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A verdade sobre o custo-benefício:

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Porém o Short Circuit é uma modalidade inútil para som automotivo.

 

Nela, vc tem 100% da tensão "morrendo" no nosso resistor virtual. Pelos cálculos, pode-se dizer em 0,004 ohms de Ri no modelo 220GXL.

 

Aí aplicamos de novo a lei de ohm pra ter algum dado REALMENTE utilizável, ou seja, a corrente que nos debita 3,6V (30%), de forma imediata (sem contar 30 segundos): 3,6 = 0,004*i. i = 900A.

 

Já a Moura de 95A/h te dá 920A de Crank por 30 segundos, lembrando que a tensão não pode cair esses 3,6V em 30 segundos. Logo, com 920A de corrente de forma IMEDIATA, ela provavelmente não cai os 3,6V, ou fica bem próxima ao limite.

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Porém o Short Circuit é uma modalidade inútil para som automotivo.

 

Nela, vc tem 100% da tensão "morrendo" no nosso resistor virtual. Pelos cálculos, pode-se dizer em 0,004 ohms de Ri no modelo 220GXL.

 

Aí aplicamos de novo a lei de ohm pra ter algum dado REALMENTE utilizável, ou seja, a corrente que nos debita 3,6V (30%), de forma imediata (sem contar 30 segundos): 3,6 = 0,004*i. i = 900A.

 

Já a Moura de 95A/h te dá 920A de Crank por 30 segundos, lembrando que a tensão não pode cair esses 3,6V em 30 segundos. Logo, com 920A de corrente de forma IMEDIATA, ela provavelmente não cai os 3,6V, ou fica bem próxima ao limite.

Isso tudo eu concordo, cara. E até cheguei a dizer alguns pontos nesse topico.

 

Porem, voce falar que resistencia interna é um fator desprezivel em baterias, isso é um erro. E se o data sheet nao informar a corrente de crank? Como fica?? Ai voce precisa da resistencia interna ou da corrente de pico...

 

Temos que falar tudo isso bem claramente, pq se nao confunde o povo! Nao é certo falar que a resistencia interna das baterias nao deve ser levada em consideração, ate porque é a partir dela que se consegue chegar a corrente de crank!

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A corrente de curto ou "max amperes" é calculada con base na impedancia interna.

E impendancia interna = resistencia interna!

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Porem, voce falar que resistencia interna é um fator desprezivel em baterias, isso é um erro. E se o data sheet nao informar a corrente de crank? Como fica?? Ai voce precisa da resistencia interna ou da corrente de pico...

 

Temos que falar tudo isso bem claramente, pq se nao confunde o povo! Nao é certo falar que a resistencia interna das baterias nao deve ser levada em consideração, ate porque é a partir dela que se consegue chegar a corrente de crank!

 

Cara, é desprezível no sentido de não dependermos dela pro dimensionamento ou escolha de baterias. Basta o crank. Se não tiver o crank, vc calcula com base na Ri, mas na prática, é o Crank que nos dará a real adequação.

 

É mais ou menos como ter os valores de desempenho de um carro, mas comparar dois modelos com base no peso pra saber qual dos dois tem o melhor desempenho. Ora, já tem um número ali que mostra quem acelera mais rápido de 0 a 100.

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Cara, é desprezível no sentido de não dependermos dela pro dimensionamento ou escolha de baterias. Basta o crank. Se não tiver o crank, vc calcula com base na Ri, mas na prática, é o Crank que nos dará a real adequação.

 

É mais ou menos como ter os valores de desempenho de um carro, mas comparar dois modelos com base no peso pra saber qual dos dois tem o melhor desempenho. Ora, já tem um número ali que mostra quem acelera mais rápido de 0 a 100.

Agora sim eu concordo com o que disse.

 

Voce escreveu justamente o que eu venho escrevendo desde a primeira página do tópico:

 

O que eu falei era que a ESR das bateria influencia sim, e muito. Mas que uma bateria boa precisa de ESR baixa e alta corrente de pico.

 

Voce, por outro lado, chegou dizendo que nao importa a ESR nas baterias. Isso não é verdade.

 

Voce dizer que oq importa é o "crank" das baterias, ta correto, até pq o crank é o resultado da relação existente entre corrente de pico e resistencia interna.

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Ah, sim, entrei mais pra derrubar uns mitos que li aqui no tópico e em outros por aí. Infelizmente muita gente repetindo conversa de vendedor. Tem que separar o joio do trigo.

Editado por Kleberlpa

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Ah, sim, entrei mais pra derrubar uns mitos que li aqui no tópico e em outros por aí. Infelizmente muita gente repetindo conversa de vendedor. Tem que separar o joio do trigo.

 

:+1:+1:+1

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Só para voces terem uma idéia de aplicação prática de uma boa bateria AGM.

 

Tem uma categoria de campeonato de som que as baterias são limitadas a duas unidades, do tamanho máximo de uma "grupo 31", ou seja, as D3100 são usadas nesta categoria.

 

Buenas, de duas D3100 o pessoal tira, por 1 a 2 segundos que é o tempo de medição, um pouco mais de 2000A a 10.5V.

 

Campeonato né?! Campeonato....

 

Estamos falando de som usado no dia-a-dia, não tem como comparar 510ah de bateria chumbo-ácida contra 234ah de bateria AGM nesse quesito. É claro que os 510ah de bateris "comuns" levam vantagem num som do dia-a-da. Vc acha que qual das duas opção vão fazer com que o som toque por mais tempo??

É claro que são as 3 baterias de 170ah!

 

Capacidade de pico é capacidade de pico, capacidade nominal é capacidade nominal. Cada uma tem a sua função!

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Campeonato né?! Campeonato....

 

Estamos falando de som usado no dia-a-dia, não tem como comparar 510ah de bateria chumbo-ácida contra 234ah de bateria AGM nesse quesito. É claro que os 510ah de bateris "comuns" levam vantagem num som do dia-a-da. Vc acha que qual das duas opção vão fazer com que o som toque por mais tempo??

É claro que são as 3 baterias de 170ah!

 

Capacidade de pico é capacidade de pico, capacidade nominal é capacidade nominal. Cada uma tem a sua função!

Por acaso o cara vai usar o som pra SPL ou pra trio?

 

Se for SPL, porque voce esta falando de capacidade de reserva das baterias?

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O que estranho e, uso 2 AGM unipower 150A + alternador de 120A, com carro ligado e 14.20V com o som no talo tocando rapão chega a 12.4 facil facil isso pq as bateria ta em plena carga. e muito estranho.

 

Está tudo certo aí!

As baterias estão fazendo sua função tentando segurar a tensão em 12V, se não fica em 14V é porque o seu alternador não consegue segurar a tensão, por causa do alto consumo de corrente dos seus amps.

 

Se eu não estiver enganado, vc tem uma SD3k não é?

Para segurar uma SD3k em 14V, vc precisaria de uns 3 alternadores de 120A.

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Por acaso o cara vai usar o som pra SPL ou pra trio?

 

Se for SPL, porque voce esta falando de capacidade de reserva das baterias?

 

Uma coisa é o chamado SPL outra coisa é o chamado campeonato.

 

Ou vc acha que o cara vai ligar o som dele por 30 segundos e depois desliga tudo e vai embora??

 

Por isso capacidade de reserva é importante num som de dia-a-dia.

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Uma coisa é o chamado SPL outra coisa é o chamado campeonato.

 

Ou vc acha que o cara vai ligar o som dele por 30 segundos e depois desliga tudo e vai embora??

 

Por isso capacidade de reserva é importante num som de dia-a-dia.

Quanta bobeira, cara. Se as baterias mandam 1000A durante 30segundos, por exemplo, elas sao PERFEITAS pra SPL dia-a-dia.

 

Ou voce conhece alguma musica que tenha graves ININTERRUPTOS por mais de 30 segundos??

 

Tenha uma coisa em mente: capacidade de reserva só serve pra quem quer tocar o som com o carro desligado.

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Sim, a função da bateria não é alimentar o som sozinha. Ela vai servir de muleta para o alternador.

 

Sendo bem honesto, ou acho (pessoalmente falando, fique bem claro) burrice usar algo que tenha consumo de pico 3x maior que o alternador. Tem gente que usa, fato, até funciona com MUITA bateria. Mas aí é contar mais com a muleta que com as pernas.

 

Pra trio a situação é diferente, por conta do tipo de uso. Ainda assim, ninguém tem trio SÓ pra abrir... usam com o carro andando, e aí vale a mesma situação.

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Eu tinha no meu escortinho um SD5000 dos primeiros tocando 4x nitros 15" com 360-380Ah de baterias. Só o Alternador original. Lembro de um dia o carro desligar dirigindo, estupidez total.

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Eu tinha no meu escortinho um SD5000 dos primeiros tocando 4x nitros 15" com 360-380Ah de baterias. Só o Alternador original. Lembro de um dia o carro desligar dirigindo, estupidez total.

 

Aí que me refiro.

 

Não adianta querer andar de V8 colocando 20 reais de gasolina no posto.

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Quanta bobeira, cara. Se as baterias mandam 1000A durante 30segundos, por exemplo, elas sao PERFEITAS pra SPL dia-a-dia.

 

Ou voce conhece alguma musica que tenha graves ININTERRUPTOS por mais de 30 segundos??

 

Tenha uma coisa em mente: capacidade de reserva só serve pra quem quer tocar o som com o carro desligado.

Cara deixa te perguntar,vc diz q capacidade de reserva so serve pra tocar com carro desligado

 

Eu tenho uma stetsom 2k5 (1 ohm) tocando em 4 ohm com 4 bateria heliar 65A + alternador original 60A,cabos 21mm,mega blitz 1.2F

 

O som tocando com carro ligado por +- 1 hora 1 h e meia por dia dura 3,4 dias com desempenho em 100%,depois disso ja cai pra uns 50% o desempenho.

 

O q falta pra mim e capacidade de reserva ou isso e caracteristica das baterias chumbo acidas mesmo ou oq q ta errado no meu som?

 

vlw ajuda se puder responder.

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Falta carregar as baterias

Foi pra mim?Se foi,isso q acontece é com as baterias carregadas ja...só queria saber se só dura esse tantinho mesmo ou se tem algo errado...

 

 

Ah e pra n esquecer,tópico bom esse! :legal:

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Foi pra mim?Se foi,isso q acontece é com as baterias carregadas ja...só queria saber se só dura esse tantinho mesmo ou se tem algo errado...

 

 

Ah e pra n esquecer,tópico bom esse! :legal:

Sim, foi pra voce.

 

Obviamente seu carregador nao esta conseguindo carregar suas baterias. Entao, elas descarregam depois de 3, 4 vezes de uso continuo (sem coloca-las no carregador).

 

Faça como o murilo disse: coloque-as em um carregador quando ver que nao estao mais 100%.

 

No seu caso, se voce colocar baterias maiores, conseguira tocar por mais tempo sem precisar carregar as baterias em casa. Mas da mesma forma que seu alternador nao esta conseguindo carregar as 4 de 60ah, nao conseguira carregar baterias maiores. Entao, no final, voce somente estará postergando o problema.

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Sim, foi pra voce.

 

Obviamente seu carregador nao esta conseguindo carregar suas baterias. Entao, elas descarregam depois de 3, 4 vezes de uso continuo (sem coloca-las no carregador).

 

Faça como o murilo disse: coloque-as em um carregador quando ver que nao estao mais 100%.

 

No seu caso, se voce colocar baterias maiores, conseguira tocar por mais tempo sem precisar carregar as baterias em casa. Mas da mesma forma que seu alternador nao esta conseguindo carregar as 4 de 60ah, nao conseguira carregar baterias maiores. Entao, no final, voce somente estará postergando o problema.

Humm interessante,vo trocar de auto eletrica ate o carregador q comprei chegar e testar pra ver ate quando elas duram.

 

Eu me expressei errado ali eu acho,eu quis dizer q elas duram de 3 a 4 dias depois de carregadas e tocando meu som no talo por volta de 1h ou 1:30h por dia.

 

So uma coisa,ficar carregando essas baterias seladas e comuns muitas vezes diminui a vida util delas?

 

Vlw ai hiperim e murilo :legal:

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Humm interessante,vo trocar de auto eletrica ate o carregador q comprei chegar e testar pra ver ate quando elas duram.

 

Eu me expressei errado ali eu acho,eu quis dizer q elas duram de 3 a 4 dias depois de carregadas e tocando meu som no talo por volta de 1h ou 1:30h por dia.

 

So uma coisa,ficar carregando essas baterias seladas e comuns muitas vezes diminui a vida util delas?

 

Vlw ai hiperim e murilo :legal:

Se for carga lenta, é até benéfico pra bateria carregar várias vezes. Carga lenta, no seu caso, seria no máximo 6A.

 

De preferência, compre um carregador "inteligente".

 

Abraços

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