Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
USAC

eros 815sd x eros 312lc

Recommended Posts

liga a saida sub na entrada mg passando o sinal 2x no cross, uma pra fazer o corte hpf na via sub e outra pra fazer o corte lpf na via mg.

edit - isso se ele tiver flat no hpf da via mg, se não tiver não resolve.

intendi , infelizmente flat somente nas lpf

Editado por USAC

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

GALERA SEGUE ABAIXO O EMAIL ENVIADO A EROS: AINDA SEM RESPOSTA, MÁS PRA COMPARAR COM A OPINIÃO DE VOCÊS GOSTARIA QUE COMENTASSEM A RESPEITO .

atualmente possuo 2 selenium tornado de 15" , e estou migrando para 8 eros 312lc de 400rms , o amplificador utilizado será um soundigital de 5.000rms. Meu estilo musical não é focado em pancadão, gosto mais de ouvir um sertanejo e as vezes funk ou musica eletronica, ou seja , preciso de um projeto mais misto, porém não quero que tenha uma perda muito grande nas faixas de 120 À 315hz.

Andei converssando com meu instalador, e pensamos em uma caixa com 40L , como será duto rasgado ainda essa parte não ta definida.

Só que tenho um problema, eu utilizo um crossover jfa 5 vias que possui cortes digitais tanto hpf quanto lpf em 24db oitava. é um excelente crossover , me dá um ótimo controle de cone. Porém os cortes que eu tenho são o seguinte:

subwoofer: hpf = 40hz , 50hz, 60hz, ou 70hz ------ lpf: 90hz, 120hz, 180hz, 500hz e flat

médio grave: hpf: 90hz, 120hz, 180hz e 500hz -----lpf: 600hz, 800hz,1200hz e 2000hz

Se eu utilizar na saída subwoofer em 60hz por ex, o lpf terá que ser flat , pois 500hz é muito pouco, e se for flat eu perco o corte de 24db e passo a ter que tentar cortar em 1200hz no amplificador ( porém com corte 12db)

Se eu utilizar na faixa de médio grave meu hpf ficará muito alto o mínimo é 90hz, porém tenho lpf em 1200hz com 24db.

Eu penso que para o estilo de som que eu busco, hpf de 90hz é muito alto , estaria mais focado pra pancadão.

Diante dessas situações expostas, qual sintonia de caixa você me indicaria ? e qual seria minha opção no crossover ?

OBS: prefiro manter este crossover, gosto muito da sua qualidade.

Liga no 0800 e fala no setor de projeetos. Por e-mail vai levar "mil anos" p responder.

Compartilhar este post

Link para o post

a respeito do crossover , entrei em contato com a JFA e a pessoa que me atendeu está analisando o caso, provavelmente ele conseguirá alterar algumas frequencias no crossover pra mim . Se der certo, vai ficar faltando mesmo sintonizar a caixa.

Na opinião de vocês que sintonia ficaria bom pra mim ? e que corte hpf inicial ?

Compartilhar este post

Link para o post

a respeito do crossover , entrei em contato com a JFA e a pessoa que me atendeu está analisando o caso, provavelmente ele conseguirá alterar algumas frequencias no crossover pra mim . Se der certo, vai ficar faltando mesmo sintonizar a caixa.

Na opinião de vocês que sintonia ficaria bom pra mim ? e que corte hpf inicial ?

Eu,como ja disse antes, começaria com caixa em 70hz e corte em HPF em torno de 60hz. Agora uma alternativa mais trabalhosa, mas que iria dar bons resultados, seria vc sintonizar 4 falantes em 60hz e 4 falantes em 70hz, e ouvir os 4 de cada vez p vc ver o que mais lhe agrada. Não eh tão complicado de fazer isso não.

Compartilhar este post

Link para o post

pelo cortes q vc postou lá atras e pelo q ta no manuel, já tem diferença. acredito q seja possivel fazer sim, basta saber onde mexer.

será q existem 2 versos do jfa 5 canais tbm??? do 4 canais sei q tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu,como ja disse antes, começaria com caixa em 70hz e corte em HPF em torno de 60hz. Agora uma alternativa mais trabalhosa, mas que iria dar bons resultados, seria vc sintonizar 4 falantes em 60hz e 4 falantes em 70hz, e ouvir os 4 de cada vez p vc ver o que mais lhe agrada. Não eh tão complicado de fazer isso não.

então mais você não acha que fica muito subão essa sintonia ?

não seria melhor por ex: sintonia da caixa em 70hz ( ou 60hz mesmo como vc mencionou) e corte hpf de 70hz ?

Compartilhar este post

Link para o post

pelo cortes q vc postou lá atras e pelo q ta no manuel, já tem diferença. acredito q seja possivel fazer sim, basta saber onde mexer.

será q existem 2 versos do jfa 5 canais tbm??? do 4 canais sei q tem.

espero que tenha jeito sim, o cara da jfa estranhou meu pedido srsr, aí expliquei pra ele o projeto certinho , e agora estou aguardando resposta, tomara que de certo :)

imagina eu ter que comprar um jfa 40/1500 só pra ter que toca isso , nem compensa. se for o caso deixo em 90hz mesmo .

Compartilhar este post

Link para o post

então mais você não acha que fica muito subão essa sintonia ?

não seria melhor por ex: sintonia da caixa em 70hz ( ou 60hz mesmo como vc mencionou) e corte hpf de 70hz ?

Cara eh meio complicado eu te falar, pois vai do seu gosto. Por isso to falando p vc fazer o teste e escolher aquela configuração que mais lhe agrada. E outra p vc mudar o corte não eh tão complicado asim. Vc pode testar com 60 e depois com 70hz.

Da uma brincada ai no winiSD, veja a sintonia, potencia aplicada, deslocamento de cone e o corte que vc deve usar sem risco.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eh meio complicado eu te falar, pois vai do seu gosto. Por isso to falando p vc fazer o teste e escolher aquela configuração que mais lhe agrada. E outra p vc mudar o corte não eh tão complicado asim. Vc pode testar com 60 e depois com 70hz.

Da uma brincada ai no winiSD, veja a sintonia, potencia aplicada, deslocamento de cone e o corte que vc deve usar sem risco.

problema desses programas é que na pratica é totalmente diferente.

Eu preciso definir a sintonia da caixa antes mesmo de fazer , por causa do problema do crossover intende ? eu preciso deixa definido já a sintonia da caixa, pra mim manda alterar o hpf dele de acordo com o projeto. Eu acho que vou fazer a sintonia da caixa em 60hz.

Se der realmente certo alterar os cortes no crossover, eu vou optar por hpf em 70hz, acho que já desce bem assim, e tem a questão do acoplamento que já ajuda um pouco.

Eu poderia alterar os dutos e ir sintonizando, mais como vão ser dutos rasgados retangulares, não tem como :(

Compartilhar este post

Link para o post

problema desses programas é que na pratica é totalmente diferente.

Eu preciso definir a sintonia da caixa antes mesmo de fazer , por causa do problema do crossover intende ? eu preciso deixa definido já a sintonia da caixa, pra mim manda alterar o hpf dele de acordo com o projeto. Eu acho que vou fazer a sintonia da caixa em 60hz.

Se der realmente certo alterar os cortes no crossover, eu vou optar por hpf em 70hz, acho que já desce bem assim, e tem a questão do acoplamento que já ajuda um pouco.

Eu poderia alterar os dutos e ir sintonizando, mais como vão ser dutos rasgados retangulares, não tem como :(

Cara o corte pouco abaixo ou no mäximo na sintonia da caixa. Ja projete a caixa para não ter problemas.

Da para vc tester mesmo em dutos retangulares, basta vc não parafusar/cola-los de imediato. Corte 2 madeiras para os dutos, 60 e 70hz e teste. Basta faze-las 1mm (se der 0,5mm melhor e mais facil) maior que a largura do duto e encaixa-las com um martelo de borracha. Apos escolher, basta trava-las na caixa parafusando e colando. Eh mais trabalhoso, mas vc tem certeza do resultado.

Lógico que a caixa ja feita e com os dutos travados seria melhor (melhor acabamento, maior rigidez, etc),mas que ate da p fazer da.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Cara o corte pouco abaixo ou no mäximo na sintonia da caixa. Ja projete a caixa para não ter problemas.

Da para vc tester mesmo em dutos retangulares, basta vc não parafusar/cola-los de imediato. Corte 2 madeiras para os dutos, 60 e 70hz e teste. Basta faze-las 1mm (se der 0,5mm melhor e mais facil) maior que a largura do duto e encaixa-las com um martelo de borracha. Apos escolher, basta trava-las na caixa parafusando e colando. Eh mais trabalhoso, mas vc tem certeza do resultado.

Lógico que a caixa ja feita e com os dutos travados seria melhor (melhor acabamento, maior rigidez, etc),mas que ate da p fazer da.

cara eu vou tentar fazer isso. Será que eu perco mto rendimento em frequencias mais altas se eu sintonizar a caixa em 60hz e cortar em 70hz ?

eu falei que preciso de uma caixa mista, más também nao quer dizer que eu quero grave de falantes de 15", só quero que desça até um ponto que você perceba que tem uma certa pressão na parte de graves(pra não ficar vázio, buraco na faixa), os falantes devem ter ataque também, más não aqueles poc poc que o pessoal curte por ae.

Compartilhar este post

Link para o post

cara eu vou tentar fazer isso. Será que eu perco mto rendimento em frequencias mais altas se eu sintonizar a caixa em 60hz e cortar em 70hz ?

eu falei que preciso de uma caixa mista, más também nao quer dizer que eu quero grave de falantes de 15", só quero que desça até um ponto que você perceba que tem uma certa pressão na parte de graves(pra não ficar vázio, buraco na faixa), os falantes devem ter ataque também, más não aqueles poc poc que o pessoal curte por ae.

O corte mais alto do que a sintonia se justifica ser usado caso haja erro de projeto e ou de não ter garantias de que a qualidade do sinal é boa. Isso é feito para proteger o falante.

Ao contrário se você tem certeza desse 02 pontos acima, o certo que o corte é seja igual à sintonia ou um pouco abaixo. O melhor mesmo é verificar o gráfico e por isso é importe aplicar a potência a ser aplicada, pois o gráfico é alterado. Assim teria segurança. Se não sabe ler o gráfico, deixe no mínimo igual à sintonia.

Se o nível de corte é alto, ou seja, igual ou acima de 24 dB/8ª, você teré melhor segurança e essa segurança será maior, quanto maior for o nível de corte.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

O corte mais alto do que a sintonia se justifica ser usado caso haja erro de projeto e ou de não ter garantias de que a qualidade do sinal é boa. Isso é feito para proteger o falante.

Ao contrário se você tem certeza desse 02 pontos acima, o certo que o corte é seja igual à sintonia ou um pouco abaixo. O melhor mesmo é verificar o gráfico e por isso é importe aplicar a potência a ser aplicada, pois o gráfico é alterado. Assim teria segurança. Se não sabe ler o gráfico, deixe no mínimo igual à sintonia.

Se o nível de corte é alto, ou seja, igual ou acima de 24 dB/8ª, você teré melhor segurança e essa segurança será maior, quanto maior for o nível de corte.

E pelos programas da p vc ter uma noção legal disso, basta verificar as variantes: sintonia, potencia aplicada, corte HPF, deslocamento de cone.

No caso de Eros, eles utilizam o bassbox, portanto seria interessante vc tembem utiliza-lo. Poderia ate te passar, mas meu computador foi formatado e não estou conseguindo baixa-lo "free" de jeito nenhum rsrs. :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

E pelos programas da p vc ter uma noção legal disso, basta verificar as variantes: sintonia, potencia aplicada, corte HPF, deslocamento de cone.

No caso de Eros, eles utilizam o bassbox, portanto seria interessante vc tembem utiliza-lo. Poderia ate te passar, mas meu computador foi formatado e não estou conseguindo baixa-lo "free" de jeito nenhum rsrs. :banghead

eu tenho o bass box 6 aqui, vo ve oque eu posso fazer aqui.

Pelo grafico eu consigo saber se em 60hz a sintonia da caixa, e 1200hz de lpf vai ficar legal ?

obs: se quiser o bass box eu acho o link com o serial pra vc baixar.

SIMULEI 3 SITUAÇÕES :

vb: 40L

fb: 60hz

f3: 59,8hz

pico de 0,7db : 90hz à 125hz

restante estabiliza em 0db

fb:70hz

f3: 63,5hz

picos: 0,5db em 74hz, 2,4db em 90hz , até 240hz mantem pico de 0,5db

depois começa a diminuir

simulei também em 50hz como a eros tinha me passado

más deixei pra lá ficou muito subão. em 90hz ficou com -1,5db e em 125hz -0,2db

OBS: simulei com duto retangular, utilizei como base 1 alto falante somente.

Editado por USAC

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho o bass box 6 aqui, vo ve oque eu posso fazer aqui.

Pelo grafico eu consigo saber se em 60hz a sintonia da caixa, e 1200hz de lpf vai ficar legal ?

obs: se quiser o bass box eu acho o link com o serial pra vc baixar.

SIMULEI 3 SITUAÇÕES :

fb: 60hz

f3: 59,8hz

pico de 0,7db : 90hz à 125hz

restante estabiliza em 0db

fb:70hz

f3: 63,5hz

picos: 0,5db em 74hz, 2,4db em 90hz , até 240hz mantem pico de 0,5db

depois começa a diminuir

simulei também em 50hz como a eros tinha me passado

más deixei pra lá ficou muito subão. em 90hz ficou com -1,5db e em 125hz -0,2db

OBS: simulei com duto retangular, utilizei como base 1 alto falante somente.

Manda esse bass box 6 ai p mim hehe. Ta liberado? Aff to tentando no site e num vai nem com reza aqui.

alesalles2@hotmail.com

Como disse agora vc terá que ouvir. A primeira ta mais flat e a segunda ta mais picuda, mas isso ja era esperado rsrs. Vc usou filtro HPF, potencia aplicada? E o deslocamento de cone ficou legal?

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

Manda esse bass box 6 ai p mim hehe. Ta liberado? Aff to tentando no site e num vai nem com reza aqui.

alesalles2@hotmail.com

Como disse agora vc terá que ouvir. A primeira ta mais flat e a segunda ta mais picuda, mas isso ja era esperado rsrs. Vc usou filtro HPF, potencia aplicada? E o deslocamento de cone ficou legal?

vou procura aqui no pc e te mando

não usei filtro, más usei potencia aplicada e deslocamento de cone sim ( não escursionou muito não, pelo menos eu acho, nao sei rsr ) em 90hz ele escursiona 5mm. porém em 60hz só 2mm ( achei estranho , por ser frequencia mais baixadeveria excursionar mais).

Acho que a sintonia da caixa deve ser entre 60 e 70hz mesmo. Dá muita diferença de uma pra outra ?

to com medo de fazer em 60hz e desce muito e não rende bem acima , e de fazer em 70hz e ficar muito seco.

problema é que não vai dar pra testa de ouvido regulando os dutos igual vcs me disseram, não vou ter disponibilidade de equipamento de som onde farei a caixa, e pra fica deslocando pra testa não vai dar certo, então vou ter que contar com a sorte mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

não usei filtro, más usei potencia aplicada e deslocamento de cone sim ( não escursionou muito não, pelo menos eu acho, nao sei rsr ) em 90hz ele escursiona 5mm. porém em 60hz só 2mm ( achei estranho , por ser frequencia mais baixadeveria excursionar mais).

Acho que a sintonia da caixa deve ser entre 60 e 70hz mesmo. Dá muita diferença de uma pra outra ?

to com medo de fazer em 60hz e desce muito e não rende bem acima , e de fazer em 70hz e ficar muito seco.

problema é que não vai dar pra testa de ouvido regulando os dutos igual vcs me disseram, não vou ter disponibilidade de equipamento de som onde farei a caixa, e pra fica deslocando pra testa não vai dar certo, então vou ter que contar com a sorte mesmo.

Então faz com 65hz hehe. Brincadeira cara so p descontrair.

tenta ver se consegue testar mesmo, seria melhor.

Mas na hora que ver e/ou resolver posta ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também achei estranho esse excursionamento ser tão baixo.

Não conheço muito o BassBox, mas ele não permite você simular a caixa introduzindo desde já a potência que pretende aplicar?

A meu ver o filtro subsônico é essencial.

1 - Faça a caixa para uma possível sintonia a 60Hz e trabalhe com os dutos de modo que inicialmente a sintonia fique igual ou o mais próximo dos 70Hz.

2 - Teste o máximo de estilos que puder (se quizer eu posso enviar uns MP3) de vários estilos da região (tem gente que torçe o nariz quando fala no gosto popular do Nordeste).

3 - Avalie os prós e contras de cada situação e depois decida!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também achei estranho esse excursionamento ser tão baixo.

Não conheço muito o BassBox, mas ele não permite você simular a caixa introduzindo desde já a potência que pretende aplicar?

A meu ver o filtro subsônico é essencial.

1 - Faça a caixa para uma possível sintonia a 60Hz e trabalhe com os dutos de modo que inicialmente a sintonia fique igual ou o mais próximo dos 70Hz.

2 - Teste o máximo de estilos que puder (se quizer eu posso enviar uns MP3) de vários estilos da região (tem gente que torçe o nariz quando fala no gosto popular do Nordeste).

3 - Avalie os prós e contras de cada situação e depois decida!

permite sim, eu fiz usando 650rms aplicado no falante. E o excursionamento foi mesmo este, achei bem estranho. mais se tiver certo é bom que não corro risco de danifica-lo. Más eu to cada vez mais convensido em sintonizar em 60hz aí os cortes hpf eu faço na hora pra ver, podendo ser mesmo os 60hz ou 70hz. Mesmo com possivel erro de projeto, 60hz excursionou pouco , então creio que não terá perigo de danos. Más confesso que achei interessante também o sintonia de 70hz, que ficou um pouco mais picuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Então faz com 65hz hehe. Brincadeira cara so p descontrair.

tenta ver se consegue testar mesmo, seria melhor.

Mas na hora que ver e/ou resolver posta ai.

hehehe ta certo.

é vou ver oque eu faço aqui, mais to achando que farei em 60hz mesmo

aí hpf eu decido na hora de ouvido depois de pronto, aí é questão de regulagem mesmo

acho que na pratica não da tanta diferença assim nao 60pra 70hz, devido ao acoplamento.

Compartilhar este post

Link para o post

permite sim, eu fiz usando 650rms aplicado no falante. E o excursionamento foi mesmo este, achei bem estranho. mais se tiver certo é bom que não corro risco de danifica-lo. Más eu to cada vez mais convensido em sintonizar em 60hz aí os cortes hpf eu faço na hora pra ver, podendo ser mesmo os 60hz ou 70hz. Mesmo com possivel erro de projeto, 60hz excursionou pouco , então creio que não terá perigo de danos. Más confesso que achei interessante também o sintonia de 70hz, que ficou um pouco mais picuda.

Em qualquer situação o ideal é deixar o falante amaciar. Assim terá uma noção do que o falante poderá render e vai se comportar, principalmente em termos de sonoridade. Antes disso nada feito.

Em torno dos 60Hz seria a minha preferida e esse foi o meu projeto, só que o volume eram 45 litros (cerca de 48 brutos) com duto de 4" e 7,5 cm de comprimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Em qualquer situação o ideal é deixar o falante amaciar. Assim terá uma noção do que o falante poderá render e vai se comportar, principalmente em termos de sonoridade. Antes disso nada feito.

Em torno dos 60Hz seria a minha preferida e esse foi o meu projeto, só que o volume eram 45 litros (cerca de 48 brutos) com duto de 4" e 7,5 cm de comprimento.

interessante, mais dutos retangulares realmente são melhores que os redondos ?

pq na teoria nada muda.

Já to com os bixinhos em casa, só falta monta a caixa agora:)

Compartilhar este post

Link para o post

interessante, mais dutos retangulares realmente são melhores que os redondos ?

pq na teoria nada muda.

Já to com os bixinhos em casa, só falta monta a caixa agora:)

Na teoria não ha diferenças, mas em alguns casos na pratica, ja observei diferenças. Mas não estou dizendo que um foi melhor que o outro, apenas teve um pouco de diferença.

Ja que os falante tão ai manda bala hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Na teoria não ha diferenças, mas em alguns casos na pratica, ja observei diferenças. Mas não estou dizendo que um foi melhor que o outro, apenas teve um pouco de diferença.

Ja que os falante tão ai manda bala hehe.

antes de montar só mais uma coisinha rsrs

à principio tenho 2 opções no crossover ( mais pra frente eu troco )

usar hpf em 60 ou 70hz e lpf flat e regular no amplificador ou

usar hpf em 90hz e lpf 1200hz ambos no crossover ( 24db)

pensando nisso, é melhor eu já projetar a caixa em 60hz ( que foi minha escolha) ou 70hz já ficaria legal ?

porque assim, se eu ter que optar por usar hpf 90hz , seria meio inutil fazer em 60hz ou até mesmo em 70hz, aí perderia rendimento em frequencias mais altas.

Compartilhar este post

Link para o post

antes de montar só mais uma coisinha rsrs

à principio tenho 2 opções no crossover ( mais pra frente eu troco )

usar hpf em 60 ou 70hz e lpf flat e regular no amplificador ou

usar hpf em 90hz e lpf 1200hz ambos no crossover ( 24db)

pensando nisso, é melhor eu já projetar a caixa em 60hz ( que foi minha escolha) ou 70hz já ficaria legal ?

porque assim, se eu ter que optar por usar hpf 90hz , seria meio inutil fazer em 60hz ou até mesmo em 70hz, aí perderia rendimento em frequencias mais altas.

Qual o crossover?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...