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ExTrEmE SPL

A verdade sobre o custo-benefício:

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Eu não estou misturando nada. Você que veio com papo de que capacidade de reserva SÓ serve para tocar o som com caro desligado. Só estou tentando te mostrar que isso é completamente errado.

 

Capacidade de reserva só importa no dimensionamento quando falamos em carro desligado mesmo. Ela só te mostra o tempo que a bateria leva pra descarregar, nada mais.

 

Pra SPL não diz absolutamente nada. Uma bateria barata rende até 30% menos corrente máxima do que uma BOA bateria, como as Moura (as melhores que temos no BR, sem sombra de dúvidas).

 

Veja bem, 100A/h é algo tão informativo quando 100km/h. Dizer que 2 carros estão a 100km/h não indica que os dois tem o mesmo desempenho, que os dois estão andando lado-a-lado, que ambos tem o mesmo consumo... nada. Apenas diz que ambos estão, naquele momento, percorrendo 100 quilômetros em uma hora.

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olha ja toquei BEM mais tempo com a minha agm de 200ah do que um amigo meu com 480a, e o consumo dos dois sets é praticamente o mesmo!

 

Temos que analisar o que seria esse "praticamente o mesmo", pois pouca diferença pode mudar muito no resultado final.

 

O parâmetro de medição de capacidade de reserva nominal de uma bateria é o mesmo tanto para uma bateria chumbo-ácida quanto para uma bateria AGM. Já falei isso em outro tópico, não existe essa de bateria AGM de 100A/h equivaler à uma bateria de 200A/h "comum" em capacidade de reserva, em capacidade de pico pode até ser, porém em capacidade de reserva que é medida em A/h, as duas se equivalem.

Ou seja, se um amplificador consumir 200A continuamente sem variação(sabemos que isso não é possível), tanto a bateria AGM de 200A/h como a bateria chumbo-ácida de 200A/h vão se esgotar ao mesmo tempo.

 

Já em capacidade de pico, algumas AGM de 70A/h se equivalem à muitas baterias "comuns" de 200A/h. Mas em pico, não em reserva.

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Temos que analisar o que seria esse "praticamente o mesmo", pois pouca diferença pode mudar muito no resultado final.

 

O parâmetro de medição de capacidade de reserva nominal de uma bateria é o mesmo tanto para uma bateria chumbo-ácida quanto para uma bateria AGM. Já falei isso em outro tópico, não existe essa de bateria AGM de 100A/h equivaler à uma bateria de 200A/h "comum" em capacidade de reserva, em capacidade de pico pode até ser, porém em capacidade de reserva que é medida em A/h, as duas se equivalem.

Ou seja, se um amplificador consumir 200A continuamente sem variação(sabemos que isso não é possível), tanto a bateria AGM de 200A/h como a bateria chumbo-ácida de 200A/h vão se esgotar ao mesmo tempo.

 

Já em capacidade de pico, algumas AGM de 70A/h se equivalem à muitas baterias "comuns" de 200A/h. Mas em pico, não em reserva.

 

na teoria sim, na pratica não!

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Capacidade de reserva só importa no dimensionamento quando falamos em carro desligado mesmo. Ela só te mostra o tempo que a bateria leva pra descarregar, nada mais.

 

Kléber, sabemos muito bem que com o carro ligado o alternador original não consegue suprir a demanda de energia da maioria dos sets do pessoal daqui do fórum, é aí que as baterias entram em ação, e é aí que a capacidade de reserva é importante.

 

Por exemplo, suponhamos que alguém tem um amplificador que oferece 5k Wrms e comece a tocar o som em uma festinha por algumas horas. Essa pessoa tem 500A/h em baterias (seja lá qual for) e um alternador com 60A. Mesmo que esse alguém esteja com o carro em funcionamento, se o amplificador estiver no limite da potência (antes do clipping) o alternador não conseguirá manter a tensão nem mesmo em 12,5V, é aí que a capacidade de reserva faz a diferença.

Editado por LucasGYN

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Por exemplo, suponhamos que alguém tem um amplificador que oferece 5k Wrms e comece a tocar o som em uma festinha por algumas horas.

Isso é trio, nao SPL.

 

Aprenda a diferenciar, cara! Voce ta falando de uma coisa alheia a um topico que se encontra no subforum SPL!

 

Se quer falar de animar festinha, voce esta no topico errado.

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Isso é trio, nao SPL.

 

Aprenda a diferenciar, cara! Voce ta falando de uma coisa alheia a um topico que se encontra no subforum SPL!

 

Se quer falar de animar festinha, voce esta no topico errado.

 

Calma, cara. São só exemplos... :legal:

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Pessoal, estou lisonjeado pelo desenrolar do topico...

 

Kleberlpa, é uma honra te-lo aqui!

Hiperim, Murilonaves, Lucasgyn e todos que estão contribuindo: OBRIGADO!

 

Muitas duvidas estão sendo esclarecidas e essa foi a minha intenção ao criar o tópico!

 

Estou acompanhando...

Abs

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500ah de baterias AGM sairia por uns 4 mil reais, dependendo da marca até mais que isso, 500ah de baterias "comuns" Moura sairia por 1600 reais e com mais mil reais você ainda compra dois ótimos MC.

 

 

540Ah de alphacell não dá 1600 dilmas..

 

testadas a aprovadas pela galera de Sp daqui do fórum.

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Calma, cara. São só exemplos... :legal:

To calmo, cara.

 

Mas voce ta sendo muito cabeça dura! Nunca vi igual...

 

Mas tudo bem. Espero que um dia veja isso na pratica e se lembre desse tópico.

 

Abraços

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Essas Alphacell, série GXL, não são baterias AGM, nem chumbo-ácido, são de gel.

As baterias de gel tem como vantagem sua alta durabilidade, mais alta até que as AGM. Porém, são mais apropriadas para uma descarga mais lenta de corrente, sua resistência interna é mais alta.

 

Para som automotivo eu prefiro as AGM, depois as chumbo-ácidas, as de gel não são tão apropriadas para altos picos de corrente.

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Essas Alphacell, série GXL, não são baterias AGM, nem chumbo-ácido, são de gel.

As baterias de gel tem como vantagem sua alta durabilidade, mais alta até que as AGM. Porém, são mais apropriadas para uma descarga mais lenta de corrente, sua resistência interna é mais alta.

 

Para som automotivo eu prefiro as AGM, depois as chumbo-ácidas, as de gel não são tão apropriadas para altos picos de corrente.

 

sim são de GEL e melhores que as convencionais, e seguram muito bem pra SPL.

 

entre GEL e AGM pra SPL to arriscando nas de GEL rsrs

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As baterias de gel tem como vantagem sua alta durabilidade, mais alta até que as AGM. Porém, são mais apropriadas para uma descarga mais lenta de corrente, sua resistência interna é mais alta.

Mais uma coisa sem sentido. Esse GLX 220, por exemplo, tem ESR (resistencia interna) de cerca de 4 ou 5mohms. Isso é a ESR da minha AGM Haze...

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540Ah de alphacell não dá 1600 dilmas..

 

testadas a aprovadas pela galera de Sp daqui do fórum.

 

néé não?

 

carro do japa blocando 4 JL de 15 em 5k2 somente 2 alphacell TRAVADO nos 13.2 volts.

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Kléber, sabemos muito bem que com o carro ligado o alternador original não consegue suprir a demanda de energia da maioria dos sets do pessoal daqui do fórum, é aí que as baterias entram em ação, e é aí que a capacidade de reserva é importante.

 

Bom, como eu disse lá atrás, um consumo 3x maior que o alternador, pra mim, é burrice. Bateria é muleta, serve só pra tirar o peso de cima da perna. Acontece que, se vc não tem forna nas duas pernas, não tem muleta que salve!

 

Imagine um alternador de carro 1.0, 60A/h, com faróis e tudo mais pra alimentar... gerando menos de 50% disto em situações de trânsito. 30A pra alimentar carro e acessórios.

 

Coloque um consumo sobre o sistema elétrico de 300A, em longos graves quase que puramente senoidais. Aí você ENCHE de baterias.

 

De onde é que essas baterias vão receber carga? Do que sobra do alternador? Essas baterias, parcialmente descarregadas, vão te render o quê? Metade da capacidade nas primeiras horas de uso? E depois de um tempinho com o som no talo?

 

Conheço nego que o carro morre em baixas velocidades, no meio da rua, com o som ligado. Sai falhando de quebra molas, pq a tensão no sistema elétrico tá em nível baixíssimo. Nego com 2, 3 baterias. Servem pra quê?

 

É isto, pensar em capacidade de reserva prá quê? Pra saber quantas horas você vai poder usar o som bombando na rua, e quantos dias vai precisar deixar o som desligado depois? Ou quantos litros de gasolina vai gastar mantendo o carro bem acelerado por meia-hora?

 

É esta a questão!

 

Eu sei que aqui é o SPL, lugar onde milhares de watts são mato. Onde se fala de 10 mil watts como se fosse bobagem, como se bastasse ter algum dinheiro pra comprar amplificador e falante. Não é!

 

Nego não faz idéia do que são 10 mil watts! Ainda mais em 12 volts. São quase 1000 ampéres. Um simples acidente com um banco de baterias capaz de entregar 3 mil ampéres é suficiente pra abrir um rombo na lata antes mesmo do seu fusível queimar.

 

Quando eu digo que é burrice falar em 3000W RMS em um sistema elétrico baseado num motor pequeno/alternador pequeno, é pq a conta não fecha mesmo. Não fecha em nenhum dos lados, já que o investimento em 3000W no fim das contas mal vai render 1500, e com muita dor de cabeça.

 

Dimensionar um sistema elétrico não é o que se vê em todo tópico aqui do fórum: Tanto de bateria e fio de tanto. Dimensionar um sistema elétrico é contemplar a real eficiência dessa estrovenga no dia a dia.

Editado por Kleberlpa

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Mais uma coisa sem sentido. Esse GLX 220, por exemplo, tem ESR (resistencia interna) de cerca de 4 ou 5mohms. Isso é a ESR da minha AGM Haze...

 

Cada bateria tem sua característica, mesmo que sejam do mesmo tipo, mas no geral a resistência interna das baterias de gel são sim maiores as AGM.

 

"Tecnologia GEL

- Construtivamente segue o mesmo padrão de uma bateria ventilada (placa positiva / placa negativa / separador);

- No lugar do eletrólito é colocado GEL ácido preenchendo todo o espaço da bateria;

- Normalmente as baterias GEL têm padrão de placas positivas tubulares, isto é, o material ativo é colocado dentro de tubos permeáveis ao eletrólito;

- Como a montagem dos tubos é paralela entre si, o caminho da corrente elétrica é único (passo singelo);

- Não permite aumento da compressão do GEL, devido haver necessidade de espaço para a penetração do GEL entre separador e placa positiva;

- Com placas tubulares existe uma tendência do aumento da resistência interna face ao menor acesso do eletrólito ao material ativo."

 

"As baterias de gel apenas trocaram o ácido líquido para uma solução pastosa do ácido, possibilitando utilizá-la de lado, sem se sujeitar a problemas com trepidações. Mas isso não implica necessariamente em melhoria no desempenho ou eficiência."

 

Tudo que já li comparando as baterias do tipo AGM com as baterias de gel citam sobre a baixíssima resistência interna das AGM e nunca sequer tocam no assunto da resistência interna das baterias de gel, sempre citam outras qualidades, mas nunca a resistência interna.

 

Aprenda um pouco mais sobre essas baterias:

www.megaoeste.com.br/site/Baterias

www.victronenergy.pt/batteries/gel%20and%20agm%20batteries/

www.revistaautomotivo.com.br/servicos/instaladores-25.asp

Editado por LucasGYN

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Acho bastante interessante a discussão sobre o assunto visto que sempre temos a necessidade de saber sobre baterias para alimentar nossos sistemas.

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Cada bateria tem sua característica, mesmo que sejam do mesmo tipo, mas no geral a resistência interna das baterias de gel são sim maiores as AGM.

 

"Tecnologia GEL

- Construtivamente segue o mesmo padrão de uma bateria ventilada (placa positiva / placa negativa / separador);

- No lugar do eletrólito é colocado GEL ácido preenchendo todo o espaço da bateria;

- Normalmente as baterias GEL têm padrão de placas positivas tubulares, isto é, o material ativo é colocado dentro de tubos permeáveis ao eletrólito;

- Como a montagem dos tubos é paralela entre si, o caminho da corrente elétrica é único (passo singelo);

- Não permite aumento da compressão do GEL, devido haver necessidade de espaço para a penetração do GEL entre separador e placa positiva;

- Com placas tubulares existe uma tendência do aumento da resistência interna face ao menor acesso do eletrólito ao material ativo."

 

"As baterias de gel apenas trocaram o ácido líquido para uma solução pastosa do ácido, possibilitando utilizá-la de lado, sem se sujeitar a problemas com trepidações. Mas isso não implica necessariamente em melhoria no desempenho ou eficiência."

 

Tudo que já li comparando as baterias do tipo AGM com as baterias de gel citam sobre a baixíssima resistência interna das AGM e nunca sequer tocam no assunto da resistência interna das baterias de gel, sempre citam outras qualidades, mas nunca a resistência interna.

 

Aprenda um pouco mais sobre essas baterias:

www.megaoeste.com.br/site/Baterias

www.victronenergy.pt/batteries/gel%20and%20agm%20batteries/

www.revistaautomotivo.com.br/servicos/instaladores-25.asp

Pegue o data sheet dela e faça as contas.

 

Prove que estou errado.

 

Abraços

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Você tem toda a razão, Kléber. Eu sempre instruo as pessoas a optarem pela troca do alternador por um de maior capacidade, ou adição de outro, mas a maioria opta pela adição de mais baterias, o que é errado quando não se tem um alternador á altura.

Eu disse que a capacidade de reserva é importante nesse caso, justamente por isso, pois quase ninguém instala um alternador dimensionado para o seu set. E caso a pessoa não tenha nem alternador, nem capacidade de reserva como o som funcionará adequadamente?

Não tem jeito né, por isso algum dos dois tem que ter.

 

Mas sempre tem um jeito. Quem tem muitas baterias e tem um alternador de baixa capacidade a solução é sempre que chegar em casa deixar as baterias carregando em carga lenta durante a noite, pois o alternador nunca terá tempo para carregar as baterias.

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Você tem toda a razão, Kléber. Eu sempre instruo as pessoas a optarem pela troca do alternador por um de maior capacidade, ou adição de outro, mas a maioria opta pela adição de mais baterias, o que é errado quando não se tem um alternador á altura.

Eu disse que a capacidade de reserva é importante nesse caso, justamente por isso, pois quase ninguém instala um alternador dimensionado para o seu set. E caso a pessoa não tenha nem alternador, nem capacidade de reserva como o som funcionará adequadamente?

O som nao funcionara adequadamente nem com capacidade de reserva alta! Será que voce nao consegue entender isso, cara?

Editado por hiperim

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Conheço nego que o carro morre em baixas velocidades, no meio da rua, com o som ligado. Sai falhando de quebra molas, pq a tensão no sistema elétrico tá em nível baixíssimo. Nego com 2, 3 baterias. Servem pra quê?

Por isso que me contento com 1500w. Da pra fazer MUITA coisa com isso... hehe

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O som nao funcionara adequadamente nem com capacidade de reserva alta!

 

Depois dessa eu vou ter que ir durmir... Forçou a barra agora.

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Depois dessa eu vou ter que ir durmir... Forçou a barra agora.

Isso! Melhor para o tópico! hauhauha

 

Mas agora sem zuar, nao entendi porque voce ficou tao indignado.

 

Voce acha que o sistema eletrico vai manter 100% de sua eficiencia ate a hora que descarregar de uma vez? Se as baterias acido-chumbo ja nao sao tao boas assim em corrente de pico e resistencia interna, imagina com 50% da carga...

Editado por hiperim

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Sinceramente está correto.

 

eu mesmo coloquei 1 bateria só, e quero investi em alternador, tenho 1 celta de alternador de 90AH

porem quero troca,ou colocar +1

 

 

POOOOOOOOOREEEEEEEEEMMMMMMMM entra o grande problema. como vou colocar +1 alternador?

vi algus topicos do steve e percebi que é meio "complexo",alguem sabe algo que possa auxiliar? topico ou algo do tipo que ensine a colocar alternador extra? pois eu verifiquei, precisa compra uma correia maior, precisa faze adaptação, parece complicado :(

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Seu celta deve ser 1.0. Aconselho a usar, no maximo, alternador de 120ah do vectra.

 

Abracos

 

edit: me referi a vc trocar o de 90 pelo de 120.

Editado por hiperim

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o do vectra seria de 120 né? ai não seria necessario adaptação ou nada do tipo né?

keria colocar +1 de 90...mas só de pensa em como vo colocar, até da dor de cabeça :banghead

fora que iria lascar o torque do celta que ja não é alto --'

 

esquema mesmo é faze igual meu amigo, 1x a cada 2 semana ele tira as bateria, e da carga 100% nelas :legal:

Editado por anikilenter

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