Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Corredor-X

Som completo

Recommended Posts

Bom dia pessoal!

Sempre gostei de SPL mas ultimimanete montei um som no meu carro (após 10 anos sem montar nada)e fiquei decepcionado com o resultado, chegando a conclusão que minha praia não é mais os gravas/subgraves e agora quero partir pra um som de qualidade.

Tenho facilidade de trazer equipamentos de fora (meu irmão mora nos EUA e vem constantemente pro Brasil).

Gostaria da indicação de voces sobre o que comprar, não precisa especificar modelos etc nesse momento.

No momento tenho um Gol Power G4, mas ano que vem pretendo troca-lo (provavelmente por um sedan)

Hoje tenho a seguinte configuração:

Player: DEH-8380SD (Pioneer)

Falantes dianteiros: Kit Duas Vias Bravox CS60D

Falantes Traseiros: Hurricane Traixial 5"

Modulo: Hurricane HA 4.250

Sub: Bravox UXP 12" 500rms

Com essa configuração sinto que o som não está completo, por exemplo, tenho um CD do Jamiroquai que simplesmente fica uma porcaria no carro, não tem como ouvir, muitas frequências (graves e médios) simplesmente não são reproduzidas.

Minha duvida é o que comprar pra poder ter um som, digamos completo no carro.

Subwoofer?

Woofer?

Se alguem puder dar uma ajuda, quero começar a comprar o equipamento aos poucos e ate o meio do proximo ano montar no carro.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

um começo pra vc é dar uma pesquisada sobre as marcas:

para kit 2 vias:

- Morel

- Focal

- Hertz

amplificadores:

- Hertz

- Audison

- Focal

- e qualquer outro de boa qualidade, JL, Alpine / etc.

subwoofer:

- JL é o mais adorado de forma geral(principalmente a linha W1)

- Hertz

- NAR (bom com baixo custo)

- Fosgate se bem instalado toca legal também.

bom isso não é nenhuma receita, é apenas uma dica sobre marcas, daí vem os modelos/etc...

com isso aí da pra vc pesquisar bastante e começar a ir se acostumando com as marcas hoje mais usadas.

abs

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse o Artur, dá uma pesquisada sobre marcas e SQ, pode começar tirando qualquer axial, mais atrapalham do que ajudam o som, vai vendo onde vc está achando a maior deficiência do som, assim vc pode ir trocando os componentes aos poucos.

Depois que tiver uma ideia do que precisa, poste o valor de quanto quer gastar, o tipo de música que ouve e os equipos que vc está pretendendo comprar, aí a galera consegue te ajudar melhor.

Abraços

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Arthurff e douglas233, obrigado pela ajuda.

Vou conversar com meu irmão e ver se ele monta um kit e traz pra mim qdo voltar pro Brasil.

Ele vem umas 3x ao ano.

Meu som só toca bem Rapp (subgraves)e eletrônico, de resto os graves ficam com som de taquara rachada rsrs

Não achei que foi um bom custo/benefício o que montei.

Acho que vou vender tudo e começar do zero.

Estava pensando em montar um kit de uma marca só, por exemplo da Focal, Bose,etc

Assim fica mais fácil pro meu irmão trazer.

Pensei em pedir pra ele ir ate uma loja especializada, mostrar a foto do caro e pedir pro cara montar um kit.

Será que é uma boa?

Aí eu só montaria aqui em SP.

Por falar nisso, voces conhecem alguma loja que entenda de som de verdade que possa me dar uma assessoria?

Não da mais pra gastar com o que não presta.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Arthurff e douglas233, obrigado pela ajuda.

Vou conversar com meu irmão e ver se ele monta um kit e traz pra mim qdo voltar pro Brasil.

Ele vem umas 3x ao ano.

Meu som só toca bem Rapp (subgraves)e eletrônico, de resto os graves ficam com som de taquara rachada rsrs

Não achei que foi um bom custo/benefício o que montei.

Acho que vou vender tudo e começar do zero.

Estava pensando em montar um kit de uma marca só, por exemplo da Focal, Bose,etc

Assim fica mais fácil pro meu irmão trazer.

Pensei em pedir pra ele ir ate uma loja especializada, mostrar a foto do caro e pedir pro cara montar um kit.

Será que é uma boa?

Aí eu só montaria aqui em SP.

Por falar nisso, voces conhecem alguma loja que entenda de som de verdade que possa me dar uma assessoria?

Não da mais pra gastar com o que não presta.

Valeu!

Tem que tomar cuidado c/ essa loja "especializada", muitas vezes os caras só querem vender, ainda mais aonde vc nem conhece (EUA). Procure dar uma lida nos tópicos sobre as marcas mais utilizadas, as características de cada uma e, se possível, escutar outros carros p/ vc ter uma base sobre alguns equipamentos. Se não me engano o Beraldo é de Jundiaí, da uma pergunta p/ ele sobre lojas p/ essa região.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pra começo de SQ gastando pouco alguns recomenda algo do tipo:

- SUBWOOFER NAR 10SW2

- KIT 2 VIAS ESK165

- AMPLIFICADOR AUDIOBANK KA4100 ou:

- AMPLIFICADOR AUDIOPHONIC 800.4

Compartilhar este post

Link para o post

Douglas, meu irmão mora nos EUA a 25 anos, ele conhece bem as coisas por lá.

Iria pedir pra ele procurar uma loja que seja de confiança :legal:

Viepper, vou anotar essa configuração e fazer um orçamento.

Uma dúvida, vcs acham que usar falantes 6x9 (pioneer por exemplo) melhora a qualidade?

Meu set está assim:

Portas dianteiras: kit duas vias bravox CS60D

Traseira: triaxiais hurricane 5"

Portamalas: Sub bravox UXP 12" 500rms

Pensei em tirar as triaxiais de tras e colocar um par de coaxiais 6x9.

E tirar o sub tbm, pois os graves estão embolados, só reproduz frequências mais baixas.

Compartilhar este post

Link para o post

Douglas, meu irmão mora nos EUA a 25 anos, ele conhece bem as coisas por lá.

Iria pedir pra ele procurar uma loja que seja de confiança :legal:

Viepper, vou anotar essa configuração e fazer um orçamento.

Uma dúvida, vcs acham que usar falantes 6x9 (pioneer por exemplo) melhora a qualidade?

Meu set está assim:

Portas dianteiras: kit duas vias bravox CS60D

Traseira: triaxiais hurricane 5"

Portamalas: Sub bravox UXP 12" 500rms

Pensei em tirar as triaxiais de tras e colocar um par de coaxiais 6x9.

E tirar o sub tbm, pois os graves estão embolados, só reproduz frequências mais baixas.

Cara esquece 6x9 e falantes traseiros, no sq isso só atrapalha.

Grave embolado pode ser problema na caixa, ou ate mesmo o teu amplificador, pois o uxp é um dos melhores subs nacionais.

Só nao entendi uma coisa, que vc quer tirar o sub, que só reproduz frequencias mais baixas. Esse é própósito do sub, no SQ o sub vai até no maximo praticament 80hz, o ideal é cortar abaixo disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei em usar as 6x9 pq meu som só toca graves com baixa frequencia, os que tem frequencia mais alta simplesmente não escuto ou fica com aquele som de "taquara rachada".

Pensei que eu resolveria isso colocando um par de 6*9 atras.

O meu sub esta numa caixa dutada, sera que se colocar numa selada melhoraria isso?

Obrigado pelas dicas!

Compartilhar este post

Link para o post

Como o pessoal falaou, depende quanto vc quer gastar!

Se vc colocar teu sub em selada, vai perder spl, mas irá tocar mais rapido, ai vai de gosto!

E se tem a oportunidade do teu irmão trazer, aproveita, vai montar algo mais top com a grana que gastaria aqui!

Não vale a pena 6x9. De preferencia nada atras. Receita boa, kit 2way, sub e amp 4 canais. Só escolher bons produtos.

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse o supercharger o problema do sub pode ser da caixa mau dimensionada ou do ampli.

Eu prefiro caixa selada, mas como disse o Rodrigo, vai de gosto.

Quanto ao equipos nos EUA, pede p/ seu irmão dar uma perguntada lá nas lojas, depois posta aqui p/ galera te dar opiniões a respeito dos equipos que recomendaram.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia pessoal!

Gostaria de agradecer a tenção de todos, valeu pela força!!!

Ontem fiquei dentro do meu carro ouvindo musica umas 6h rsrsrsrs

Cheguei em casa, tomei um banho, uma gelada e fui pro carro ouvir varios CDs.

Mexi bastante nas regulagens do modulo e consegui chegar numa regulagem que me agradou bastante.

Mas ainda sinto falta de ouvir as frequencias mais altas (o som do contra-baixo nas notas mais altas eu não consigo ouvir bem).

Então pensei se ao invés de um par de 6x9 atrás, eu poderia usar um kit duas vias sem o twiter?

Sei que muitos defendem o conceito de palco etc, eu não sinto muita falta disso, muito propvavelmente por falta de costume de ouvir sons com essa característica, gosto de me sentir no "meio" do palco.

Será que um par de midbass no tampão resolveria essa "deficiência" ou to falando asneiras?

Abç!

Compartilhar este post

Link para o post

Duas coisas que eu faria no teu som.

Tratamento acustico nas portas dianteiras. Teu mid toca bem em porta tratada.

Segundo - O Hurricane dá para usar em um SQ de entrada, mas vc não ta curtindo o teu som. Eu acho que este ampli falta detalhamento, talvez seja isso que vc não esteja curtindo. Eu trocaria o amplificador.

Qual a litragem da caixa do teu sub, diametro e comprimento do duto? Assim dá para a gente simular e ver como essa caixa ta se saindo.

Qual é o modelo do carro?

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Supercharger, vamos lá:

A caixa tem 47L com um duto de 4" por 40cm (em L).

O carro em questão é um Gol Power G4 (até o meio do ano que vem, depois provavelmente um vectra ou fusion)

Ja pensei em adicionar um modulo para o sub, pois muitos criticam o hurricane, pensei em usar uma Banda Ice 800 só pra ele e futuramente um Soundigital pro stereo.

O tratamento de portas consiste em apenas forrar com manta asfáltica?

Se for isso eu posso fazer esse fds mesmo, pois tenho como comprar a manta e fazer em casa (gosto de DIY).

Abç!

Compartilhar este post

Link para o post

Sua caixa está com sintonia de 32,8hz !

Faz assim, faz outra caixa de uns 55 a 60L livres sintonia 35hz ! deve ficar bom !

No caso do ampli, para o UXP Power eu colocaria um audiophonic 900.1, e o para o par de kit 2 vias um audiophonic club 800.4 ! Deve ficar bom ! ;)

Editado por Viepper
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Viepper, vou testar essa caixa!

Se puder, me de uma explicação rápida sobre o que signifa a sintonia da caixa.

Ela estar em 32,8hz signifca que ela terá melhor rendimento nessa faixa de frequência?

Eu ja tinha até conversado com um marceneiro pra fazer a caixa, mas fiquei com medo de jogar mais $$ fóra.

Como o custo não é alto, vou testar uma de 55l e duto de 4"x35cm

Obrigado pela força!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, então sintonia, é o que determina a resposta de um certa caixa, sintonia é como se fosse uma frequência média da caixa !

Quanto mais baixa, mais o subwoofer vai descer, tocar subgrave/frequência baixa, e quanto mais alto, mais seco o subwoofer vai tocar, e tocar frequência alta !

Sua sintonia está boa, 32hz, boa sintonia pra tocar subgrave o que é até bom pra SQ ! E tem como deixar uma sintonia "mista", que é na faixa dos 35~36hz, descendo bem, e subindo bem também !

Como disse 55~60L livres, ou seja descontando o subwoofer e duto ! Pra você uma com 58~59L BRUTOS (sem descontar o subwoofer e duto) e duto de 4"/28cm deve ficar bom ! Creio que você vai sentir um grave um pouco mais macio, pois a caixa está maior !

E Obrigado pelo o +1 ! Sempre que precisar tamo ai []-[]

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Viepper, mais uma vez obrigado pelas dicas e paciência com o newbie aqui rsrsrs

Ja vou ver com o marceneiro se ele consegue fazer a caixa ainda pra esse ano, pois o pessoal aqui ja esta em ritmo de natal.

Assim que eu fizer a caixa posto os resultados.

Abç

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ainda sinto falta de ouvir as frequencias mais altas (o som do contra-baixo nas notas mais altas eu não consigo ouvir bem)

acho que fazer o que o tratamento das portas melhora isso, como o supercharger falou

agora, se tu confundiu frenquencias BAIXAS com ALTAS saindo do contrabaixo, não é isso que vai sanar o problema

se a falta é de GRAVE (frequências baixas) tem q rever a caixa, como o Viepper falou, ou até o sub (não sei como ele toca)

Compartilhar este post

Link para o post

Fala CristianoLO!

Eu sinto falta de ouvir as fequências mais altas que o sistema deveria reproduzir.

Não confundi frequências BAIXAS com ALTAS.

O grave tem, na verdade tem bastante SUB-GRAVE, por exemplo,rap, que tem aqueles graves bem extendidos, musicas do Ed-Mota, etc tremem o carro inteiro e com muita qualidade, é gostoso ficar la ouvindo, o grave sai macio, uma verdadeira terapia huiahsuiahusi

Mas qdo a frequência do grave é mais alta, a batida fica estranha, parece que o sub ta com o cone rasgado (nunca ouvi um sub com cone rasgado rsrsrs) mas da impressão que tem algo errado, aí sou obrigado a ir diminuindo o volume do sub e a musica perde a graça. Acho que essas frequências deveriam ser reproduzidas pelo mid do kit duas vias (me corrijam se estiver errado)mas sinto que ele tem pouco "peso" no som.

Desligo o sub e, deixo o som só no kit duas vias, e as caixas não tem muita expressão, mas posso estar errado e esperando muito de um kit desses, pois não tenho parâmetros de comparação.

Isso se dá somente em algumas músicas, ja me disseram que "não importa" o que eu faça que, não terei um som que toque bem todas as músicas, as vezes acho que estou exigindo demais, mas pra saber isso, eu precisaria que alguém que fosse bastante experiente ouvisse o som do meu carro e desse uma opinião.

Sobre as portas, acho que consigo fazer o lance da manta asfáltica, tenho bastante conhecimento com coisas manuais e ja desmontei as portas do carro varias vezes.

Só não sei bem ao certo o que fazer com a manta, seria apenas forrar a folha de porta com o material e pronto?

Abç

Editado por Corredor-X

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que essas frequências deveriam ser reproduzidas pelo mid do kit duas vias (me corrijam se estiver errado)mas sinto que ele tem pouco "peso" no som.

tu tá certo no que tu diz

as coisas que melhoram o rendimento do kit são a forma como ele está preso, a vedação dessa fixação em relação a o mid e a lata da porta, e a vedação da porta

um aro bem feito (se é que já não tem) e a manta deve melhorar a situação

se não melhorar, só trocando o kit

mas dá uma simulada no mid dele, tenta ver a partir de quando a resposta dele é boa, antes de mais nada

o bom é que depois de tratado, pode trocar o kit que a qualidade "já vai estar lá"

sobre a aplicação da manta, tem um tutorial muito bem feito aqui

http://autosom.net/artigos/mantaAdesiva.htm

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

CristianoLO, vou ver se compro a manta e aplico esse fds.

A ficação deve estar mal feita, li aqui no forum que seria bom fazer um "bafler" (não sei como escreve) em MDF, com certeza no meu não tem essa fixação.

Vou tentar vedar a porta como se ela fosse uma caixa selada pra sub, é isso que devo fazer?

E vou aplicar a manta na folha da porta, no minimo uma camada de 3mm.

Como eu simulo o mid ?

Abç

Edit: vi o tutorial e agora entendi certinho como se faz!!!

Show de bola!!!

A porta vira uma caixa selada.

Vou tentar fazer uma porta esse fds.

Editado por Corredor-X

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, este grave meio estranho, deve ser um grave embolado, é porque sua sintonia está baixa tocando bem subgrave, rap, hip-hop, black, já músicas com um grave mais alto ele embola !

Você pode estar abaixando a sintonia, diminuindo o comprimento duto, e ver se melhora, mas vai perde um pouco de subgrave !

Ou também pode ser que a frequência não é pro subwoofer e sim pro kit tocar ! Se colocar manta nas portas deve dar uma boa melhora, aplicando umas 4 camadas na parte interna e externa fica bom !

Para aplicar manta entra nos artigos do autosom: autosom.net/artigos.asp e vai na aba instalação (a 7º) e no segundo link: Aplicação de Manta Asfáltica Adesiva lá explica tudinho []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, tava simulando tua caixa aqui, até que não tá ruim não, ta com uma resposta próxima da caixa recomendada pelo manual.

Trata a porta com manta, e trocaria o amplificador, pois o sub parece estar passando fome com este ampli.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...