Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ExTrEmE SPL

A verdade sobre o custo-benefício:

Recommended Posts

Pessoal,

Como muitos sabem estou prestes a montar meu set SPL novamente e é a hora de comprar as baterias!

Ja tive outros sets (vide assinatura) e sempre usei baterias comuns de boa qualidade!

Andei pesquisando bastante a respeito de baterias e li vários tópicos, alguns proveitosos e outros nem tanto.

Do que li, conclui:

AGM é chumbo ácido, porém possui um sistema bem mais eficiente que as comuns.

AGM são mais compactas (Por ex: XS Power D31)

AGM é melhor que as baterias comuns: duram mais e possuem uma corrente de pico bem maior.

Já até ouvi essa: " Com Bateria AGM o som melhora em 85%"!!!!!!!!

Li tanta coisa, mas nenhuma respondeu uma duvida:

Mesmo sabendo das qualidades acima citadas, até que ponto compensa comprar uma AGM no lugar de ALGUMAS chumbo ácido comum DE BOA QUALIDADE?

Pergunto isso devido ao alto valor das AGM mais especificamente as XSpower!

Por Exemplo:

Levando em consideração que disponho de espaço suficiente (irei por na caçamba) o que seria mais proveitoso?

2 XS Power D31 = 1760 reais

3 MOURA Liga de Prata 170Ah = 1500 reais

São 200Ah AGM contra 510Ah das Mouras.

Até que ponto as baterias AGM são + vantajosas quando se leva em consideração o custo-beneficio????

Att

Igor

Editado por ExTrEmE SPL

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Como muitos sabem estou prestes a montar meu set SPL novamente e é a hora de comprar as baterias!

Ja tive outros sets (vide assinatura) e sempre usei baterias comuns de boa qualidade!

Andei pesquisando bastante a respeito de baterias e li vários tópicos, alguns proveitosos e outros nem tanto.

Do que li, conclui:

AGM é chumbo ácido, porém possui um sistema bem mais eficiente que as comuns.

AGM são mais compactas (Por ex: XS Power D31)

AGM é melhor que as baterias comuns: duram mais e possuem uma corrente de pico bem maior.

Já até ouvi essa: " Com Bateria AGM o som melhora em 85%"!!!!!!!!

Li tanta coisa, mas nenhuma respondeu uma duvida:

Mesmo sabendo das qualidades acima citadas, até que ponto compensa comprar uma AGM no lugar de ALGUMAS chumbo ácido comum DE BOA QUALIDADE?

Pergunto isso devido ao alto valor das AGM mais especificamente as XSpower!

Por Exemplo:

Levando em consideração que disponho de espaço suficiente (irei por na caçamba) o que seria mais proveitoso?

2 XS Power D31 = 1760 reais

3 MOURA Liga de Prata 170Ah = 1500 reais

São 200Ah AGM contra 510Ah das Mouras.

Até que ponto as baterias AGM são + vantajosas quando se leva em consideração o custo-beneficio????

Att

Igor

:+1 - tb não consegui entender..

Compartilhar este post

Link para o post

as D31 acho q sao de 117Ah!!

mas tbm fico na duvida na hra de pagar mais caro e ter uma AGM!!

Compartilhar este post

Link para o post

Minha dica: pesquisem mais. Tem mto topico sobre isso aqui no forum, galera.

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=160166

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=166000

E ai! Blz??

Um tópico ai é interessante! O outro nem tanto rssrs!

Abs

Editado por ExTrEmE SPL

Compartilhar este post

Link para o post

E ai! Blz??

Eu li os tópicos, mas não respondeu:

Duvido que voce leu os topicos por completo, cara. Neles voce vai encontrar informações pra responder sua pergunta.

Resumindo, nao há resposta certa para o que voce quer saber. Tudo depende da aplicação das baterias no sistema.

Analise corrente de pico, resistencia interna das baterias e capacidade de carga das mesmas. Quem procura trio, precisa de maior capacidade de carga. Quem quer SPL, precisa de maior corrente de pico aliada a uma menor resistência interna.

Se tivesse lido os topicos com atenção, chegaria a essa conclusao.

Desculpe minha franqueza, mas o forum nao precisa de MAIS um topico sobre baterias AGM vs. Convencionais.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Agora sim vc respondeu a pergunta:

"Resumindo, nao há resposta certa para o que voce quer saber"

E não me importo com sua franqueza! As pessoas devem ser assim mesmo!

Educadas e francas!

Quanto ao topico, realmente tem muitos....e muitas asneiras!

Editado por ExTrEmE SPL

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, se vc tem espaço de sobra, coloca três Moura de 170ah.

São 510A/h de capacidade nominal, e 5400A de pico. É muita coisa. Mesmo as XS Power sendo a top das tops das baterias automotivas, as três de 170ah Moura seriam superiores.

Compartilhar este post

Link para o post

São 510A/h de capacidade nominal, e 5400A de pico. É muita coisa. Mesmo as XS Power sendo a top das tops das baterias automotivas, as três de 170ah Moura seriam superiores.

eu nao teria duvida nisso, maaaaiiissss :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo o que você precisa é das especificações de cada bateria.

Você vai procurar pelo crank, que é a máxima corrente que ela entrega com 30% de queda por 30 segundos.

Se essa corrente for IGUAL no banco de AGM e no banco das Mouras, não fará a mínima diferença usar uma ou outra. Nenhuma mesmo, exceto o tamanho do banco, que é menor nas AGM. Vc ganha em espaço e na redução do peso, mas paga a mais por isto.

Veja bem, existe uma história que a AGM tem "resposta mais rápida", o que é conversa de vendedor mentiroso, ou de gente que desconhece os fatos reais.

A AGM de 60A/h entrega de 30 a 50% (mais ou menos, depende do design das placas, densidade da solução e distância entre as placas) mais corrente que a automotiva de 60A/h. E uma automotiva BARATA de 60A/h vai entregar 10 a 30% menos corrente que uma automotiva BOA (Moura, por exemplo).

Nenhuma delas tem nenhum tipo de atraso na hora de entregar corrente. Haverá uma queda de tensão proporcional à capacidade de entrega de corrente, e esta queda será menor na AGM de 60A/h do que na comum de 60A/h, por isto muita gente erroneamente diz que a AGM tem resposta mais rápida.

Se espaço e peso não forem problema, e o custo compensar o uso de mais baterias comuns pra atingir a mesma capacidade que a AGM, pode ir na comum que o desempenho será igual.

OBS: Pelos pontos acima, deu pra perceber que a indicação em A/h é completamente inútil na hora de dimensionar um sistema elétrico, né?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, antes de falar qual será superior, sugiro que leia algo sobre resistência interna (ou ESR).

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=153763&st=0&p=2262458&fromsearch=1entry2262458

Compartilhar este post

Link para o post

Você vai procurar pelo crank, que é a máxima corrente que ela entrega com 30% de queda por 30 segundos.

Ta ok. Nao ha o que discordar aqui.

Veja bem, existe uma história que a AGM tem "resposta mais rápida", o que é conversa de vendedor mentiroso, ou de gente que desconhece os fatos reais.

Nenhuma delas tem nenhum tipo de atraso na hora de entregar corrente.

Que isso, cara... Entao a resistência interna não influencia em nada, ne?

"RESR must be as small as possible since it determines the loss power when the capacitor is used to smooth voltage. Loss power varies with the square of the ripple current flowing through it and proportionally to RESR. Low ESR capacitors are imperative for high efficiencies in power supplies.".

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Electrolytic_capacitor

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, antes de falar qual será superior, sugiro que leia algo sobre resistência interna (ou ESR).

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=153763&st=0&p=2262458&fromsearch=1entry2262458

Eu sei muito bem que a resistência interna de uma bateria AGM é mais baixa do que de uma bateria chumbo-ácida. Mas vc sabe qual a vantagem de uma resistência interna mais baixa pelo menos?

Uma resistência interna mais baixa garante uma melhor descarga de corrente de pico. Mas vc acha mesmo que o que define se uma bateria é boa é a capacidade de corrente de pico da mesma? Só isso?

Em se tratando de campeonato, onde se usa o amplificador em potência máxima por poucos segundos, isso pode até ser válido, mas será que esse é o caso aqui?

Quer ótima capacidade de pico?

Compre um capacitor "de nome" e esqueça o que é bateria AGM!

PS: nem li o que vc postou aí.

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post

Link para o post

2 D3100 x 3 Moura 170ah

2 D3100

Capacidade nominal total: 234 A/h

Capacidade de pico total: 6400A

3 Moura 170ah

Capacidade nominal total: 510 A/h

Capacidade de pico total: 5400A

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei muito bem que a resistência interna de uma bateria AGM é mais baixa do que de uma bateria chumbo-ácida. Mas vc sabe qual a vantagem de uma resistência interna mais baixa pelo menos?

Uma resistência interna mais baixa garante uma melhor descarga de corrente de pico. Mas vc acha mesmo que o que define se uma bateria é boa é a capacidade de corrente de pico da mesma? Só isso?

Em se tratando de campeonato, onde se usa o amplificador em potência máxima por poucos segundos, isso pode até ser válido, mas será que esse é o caso aqui?

Quer ótima capacidade de pico?

Compre um capacitor "de nome" e esqueça o que é bateria AGM!

PS: nem li o que vc postou aí.

Nao. Eu acho que é o conjunto entre baixa resistencia interna e alta corrente de pico que fazem uma bateria ser boa.

Pense o que quiser, cara. Só quis mostrar que voce estava errado pra algumas pessoas novatas nao pensarem dessa mesma forma.

Sobre megacap, concordo com voce. Minha lista de prioridade é: alternador > megacap eletrolítico > AGM > bateria normal.

Grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

pensa que em 2 anos, as mouras vão ta capenga, e as agm vao tocar pra mias de 5 anos.

em 4 anos o valor das agm será ultrapassado. Sem contar a velocidade que as agm entregam a carga.

Compartilhar este post

Link para o post

Minha lista de prioridade é: alternador > megacap eletrolítico > AGM > bateria normal.

Isso é verdade. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Através de uma pequena "discussão" vocês conseguiram esclarecer melhor para os novatos, como eu.

Até então nas pesquisas que havia feito, achei a resposta certa de que megacapacitor seria para muitos usado em ultimo caso, o melhor seria encher o carro de baterias.

Estes megacapacitores ajudam mesmo ou é lenda?

Abraços e continuem a discussão... [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Através de uma pequena "discussão" vocês conseguiram esclarecer melhor para os novatos, como eu.

Até então nas pesquisas que havia feito, achei a resposta certa de que megacapacitor seria para muitos usado em ultimo caso, o melhor seria encher o carro de baterias.

Estes megacapacitores ajudam mesmo ou é lenda?

Abraços e continuem a discussão... [¨]

Depende do megacapacitor...

Ate os fosgate fodoes sao capacitores hibridos (mistura de capacitor eletrolitico com uma pequena bateria agm).

Quase fechei a compra de um THE CAP 15F da alumapro esses dias. Meu sonho ter um desses...

edit: procure por megacapacitores eletroliticos.

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post

Que isso, cara... Entao a resistência interna não influencia em nada, ne?

"RESR must be as small as possible since it determines the loss power when the capacitor is used to smooth voltage. Loss power varies with the square of the ripple current flowing through it and proportionally to RESR. Low ESR capacitors are imperative for high efficiencies in power supplies.".

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Electrolytic_capacitor

Não existe resistência interna sozinha.

A capacidade de fornecimento de corrente é fruto direto da resistência interna.

Não existe nenhuma bateria que forneça 600A e que tenha resistência interna maior que uma que forneça 500.

Uma coisa é diretamente ligada à outra. A resistência interna é fruto direto da área das placas e da separação entre elas, e estes são fatores que determinam a capacidade de fornecimento de corrente.

Aliás, mesmo que fossem fatores diferentes, de nada adianta ter uma resistência interna baixíssima, e não fornecer o que realmente importa: corrente.

Como já diz nosso amado Ohm, U=R*I. Ou seja, tensão, resistência e corrente estão DIRETAMENTE ligados. Se R é maior na bateria A que na B, ao se aplicar a mesma corrente, a tensão (U) sobre esse resistor virtual será maior, ou seja, maior a queda de tensão.

Compartilhar este post

Link para o post

pensa que em 2 anos, as mouras vão ta capenga, e as agm vao tocar pra mias de 5 anos.

em 4 anos o valor das agm será ultrapassado. Sem contar a velocidade que as agm entregam a carga.

Que bateria milagrosa é essa?

A corrosão das placas/grades será a mesma na comum e na AGM. Mantendo o mesmo nível de carga e descarga, a durabilidade tende a ser a mesma (isto falando de baterias de qualidade de materiais equivalente).

Se o ciclo de descarga for desrespeitado, a AGM vai se danificar antes da comum, e MUITO antes da estacionária. Ou seja, pra trios, a AGM é um custo maior, e um risco de dano maior, sendo que a vantagem da AGM é corrente fornecida, e não o tempo de descarga.

Resumindo: Tem que separar as lendas da prática.

Compartilhar este post

Link para o post

A capacidade de fornecimento de corrente é fruto direto da resistência interna.

Não existe nenhuma bateria que forneça 600A e que tenha resistência interna maior que uma que forneça 500.

Uma coisa é diretamente ligada à outra. A resistência interna é fruto direto da área das placas e da separação entre elas, e estes são fatores que determinam a capacidade de fornecimento de corrente.

Aliás, mesmo que fossem fatores diferentes, de nada adianta ter uma resistência interna baixíssima, e não fornecer o que realmente importa: corrente.

Como já diz nosso amado Ohm, U=R*I. Ou seja, tensão, resistência e corrente estão DIRETAMENTE ligados. Se R é maior na bateria A que na B, ao se aplicar a mesma corrente, a tensão (U) sobre esse resistor virtual será maior, ou seja, maior a queda de tensão.

Pois entao!

Em um caso hipotetico, onde duas baterias tenham corrente de pico de 1000A, mas a bateria 1 tenha ESR de 1mOhm e a bateria 2 de 3mOhms, a queda de tensao (U) será maior na bateria 2!

Portanto, quanto maior a resistencia interna de uma bateria, pior é para o sistema eletrico!

edit: havia colocado ambas baterias como "bateria 1". LOL

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post

Quando disse isso? O que eu falei era que a ESR das bateria influencia sim, e muito. Mas que uma bateria boa precisa de ESR baixa e alta corrente de pico.

Voce, por outro lado, chegou dizendo que nao importa a ESR nas baterias. Isso não é verdade.

Voce dizer que oq importa é o "crank" das baterias, ta correto, até pq o crank é o resultado da relação existente entre corrente de pico e resistencia interna.

Agora, falar que as AGM "não tem resposta mais rapida" é uma enorme besteira!

Nao. Eu acho que é o conjunto entre baixa resistencia interna e alta corrente de pico que fazem uma bateria ser boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...