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Fabio Arisa

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o silvio ja me fez soldar um banco com uns 40 caps uma vez... mesmo assim nao aprendi haha

ôh menino, ñ presta atenção na aula e ñ fez o dever de casa! :vts

 

 

 

RIPA! :vts

 

 

PS.: Tb ñ sou safo com solda, mas um amigo engenheiro elétrico disse q faço melhor do q uns caras lá da época da facul. o-o-

Editado por Alves

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Será que, por exemplo, se eu tiver caps bons, tipo Mundorf, as não no valor exato, e completar com um solen em paralelo, perde qualidade?

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Nao tenho certeza mas ja vi isso sendo feito pela galera.

 

Sei que a associacao de varios caps de valor mais baixo ajuda na qualidade. Agora caps diferentes no mesmo ponto de corte nao lembro, na pratica, se fazia diferenca

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Mas vc conseguiu os valores das bobinas originais?

 

Pq sem elas, o risco de você acabar colocando o amp em curto é muito grande, especialmente no hi-pass.

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A segunda foto nao ficou muito nítida, mas deu impressão de ser 3a. Ordem pro HP. E mesmo com os valores das bobinar originais, se nao ligar uma carga no HP com o amp ligado, pode fumar mesmo; no LP parece que ja tem um resistor que pode dar uma "segurada" no sinal (no cross do Arisa, no original eu nao vi / nao sei)

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ôh menino, ñ presta atenção na aula e ñ fez o dever de casa! :vts

 

 

 

RIPA! :vts

 

 

PS.: Tb ñ sou safo com solda, mas um amigo engenheiro elétrico disse q faço melhor do q uns caras lá da época da facul. o-o-

 

Soldar é manha...

 

Encosta a ponta do ferro no local que vai receber a solda, e vem com o arame de solda, tocando entre a ponta do ferro e o terminal.

 

Depois que vc pega prática, é só alegria.

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rsrsrs e quando o ferro esta todo velho, sujo, cheio de estanho e nao tenho pasta de solda nem a buchinha por perto hahaha aqui eh mto rudimentar, soldando em cima do sofa, so com um baffle de madeira para segurar.

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aqui eh mto rudimentar, soldando em cima do sofa

ai sii Fabio! ahahahahahaha

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rsrsrs e quando o ferro esta todo velho, sujo, cheio de estanho e nao tenho pasta de solda nem a buchinha por perto hahaha aqui eh mto rudimentar, soldando em cima do sofa, so com um baffle de madeira para segurar.

 

Nunca usei a bucha vegetal. Uma época usei aquelas pedras de bromo (acho que é isto), pois elas limpam mesmo a ponta. A pasta eu usei uma única vez, e não vi graça nenhuma.

 

Estanho eu limpo quando o ferro esquenta... só estanhar toda a ponta, deixar aquele gotão, e dar uma "escarrada", ou seja, jogar a solda no chão ou na mesa. Fica zerado. Quando tá com muita impureza, eu raspo com uma chave de fenda. Minha mesa volta e meia tem que ser raspada, pois fica cheia de gota de solda.

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Fábio, o Focal TNB, tweeter do kit 165V30 é 8Ohms assim como o Utopia BE.

 

Há duas opções de corte nesse crossover, 3.7 e 5Khz, a 12 e 18dB respectivamente.

 

Parabéns pelo trabalho! Dá para ir além e bolar uma placa de circuito impresso para esse cross...

Dá um pouco de trabalho, mas o resultado pode compensar!

 

Abraços.

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Pois é. Eu manteria o cross do V30. Que quer queira quer não, é bem legal (2 opçoes de cortes e 3 de atenuação). Pois além disso, os tws sao da msma imp e possuem uma FS bem proximas. Assim n corre risco pro TW Be. Isso seria pra evitar gastar, como disse.

 

Sei q o intuito é a brincadeira e o aprendizado de se elaborar um cross e dps ir acertando. Mas acredito eu que dessa forma, se gasta tbm!

 

Acho que o Cross Unique já te daria um bom resultado, aliado a estética e segurança! E não é tao caro assim. Por uns R$800 vc compra os 2 cross em alguma revenda Focal, autorizado Koyama? Ficaria td na mesma linha.

Editado por RaoniPaiva

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Esse resistor eu vi, e pelo que entendi, esse é o LP pros mids, certo? Se for, a parte HP aparentemente não tem resistor (ou eu não enxerguei na foto) pra limitar o sinal que passa pela bobina e vai pro terra (parece que o resistor que está mais à direita está ligado em paralelo com a bobina, ou com um dos capacitores, o que não fornece proteção ao circuito).

 

E continuo achando que o HP está ligado como 3ª ordem.

 

tem resistor no hp e no lp. eh que esta meio escondido ao lado do cap 8.2uF

Editado por potato

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Potato basta buscar no google...

 

Crossuniq na gringa ja eh 600 reais cada lado

 

Cotei para mim Arisa, O crossuniq n:6 o valor é de R$ 850,00 o par.

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Vi aki o preco e eh mais ou menos isso msm q o rjrmotta falou! 800 reais.

Editado por RaoniPaiva

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entao vale a pena, eh um cross legal, eu ja ouvi em um evento da focal e tava bom

 

vou avaliar se nao eh melhor ja pegar o cross feito pela focal tb. ate da para comparar se for o caso

 

abs e valeu pelas infos

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Como o assunto é crossover, vou dar um up aqui, esse tópico me interessa bastante!

 

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Como o assunto é crossover, vou dar um up aqui, esse tópico me interessa bastante!

 

rick, limpa a tua caixa de entrada ai

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bom, dando prosseguimento, eu acabei comprando o crossuniq, que facilitou bastante a minha instalação e me deixou com mais espaço para melhorar meu cross artesanal (leia-se comprar outros componentes para teste)

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Arisa tbm testei este crossuniq no meu kit, e foi um up em relação ao original do meu kit.....

 

Mas tou construindo xover custom msm..... Mundorf, Jantzen, Clarity, WIMA, Obligato, RIFA, Vishay..........tou ficando maluco com isso.............kkkkk

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Vou me basear no crossuniq.

Alias, o CrossUniq era o Up que eu queria. Como eu achei todos os datasheets, vou comprar os componentes, todos os caps intermediários, indutores de fio chato, o básico pra mudar.

Pensei num zobel pros tweeters, ou sei lá, algum filtro pra melhorar o top end do tweeter.

O TNB é conhecido por ser "ardido", mas com uma boa eletrônica por trás, é extremamente detalhado.

 

 

O que vou me basear pra desenvolver é:

 

Datasheet CrossUniq:

 

http://shop.tchernovaudio.com/goods/pdf/notice-cross-uniq.pdf

 

Datasheet TNB:

 

http://www.focal.com/files/performance-tnb-technical-sheet.pdf

 

Datasheet Mid P165V30:

 

http://www.focal.com/files/technical-sheet-p165v30.pdf

 

 

Material sobre capacitores:

 

http://www.humblehomemadehifi.com/Cap.html

 

O CrossUniq é feito pro kit Berilium, é pro mid de 4Ohms, porem, SNME, o tweeter é 6ohms, não consegui confirmar essa informação agora. Talvez precise de um ajuste na parte do tweeter.

 

Como melhoria nesse cross, penso no zobel e já disponibilizar o biamp.

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Tw ardido geralmente não é culpa do top end. Geralmente é uma ressonância na faixa dos 8Khz, que, quando em excesso, dá uma BOA cornetada no agudo.

 

Pra ter uma ideia, coloque seus fones, uma música pra tocar no windows media player, vá lá no EQ e mexa em 8Khz... vai sentir como fica com um brilho estranho. Esta ressonância geralmente é culpa de reflexões internas e/ou ressonâncias do domo.

 

Neste caso, você pode fazer um filtro notch (filtro LP em paralelo com um HP, sendo que as frequências de sintonia não coincidem, criando um buraco na resposta) em paralelo com um resistor, que dará a "profundidade" desta atenuação.

 

Um RTA geralmente entrega fácil. Passe um sweep com o microfone próximo ao tweeter e procure por um pico consistente na resposta, nesta faixa.

 

Os tws focal que "brinquei", de domo invertido, geralmente não gostam de ficar off axis. Não sei qual é seu caso aí.

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