Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

zumbr

NAR

Recommended Posts

Postado em
tem o JL 12W7 que são 750wrms e é um Sub voltado para qualidade e spl...

Quantos reais? E onde eu acho? E qual potência pra tocar(tem que ser de qualidade)?

Valeww :legal:

Postado em
-Num futuro bem distante gostaria de comprar um AB 4070 para colocar no lugar da Pyramid....

VAI TER Q COMPRAR USADO....O A.B. 4070 SAIU DE LINHA...........hehehe

Mas vai de A.B. 4060 q é a msma coisa....ou parte logo para o 4100!

Postado em
Puxa..valew mesmo..então vou vender as 2 pyramids..ficaria melhor..muito obrigado mesmo....!!!

Ae...

Uso um AB 4050 pra empurrar um NAR10, e fica bala... O bridge dá 120wrms, casando direitinho com o sub...

Agora na frente, to em dúvida se pego esse kit novo, CS60 D...

Mas o sub toca gostoso sim, e desce pacas...

Abs

Marcelo

Postado em

aproveitando....

eu tenho uma caixa selada de 26 litros q tem um Bomber One 10", e queria substituir por um NAR 10" sem ter que mexer em caixa ou gastar mais nisso...

vou tocá-lo com o bridge de um AB4050, o que vcs achar de utilizar esta caixa selada de 26L?

Valeu!

Postado em

Vou aproveitar este tópico já que colocaram o NAR no paredão :P

Estou entre passar de um Kicker IX254 de 85wrms no bridge + NAR 10" para um MTX 564 de 280 wrms no bridge + UXP 10" (não definitivo ainda).

Potencia sei que vou ter, já que meu NAR com 85wrms fica devendo um pouco, mas e a qualidade? Quem mais, além do pitoresco já consegui comparar os dois?

Será que não é melhor eu continuar com o NAR 10", mas utilizando um amp. um pouco mais potente como o Lightning Audio 300.4 (150wrms no bridge)?

Quero um pouco mais de potencia, mas a qualidade é meu principal requisito.

Postado em
-Num futuro bem distante gostaria de comprar um AB 4070 para colocar no lugar da Pyramid....

VAI TER Q COMPRAR USADO....O A.B. 4070 SAIU DE LINHA...........hehehe

Mas vai de A.B. 4060 q é a msma coisa....ou parte logo para o 4100!

Opa... vc sabe qual o site da audiobank para que eu possa ver os novos amplificadores?

Postado em
caixa perfeita slackk

Ae gusk!

o pessoal fala q a caixa pro NAR 10" tem q ser imensa...

selada de 26L não seria pouco?

Abraço!

Postado em
alguém mais sabe opinar sobre esta dúvida da caixa?

QUOTE (gusk4x4 @ Jun 21 2004, 11:19 PM)

caixa perfeita slackk

Ae gusk!

o pessoal fala q a caixa pro NAR 10" tem q ser imensa...

selada de 26L não seria pouco?

Abraço!

Não entendi... o pessoal tá falando em caixas gigantescas...

alguém decifrou o que significa as denominações de projeto deles? olhem os volumes que eles colocam...

Quais as diferenças entre essas caixas? o que raios é dB Monster? :pirou:

qq coisa, desculpem o tumulto... tô meio de ressaca :ol

Sandroooooooo HHHHHHEEEEEELLLLPPPPPPPP!!!!! :huh:

Caixas Seladas para Subwoofer 10 NAR 1 - (10")

» Clássica ........: 30 L

» Normal ..........: 20 L

» dB Monster ....: 16 L

Caixas Dutadas para Subwoofer 10 NAR 1 - (10")

» Clássica ........: 56,0 L / Duto 3" x 26,5 cm

» Normal ..........: 42,0 L / Duto 3" x 28.5 cm

» dB Monster ....: 32,0 L / Duto 3" x 30.0 cm

Pra mim ia dar certinho uma dBMonster de 16 litros... pra fazer de fibra e colocar na lateral da mala do Prêmio... rs :vts

Postado em
Não entendi... o pessoal tá falando em caixas gigantescas...

alguém decifrou o que significa as denominações de projeto deles? olhem os volumes que eles colocam...

Quais as diferenças entre essas caixas? o que raios é dB Monster? :pirou:

qq coisa, desculpem o tumulto... tô meio de ressaca :ol

Sandroooooooo HHHHHHEEEEEELLLLPPPPPPPP!!!!! :huh:

Caixas Seladas para Subwoofer 10 NAR 1 - (10")

» Clássica ........: 30 L

» Normal ..........: 20 L

» dB Monster ....: 16 L

Caixas Dutadas para Subwoofer 10 NAR 1 - (10")

» Clássica ........: 56,0 L / Duto 3" x 26,5 cm

» Normal ..........: 42,0 L / Duto 3" x 28.5 cm

» dB Monster ....: 32,0 L / Duto 3" x 30.0 cm

Pra mim ia dar certinho uma dBMonster de 16 litros... pra fazer de fibra e colocar na lateral da mala do Prêmio... rs :vts

As caixas gigantecas são feitas através de simulações dos parâmetros do Subwoofer e tentar "adivinhar" o melhor rendimento desse sub...e a necessidade ou não de volume varia de projeto, carro e etc.

Quanto aos projetos mostrado pelos fabricantes, geralmente eles projetam as caixas que são mais flexíveis, ou seja, são feitas para usar em qualquer carro...sem um projeto específico.

Vamos às denominações:

Clássica, pelo maior volume, assume-se que a caixa tem uma sintonia mais baixa, ou seja, desce mais em detrimento a ataque, excursionamento, spl e etc.

Normal, caixa que está no meio do caminho...ou seja, mais equilibrada entre velocidade, baixa frequencia, spl e excursionamento.

Db Monster, caixa que privilegia o SPL do subwoofer, ou seja, não desce mto mas tem ataque e a maior pressão sonora possível.

P.S.: Creio que nenhuma das 3 caixa projetadas pela NAR tenha problemas com excursionamento...talvez a selada de 30L que possa aguentar no max. os 125wrms especificados pelo sub.

Postado em

Vou colocar dois N.A.R. de 10". Para ter uma resposta plana a caixa será de 250 L e dutada. Olha o projeto do WinISD.

Driver : N.A.R. 10

Project by : Tchobi

Project for : you

--

Number of drivers : 2

Box type : Vented

Box size : 249,0 l

Tuning frequency : 22,94 Hz

Vent : 1 vent(s)

0,109 m length for each

0,102 m round

Relative

Freq Gain SPL

[Hz] [dB] [dB]

20,00 -3,93 86,08

25,00 -0,36 89,65

30,00 -0,09 89,92

35,00 -0,05 89,96

40,00 0,00 90,01

45,00 0,04 90,05

50,00 0,07 90,08

55,00 0,09 90,10

60,00 0,09 90,10

65,00 0,09 90,10

70,00 0,09 90,10

75,00 0,09 90,10

80,00 0,09 90,10

85,00 0,08 90,09

90,00 0,08 90,09

95,00 0,07 90,08

100,00 0,07 90,08

Postado em
Vou colocar dois N.A.R. de 10". Para ter uma resposta plana a caixa será de 250 L e dutada. Olha o projeto do WinISD.

250L???

Hauahauahuah.

QUe isso meu.

Eu tenho 2 de 10" em dutada, e tenho resposta plana.

O sub desce até onde vc possa imaginar e tá tocando maravilhosamente bem. Um prodigio mesmo.

E minha caixa não é nem metade da sua!!!

[]

Postado em
e ae ? quê q faço?

Na minha opnião, com certeza, com a potencia que vc liga este sub vc vai poder ligar varios N.A.R...

Já tive um som com apenas um N.A.R 12" e posso lhe garantir que tremia muito(isso com caixa de fibra lateral)... ninguém dizia que era um sub apenas!!!

Imagine! E ligando dois, numa caixa bem feita e bem alimentados, pra um som interno é um otimo sub, mesmo... Eu garanto!!!

Postado em
Nada

Si tiver duvida, simulas os 2 em dutada, cada um em suas caixas ideiais.

É 6 por meia duzia.

Faça bem as simulações!

Não é 6 por meia dúzia não!

A resposta em SPL é diferente. O Nar de 12" tem uns 3 db a mais em 50 Hz. Isso é bastante som.

Postado em
Nada

Si tiver duvida, simulas os 2 em dutada, cada um em suas caixas ideiais.

É 6 por meia duzia.

Faça bem as simulações!

Não é 6 por meia dúzia não!

A resposta em SPL é diferente. O Nar de 12" tem uns 3 db a mais em 50 Hz. Isso é bastante som.

QUe caixas vc simulou?

Pq ñ existem esses 3dB.

Mas msm assim, de nada adianta simular.

Na hora do vamo ver, se vc quiser resposta plana mesmo, vai ter que ser outra caixa e o resultado foge completamente do mostrado no gráfico.

[]

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...