Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Marco_tah

[Fiat Punto] Projeto Phoenix Gold (Continuacao/Conclusao?)

Recommended Posts

E ae, galera. Depois de uns 3 anos nesse projeto, e uns 7 na saga do SQ, to conseguindo finalizar uma das minhas primeiras ideias pra um SQ de um nivel um pouco superior aos que eu estava habiatuado. O carro, meu desde sempre, e um Punto Sporting 2008. Alguns daqui devem se lembrar do post original, que segue no link: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=122564 . Bom, resumindo, "alguns" (Quase todos) Equipos passaram por alteracoes ou foram substituidos em prol do Up-Grade e minha Felicidade []-[] .

O Projeto inicial consistia em:

- HU Original do Punto com uma interface Harman-Kardon pra iPod.

- Cabo RCA Ixos RCA600-6.

- Fiacao de 21mm e 16mm, Monster THX 16AWG pro Kit e Monster Bass pro Sub.

- Subwoofer Bravox UXP Power 10D2 (Valente o Sub).

- Kit 2 Vias Phoenix Gold Titanium Elite 6".

- Crossover Continuo Phoenix Gold MX2 de 2 Vias e 18dB/8a.

- Amplificadores pro Kit; 2 x Phoenix Gold M25 em "Dual Mono".

- Amplificador pro Sub; Phoenix Gold Xenon X600.1. (Que por eu ter o queimado durante a ligacao, substitui temporariamente por um MTX RFL600.1D, depois por um outro MTX TA560.1D).

Nesse meio tempo dos ultimos 3 anos muitas coisas aconteceram e o projeto foi mudando:

- O primeiro a sair foi o Harman-Kardon, pois dava muito ruido ja que meu iPod era do Classico, que tinha HD e acabava dando muito ruido de Hiss, associado a entrada AUX... em volumes mais baixos aquilo me incomodou.

- Em Seguida, comprei um Image Dynamics IDQ10V3, que me levou a vender o RFL e o UXP. E nesses proximos dias, num acesso de bebura eu torrei um dos meus Tweeters do kit, impossiveis de se encontrar avulso... isso me forcou a comprar um par de Morel MT-22 e, quando penso em receber os morel, um sujeito no forum da PG me vende um tweeter do kit. O que nao adiantou pois em mais um mes eu viria a queimar o outro em mais um acesso de bebura com o som completamente desregulado. [^]

- Com a venda do UXP e Do RFL, desmontei todo o som e comprei um Phoenix Gold Xenon X100.4 classe AB, que ao chegar pouco antes do Subwoofer, me fez monta-lo com o kit 2 vias e mais alguns dias o sub.

- Comprei um Alpine PXE-H660 numa oportunidade muito boa que apareceu, direto dos EUA.

- A caixa embaixo do Step, saiu fora, porque a lata do porta malas ficou vibrando muito (nao sei axatamente o porque mas faco ideia), e acabei colocando o IDQ numa caixa lateral reforcada.

- Algumas semanas depois, com um MTX TA560.1 e o PXE por instalar, acabei montando tudo e...

O Projeto ficou assim por um bom tempo:

- HU, RCA e Ficao mantida.

- Processador Alpine PXE-H660.

- Kit 2 Vias em Ativo com Tweeters Morel MT-22. (Os originais do kit sao equivalentes ao MT-23, de 6Ohm.)

- Subwoofer Image Dynamics IDQ10D2V.3

- Ampli pro Kit ; Phoenix Gold X100.4 (Aprox. 125Wrms/Canal em qualquer impedancia)

- Ampli pro Subwoofer MTX TA560.1 (Aprox. 380Wrms em 4Ohm)

... Ficou assim por mais ou menos uns 9 meses...

Quando meu modulo antigo do subwoofer, o PG X600.1 voltou da fabrica nos EUA, completamente consertado e com todas as pecas trocadas por novas (Sim, eu o abri para conferir), resolvi montar o set como sempre quis;

- HU Original + Alpine H660.

- RCA e Fiacao Mantida.

- Kit 2 vias voltou a ser passivo, com Tweeters Morel MT-22 em Doorpods dutados de 8L aproximadamente.

- Subwoofer IDQ10D2V.3 em Selada de 32L.

- Ampli do Kit; PG Xenon 100.4 em Bridge @ 250Wrms/Lado do Kit.

- Ampli do Subwoofer; PG Xenon X600.1 @ 840Wrms.

Proximos passos;

- Esperar o par de tweeter original do kit, que apos 18 meses encontrei pra comprar.

- Fazer Big 3 + Bateria de 60 ou 70Ah.

- Trocar fiacao eletrica por 1/0Awg da Ixos.

- Se necessario um Mega Capacior hibrido.

Ps.: Par de Morel MT-22 ORIGINAIS, com uso consciente pois nao liguei mais o som quando bebado (rs), estao a venda. Acompanha caixa original, com selo e todos acessorios de montagem, alem de um par extra de pods com acabamentos.

Editado por Marco_tah

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Viatura:

IMG_2728.jpg

Porta Malas Antigo:

IMG005.jpg

Sistema Novo e Porta Malas Novo:

IMG_2716.jpg

IMG_2709.jpg

IMG_2710.jpg

IMG_2412.jpg

IMG_2708.jpg

IMG_2707.jpg

IMG_2720.jpg

IMG_2718.jpg

IMG_2723.jpg

IMG_2725.jpg

IMG_2726.jpg

IMG_2727.jpg

IMG_2712.jpg

IMG_2713.jpg

Editado por Marco_tah

Compartilhar este post

Link para o post

Tutorial sobre como regular o PXE-H660.

Bom, primeiramente ler o manual e sempre interessante pra voce conhecer o que ele pode fazer e como voce deve faze-lo, porem existem alguns pontos os quais eu preferi fazer de uma outra maneira e, na minha opiniao trouxe melhores resultados. O primeiro deles e o uso de um PC com o software do produto instalado.

ProcessodeCalibragemInicio.png

Primeiramente, usei o AntEQ para calibrar a resposta da HU. O Metodo foi, usar o CD fornecido pela Alpine com as respectivas musicas para calibragem que sao dois "sweeps". Coloquei o volume da HU em 28 (70% do maximo) O resultado obtido foi o seguinte:

AntEQ_Definitivo.png

Com as medicoes e correcoes feitas, voltei ao menu inicial e selecionei a opcao do Imprint. Assim feito, fui aos amplificadores e coloquei os ganhos conforme indicados pela Alpine, sendo 50% para os falantes frontais e 25% pro sub (Ha quem diga para desligar o RCA do sub, pra nao ter medicao, mas nao sei se e interessante) e comecei a trabalhar nas medicoes... A posicao 1 foi colocada com sendo onde minha cabeca fica, e...

ProcessodeCalibragem1-1.png

... erros detectados, erros corrigidos... A Posicao 2, nao coloquei como a Alpine indica, mudei a posicao do microfone por apensa alguns centimetros (Uns 15) para frente e fiz a medicao para a posicao 2... Em Seguida fui fazendo as medicoes e seguindo a ordem do ponteiro de um relogio, sendo a posicao 3 o forro de portas do motorista, a 4 o painel do carro a esqurda, a 5 o centro do painel, a 6 o painel do carro a direita, a 7 o forro de portas direito, a 8 o console central do carro a altura do apoia braco, a 9 no tampao do porta malas e por ai vai... mas as que ralmente importam na ordem sao as duas primeiras.

ProcessodeCalibragem2.png

Em seguida, os resultados das leituras que obtive foram:

MultEQ_TA_Milissegundos.png

MultEQ_TA_Metro.png

Apos isso, as curvas de regulagem que o PXE Oferece sao as seguintes:

ProcessodeCalibragem3.png

E apos todo o processo, a correcao ficou assim:

Draft_Medicao_Regulagem_Definitivas.png

E finalmente, salvando os dados para o PXE.

Apos isso, desliguei o PC do PXE, Coloquei um CD que eu conheco e comecei a terminar de ajustar. Primeiramente, o PXE esta em volume muito baixo, eu uso ele em 30 de 35 em seguida coloco os ganhos dos amplis ondem devem ficar, de acordo com a distorcao e equilibrio. No meu caso, isso nao foi o suficiente, entao fui ao PXE e aumentei o ganho independente de cada canal, mantendo o Trim (Diferenca de dB) entre os canais dianteiros e reajustando o do subwoofer.

Ps.: Apenas para ilustrar, a resposta do Kit antes do Doopod (instalados em Free Air na porta) era assim:

MedicoesemFreeAir.png

e ficou assim...

Draft_Medicao_Regulagem_Definitivas.png

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

opa este topico muito me interessa uso dois equipamentos iguais aos seus um é o pxe e outro o IDQ queria muito saber as impressões que vc teve do IDQ !!!!

Compartilhar este post

Link para o post

opa este topico muito me interessa uso dois equipamentos iguais aos seus um é o pxe e outro o IDQ queria muito saber as impressões que vc teve do IDQ !!!!

Cara, Que bom. Entao fica de olho ai, que o quanto mais cedo eu puder, eu postarei fotos do sistema ja instalado... infelizmente, so tenho alguma coisa ou outra da instalacao, mas a intencao e so mostrar o resultado...

O IDQ e um subwoofer fantastico, toca muito mesmo, tem pegada e pra mim, o SPL que ele fornece num carro medio/pequeno, nas condicoes em que eu o uso, e mais do que o suficiente. Sub realmente muito gostoso de se ouvir.

Nas condicoes que estou usando ele, e interessante de se fazer o corte por volta dos 60 ou 70Hz pra baixo e, percebo um ganho de SPL por volta dos 40Hz, e fica bem interessante. Boa extensao de graves (Com algumas musicas do Timabaland, CD Shock Value, Outras da Tony Braxton e Tracy Chapman, se sai muuuito bem...).

Ps.: O Pessoal de Goiania que estiver por aqui nesse fim de ano, se quiser ouvir como ficou, eu vou ficar por aqui ate dia primeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, Que bom. Entao fica de olho ai, que o quanto mais cedo eu puder, eu postarei fotos do sistema ja instalado... infelizmente, so tenho alguma coisa ou outra da instalacao, mas a intencao e so mostrar o resultado...

O IDQ e um subwoofer fantastico, toca muito mesmo, tem pegada e pra mim, o SPL que ele fornece num carro medio/pequeno, nas condicoes em que eu o uso, e mais do que o suficiente. Sub realmente muito gostoso de se ouvir.

Nas condicoes que estou usando ele, e interessante de se fazer o corte por volta dos 60 ou 70Hz pra baixo e, percebo um ganho de SPL por volta dos 40Hz, e fica bem interessante. Boa extensao de graves (Com algumas musicas do Timabaland, CD Shock Value, Outras da Tony Braxton e Tracy Chapman, se sai muuuito bem...).

Ps.: O Pessoal de Goiania que estiver por aqui nesse fim de ano, se quiser ouvir como ficou, eu vou ficar por aqui ate dia primeiro.

Toda vez que tento realizar esta calibração, dá algum tipo de erro, to vendo que terei que fazer isso de madrugada!

Compartilhar este post

Link para o post

Toda vez que tento realizar esta calibração, dá algum tipo de erro, to vendo que terei que fazer isso de madrugada!

Qual erro? Ele fala que nao detectou o Falante ou que esta sem o microfone? Se for isso, o problema realmente e o barulho.

As primeiras medicoes de cada nova calibragem que voce vai fazer, realmente requer um lugar silencioso, com o motor do carro desligado e tudo mais...

Compartilhar este post

Link para o post

É isso mesmo, outro problema que tenho é com o software dele, consegui instar no Windows 7, porem não consigo realizar a primeira etapa que vc citou. :(

Compartilhar este post

Link para o post

...

Uai, então vamos marcar.

Compartilhar este post

Link para o post

Uai, então vamos marcar.

Vamos sim, durante a semana ou mais pro final da semana? To totalmente a toa, vou aproveitar esses dias pra terminar os detalhes de acabamento que eu puder e, amanha se o tempo abrir um pouco mais vou aproveitar pra tirar umas fotos pra postar aqui...

Compartilhar este post

Link para o post

É isso mesmo, outro problema que tenho é com o software dele, consegui instar no Windows 7, porem não consigo realizar a primeira etapa que vc citou. :(

Cara, nao tinha prestado atencao que voce tinha respondido...

E o seguinte, o software dele tem uma certa incompatibilidade com o Win7, entao eu te aconselho a tentar reinstalar, so que dessa vez no modo de compatibilidade do Windows.

O meu tem algo estranho, que eu so consigo ver as medicoes e regulagens durante o processo, antes de finalizar e estocar no flash memory do H660, ou seja, se eu chegar la agora, depois de ter finalizado a regulagem, conectar o PC e Abrir o Software, ele nao vai puxar as informacoes pra me falar como esta, e vai me dizer que eu preciso conectar o PXE pra Abrir o AntEQ ou o Audissey... Nao sei se e assim mesmo ou e algum Bug...

Compartilhar este post

Link para o post

E o seguinte, o software dele tem uma certa incompatibilidade com o Win7, entao eu te aconselho a tentar reinstalar, so que dessa vez no modo de compatibilidade do Windows.

O meu tem algo estranho, que eu so consigo ver as medicoes e regulagens durante o processo, antes de finalizar e estocar no flash memory do H660, ou seja, se eu chegar la agora, depois de ter finalizado a regulagem, conectar o PC e Abrir o Software, ele nao vai puxar as informacoes pra me falar como esta, e vai me dizer que eu preciso conectar o PXE pra Abrir o AntEQ ou o Audissey... Nao sei se e assim mesmo ou e algum Bug...

Eu instalei em modo compatibilidade e mesmo assim estes bugs acontecem, tenho um PC véio em casa, vou instalar o XP nele e ver no que dá :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu instalei em modo compatibilidade e mesmo assim estes bugs acontecem, tenho um PC véio em casa, vou instalar o XP nele e ver no que dá :legal:

Cara, passo a passo, e o seguinte.

1 - Faz o Reset do H660 (Aperta o botaozinho por mais de 6 segundos), com o PC desconectado do Processador.

2 - Ae voce comeca a "limpeza" do AntEQ com o PC desconectado e toca as faixas 1 e 2 do CD da Alpine.

3 - Conecte o PC e abra o programa.

4 - Apos isso o Software do PC vai Baixar os dados da leitura do CD e mostrar aquela imagem que eu pus la em cima.

5 - Depois disso voce pode fazer a calibragem com o PC conectado.

Se voce tentar fazer o primeiro passo com o PC conectado, ele vai falar que nao detectou o H660...

Editado por Marco_tah
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, passo a passo, e o seguinte.

1 - Faz o Reset do H660 (Aperta o botaozinho por mais de 6 segundos), com o PC desconectado do Processador.

2 - Ae voce comeca a "limpeza" do AntEQ com o PC desconectado e toca as faixas 1 e 2 do CD da Alpine.

3 - Conecte o PC e abra o programa.

4 - Apos isso o Software do PC vai Baixar os dados da leitura do CD e mostrar aquela imagem que eu pus la em cima.

5 - Depois disso voce pode fazer a calibragem com o PC conectado.

Se voce tentar fazer o primeiro passo com o PC conectado, ele vai falar que nao detectou o H660...

Marco, voce está me ajudando pra caramba e com certeza muita gente que tem ou quer comprar um PXE H660, +1 pra voce :legal:

Editado por lira´s

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, acabou que coloquei uma camada no assoalho do PM, mas queria terminar de colocar nas outras partes... Tive pensando nisso hoje de manha também.

Vou re-regular o subwoofer e ver se consigo algo a mais...

O nome do subwoofer shallow que eu tava tentando lembrar ontém era da Stereo Integrity... Se nao me engano modelo MAG V3.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois que você gravou tudo no PXE, vc não conseguira ler as informações no PC. Ele mede, grava os parametros e mostra os resultados. Ponto. Fechou o programa, adeus. Vc não conseguirá fazer o caminho inverso. Não é bug, o programa é porco mesmo. Alpine anda muito porca com esses programas. Alias, Alpine inteira anda porca.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois que você gravou tudo no PXE, vc não conseguira ler as informações no PC. Ele mede, grava os parametros e mostra os resultados. Ponto. Fechou o programa, adeus. Vc não conseguirá fazer o caminho inverso. Não é bug, o programa é porco mesmo. Alpine anda muito porca com esses programas. Alias, Alpine inteira anda porca.

E, eu sei que nao pode mais, mas antes eu achava que isso poderia estar relacionado ao fato do software do PXE nao ser totalmente compativel com o Windows 7. Agora o que eu faco sao printscreens das medicoes pra comparar...

Sandro, consegui dar uma melhorada no esquema do sub... agora queria ver era pra prender melhor a caixa dele la atras no PM... vou ver se dou uma passada ae hoje.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho este processador da alpine PXE-H660 e estou com um problema de configuração no meu carro. Já levei em 2 grandes lojas de som aqui em Ribeirão Preto e nenhuma delas conseguiu um resultado bom.

Primeiro: acredito que a ligação da saída para os alto-falantes do aparelho original (alpine original da BMW série 1)está ligado errado no imprint. Lí em alguns lugares que somente a saída dos alto-falantes dianteiros e saída para o sub devem ser ligados no processador e os traseiros diretamento nos alto-falantes (sem passar pelo processador). É verdade isso ?

Tenho 1 kit 3 vias dianteiro focal e 1 kit coaxial traseiro focal, 1 sub slin 10" clarion e duas PDX Alpine, sendo uma 4.100 e uma 1.600.

Ninguém conseguiu também tirar o ruído do motor no som. Tenho um DVD da pioneer 8480 colocado no porta-luvas e ligado numa tela alpine com toque no painel em cima do console, é melhor ligar ele na entrada AUXILIAR do processador H660 ou na entrada auxiliar do aparelho original do carro ? Se alguém puder me ajudar, irei agradecer muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...