Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Gotcha Saba

Opiniões para UP no trio.

Recommended Posts

Postado em

Fala Galera...

Bom, gostaria da opinião de vocês sobre o up que pretendo fazer no meu trio.

Eu ia vender tudo, mas como ta complicado de vender e ta chegando o carnaval, vou montar tudo novamente. Ai deixo anunciado e se vender, vendi.

Bom, os equipamentos que possuo hoje são:

2 WPU 1509

2 D405

1 Sd2500

1 Bateria 150Ah

Ai estava pensando com meus botões aqui fazer um trio 4 vias. Então pensei no seguinte:

WPU em caixa de 80 L sintonizada em 60 hz(usava assim na Strada e adorei essa caixa, mas aceito sugestões) tocados pelo SD2500

2 10PW3 tocados pelo SD250.2 SMD vulgo nanico. rs

2 D405 tocados pelo SD250.2 SMD vulgo nanico. rs

2 ST400 SD250.2 SMD vulgo nanico. rs

2 Baterias de 150 ah

1 JFA 4 vias

Os cortes, pensei em:

WPU HP 50 hz e Low em 250 hz

10PW3 HP 250 e Low em 500 hz

D405 HP 500hz low em 3.5K hz

ST400 HP 3.5K hz low em flat

E ai galera, o que acham? Ficaria bacana desse jeito? Módulos ta bacana? Os cortes? Toda ajuda será bem vinda.

Pois antes, no meu trio de 3 vias, os WPU tocavam de 50 a 500 hz e as 405 começavam a tocar em 500 hz e os ST em 3.5 a 4K hz.

Ah, o carro será um Fiat Stilo e não vou tirar os bancos não. Só não sei se vai caber. Mas... rsrs

Galera, muito obrigado e aguardo opiniões.

Abração ai.

Postado em

E aí blz?

Sua base é boa. Só modificaria nessa parte aqui.

Vai usar um SD para cada via? Não seria melhor encomendar um Divisor de 03 vias, com corte BP nos médios, haja visto que esse SD não tem Cross algum?

O Cross personalizado, iria possibilitar a equalização completa das vias.

Postado em

E aí blz?

Sua base é boa. Só modificaria nessa parte aqui.

Vai usar um SD para cada via? Não seria melhor encomendar um Divisor de 03 vias, com corte BP nos médios, haja visto que esse SD não tem Cross algum?

O Cross personalizado, iria possibilitar a equalização completa das vias.

Fala Fernando,

Cara, mas o cross JFA 4 vias faria o corte. E pensei em usar 3 SD250.2 por via por custo. Acho que 3 deles fica mais barato do que um pra tocar as três vias. Ou estou errado???

Abração Galera

Postado em (editado)

Fala Fernando,

Cara, mas o cross JFA 4 vias faria o corte. E pensei em usar 3 SD250.2 por via por custo. Acho que 3 deles fica mais barato do que um pra tocar as três vias. Ou estou errado???

Abração Galera

O novo 600.4 não sairia mais barato e tendo ainda o cross nele. So uma sugestão.

Outro detalhe: não seria interessante ja que vai colocar agora a via de MG subir o range de atuação dos componentes do sistema, preservando os mesmo.

estive pensando assim:

10": 250 a 1khz (ou se preferir uns 900hz)

drives: 1khz (ou 900hz) - 7~8khz

ST: 7~8 khz - full

Editado por alesalles
Postado em

O novo 600.4 não sairia mais barato e tendo ainda o cross nele. So uma sugestão.

Outro detalhe: não seria interessante ja que vai colocar agora a via de MG subir o range de atuação dos componentes do sistema, preservando os mesmo.

estive pensando assim:

10": 250 a 1khz (ou se preferir uns 900hz)

drives: 1khz (ou 900hz) - 7~8khz

ST: 7~8 khz - full

Olhando os preços, realmente o SD600.4 sai o mesmo preço que 3 nanicos.

Mas achei o corte do driver e ST que vc indicou muito alto não??? :huh:

O ideal seria eu arrumar um driver TI. Ai sim ficaria bacana.

E a idéia do JFA 4 vias? É boa??

Abraços e muito obrigado gaelra.

Postado em

Olhando os preços, realmente o SD600.4 sai o mesmo preço que 3 nanicos.

Mas achei o corte do driver e ST que vc indicou muito alto não??? :huh:

O ideal seria eu arrumar um driver TI. Ai sim ficaria bacana.

E a idéia do JFA 4 vias? É boa??

Abraços e muito obrigado gaelra.

Se vai usar Ti Atualmente a melhor opção seria a ETD7200 (ja tah virando clichê falar isso)

mas eu só usaria uma

Postado em

Se vc ja tem o cross JFA usa os 3 nanicos sem dúvida,afinal não vao te roubar nem espaço nem consumir muita bateria e a regulagem do sistema com opçao de ajustar ganho individualmente pra cada via torna tudo muito mais preciso.

Deixa esses PW3 subir ate uns 900hz e as 405 vao te agradecer bastante por poupar elas desse esforço.

Postado em

Se vc ja tem o cross JFA usa os 3 nanicos sem dúvida,afinal não vao te roubar nem espaço nem consumir muita bateria e a regulagem do sistema com opçao de ajustar ganho individualmente pra cada via torna tudo muito mais preciso.

Deixa esses PW3 subir ate uns 900hz e as 405 vao te agradecer bastante por poupar elas desse esforço.

Pois zé...

A idéia dos nanicos era justamente essa. Pois me poupa espaço e bateria. E caso queira desmontar o trio, posso usa-los pra fazer um som ambiente ainda. rsrs

Mas uma coisa me encucou... :huh:

Eu sempre usei as D405 hi pass em 500 hz no JFA e nunca tive problema algum. E olha que antes tocava elas com um BBuster 2400GL e com distorção em cima. [^]

E nunca queimei um reparo sequer.

Agora, e os 10PW3, qual o corte mínimo de Hi pass eu faço com ele?

Muito obrigado galera.

Abração

Postado em

Pois zé...

A idéia dos nanicos era justamente essa. Pois me poupa espaço e bateria. E caso queira desmontar o trio, posso usa-los pra fazer um som ambiente ainda. rsrs

Mas uma coisa me encucou... :huh:

Eu sempre usei as D405 hi pass em 500 hz no JFA e nunca tive problema algum. E olha que antes tocava elas com um BBuster 2400GL e com distorção em cima. [^]

E nunca queimei um reparo sequer.

Agora, e os 10PW3, qual o corte mínimo de Hi pass eu faço com ele?

Muito obrigado galera.

Abração

Isso depende da relação potencia aplicada x freq de corte. Se aplica menos potencia tem a possibilidade de descer nos cortes. Outro fator em o nivel de atenuação usado (12, 24 db/8ª).

Agora eu não aconselho a cortar nenhum drive abaixo de 800hz. Alguns ate cogitam a hipotese de descer com as 405 na faixa de 500hz qdo não usa-se MG, mas eu acho que sacrifica bem o drive. Por isso lhe sugeri em 900hz que acho o ideal. O ST acho tamebm o ideal em 7khz.

10pw3 gosto do corte que vc citou: 250hz. Mas pode descer ate uns 150hz. Abaixo disso acho que começa a sacrificar tambem.

Siga mais ou menos os cortes que citei p vc testar, verá que ficara muito bom.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...