Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Viepper

Tentando Som de Qualidade - Básico

Recommended Posts

Pessoal, fiquei fazendo testes aqui, e decidi em fazer um 3 vias legal !

Bom fiquei testando apenas os mid e o tw pra ver como ficaria mais ou menos a resposta se me agradaria !

Depois de alguns teste, percebi que eu tava sentindo falta entre uns 3500hz a 5~6kh ( o tw está cortado em 6k)!

Então peguei os capacitores de 3,3uf, e coloquei no par de full de 2" de 8ohms que tenho aqui(o fabricante diz que suporta 15w), e segundo a tabela do autosom está cortando em 3khz, testei, e melhorou !

Ficou melhor na parte do "buraco", o problema é que esses full não sobe mais que uns 14khz e o agudo é bem artificial e fosco, já o agudo do NAR tem bem mais detalhes e é um pouco mais natural

Então decidi em fazer um 3 vias ! Só que um 3 vias diferentes dos 3 vias que se vê ! Tipo normalmente o pessoal corta os mid em 200~300hz e o full + tw fica dai pra cima !

Mas acho que vou corta o mid bem mais alto, lá pra uns 1khz, o que acham ?

Não faço a mínima de como vou fazer esses cortes, pensei em construir um cross seguindo o artigo de filtros e divisores do autosom.net:

http://autosom.net/artigos/crossovers.htm

Bom, na santa ifigênia aqui em sampa, tem uma loja prodeck, que vende bastante coisa e lá tem full's legais:

http://www.prodeck.com.br/sistema/listaprodutos.asp?IDLoja=18219&IDCategoria=145197&Y=5974041094703&Pag=2

Estava pensando em 1 ou 2 pares desse full aqui que está 9$ na loja se não me engano, e 7,50$ no site !

http://www.prodeck.com.br/prod,IDLoja,18219,Y,5974041094703,Amp,True,IDProduto,2834440,alto-falante-alto-falante-2-1-8--fs06002-01--8r-15w

Mas como o site não mostra informações, tipo frequência de resposta, qualquer dia passo lá pra ver um full legal, que tem bom timbre !

O que acham da ideia ? Será que fica legal um 3 vias ? e os cortes ?

Vlw pessoal

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho que pra quem tinha tão pouco dinheiro pra gastar tu tá inventando muita moda

fazer crossover, comprar fullrange...

rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Vai sair mais em conta trocar por um tweeter que dê pra cortar em 2,500/3,000!

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que pra quem tinha tão pouco dinheiro pra gastar tu tá inventando muita moda

rsrsrs

o-o- mas até que não é tão caro assim as coisas, um filtro LPF de apenas 6db DIY não deve passar dos 80$ ! E os full é baratinho também, 9$ a unidade !

Mas no caso agora estou mais "tranquilo" pra montar o set, ou seja to sem pressa ! Se for pra ficar bom mesmo eu espero e vou ajuntando $$ (som vicia kk)

Vai sair mais em conta trocar por um tweeter que dê pra cortar em 2,500/3,000!

É que tipo eu queria ficar com NAR pois eu gostei deles, e um tw bom que de pra cortar baixo, não é barato né ? Será que passa dos 80$ ? Pois os full's não deve passar dos 25$ (são baratinhos)

Vlw pessoal []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

rsrsrs

Tb acho, ainda mais gastar 80,00 em cada crossover que sabe la se fica decente <_<

Compartilhar este post

Link para o post

rsrsrs

kkkkkkkkkkk ele pagou 3 reais mais frete em cada wooferzinho da Gradiente... tá sobrando grana pro muleque....

eu iria no mais simples... mas se quiser te vendo um bit one! rsrsrssrsr

Compartilhar este post

Link para o post

Tb acho, ainda mais gastar 80,00 em cada crossover que sabe la se fica decente <_<

Bom, eu li quase todo esse artigo de como criar um divisor de frequência passivo:

http://autosom.net/artigos/diy_crossovers.htm

Apesar de achar facilmente todos os componentes na santa ifigênia, acho que vou descartar o uso do cross passivo !

Então colocar um full nem rola ? Pois gostei do casamento full + tw + mid,

Bom, no caso será que rola deixar o mid em full (mas ele não vai tocar mais que 3khz) os fullrange com capacitor, cortando em 3khz a 6db, e tw com capacitor cortado a 6khz a 6db ! será que não fica bom ? fica ruim ? Capacitor é barato, é só eu comprar um saquinho de vários UF e alguns resistores para atenuação, e ir testando até ficar no agrado, ou será que vai dar mer** ?

Decidi fazer primeiro apenas as books, sintonizar os mid baixo (45hz) e ver se vou sentir falta de um sub !

Então eu invisto mais nas books, depois ajunto mais pra adicionar a caixa de graves ! Ow também é furada ?

Vou fazer uns calculos aqui, de quanto eu disponho pra gastar e ver quanto vai ficar toda essa brincadeira !

Lembrando que não tenho mais pressa pra montar o set !

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

full tocando a partir de 3k?

pra ambiente carral não ficaria bom, mas pra residencial muda de figura pois tocam bem perto dos mid

mas se tu vai "transplantar" tudo pro carro depois, os full vão subir muito e atrapalhar os TWs, capaz de dar um pico MUITO chato em algum lugar q vai te fazer doer os ouvidos em volumes medio/altos

corta ele por volta de 200-250Hz que ele não vai subir tanto e o TW vai trabalhar melhor

começa pelo 250, dá volume pra ver se bate, chia ou distorce, se nada acontecer, troca o capacitor pra cortar a 200 e testa novamente

este teste simples não é tão caro mesmo, caro seria montar um cross LP pros mid

Compartilhar este post

Link para o post

full tocando a partir de 3k?

pra ambiente carral não ficaria bom, mas pra residencial muda de figura pois tocam bem perto dos mid

mas se tu vai "transplantar" tudo pro carro depois, os full vão subir muito e atrapalhar os TWs, capaz de dar um pico MUITO chato em algum lugar q vai te fazer doer os ouvidos em volumes medio/altos

corta ele por volta de 200-250Hz que ele não vai subir tanto e o TW vai trabalhar melhor

começa pelo 250, dá volume pra ver se bate, chia ou distorce, se nada acontecer, troca o capacitor pra cortar a 200 e testa novamente

este teste simples não é tão caro mesmo, caro seria montar um cross LP pros mid

Bom, provavelmente talves um dia posso mover os equips pro carro, mas não sei ainda ! Se pelo menos meu pai deixasse tratar a porta !

Bom, pena que meus full não toca bem abaixo de aproximadamente 500hz pra fazer um teste ! Vou seguir sua dica em corta o full baixo ! Vou ver si fim de semana meu irmão vai comigo lá na prodeck e to de olho nesse full branquinho:

http://www.prodeck.com.br/ListaProdutos.asp?IDLoja=18219&Y=9238764698823&IDProduto=2834434&Det=True

Também, quero um que desça bem e toque até uns 6khz !

Vlw []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, não sei se lá tem como testar os falantes, mas gostei do que você postou, bem parrudo e suporta 25W na loja deve custar 14~15$ !

Eu citei o branquinho lá da sansumg pois não sei se foi aquele modelo, mas ele já foi campeão da Iasca 2004 segundo no tópico que vi aqui, que não me lembro.

Acho que vou corta lá pros 260hz mesmo ! Para um LP pro mid, teria que ser um indutor de 2.5mh para corte em 260hz a 6db ! Estou pensando em fazer um corte pro mid ativo, será que dá ? Tipo no caso de um ampli, com LPF ajustável, ou na futura HU.

Será que fazendo apenas um HPF no full fica bom ? Ou tem que cortar ele em LPF também, pra não atropelar o tw que será cortado em 6khz (NAR EP-01) ??

Vlw pela ajuda []-[]

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Viepper, ha pouco tempo o Franco postou uma experiencia de sucesso do uso de um fullrange pra tocar plano de 200~~20khz, com filtro desenhado e tudo mais. SNME, o custo era em torno de US$100 pelo full e filtro, ou menos. De uma procurada pelo Hi-Fi.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal, gostei do tópico ! Muito interessante !

UM dia chego lá, pesquisei sobre esse full e custa novo uns 280$ !!

Vlw pelo o tópico, como só vou ter aula segunda-feira, posso dormir mais tarde ! Vou ler ele todinho depois, pois li apenas a primeira página !

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Pesquisei sobre o full 3" branquinho, que vende na prodeck por 8$ aqui:

img2772h.jpg

Bom vi que ele suporta até 50w rms limpos, tem bom timbre, e desce até 120hz !

Vou ver se acho até onde ele sobe, se subir BEM até 6khz, acho que vai ser ele !

Vou ver se acho alguma informação também do que o cristiano postou:

E129.jpg

Depois de comprar os ful's, vou esperar receber um dinheiro dos meus pais $$ lá pra final de março ou pra abril, pra comprar o subwoofer !

Mas antes disso espero já estar com as books prontas pelo o menos, fazendo testes dos cortes perfeitos !

Uma dúvida que tenho, eu gosto de som automotivo, meu hobby predileto, e onde que tenho mais conhecimento em comparação com som residencial por exemplo !

Então queria chegar o mais perto de um som automotivo, só que na minha casa, e não no quarto ! Pois por exemplo, normalmente som de qualidade em um residência seria um HT, ou um receiver e um par de caixas !

Já eu queria inves de receiver (além de não entender nada de receiver, é caro :banghead ) HU + AMPLI + FONTE, apesar da gambiarra que ficaria, será que não da pra fazer algo clean ?

Uma HU simples, mas de boa qualidade, que tenha o básico, que é 2 par de rca, um eq, e um cross lpf !

Um ampli, baixo consumo, pequeno, e CxB, não vem outro na cabeça a não ser os nanicos (Soundigital)

E pra alimentar o ampli, umas 3 fontes genéricas dessas aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227396689-fonte-atx-204-400w-450w-por-apenas-r999-_JM

Será que fica bom ?

Compartilhar este post

Link para o post

cara...atigamente eu tinha um som aki no meu quarto!!

um UXP de 10" na caixa selada, um Booster V12 (kkk), 3 fontes tipo essas e uma caixa de som (comum)!!!

cara....as minhas fontes seguravam o Booster....ate um certo momento....mas na hra msm q vc quer ouvir um Beis q vc ta sozinho, ela desarma!!! kkkkkkk

mas da pra ouvir uns graves de boa!!!

e me diga??? pra q q vc quer HU?? o PC eh a melhor HU q vc pode ter velho!!! eu tinha mais de 30gb de musicas!!! era o dia inteiro escutando musica e na Net!!!

pega o SD250.2D (tenta pegar o 400.4) e liga ele em Tri-mode e ja era....ta feito o som do quarto....e depois quando começar a dar uns roles de carro, ae sim tu pode pegar seus equips e coloca-los no carro sem problem's!!! meu set inteirinho foi pro carro!!!

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Pesquisei sobre o full 3" branquinho, que vende na prodeck por 8$ aqui:

img2772h.jpg

Bom vi que ele suporta até 50w rms limpos, tem bom timbre, e desce até 120hz !

Vou ver se acho até onde ele sobe, se subir BEM até 6khz, acho que vai ser ele !

Uso esse full + 3/4 tw1 sobre o painel do meu carro, em peitinhos bem feitos e devidamente preenchidos com plumante e tocam muuuuiiiiito bem! Utilizo o corte de 200Hz HP 24db/8ª e não roncam não. Logicamente você não pode esperar que ele suporte potência demais, mas estou utilizando um canal fosgate 5.3x para cada via dos peitos e estou muito satisfeito. O pessoal que ouviu aqui no encontro de Bsb, gostou do resultado. O único cuidado que eu sugiro a você, é colocar 1 pingo de silicone na junção da cordoalha com o cone do full pra evitar que essa provoque ruídos indesejáveis batendo no cone. É apenas uma gota mesmo em volta da base da cordoalha e se ainda assim gerar ruído, com o uso de um ferro de solda, esquente o terminal e encurte em 1 mm o curso da cordoalha se estiver muito comprida, mas não deves deixá-la esticada. Vou fazer o Up-grade para o Fountek porque só descobri o que estava fazendo ruído depois de ter fechado negócio, senão, não iria trocar.

Boa sorte no projeto e acompanhando.

Um abraço,

Sérgio.

Edit:Esqueci de informar - O full toca bem e sobe bem. Estou usando o corte LP em 8KHz 6db/8ª e o tw está com HP em 12,5KHz 6db/ª, ou seja, vai atendê-lo naquilo que você precisa. :legal:

Editado por sergiomontanha

Compartilhar este post

Link para o post

Uso esse full + 3/4 tw1 sobre o painel do meu carro, em peitinhos bem feitos e devidamente preenchidos com plumante e tocam muuuuiiiiito bem! Utilizo o corte de 200Hz HP 24db/8ª e não roncam não. Logicamente você não pode esperar que ele suporte potência demais, mas estou utilizando um canal fosgate 5.3x para cada via dos peitos e estou muito satisfeito. O pessoal que ouviu aqui no encontro de Bsb, gostou do resultado. O único cuidado que eu sugiro a você, é colocar 1 pingo de silicone na junção da cordoalha com o cone do full pra evitar que essa provoque ruídos indesejáveis batendo no cone. É apenas uma gota mesmo em volta da base da cordoalha e se ainda assim gerar ruído, com o uso de um ferro de solda, esquente o terminal e encurte em 1 mm o curso da cordoalha se estiver muito comprida, mas não deves deixá-la esticada. Vou fazer o Up-grade para o Fountek porque só descobri o que estava fazendo ruído depois de ter fechado negócio, senão, não iria trocar.

Um abraço,

Sérgio.

Edit:Esqueci de informar - O full toca bem e sobe bem. Estou usando o corte LP em 8KHz 6db/8ª e o tw está com HP em 12,5KHz 6db/ª, ou seja, vai atendê-lo naquilo que você precisa. :legal:

Boa dica! Fica muito bom e o full é bem barato pelo que toca!!

Compartilhar este post

Link para o post

cara...atigamente eu tinha um som aki no meu quarto!!

um UXP de 10" na caixa selada, um Booster V12 (kkk), 3 fontes tipo essas e uma caixa de som (comum)!!!

cara....as minhas fontes seguravam o Booster....ate um certo momento....mas na hra msm q vc quer ouvir um Beis q vc ta sozinho, ela desarma!!! kkkkkkk

mas da pra ouvir uns graves de boa!!!

e me diga??? pra q q vc quer HU?? o PC eh a melhor HU q vc pode ter velho!!! eu tinha mais de 30gb de musicas!!! era o dia inteiro escutando musica e na Net!!!

pega o SD250.2D (tenta pegar o 400.4) e liga ele em Tri-mode e ja era....ta feito o som do quarto....e depois quando começar a dar uns roles de carro, ae sim tu pode pegar seus equips e coloca-los no carro sem problem's!!! meu set inteirinho foi pro carro!!!

Abs!

Legal, vlw pela dica ! Nas fontes, assim, talves porque o booster consome bastante, e as fontes não estavam "ajustadas" não é ?

Eu vou seguir esse tutorial de como tirar o máximo de rendimento de uma fonte de pc pra alimentar um som, da uma olhada nesse tópico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=173868

Na HU, é que além de que vou possuir um equalizador, regular o parte de grave, vou ter também os cortes necessário !

No ampli, não rola tri mode, pois assim eu perco os cortes ativos do player, nesse caso preciso de 5 ou 6 canais de amplificação, 2 pra o par de full+tw, 2 para o par de mid's, e 2 em bridge ou 1 para o subwoofer !

Vlw !!

Um abraço,

Sérgio.

Nossa vlw mesmo pelas dicas, ajudou bastante ! Será que 0,5L já é suficiente pra ele ? Ou precisa de mais ? O plumante ajuda bastante ?

Vlw sergio ! Vai ser esse full, só espero que tenha lá na loja :rolleyes:

Boa dica! Fica muito bom e o full é bem barato pelo que toca!!

Full, é uma alternativa muito interessante mesmo, CxB imbatível ! Espero que fique bom !

Vlw pessoal !

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa vlw mesmo pelas dicas, ajudou bastante ! Será que 0,5L já é suficiente pra ele ? Ou precisa de mais ? O plumante ajuda bastante ?

Vlw sergio ! Vai ser esse full, só espero que tenha lá na loja :rolleyes:

O meu está com aproximadamente 1L. O plumante serve para "enganar" o full quanto à litragem, mostrando como se houvesse uma litragem maior e para retirar picos indesejáveis devido à rigidez das paredes da caixa.

Pode ir na fé que esse full toca muito mais do que ele vale. Achei um excelente custo-benefício.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, blz vou fazer mais ou menos 1L mesmo ! Espero que fique bom !

Agora tenho dúvidas em relação aos cortes ! É realmente necessário um LPF pra ele ? Digo isso, pois a única alternativa de um LP pra eles é um indutor, pois não tenho $$ pra pegar um HU legal que tenha bastante recursos, que faça 3 way ou LPF no front !

Estou acompanhando seu tópico :rolleyes:

Vlw ! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, blz vou fazer mais ou menos 1L mesmo ! Espero que fique bom !

Agora tenho dúvidas em relação aos cortes ! É realmente necessário um LPF pra ele ? Digo isso, pois a única alternativa de um LP pra eles é um indutor, pois não tenho $$ pra pegar um HU legal que tenha bastante recursos, que faça 3 way ou LPF no front !

Estou acompanhando seu tópico :rolleyes:

Vlw ! []-[]

Creio que você possa usar sem o LP tranquilamente. Use apenas um capacitor para o tw cortando aproximadamente em 10/12kHz que acho que você vai ficar satisfeito. Quem utilizava sem corte LP nele era o próprio Gu-Mazza, utilizando um capacitor que deixava o tw em aproximadamente 9kHz e gostou do resultado, mas esse corte vai depender do tw. O tw1 que uso tem uma ressonância xarope se cortar ele baixo.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, blz !

Bom, estou cortando aqui o tw em 6k e estou gostando ! Vou experimentar com um capacitor cortando em 10khz pra ver se fica bom !

Vlw []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, eae boccotte ?

Comprei ainda não, espero nesse FDS ir lá na sta ifigênia !

Bom, se foi por causa do post anterior, é que o Sérgio sugeriu corta em 10khz com o full, mas disse que estou cortando em 6khz e está me agradando !

Apesar que não da pra saber se vai ficar bom, sem os fulls em mãos, mas experimentarei em 10khz só pra ter uma noção de como soará !

Vlw ! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...