, com cabo de 21mm, o amp é top demais, além do excelente visual. Creio que se foi algo mesmo no amp, deve ter sido no transporte. Parece que o problema é no negativo, toda vez que acelero ou ligo a luz ele faz barulho.

De mais a mais relaxa man, o amp que vc mandou é top dos tops, muito bom e paguei barato demais... Ainda estás com o outro né? Vou querer viu, estou só me organizando aqui.

Quando troquei o módulo e coloquei um stetsom bem sem vergonha o problema parou.

Pode também ter sido pelo problema que o cabo apresentou e deu problema nas RCA's do módulo, enfim, posto as novidades aqui!

Postado em

Rapaz, ligado tudo certinho, com cabo de 21mm, o amp é top demais, além do excelente visual. Creio que se foi algo mesmo no amp, deve ter sido no transporte. Parece que o problema é no negativo, toda vez que acelero ou ligo a luz ele faz barulho.

De mais a mais relaxa man, o amp que vc mandou é top dos tops, muito bom e paguei barato demais... Ainda estás com o outro né? Vou querer viu, estou só me organizando aqui.

Quando troquei o módulo e coloquei um stetsom bem sem vergonha o problema parou.

Pode também ter sido pelo problema que o cabo apresentou e deu problema nas RCA's do módulo, enfim, posto as novidades aqui!

Tranquilo, o 2160 tá aqui te esperando, eu gosto demais desses amps, pena que no meu set eles não couberam, precisei optar por um amp menor :(

No proximo darei mais uma reforçada na caixa, apesar de ter ido tudo certinho acredito eu, se for este o motivo, desculpe mesmo.

Poste umas fotos da bagunça pra gente ver :legal:

Postado em

Tranquilo, o 2160 tá aqui te esperando, eu gosto demais desses amps, pena que no meu set eles não couberam, precisei optar por um amp menor :(

No proximo darei mais uma reforçada na caixa, apesar de ter ido tudo certinho acredito eu, se for este o motivo, desculpe mesmo.

Poste umas fotos da bagunça pra gente ver :legal:

Vou postar man!

O módulo foi aberto, tudo perfeito, funciona certinho na bancada, mas usando a alimentação do carro da chiado, só de tocar no player o módulo chia. rsrsrs

Enfim, parece que é solda fria, o técnico não conseguiu encontrar o ponto ainda, mas volto de viagem segunda e já pego o módulo.

OBS: O módulo é show demais e o 2160 pode guardar!

Postado em

Vou postar man!

O módulo foi aberto, tudo perfeito, funciona certinho na bancada, mas usando a alimentação do carro da chiado, só de tocar no player o módulo chia. rsrsrs

Enfim, parece que é solda fria, o técnico não conseguiu encontrar o ponto ainda, mas volto de viagem segunda e já pego o módulo.

OBS: O módulo é show demais e o 2160 pode guardar!

Já tentou com outro player?

Postado em

O problema do módulo, é que por motivo de evitar sobrecarga (eu acho), ele tem um sistema que aterra o módulo e por isso ele estava pegando toda a estática, o cidadão na própria quarta-feira consertou, só que estou viajando e só segunda posto minhas impressões com meu primeiro SQ de entrada!

Lira's, testei com 4 players, mas agora parece que deu tudo certo!

Valeu man.

Postado em

Passa o cabo de alimentação or outro canto e isole o amplificador fixando-o em uma base de madeira para depois fixar na lata do carro.

E comprou o kit helix que tava quase fecchando negocio , neh?

huahuahu

boa sorte

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...