Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
juliox

Membro véi, som novo. Clio 2005 DIY

Recommended Posts

Boa noite pessoal do autoforum!

Enfim, agora de carro "novo", resolvi montar um sonzinho decente, mesclando qualidade com praticidade e originalidade.

O carro: Clio 2005 privilege, 1.6 16v, Hi-flex, 115hp na cana (que "popular"!!!)

O som:

HU > Original com controle no volante. Em breve com interface para utilizar entrada auxiliar, cartão SD e USB. Não cogito trocar, a não ser que descubra algum som compatível com o controle de volante. Caso contrário, nada feito!

RCA > Knukonceptz linha Kristal. Muito melhor que a linha karma, a construção é excelente e o custo x benefício indiscutível.

Amp > Arc Audio XXD5080 digital. Explicação: pequeno, esquenta pouco, gasta pouca bateria e foi o único que entrava pereitamente embaixo do banco.

Estéreo > Ainda não comprei, está original, mas 90% de chance de ser o hertz dsk130 nos locais originais.na porta e tw sobre o painel (por enquantoserá o nar 5 e 3/4 tw1 selenium).

Mono > Sub NAR-1 (isso mesmo, um NAR1 relíquia) de 12" em caixa lateral de fibra (ainda não comprada) de MDF 20mm

Vamos ao que interessa:

O som já está ligado. Falantes originais e sem o sub. Aproveitamos a fiação de falantes originais e usamos tomadas para deixar a instalação bem limpa. Sem purismo, fiação motherfucking não vai melhorar o som pros meus ouvidos no momentos, rs.

O adaptador scoche serviu para transformar as saídas alta em RCA. Ele ainda tem uma porção de funções que posso explicar adiante. Por ora, vou deixar apenas algumas fotos que tirei, basicamente da ligação do player e do amp ligado à noite. Muito em breve tem mais!!!!

20111109170852109.th.jpg 20111109171047193.th.jpg 20111109201037730.th.jpg 20111109201110625.th.jpg

Espero que gostem! Férias servem de alguma coisa, rs. Deixem seus palpites, opiniões, etc.

Abraços,

Editado por juliox

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Julio, já tentou aquelas interfaces de volante que vendem por ai? No MercadoLivre tem várias, o Abreu comprou uma vez pro Fusion uma que era universal, tinha uns jumpers que de acordo com a combinação servia para determinados carros e outro jumper que servia para determinados players, foi caro, mas nunca mais precisa comprar outra. E existem também aquelas para um carro e marca de som específica.

Achei muito legal esse conversor da Scosche, não conhecia esse equipamento dessa marca.

Compartilhar este post

Link para o post

clio 1,6 esse carrinho ganha de muito 2.0 por aí, esse bixinho avôa

parabens pela aquisição

acompanhando

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola Julião! Instalação limpa e discreta é sempre bom pra evitar os "amigos do alheio". Em relação à interface, salvo engano, o Sepacheco vendia para um monte de modelos. Vou ver se acho o tópico e te falo. Estou acompanhando.

Um abraço,

Sérgio.

Edit: link do tópico do Sandro: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=151518&st=0&p=2224312&fromsearch=1entry2224312

Manda um e-mail pra ele pra ver se ainda está produzindo.

Editado por sergiomontanha

Compartilhar este post

Link para o post

Pedro,

O conversor é fantástico cara. Ele possibilita múltiplas ligações, inclusive mesclando saída RCA p/ o amp e saída alta para os falantes traseiros, por exemplo. Ainda tem controle de ganho individual, tanto para a conversão RCA (line out) quanto para as saídas comuns. Ou seja, eu posso ligar um falante traseiro nele e regular o ganho de maneira que não distorça, acompanhe só como "ambiente" para quem esteja atrás do carro e não interfira muito no palco, sacou? Sobre as interfaces, to descobrindo agora que vocês falaram, vou pesquisar com calma, mas será uma excelente ideia de UPgrade bem próximo! Valeu pelo toque...

Thiago,

Não achei para o Renault Clio, mas valeu pelo toque, vou continuar pesquisando! Abraços,

Andretti,

Se voa cara... 115 hp pra mil quilos é uma boa relação, rssss. Fora que é completasso mesmo, carrinho muito bem acabado, gostei demais de tudo. Tá com 52mil apenas...

Sergião,

Valeu rapaz, o ideal é a simplicidade, ainda mais pra mim que não tenho mais o mesmo tempo pra futucar o som por dias inteiros, rs... valeu pela dica da interface, vocês me deram uma excelente luz! =)

Pra todos os que estão acompanhando:valeu galera! Já já posto fotos novas. Segunda que vem vou terminar esse estágio da montagem do som. Abraços,

P.s: sobre o 2 vias, alguém tem alguma opinião? Esse hertz vale mesmo? Em comparação ao CSD e tal, especialmente em relação aos tws. Aliás, ALGUEM NESSE FORUM SABE COMO TROCAR OS TWS DESSE CLIO???? Aquelas grades são coladas no painel, tem que desmontar TUDO? Quebrei a cabeça e não consegui nada... =/

Compartilhar este post

Link para o post

Continuando...

Hoje apenas colocamos o som e o amp no lugar, guardando os devidos cabos. O amp ficou embaixo do banco e sobrou espaço. Deixamos do ladinho esquerdo pra poder controlar o ganho e os filtros dele sem tirá-lo do lugar. Os cabos ficaram naturalmente escondidos e notem nas fotos que só se vê o amp com o banco totalmente pra trás. Na posição normal de direção, não se percebe que há um amp ali, rss. Por enquanto estou apenas com a HU original e spks originais alimentados pelo amp e já deu uma melhorada absurda! rs. Agora é sentir a diferença a cada UP.

Próximos passos:

1) Comprar caixa selada lateral p/ sub e instalar o sub.

2) Decidir pelo kit 2 vias e aprender a instalar o tweeter, rssss.

3) Começar a pensar - apenas pensar - em uma HU e na interface pra controle de volante.

FOTOS!!!

Hu original:

20111111150444142.th.jpg

O pretinho:

20111111150508203.th.jpg20111111150521420.th.jpg

Ampli embaixo do banco recuado e na posição normal:

20111111150558172.th.jpg20111111150611247.th.jpg20111111150624761.th.jpg

20111111150655921.th.jpg20111111150725459.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

ALGUEM NESSE FORUM SABE COMO TROCAR OS TWS DESSE CLIO???? Aquelas grades são coladas no painel, tem que desmontar TUDO? Quebrei a cabeça e não consegui nada... =/

TEM QUE ARRANCAR O PAINEL...se a facilidade pra trocar os falantes da porta imporessiona, também impressiona a dificuldade pra trocar os tweeters...resumindo são uns 10 parafusos para serem retirados, começa pela lateral do painel, perto da porta e da caixa de fusiveis, a seguirtem que tirar o acabamento do volante mais uns 4 parafusos), depois vão aparecer os que seguram o acabamento do painel de instrumentos e vão faltar os parafuso da lateral direita do painel. Trabalheira do catano!!! Além da posição dos tweeters originalmente é péssima, a chance de aparecerem ruidos depois de remontado é grande! No meu Clio os tweeters estão em cima do painel e direcionados!

Editado por Boccotte

Compartilhar este post

Link para o post

aquele conversor scosche é bacana.. tenho 1 aqui q usava antes com a hu original..mto util e simples hehe :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

além destes parafusos que o Bocotte falou, acho que tem uns nas saídas de ar perto do parabrisas tbem. Ví tirarem do Clio daqui de casa (2002 1.0 basicão), é um trampo razoável mesmo, uns 15 min para desmontar/15 pra remontar... a capa de cima do painel sai todinha, fica o cluster de instrumentos e o airbag só.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

TEM QUE ARRANCAR O PAINEL...se a facilidade pra trocar os falantes da porta imporessiona, também impressiona a dificuldade pra trocar os tweeters...resumindo são uns 10 parafusos para serem retirados, começa pela lateral do painel, perto da porta e da caixa de fusiveis, a seguirtem que tirar o acabamento do volante mais uns 4 parafusos), depois vão aparecer os que seguram o acabamento do painel de instrumentos e vão faltar os parafuso da lateral direita do painel. Trabalheira do catano!!! Além da posição dos tweeters originalmente é péssima, a chance de aparecerem ruidos depois de remontado é grande! No meu Clio os tweeters estão em cima do painel e direcionados!

realmente trocar os tw do clio é uma merdaa!! trabalheira do cão...

o meu no caso deu ruido depois, desmontei tudo novamente, e coloquei em alguns pontos uma espuma dupla face e resolveu, caso contrario antes em ruas de paralelepipedos, ou em arrancadas o painel vibrava junto com o carro..

Compartilhar este post

Link para o post

tem um tópc. no DIY que tem + ou - um passo a passo...só não tô achando!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou usando o mesmo player, os 4 canais pra tocar somente o kit dianteiro, fiz os cortes usando crosover PLXO antes do CI operacional, ficou bonzinho até...

Como tbm não quero perder o controle do volante e essa originalidade do painel que não chama atenção de vagabundo por ai, to pensando em adaptar uma entrada auxiliar na entrada do AM do processador de sinal( o meu clio é 2001, nao toca MP3 ;/)...

Muito bacana esse conversor da scoche, comprou aqui no brasil ou mandou vir via ebay?

abs

Compartilhar este post

Link para o post

tem um tópc. no DIY que tem + ou - um passo a passo...só não tô achando!

É o tópico da isntalação do som do ex-carro da esposa do Marcelo. É esse aqui.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Putz galera, com tudo o dito, só me restou uma decisão:

Abandonar a ideia de colocar os tws nos locais originais. Não to a fim de mexer em fibra nem de gastar muito dinheiro. To pensando em usar as capinhas internas dos retrovisores para esse fim, o que acham? To procurando um par pra comprar e "recortar". Outra ideia seria comprar uma coluna já com o aro, tipo aquelas de manômetro túniii. Vocês conhecem quem faça esses trabalhos por encomenda?

Robson, comprei no ebay, aqui você nem acha... eletrônicos pequenos e no limite da margem de tributação valem muito à pena comprar lá fora, igual RCA, etc. Coisas caras e/ou grandes que são mais chatas. Outro dia fiquei com uma guitarra alguns meses na alfândega de SP, rsssss.

Riquati, valeu pelo tópico, muito bom!

A todos, agradeço pela ajuda. Graças a vocês já desisti de desmontar o painel, já aprendi que posso trocar o player e usar o controle de volante, entre outras coisas. Agora só falta escolher o kit 2 vias e o local mais prático para o tw, aproveitando para direcioná-los. Aos pouquinhos o som vai saindo... =)

Abraços e bom feriadão pra galera!

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana juliox, vou acompanhar seu tópico pois hoje comprei o que faltava para meu som e tenho um clio também!

Removi o rádio original e por hora telecomando desligado, juntar grana para a interface :legal:

De cara já posso deixar uma dica se for trocar o player um dia, o clio não tem espaço suficiente para um cabo rca com conectores tamanho padrão atrás do player, como estou fazendo cabos DIY foi obrigado a comprar aqueles conectores minúsculos dourados (que de ouro não tem nada) e mesmo assim o fio fica com 1cm de espaço para dobrar, no lado do modulo consegui por santo angelo ninja.

Ainda não fiz nada além da troca do player, dependendo podemos trocar umas informações para instalação! []-[]

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana juliox, vou acompanhar seu tópico pois hoje comprei o que faltava para meu som e tenho um clio também!

Removi o rádio original e por hora telecomando desligado, juntar grana para a interface :legal:

De cara já posso deixar uma dica se for trocar o player um dia, o clio não tem espaço suficiente para um cabo rca com conectores tamanho padrão atrás do player, como estou fazendo cabos DIY foi obrigado a comprar aqueles conectores minúsculos dourados (que de ouro não tem nada) e mesmo assim o fio fica com 1cm de espaço para dobrar, no lado do modulo consegui por santo angelo ninja.

Ainda não fiz nada além da troca do player, dependendo podemos trocar umas informações para instalação! []-[]

[]'s

Qual o ano do teu clio? Eu tive a impressão, ao tirar o rádio que tinha muito espaço lá, rsss.

Qualquer coisa me manda MP que a gente conversa sobre instalação. To ainda resolvendo uns detalhes do som...

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

O meu é 2007, na real cabo rca só deve servir comprado pronto com conector rca normal, pra ter ideia tentei por um santo angelo e deu certinho só que sem o cabo :banghead

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post

Link para o post

O meu é 2007, na real cabo rca só deve servir comprado pronto com conector rca normal, pra ter ideia tentei por um santo angelo e deu certinho só que sem o cabo :banghead

[]'s

É só escolher um player que o rca não é preso na carcaça. Tem uns que sai os cabos do player aí é mais fácil de acomoda-los dentro do painel.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabia que alguns player tinham essa opção :legal:

Como já havia comprado o player e optado por rca diy onde geralmente os conectores são maiores que os cabos "prontos" fui obrigado a usar conectores menores e inferiores do lado do player, espero não perder qualidade com isso pasmafaute

Dica do gariba bem legal para carros com painel com pouco espaço traseiro no alojamento do player!

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Putz galera, com tudo o dito, só me restou uma decisão:

Abandonar a ideia de colocar os tws nos locais originais. Não to a fim de mexer em fibra nem de gastar muito dinheiro. To pensando em usar as capinhas internas dos retrovisores para esse fim, o que acham? To procurando um par pra comprar e "recortar". Outra ideia seria comprar uma coluna já com o aro, tipo aquelas de manômetro túniii. Vocês conhecem quem faça esses trabalhos por encomenda?

no clio na patroa eu colei com dupla face 3M nos cantos do painel.

Compartilhar este post

Link para o post

Não pode parar! rs

Pessoal, descobri algo incrível esse fim de semana: meu NAR-1, que eu jurava ser de 10", é na verdade de 12". Detalhe que eu quase comprei uma caixa lateral para sub de 10", que sorte! Mais coincidência ainda é que eu lembrei que tinha uma caixa pra sub de 12 no meu porão. Fiz o teste e ... tcharam!

20111119130249270m.th.jpg 2011111913025827.th.jpg

Ficou certinho né? Também achei. Mas o melhor é que ficou "0800", hehehe. O troço que tá ali é tipo um "calço" pra caixa nção se mexer, depois eu vou pensar em algo mais inteligente e menos feio. Outro detalhes: o step do clio é pra direita, o acesso ficou 100% ;) Como raramento viajo com carro cheio, não vejo porque inventar outra coisa agora.

HU resolvi manter a original por ora. Comprei uma interface - cara até - que entra onde seria o lugar da disqueteira (cd changer) e possibilita a ligação de USB, P2 e cartão SD, todos controláveis pelo som, ou seja, também pelo controle do volante, além de aparecer no painel (ô frescura). Saiu por 80 doletas, carinho mas gostei pela praticidade e originalide. Além disso, um Player novo com a interface pra controle de volante sairia 4x isso.

Estéreo: comprei um "kit" que tava num precinho legal com um mid nar 5", um cross handmade e um tw 3/4 selenium. Já é melhor do que o original. Vou fazer da seguinte maneira: instalá-lo e, até o fim do ano, vou substituir pelo kit hertz, jogar os mids pra porta de trás e os tws pro carro da minha coroa que tá só com uns mids na porta.

Aguardem por novidades quanto ao posicionamento do tw, heheheheheheheeh.

Abração pessoal e continuem postando!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...