Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
USAC

eros 815sd x eros 312lc

Recommended Posts

como q vc pretende fechar impendacia de 12 AF em um aplificador ?

ficaria em 1,333 ohms

teriam que ser falantes de 4ohms

faria ligação primeiro em serie com 2 falantes depois em paralelo juntando os 4 de uma fileira

ligaaoparalelaserie4x12kc3.jpg

fazendo isso com 3 fileiras iria ficar 4ohms cada depois ligava tudo em paralelo e teria 1,333ohms

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colega seus tornados estão em que condições? reparos originais? faz um preço melhor e rachamos o envio?

Compartilhar este post

Link para o post

Colega seus tornados estão em que condições? reparos originais? faz um preço melhor e rachamos o envio?

meus tornados estão com 1 ano de uso, eu uso o som somente final de semana, e mesmo assim não utilizo mto tempo, nunca deixei meu amplificador clipar com eles.

Eu posso te fazer 800 reais sem a caixa, e o frete por sua conta.

Compartilhar este post

Link para o post

GALERA DEFINI MEU SET

Vou optar por 8 eros 312lc ao invés de 12, vou manter minha sd 5000

e agora a eros e meu instalador estão tentando entrar em um acordo a respeito da regulagem dos dutos, a litragem ta definida será 40l. espero que fique forte.

Ainda não comprei os equipamentos, então estou aberto a sugestões.

A propósito eu utilizo um crossover jfa 5 vias, e a via que vou utlizar é a dos MG, só que estou com dificuldade, como eu preciso que meus falantes desçam um pouco mais, não sei se os cortes que ele tem será util.

Crossover; SUB: vai até 500hz , descartado.

MG: começa em 90hz, e é aí que estou com problema, to achando este corte muito alto, teria que ser algo em torno de 60 ou 70hz. concordam .?

Compartilhar este post

Link para o post

GALERA DEFINI MEU SET

e agora a eros e meu instalador estão tentando entrar em um acordo a respeito da regulagem dos dutos, a litragem ta definida será 40l. espero que fique forte.

A propósito eu utilizo um crossover jfa 5 vias, e a via que vou utlizar é a dos MG, só que estou com dificuldade, como eu preciso que meus falantes desçam um pouco mais, não sei se os cortes que ele tem será util.

MG: começa em 90hz, e é aí que estou com problema, to achando este corte muito alto, teria que ser algo em torno de 60 ou 70hz. concordam .?

estou montando um projetinho 6x12 no gol.... inclusive ja tenho duas unidades q comprei no sabado..." esta osso encontrar de 8ohms por aqui"...pois bem....a uns anos atraz eu ja tinha esses falantes....depois acabei vendendo...e optei pelo sds,agora encostei os sds aqui...e to usando os dois 312lc....putz q som gostosoo...estava com saudade do grave de um falande de 12"...pois bem

a melhor sintonia de caixa q encontrei pra mim foi " 40 litros + sintonia em 60hz ".... corte no crossover de 70hz até FLAT...e no LPF do do modulo por volta de 2k... ficou show de bola.... esta tocando mtooo pra apenas 2 falantes....imagina 8 ou 12 dessas...afff kekeke

nao vejo a hora de ligar as 6x12....

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

eu ja tive E312lc cortava sintonia da caicha em 95hz tinha 38 litros

e no amplificador dechava pra subir no maximo (5khz)

acho otima a sintonia, gostava

8 vai faser um bom som ate nas musica mesmo se corta a 100hz

Compartilhar este post

Link para o post

GALERA DEFINI MEU SET

a eros me passou esses projetos

E-312 L/LC - todo tipo de música: Construa um gabinete com 40 litros para cada Alto Falante e 2 dutos de 4" (polegadas) com 180 mm de profundidade.

Deixe a profundidade da caixa em torno de 30 cm.

E-312 L/LC - pancadão: Construa um gabinete com 34 litros para cada Alto Falante e 2 dutos de 4" (polegadas) com 110 mm de profundidade.

Deixe a profundidade da caixa em torno de 27 cm.

sobre o cross veja se consegue trocar com alguém que tenha aquele roadstar 6 vias

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

meus tornados estão com 1 ano de uso, eu uso o som somente final de semana, e mesmo assim não utilizo mto tempo, nunca deixei meu amplificador clipar com eles.

Eu posso te fazer 800 reais sem a caixa, e o frete por sua conta.

R$ 800,00??? mais o frete vai sair pelo preço de 2 novos aqui na minha cidade... segura o frete e da mais desconto aí meu rei!

Compartilhar este post

Link para o post

a eros me passou esses projetos

E-312 L/LC - todo tipo de música: Construa um gabinete com 40 litros para cada Alto Falante e 2 dutos de 4" (polegadas) com 180 mm de profundidade.

Deixe a profundidade da caixa em torno de 30 cm.

E-312 L/LC - pancadão: Construa um gabinete com 34 litros para cada Alto Falante e 2 dutos de 4" (polegadas) com 110 mm de profundidade.

Deixe a profundidade da caixa em torno de 27 cm.

sobre o cross veja se consegue trocar com alguém que tenha aquele roadstar 6 vias

Não especificaram a sintonia da Caixa e principalmente não recomendaram filtro subsônico que é essencial nesse falante. Deixe em 60Hz para a opção de escutar música onde ele se apresentará bem versátil em vários estilos.

Compartilhar este post

Link para o post

GALERA DEFINI MEU SET

Olha ao meu ver vc tem que fazer o corte um pouco abaixo da sintonia da caixa ou exatamente igual a sintonia da caixa. Ou seja, se vc sintonizar uma caixa em "tipo" 90hz, vc deve fazer o corte HPF em 80hz ou no máximo em 90hz. Se cortar mais alto vai estar "podando" o falante. Por este motivo aquele dia falei que estranhei a sintonia em 50hz p falante de 12".

Se eu estiver errado peço que alguem me corrija.

Compartilhar este post

Link para o post

Não especificaram a sintonia da Caixa e principalmente não recomendaram filtro subsônico que é essencial nesse falante. Deixe em 60Hz para a opção de escutar música onde ele se apresentará bem versátil em vários estilos.

a eros tinha me passado um corte de no minimo 70hz , caso contrario poderia danificar os falantes

a sintonia da caixa no projeto que me foi passado estava em 50hz

Compartilhar este post

Link para o post

eu ja tive E312lc cortava sintonia da caicha em 95hz tinha 38 litros

e no amplificador dechava pra subir no maximo (5khz)

acho otima a sintonia, gostava

8 vai faser um bom som ate nas musica mesmo se corta a 100hz

entao sera qeu eu consigo usar meu cross ? pq o corte minimo nele será 90hz

ou então eu posso optar por colocar na saida de sub, que tem um corte legal nele que começa em 70hz

porem termina em 500hz ( pensei em deixar essa parte em flat e regular no pioneer e no amplificador)

Compartilhar este post

Link para o post

Olha ao meu ver vc tem que fazer o corte um pouco abaixo da sintonia da caixa ou exatamente igual a sintonia da caixa. Ou seja, se vc sintonizar uma caixa em "tipo" 90hz, vc deve fazer o corte HPF em 80hz ou no máximo em 90hz. Se cortar mais alto vai estar "podando" o falante. Por este motivo aquele dia falei que estranhei a sintonia em 50hz p falante de 12".

Se eu estiver errado peço que alguem me corrija.

Olá amigo, não está errado.

O corte é dimensionado de acordo com o gráfico de excursionamento de cada projeto e por isso é bastante recomendado que o projetista forneça a potência a ser aplicada (muita gente esqueçe disso), que nem sempre é o valor da potência máxima admissível. Para o valor de potência a ser aplicada, normalmente eu simulo com o valor da nominal, mas se a pessoa pretende aplicar mais do que isso, deve fornecer esse valor.

No caso do E312, usei em 50Hz, pois abaixo disso o falante não atua bem e para que arriscar, mas é possível que algum falante de 12" atue até abaixo dos 50Hz e que não seja Sub.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Ta ficando interessante, acho que o grande problema agora está na sintonia da caixa e nos cortes com esse crossover aqui, o problema é que eu não gostaria de me desfazer dele, é um P.. dum crossover, os cortes deles são muito precisos e me da um excelente controle de cone. será que 90hz fica muito alto ? e se eu optar por saída de sub, corte em 60 ou 70hz e depois fica em flat pra regular no player e amplificador ( mais aí eu perco os 24db de corte e consequentemente o controle de cone que ele me dá).

Compartilhar este post

Link para o post

Ta ficando interessante, acho que o grande problema agora está na sintonia da caixa e nos cortes com esse crossover aqui, o problema é que eu não gostaria de me desfazer dele, é um P.. dum crossover, os cortes deles são muito precisos e me da um excelente controle de cone. será que 90hz fica muito alto ? e se eu optar por saída de sub, corte em 60 ou 70hz e depois fica em flat pra regular no player e amplificador ( mais aí eu perco os 24db de corte e consequentemente o controle de cone que ele me dá).

Mas esse su Cross não permite corte em 60Hz?

Não tem filtro subsônico?

Lembrando que a grande maioria dos cortes em amplificadores é sempre 12 dB/8ª, quando existe.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo, não está errado.

O corte é dimensionado de acordo com o gráfico de excursionamento de cada projeto e por isso é bastante recomendado que o projetista forneça a potência a ser aplicada (muita gente esqueçe disso), que nem sempre é o valor da potência máxima admissível. Para o valor de potência a ser aplicada, normalmente eu simulo com o valor da nominal, mas se a pessoa pretende aplicar mais do que isso, deve fornecer esse valor.

No caso do E312, usei em 50Hz, pois abaixo disso o falante não atua bem e para que arriscar, mas é possível que algum falante de 12" atue até abaixo dos 50Hz e que não seja Sub.

50hz pra mim já é muito baixo, eu pensei algo em torno de 70hz. Se eu optar por deixar descer tanto assim , eu imagino que ele não vá render muito na faixa de medio grave . Posso ta falando besteira, mais uma coisa quebra a outra, se descer tanto , não vai ter "ataque" e nem medio grave mais incorpadinho, além do que serão 8 falantes e o acoplamento pode ajudar a descer um poqiunho mais se eu fizer um corte um pouco mais alto ( 70hz) . Eu gosto de ouvir sertanejo, as vezes um eletronico, funk e um axezinho no carnaval. A potencia que vou aplicar neles será 5000rms , porém para um upgrade futuro quero um taramps 6.5 ( más aí é bem pro futuro mesmo $$$ rsrs)

Compartilhar este post

Link para o post

Mas esse su Cross não permite corte em 60Hz?

Não tem filtro subsônico?

Lembrando que a grande maioria dos cortes em amplificadores é sempre 12 dB/8ª, quando existe.

é o jfa 5 vias :

via sub: tenho 60hz , más termina em 500hz ou flat

via MG: 90 até 2000hz

aí tem a via medios e agudos e a saída flat pra liga outro carro

todos seus cortes sao 24db tanto passa alta quanto passa baixa .

minha intensão é usar de 70hz à 1200hz

Compartilhar este post

Link para o post

é o jfa 5 vias :

Seria na via Sub em 60Hz, se optar pelo projeto dos 60Hz (música), sem corte superior (Full)

-> O risco diminui bastante se o Cross faz corte a 24 dB/8ª.

A potência média para cada falante (5000/8=625w), é bom simular com esse projeto, para ver se o corte está coerente.

Acho que 70Hz, é para o projeto estilo pancadão.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

é o jfa 5 vias :

mas se vc tiver a opção de usar 60hz e flat acho bem interessante. vc pode fazer caixa com sintonia em 70hz, no cross usar o HPF em 60hz ~ Flat e, no ampli, cortar LPF em 1200hz.

Agora 90hz acho que ja estaria indo pro "pancadâo" que acredito não ser sua intenção.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

se forem 4 ohms, pares em serie e depois os 6 pares em paralelo fecha 1,33 ohms.

ou 3 em serie e depois os 4 trios em paralelo fecha em 3 ohms.

edit - nussa, :banghead tinha tudo isso de post depois já???

Editado por cjainf

Compartilhar este post

Link para o post

mas se vc tiver a opção de usar 60hz e flat acho bem interessante. vc pode fazer caixa com sintonia em 70hz, no cross usar o HPF em 60hz ~ Flat e, no ampli, cortar LPF em 1200hz.

Agora 90hz acho que ja estaria indo pro "pancadâo" que acredito não ser sua intenção.

problema do ampli é que vou ter que chutar esses 1200 de lpf não tem um valor estabelecido e tambem no ampli é corte de 12db, ou seja , perco o controle de cone que os 24db me proporciona

Compartilhar este post

Link para o post

GALERA SEGUE ABAIXO O EMAIL ENVIADO A EROS: AINDA SEM RESPOSTA, MÁS PRA COMPARAR COM A OPINIÃO DE VOCÊS GOSTARIA QUE COMENTASSEM A RESPEITO .

atualmente possuo 2 selenium tornado de 15" , e estou migrando para 8 eros 312lc de 400rms , o amplificador utilizado será um soundigital de 5.000rms. Meu estilo musical não é focado em pancadão, gosto mais de ouvir um sertanejo e as vezes funk ou musica eletronica, ou seja , preciso de um projeto mais misto, porém não quero que tenha uma perda muito grande nas faixas de 120 À 315hz.

Andei converssando com meu instalador, e pensamos em uma caixa com 40L , como será duto rasgado ainda essa parte não ta definida.

Só que tenho um problema, eu utilizo um crossover jfa 5 vias que possui cortes digitais tanto hpf quanto lpf em 24db oitava. é um excelente crossover , me dá um ótimo controle de cone. Porém os cortes que eu tenho são o seguinte:

subwoofer: hpf = 40hz , 50hz, 60hz, ou 70hz ------ lpf: 90hz, 120hz, 180hz, 500hz e flat

médio grave: hpf: 90hz, 120hz, 180hz e 500hz -----lpf: 600hz, 800hz,1200hz e 2000hz

Se eu utilizar na saída subwoofer em 60hz por ex, o lpf terá que ser flat , pois 500hz é muito pouco, e se for flat eu perco o corte de 24db e passo a ter que tentar cortar em 1200hz no amplificador ( porém com corte 12db)

Se eu utilizar na faixa de médio grave meu hpf ficará muito alto o mínimo é 90hz, porém tenho lpf em 1200hz com 24db.

Eu penso que para o estilo de som que eu busco, hpf de 90hz é muito alto , estaria mais focado pra pancadão.

Diante dessas situações expostas, qual sintonia de caixa você me indicaria ? e qual seria minha opção no crossover ?

OBS: prefiro manter este crossover, gosto muito da sua qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

se tiver opção flat no hpf da faixa de mg, poderia usar o hpf do canal sub e ligar essa saída na entrada de mg e usar o lpf do via mg.

nussa q rolo mas acho q deu pra entender

Compartilhar este post

Link para o post

se tiver opção flat no hpf da faixa de mg, poderia usar o hpf do canal sub e ligar essa saída na entrada de mg e usar o lpf do via mg.

nussa q rolo mas acho q deu pra entender

pera ae nao intendi nada rsrssr

eu ligo na entrada de sub e uso o hpf

depois como eu ligo tb na saida de MG pra usar seu flat

nao intendi nao rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

liga a saida sub na entrada mg passando o sinal 2x no cross, uma pra fazer o corte hpf na via sub e outra pra fazer o corte lpf na via mg.

edit - isso se ele tiver flat no hpf da via mg, se não tiver não resolve.

Editado por cjainf

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...