Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Nilldo

[Ford Focus Hatch] 2010/2011 - SQ dia-a-dia

Recommended Posts

Galera ... depois de VÁRIOS impecilhos e contratempos na aquisição dos equipamentos ... comecei a montar meu som.

Carro: Ford Focus Hatch GLX 1.6 2010/2011 preto

HU: DVD Kenwood 8032BT

Amplificador Estéreo: Wharf Clean Signature

Kit 2 vias Frente: DLS Nórdica

Kit 2 vias Traseiro: NAR Kevlar

Amplificador Grave: Wharf 999 (O Franco fez um upgrade no meu antigo 666A ... ficou 1000wrms [brigde] e Classe AB)

Subwoofer: Morel Ultimo 10" (1000wrms)

Fiação Energia: Shok 54mm e 21mmm

Fiação Kits: Shok 3,3mm

RCA: Knukonceptz Crystal

Bateria: Stroke Power 90A

Megacapacitor: Audiophonic 2Farad

Moro na cidade de Lucas do Rio Verde/MT a 350Km de Cuiabá ... e aqui deixei para instalar o som na EXTREMO SOM. O rapaz tem uma boa noção de instalação de som, entende bem parece, tô botando fé nele.

A dúvida que estou mais indeciso é a Caixa do Sub. O manual fala em 30L livres com duto de 3" de 33cm. Queria um som dia-a-dia mas gosto de subgraves. Curto graves abaixo de 50hz e odeio o grave de 80hz (esse dá dor de cabeça hehehe). Essa caixa do manual seria uma boa pedida?

link manual

http://morelhifi.com/support/pdf/mobile/Ultimo%20Manual.pdf

link com gráficos de outras caixas

http://morelhifi.com/media/pdf/Ultimo_Subwoofer_series_catalogue_2008.pdf

O que acontece que a caixa com essas medidas e duto o Programa Power-X avisa que não ficará bom :/ ... "e agora josé"? Pior que o programa aponta que o melhor pra esse sub é caixa selada ... mas será que não perco em SPL? Alguém da um ajuda aí ? :)

O som começou a ser instalado na quarta ... sábado é pra estar no jeito

Segue fotos do carro e do som:

img0666do.th.jpg

img0664pn.th.jpg

img0669vo.th.jpg

img0668op.th.jpg

img0659ha.th.jpg

img0660fg.th.jpg

img0665pi.th.jpg

img0673fy.th.jpg

img0672m.th.jpg

img0658k.th.jpg

img0671d.th.jpg

img0674e.th.jpg

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

P/q kit 2 vias atrás? Se não estiver ligando pra palco sonoro, T.A. etc, põe logo um coaxial. Kit 2 vias atrás é desperdício em tds os sentidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Varia de gosto pra gosto né, mas é até pecado com o nordica botar mais um kit atras, mesmo que seja coaxial.

Vai fica bonzão o set heim =]

Parabéns.

Compartilhar este post

Link para o post

Varia de gosto pra gosto né, mas é até pecado com o nordica botar mais um kit atras, mesmo que seja coaxial.

Vai fica bonzão o set heim =]

Parabéns.

Eu já não acho legal independente do kit frontal, se o objetivo é qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

não acho desperdicio falantes atras..atenua eles, deixa eles ligados em mono para um Rear-fill, pelo menos quem vai atrás ouve um sonzinho.

Compartilhar este post

Link para o post

não acho desperdicio falantes atras..atenua eles, deixa eles ligados em mono para um Rear-fill, pelo menos quem vai atrás ouve um sonzinho.

Eu curto um som atrás, mas vai ficar mais baixo ... só para dar aquela sensação de "preencher" o carro.

Hoje está passando as mantas nas portas de tarde começa a fazer rack e a CAIXA :)

Compartilhar este post

Link para o post

Boccotte, tu já sentou no banco traseiro de um carro com um som acertado na frente? Faz falta nenhuma...

Compartilhar este post

Link para o post

E ai Nildo, até q fim começou a instalação ein?heheh

Acompanhando...

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Boccotte, tu já sentou no banco traseiro de um carro com um som acertado na frente? Faz falta nenhuma...

Concordo! A Distancia dos ouvidos de quem ta na frente, pra quem está atrás é o que? 1m!? Acho que no ambiente do carro, isso não fará muita diferença no som.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao gosto de usar KIT ou Ccoaxial atras. eu acho que atrapalha.

mas isso é uma questao nao só de gosto pessoal , mas tambem da finalidade do projeto.

acompanhando :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

E ai Nildo, até q fim começou a instalação ein?heheh

Acompanhando...

Boa sorte!

Haaaaaa ... passou da hora né gurizão.

O som era para estar instalado desde primeira quinzena de setembro hehehe ... mas tranquilo, pelo menos será do jeito que eu sempre quiz, os imprevistos até que me ajudaram hehehehe.

(pra deixar o pessoal informado: é que eu tinha comprado um morel sc 10" [600wrms] e ele veio 2ohms e eu precisava de 4ohms ... pra vir outro sub demorou uns 2 meses quase, aí resolvi logo pegar o de 1000wrms e fazer o upgrade no 666A)

Compartilhar este post

Link para o post

voltei agora pouco da loja ... já instalaram as mantas e agora é a dúvida da caixa.

vou fazer a do manual mesmo e ver no que dá.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera ... nas portas passei 2 camadas de manta na parte de dentro e 1 camada na chama de metal que é "rebitada" na porta. será que é suficiente?

Segue mais fotos

img0453d.th.jpg

img0452k.th.jpg

img0450iq.th.jpg

img0449z.th.jpg

img0448c.th.jpg

img0447lc.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Galera ... nas portas passei 2 camadas de manta na parte de dentro e 1 camada na chama de metal que é "rebitada" na porta. será que é suficiente?

A princípio sim, reveste o forro de plástico tb se puder e põe algum material como espuma ou feltro entre o plástico e a chapa pra evitar grilos. Tá ficando show d bola.

Compartilhar este post

Link para o post

A princípio sim, reveste o forro de plástico tb se puder e põe algum material como espuma ou feltro entre o plástico e a chapa pra evitar grilos. Tá ficando show d bola.

Alex ... li seu comentário e acabei de ligar pro dono da loja ... colocar mais uma camada nas portas dianteiras e feltro também. Valeuuu

To ansioso demais pra ouvir o som , pois nunca ouvi um sub morel e nem um kit superior aos NAR.

Meu antigo SET (o carro era um corsa) era kit e coaxiais NAR kevlar, 2 NAR SW3 + whaf flex e 666A + pioneer 6800 e já achava um ótimo som hehehe ... imagina agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois bem ... acredito que hoje as portas serão finalizadas ...

nas portas dianteiras passei 3 camadas de manta na parte interna e 2 camadas na chapa de metal. Na moldura de plástico irei colocar feltro na parte interna.

nas portas traseiras coloquei 02 camadas de manta na parte interna e 1 camada na chapa de metal. Também irei colocar feltro na moldura de plástico.

o porta malas irei adicionar manta também e resolvi fazer caixa de fibra/massa na lateral. O instalador sugere que eu coloque em selada ... porém lendo alguns tópicos me disseram que esse sub tem pouco SPL ... então acho que vou de dutada mesmo.

Alguém já ouviu esse sub morel ultimo 10 em mabas as caixas?

as molduras dos tweeters já estão quse prontas faltando só acabamento final que é pintura.

irei pintar também a moldura de metal do tweeter pois é é dourada e o interior do carro é cinza.

segue algumas fotos

img0464xa.th.jpg

img0463g.th.jpg

foto02p.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Decidi fazer uma caixa selada mesmo com volume de 22L totais.

Caixa esta dimensionada pelo software POWER-X ... então vamos ver no que vai dar :D

A caixa dutada do manual analisada pelo Power-x informa que o duto de 3" a velocidade será alta, ou seja, vai "soprar" e tem pouco SPL.

O manual pede selada de 25L (Vb = 25L) + 2L do sub = 27L totais. Pelo power-x a selada de 22L indica ser melhor.

Caixa a ser vabricada:

Volume Total = 22L

F3 = 48,83Hz

Qtc = 0,7

MDF = 25mm

Se esta caixa ficar boa ... irei fazer uma de fibra na lateral ... e os meus amplificadores, megacapacitor, divisores, crosovers ficaram tudo embaixo de um assoalho que será fabricado em mdf que ficará no lugar de umas molduras de isopor que tem no Focus.

Quarta-feira ou quinta ficará pronto o carro.

Imagem do programa power-x indicando os dados da caixa selada

morelultimo10nildofocus.th.png

Distribuidores e porta-fuse fosgate

img0492cb.th.jpg

moldura do tweeter

img0491vf.th.jpg

img0490cs.th.jpg

img0489lf.th.jpg

img0486fz.th.jpg

foto02j.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola as molduras nildo!

Mas esta caixa não está com um Fs alta nao?

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola as molduras nildo!

Mas esta caixa não está com um Fs alta nao?

Eu também achei ... mas é a caixa do power-x ... com Qtc = 0,7

qtc = 0,6 a caixa vai pra 34L selada e não fica bom.

A do manual indica Vb = 25L ... ai mais 2L do sub a caixa terá 27L totais. Faço essa será?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Tá ai uns amps q se vê pouco hj em dia por aqui (Wharf). Não lembro nem de ter visto comentários sobre esses modelos mais novos. Queria ouvir esse Clean Signature e o Flex.

Compartilhar este post

Link para o post

Tá ai uns amps q se vê pouco hj em dia por aqui (Wharf). Não lembro nem de ter visto comentários sobre esses modelos mais novos. Queria ouvir esse Clean Signature e o Flex.

Eu tive um flex no meu set antigo do meu outro carro ... cara eu gostava bem dele ... ele tocava o kit NAR kevlar ... eu curtia muito meu set antigo

wharf flex + kit nar kevlar e coaxial nar kevlar

wharf 666A + 02 sub nar sw3 10"

Compartilhar este post

Link para o post

acompanhando! já aceitei lá no msn! em que cidade vc está mesmo?

Leandro moro em Lucas do Rio Verde/MT ... município localizado no médio norte do Mato Grosso, a 350km de Cuiabá.

A cidade é boa para caramba, umas das cidades que mais cresce no Brasil ... cheguei aqui em 2006 tinha 26.000 hab ... hoje tem 50.000 :)

Mas pra som SQ cara ... aqui no MT é complicado, é mais trio elétrico, e sub é pioneer só hehehehe.

Amanhã posto mais fotos.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

é o poder do agronegócio!

quase que eu iria por essas bandas, fazer um treinaento no INDEA, mas não rolou.

quanto a questão de subwoofer pioneer e trio, é em todo canto... acho que só em são paulo mesmo é bem tranquilo para ter oferta de SQ.

boa sorte no projeto, tá ficando muito legal!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...