Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Nilldo

[Ford Focus Hatch] 2010/2011 - SQ dia-a-dia

Recommended Posts

Postado em

Eu uso o ultimo de 10. Minha caixa tem 38 litros, duto de 4' com 56cm. Não sopra. O f3 está em 26hz. Eu gostei mais dele em dutada, mas aí é questão de gosto.

Também acho que f3 em quase 50 hz muito alto.

Ah, meu sub é de 4 ohms.

Postado em

Eu uso o ultimo de 10. Minha caixa tem 38 litros, duto de 4' com 56cm. Não sopra. O f3 está em 26hz. Eu gostei mais dele em dutada, mas aí é questão de gosto.

Ah, meu sub é de 4 ohms.

Eu fiz uma selada de 22L totais e sei lá ... o sub está "rachando"... tipo meu DVD vai o volume de 0 a 35 ... no 22 o sub "racha" toca fazendo um "brog" . "brog" sabe? estranho :/ ... isso que o ganho do amplificador está em 50% e o LPF em 50hz.

Só que tem uma coisa ... eu liguei na bateria original ... nessa altura as luzes do carro piscam todas hehehe ... eu vou colcoar uma bateria de 90A da impact e ver no que dá. Eu gosto de grave encorpado. Eu pedi para o instalador fazer a caixa do manual selada com 27 L totais (Vb=25L + 2L do sub) mas ele insistiu na de 22L do programa Power-X. Estou só esperando a bateria chegar pra ver se terá diferença.

Postado em

O som ficou pronto (posto fotos depois) e as impressões são:

- DVD Kenwood: Cara ... meu primeiro DVD e achei ele bem bacana, muitas funçoes, gostei muito das regulagens , tudo independente por auto falante, curti isso. Só achei ele meio lerdo na hora de ligar, ainda to aprendendo a mexer nele.

- DLS Nordica: pqp adorei esse kit ... o tweeter dele é demais e os mid descem bem bacana ... gravezinho encorpado ... o estéreo ta muito bacana me agradou demais ... esse kit toca alto afe maria. E outra meu NAR nas portas traseiras parece que não acompanha o nordica hehehe ... nem escuto eles atras direito, como disseram antes, um kit bem bacana na frente nem vai fazer muita falta atras, mas pra quem vai atras ai sim fica show o nar. O nordica ta com hpf em 50hz e o nar em 80hz senão o nar "racha" o som (faz aquele som de "brog" "brog" hehee que eu mencionei no topico anterior). Pra mim o estéreo ta demais

- Morel Ultimo 10": não sei ainda se é a caixa, o sub, ou o amplificador ... o sub está rachando (faz um som estranho qdo aplicado alto volume nele), o instalador disse que é falta de eneergia, pois o sistema todo está instalado na bateria original do carro que acredito que seja no maximo 50A. Qdo tocado em volume mais ameno ... 20 (escala de 0 a 35) o grave é gostoso de se ouvir ... um pouco mas pouco seco, ainda nao dá pra ter as devidas impressoes, pois nao exigi tudo dele o tanto que o SPL ta bem pouco pra um sub de 1000w rms. O amplificador ta com ganho em torno de 50% ainda ou até menos para que eu possa escutar o som até pelo menos no 23/25 de volume dependendo da musica. Ai quero colocar esse sub em uma dutada tb. Outra faltou fiação eu peguei a de 8mm da shok pro sub, mas faltou e "imendei" com 3,3 da shok tb!!!

Mas é isso depois posto as fotos pois gostei de como ficou o arranjo de amplificadores, crossovers, fiação e tudo mais.

Abraço

Postado em

Tá ai uns amps q se vê pouco hj em dia por aqui (Wharf). Não lembro nem de ter visto comentários sobre esses modelos mais novos. Queria ouvir esse Clean Signature e o Flex.

tive um clean esse ano, e vou te dizer que sequer cheguei a ligar, me desfiz por justamente não ter mais 'tempo' para mexer com som automotivo :(

Postado em

tive um clean esse ano, e vou te dizer que sequer cheguei a ligar, me desfiz por justamente não ter mais 'tempo' para mexer com som automotivo :(

como assim , os amplificadores da whaf não são bons? isso?

antigamente só se falavam neles para qualidade

Postado em

Ah, meu sub é de 4 ohms.

Postado em

22 não é pouco não... não lembro exatamente o que a Morel pede, mas ela dava 3 opções de caixa...

no meu mesmo, o de 12 SC, tinha a "normal", a deep clean bass e a dance bass... resposta muito plana da deep clean bass... descendo até os infernos... acho que 60 litros selada.. dá uma olhada aí...

Postado em (editado)

Costa ... Esses 38 é a litragem total? Já incluindo a litragem do sub mais a litragem do duto? Vou fazer uma caixa igual a sua valeu abraço

38 livres. 39 total. Foi considerado 1l de sub+duto. O duto tem 2 curvas para caber dentro da caixa.

Editado por AFCosta
Postado em

38 livres. 39 total. Foi considerado 1l de sub+duto. O duto tem 2 curvas para caber dentro da caixa.

Eu liguei uma fonte da soundigital na bateria ... cara o barulho persiste :(

Encomendei uma bateria mxr impact 90A chega semana que vem acredito.

No manual pede Vb= 25L selada e Vb=30L dutada com duto de 3" com 27cm

Poxa só falta o sub ter vindo bixado :/

Postado em

Possibilidade 1:

Sub bixado - Já ouvi falar (mal) do controle de qualidade da Morel, o que mais dá pau é sub, você não seria o primeiro nem o último

Possibilidade 2:

Caixa pequena demais. Sub batendo bobina. CUIDADO, pode acabar com ele!!

Pode testar ele fora da caixa e ver o que é o ruido, em qual parte do sub ele aparece mais.

Dúvido que seja falta de alimentação...

Postado em (editado)

Possibilidade 1:

Sub bixado - Já ouvi falar (mal) do controle de qualidade da Morel, o que mais dá pau é sub, você não seria o primeiro nem o último

Possibilidade 2:

Caixa pequena demais. Sub batendo bobina. CUIDADO, pode acabar com ele!!

Pode testar ele fora da caixa e ver o que é o ruido, em qual parte do sub ele aparece mais.

Dúvido que seja falta de alimentação...

Sem entrar no mérito do controle de qualidade da morel, pois não sei como é, mas se o sub estivesse bixado acho q ele não tocaria alto nem baixo (volume). Acredito + na 2ª possibilidade.

Editado por AFCosta
Postado em

Vou postar mais algumas fotos aqui e putzzz deu mer**.

Meu wharf clean entrou em proteção. Eu escutando som, do nada apareceu um xiadoooo do caramba, desliguei o dvd e o xiado permaneceu por alguns segundos e parou. Fui ver o porta-fuse ... o fusivel do wharf rompeu. Fiz alguns testes, troquei o dvd por um toca cd e até achei que fosse aterramento do dvd, mas depois concluímos que era o wharf clean mesmo e no meio dos testes o clean entrou em proteção. Já tinha notado que o som do canal 1 e 2 estava bem mais alto que o canal 3 e 4 ... achei até que meu kit NAR não acompanhava o nordica. Porém para não ficar sem som, troquei o clean por um power one :( caraaa ... eu me surpreendi com a diferença de agudo. PQP o clean tem uma difereça absurda. Porém notei que com o power one o kit NAR tava mais "emparelhado" no quesito altura/volume do som que com o clean. O instalador disse que o canal 03 do clean qdo ele instalou pela primeira vez tinha dado uns ruidos mas logo parou. Vou ligar para o Franco e pedir pra ele dar uma olhada no amplificador.

O som do morel ultimo deu uma melhorada, não está fazendo tanto "proc - proc" mas vou fazer outra caixa.

A dúvida está na aquisição da bateria:

- R$ 400,00 uma impact de 90A

- R$ 380,00 uma moura prata de 90A

qual levo?

valeu galera

Postado em

Muito bom, não tinha visto seu topico.

Esse nordica realmente tem potencial,otimo kit.

Já pensou em regular de um jeito que só liga os falantes de traz quando tem alguem no carro?

Quando está sozinho escutar apenas o nordica e sub, quando tiver mais gente vc liga atrás...

Te trara mais retornos em termos de fidelidade do que dois kits juntos

Esse sub vc comprou zero?

Pode estar descentralizado, experimente pressionar o cone com o dedo e empurrar para traz e levemente p/ alguma extremidade, o correto é não raspar..

Ou a caixa é muito rasa mesmo como citaram

Postado em (editado)

Muito bom, não tinha visto seu topico.

Esse nordica realmente tem potencial,otimo kit.

Já pensou em regular de um jeito que só liga os falantes de traz quando tem alguem no carro?

Quando está sozinho escutar apenas o nordica e sub, quando tiver mais gente vc liga atrás...

Te trara mais retornos em termos de fidelidade do que dois kits juntos

Esse sub vc comprou zero?

Pode estar descentralizado, experimente pressionar o cone com o dedo e empurrar para traz e levemente p/ alguma extremidade, o correto é não raspar..

Ou a caixa é muito rasa mesmo como citaram

Ola ribas cara comprei o sub zero e o barulho diminuiu consideravelmente. Só quando aumento o som lá por 30 que em algumas musicas e qdo abro o porta-malas que ele faz o barulho, porém mais ameno.

Sobre o kit cara, com o clean eu mau escutava o nar atras hehehehe ... tinha muita diferença. Os tweeters do nórdica são muito bacanas, eu pelo menos adorei. Até agora de todos os equipamentos que comprei o que mais me agradou e me impressionou foi o nordica ... e agora comparando o clean. fo** que enm tem a possibilidade de escutar outros amplificadores.

Não entendi muito bem o que devo fazer com o sub ... vc disse apertar o cone / empurrar para trás e depois para ps lados? isso?

Abraço

Editado por Nilldo
Postado em

Ola ribas cara comprei o sub zero e o barulho diminuiu consideravelmente. Só quando aumento o som lá por 30 que em algumas musicas e qdo abro o porta-malas que ele faz o barulho, porém mais ameno.

Sobre o kit cara, com o clean eu mau escutava o nar atras hehehehe ... tinha muita diferença. Os tweeters do nórdica são muito bacanas, eu pelo menos adorei. Até agora de todos os equipamentos que comprei o que mais me agradou e me impressionou foi o nordica ... e agora comparando o clean. fo** que enm tem a possibilidade de escutar outros amplificadores.

Não entendi muito bem o que devo fazer com o sub ... vc disse apertar o cone / empurrar para trás e depois para ps lados? isso?

Abraço

Aperta o cone do sub, empurrando ela um pouco pra lateral.

Postado em (editado)

Esse sub da Morel nao aguenta corte alto em alto volume em selada. Esse sub foi feito pra tocar no pau até no max uns 40/24db. Se passar disso ele reclama.

No meu carro não reclamou não (Ultimo 12 2Ohms), mas o objetivo do sub é qualidade e não SPL, isso tem que ser lembrado.

Utilizei uma caixa de 54 litros brutos com duto de 4 polegadas (não lembro o comprimento). Antes estava tocando numa selada de 30 litros brutos e também tocou MUITO.

Ps.: Sub que o Lucas Matheus me emprestou, pois sempre quis testar um.

Morel Ultimo desce MUITO, sub rápido, show de bola.

Empurrava ele com o canal D da 5.1k, 1150 rms a 2 ohms.. ANIMAL.

Edit.: Cheguei a cortá-lo em 80hz, mas como meu gosto pessoal pede um corte mais baixo, 90% do tempo que tocou, o fez com corte LP em 31,5hz pasmafaute

Editado por Bruno Malachini
Postado em

No meu carro não reclamou não (Ultimo 12 2Ohms), mas o objetivo do sub é qualidade e não SPL, isso tem que ser lembrado.

Utilizei uma caixa de 54 litros brutos com duto de 4 polegadas (não lembro o comprimento). Antes estava tocando numa selada de 30 litros brutos e também tocou MUITO.

Ps.: Sub que o Lucas Matheus me emprestou, pois sempre quis testar um.

Morel Ultimo desce MUITO, sub rápido, show de bola.

Empurrava ele com o canal D da 5.1k, 1150 rms a 2 ohms.. ANIMAL.

Edit.: Cheguei a cortá-lo em 80hz, mas como meu gosto pessoal pede um corte mais baixo, 90% do tempo que tocou, o fez com corte LP em 31,5hz pasmafaute

Ó, não sei quanto ao de 10", mas o meu de 12" era algo bem maneiro heim... como gosto de ouvir um metal mais progressivo, coloquei aquelas musicas com uns pedais duplos bem fortes... baixo... tudo mega rápido, e o falante tocou "divinamente"... muito rápido, forte, limpo... mas, como o Brunão disse, a caixa é meio monstro, 54 Litros.

Tente fazer uma caixa de teste, recomendada pelo manual, bem vedadinha... e tenta outros amps tbm... para poder isolar bem o problema, caso ele exista.

Do mais Nildo, Parabéns pelo som!

Postado em

Putzzzz bacana mesmo mais comentários aqui ... gente aconteceu tanta coisa errada nesses últimos meses que deixei meio de lado. Em resumo meus Whaf deram pau. O Clean apareceu um chiado nele do nada e o 999 entrou em proteção. (depois explico o que aconteceu).

Sobre o sub ... fiz uma caixa de 40L totais com duto de 4" com 55cm. O corte LP ta em 50Hz. Ganho do amplificador SD1000 em 70% (troquei até resolver o problema com o wharf) .. e mesmo assim o barulho "proc, proc" aparece. Da para controlar o "volume" do sub pelo DVD e ele ta em -8. Em volume do som normal variando de 26 a 28 o "proc proc" começa a aparecer ... mas notei uma coisa ... o SD tem a luz que indica quando ta dando distorção (anticlipping) e notei que o "proc proc" começa a aparecer quando o amplificador começa a clipar. Em volume mais baixos não aparece esse barulho e o som é muito gostoso meu ... ta loco, mas o fo** que quando quero dar uma aumentada no som ... não dá por causa do barulho. Esse kit nordica pqp ... que kit massa demais ... e vi uma diferença gritante a favor do wharf clean ... quando deu esse chiado no wharf troquei ele por um powerone (ia viajar e sem som é fo**) caraaaa ... a difenreça de agudo e médio é muito alta ... porém essa diferença só aparece no nordica e não muito no NAR heheheh. Hoje em dia o grave estou com um SD1000 4ohms e estéreo um Sd250 (2x 125 2ohms) pra não ficar sem som mesmo até resolver os wharf. O instalador me diz que é bateria pois estou alimentando tudo com a bateria original de 50A (eu acho que é 50) mais um megacapacitor de 2 Farad. Minha dúvida é se compro um Impact de 90A ou uma Moura Prata de 90A. O que vcs acham ? Alguém me ajuda ?

Relatando os acontecidos ... Meu Wharf Clean do nada começou a mandar chiado no estéreo ... eu parado com o carro, fazendo testes e regulando o DVD, som no volume 25 (min 0 e máx 35) e do nada apareceu um chiado que mesmo desligando o DVD o chiado permaneceu por alguns segundos e depois parou. Era um chiado alto afe maria hehehe. Aí fui ver ... o fusível do porta-fuse abriu do Wharf Clean. Troquei o wharf por um powerone blz o chiado sumiu. Ai fui testar o wharf pra fora do carro e ... o chiado do wharf sumiu tb :S. Ai voltei o wharf dentro do carro e o chiado voltou. Olha que zica. Fiz alguns testes trocando falantes, o DVD por CDplayer e vi que era o problema com o Wharf ... hj em dia to tocando o nordica com um SD250 (2canais de 125w rms 2 ohms) só pra dar um sonzinho.

Durantes os testes substituindo os amplificadores o Wharf 999 entrou em proteção :banghead e dai eu substitui ele por um SD1000 e tamo ae tocando um som nas adaptações.

Hj em dia ta assim:

DVD Kenwood 8032BT

Amplificador Estéreo SounDigital 250

Kit frente: DLS Nordica

Amplificador Grave: Soundigital 1000 4ohms

Sub: Morel Ultimo 10" 4ohms

Caixa Sub: 40L Totais duto 4" de 55cm (essa caixa peguei igual a um usuário do fórum que postou nesse topico)

Bateria: Original Focus 10/11 acho que 50A + megacapacitor 2 farad

Fiação: Shok 54mm até porta-fuse e abre em 2 de 21mm para os amplificadores.

Regulagem Estéreo: DVD equalizador tudo no "zero" e HP em 50hz pro nordica e 80 hz pro NAR (em volumes mais alto o NAR distorce)

REgulagem Sub: LP em 50 Hz e volume do sub em -8

Agora vou esperar a bateria chegar pois se continuar esse problema no sub ... NÃO SEI MAIS O QUE FAÇO ----> Garantia.

Postado em

Cara, de longe dá p/ tentar ajudar. Se vc manda distorção, acho q não pode culpar o falante. Em 1º lugar, coloque o ganho de forma q ñ mande distorção. Se vc quer o sub destacando, retire mais ainda o ganho do kit de forma q equilibre da forma q vc quer. Aí talvez o som ñ fique na altura q vc quer. De longe não dá p/ saber a altura q vc quer. Eu ñ uso bateria auxiliar e não tenho esse 'proc proc'. Minha bat é heliar 75a no cofre e só. E a maioria acha q escuto som alto. No RTA tenho uns 5db acima do flat nas frequências baixas.

Seria bem melhor vc reduzir o ganho do amp e deixar no dvd em zero.

Se vc não mandar distorção e o sub fizer esse barulho estranho, aí só garantia mesmo p/ resolver.

Postado em

Pensei que fosse pelo anticlipping! :vts

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...