Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Abreu

Fibra de Carbono para caixas de sub-woofer

Recommended Posts

All, pensando em montar algum projeto no meu carro, mas sem adicionar muito peso ao mesmo (ando meio paranóico com isto), pensei em uma caixa moldada em fibra de carbono.

Alguém já tentou ou já viu algo do tipo?

Penso em fazer a caixa sobre o pneu de estepe, para um sub-woofer pequeno, com algo por volta de 20 litros, selada.

Será possível fazer algo leve e rígido o suficiente para um sub-woofer?

Fibra é uma opção, mas para obter a rigidez necessária termina ficando tanto ou mais pesada que uma caixa de madeira...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o que você vai gastar com fibra de carbono não vai vale a diferença de combustível por muitos, muitos quilômetros. Que eu me lembre a folha com 1m² custa acima de R$500,00.

Já vi nego que fez na gringa, mas era tipo demo car, era como um atrativo. Não vejo grande vantagem no peso, nem no uso do material.

Compartilhar este post

Link para o post

All, pensando em montar algum projeto no meu carro, mas sem adicionar muito peso ao mesmo (ando meio paranóico com isto), pensei em uma caixa moldada em fibra de carbono.

Vai montar um trio num 1.nada? :vts

Já começou o regime? :vts

Compartilhar este post

Link para o post

O problema certamente não é aumento de consumo.

Está mais relacionado com o aumento do peso do carro e consequentemente perda de desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post

Ahn se vc realmente se importa com desempenho a ponto de usar fibra de carbono vc não deveria estar usando é caixa nenhuma.

Ou pelo menos parta para a solução mais inteligente, use um sub em free-air / infinite baffle. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o que você vai gastar com fibra de carbono não vai vale a diferença de combustível por muitos, muitos quilômetros. Que eu me lembre a folha com 1m² custa acima de R$500,00.

Já vi nego que fez na gringa, mas era tipo demo car, era como um atrativo. Não vejo grande vantagem no peso, nem no uso do material.

Não estou preocupado com o combustível Pad...

Meu objetivo é melhorar o som do carro, sem elevar muito seu peso, tendo a mínima perda de desempenho possível.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Ahn se vc realmente se importa com desempenho a ponto de usar fibra de carbono vc não deveria estar usando é caixa nenhuma.

Ou pelo menos parta para a solução mais inteligente, use um sub em free-air / infinite baffle. :legal:

Off, usar um sub em free-air vai terminar pesando mais do que uma caixa pequena...

Sub-woofers para free-air geralmente são bem grandes, enão posso jogar o sub-woofer solto na mala...

Vou ter que fazer uma estrutura para ele, com piso, etc etc etc...

Então, na minha opinião, não é a solução mais inteligente.

Eu tenho um Focal 21V2, linha Polyglass de 8".

Minha idéia era usar esse sub-woofer em uma caixinha selada de 20 litros, usando a fibra de carbono para confecciona-la.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai montar um trio num 1.nada? :vts

Já começou o regime? :vts

Nops Adriando...

Pretendo montar um SQ "pequeno e leve" em um 2.0 Turbo =)

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Abreu, faça uma caixa de MDF de 9mm, com estrutura em colméia, travando todas as paredes. Tudo com MDF fino, tudo colado.

Vai ter dar uma resistência ótima, e baixo peso.

Compartilhar este post

Link para o post

Nops Adriando...

Pretendo montar um SQ "pequeno e leve" em um 2.0 Turbo =)

Abraços.

Então, deixa de frescura! Ou tb só vai andar com 1/2 tanque?

Compartilhar este post

Link para o post

sou a favor de mais pressão e acabou. facil assim só dar mais uma volta na "porca".

Compartilhar este post

Link para o post

Abreu, faça uma caixa de MDF de 9mm, com estrutura em colméia, travando todas as paredes. Tudo com MDF fino, tudo colado.

Vai ter dar uma resistência ótima, e baixo peso.

To vendo que ninguém me entendeu Kleber...

Eu quero moldar a caixa no buraco do pneu de estepe, o que é praticamente impossível usando madeira...

Estou buscando uma alternativa para a fibra de vidro, que termina ficando mais pesada do que as caixas de madeira...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Que eu me lembre a folha com 1m² custa acima de R$500,00.

Consegui o metro quadrado a R$198,00 Pad... O que é mais que suficiente para confeccionar a caixa que quero...

Resina eu tenho de graça, trabalho com isto...

O custo dessa caixa para mim, eu mesmo fazendo, não sai mais que R$200,00...

É menos do que eu pagaria por uma caixa moldada em fibra no estepe...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, isso foi ha mais de ano atrás.

Cara, precisa mesmo de sub? Um kit parrudo não atende? Ou colocar um SLS ou JL na porta traseira, para um reforço? Eu fiquei um bom tempo com um SLS sem subwoofer.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao trabalhei com fibra de carbono , mas fico pensando aqui, a fibra de carbono é realmente mais resistente a torçoes, tem resistencia a trincas e raxaduras maior que a da fibra de vidro, mas fico imaginando se isso faz muita diferença na questao de vibraçao, um metro quadrado deve conseguir dar umas duas camadas e olhe la né(isso só pra moldar o fundo e as laterais da caixa)... Seria uma boa moldar a extrutura na fibra e por dentro fazer varios travamentos em colméia com mdf de 9mm que nem o kleber falou...Apesar de que eu axo duas camadas pouca coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

To vendo que ninguém me entendeu Kleber...

Eu quero moldar a caixa no buraco do pneu de estepe, o que é praticamente impossível usando madeira...

Estou buscando uma alternativa para a fibra de vidro, que termina ficando mais pesada do que as caixas de madeira...

Abraços.

Ah sim, não tinha me atentado.

Se quiser, uma opção bem mais interessante que fibra é moldar a caixa com pequenos quadradinhos de MDF de 9mm, deixando apenas pequenos espaços entre eles. E aí vc vem com massa, enchendo esses espaços. Se o falante for muito potente, uma camada de fibra por dentro já te garante uma resistência absurda.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, pedi 1 metro quadrado do tecido...

Vou tentar.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se esta informação é 100% precisa, mas ... Conversando com um camarada da Morel a respeito das famosas Fat Lady ele me dizia que uma das vantagens do projeto era que, como a caixa em si era fibra de carbono, entre outros componentes, ela ressoava junto, para desta forma proporcionar um resultado superior. Parece que mesmo a linha de home theater básica da Morel também segue o mesmo principio.

A pergunta é será que a sua caixa vai "tocar junto com o sub" por causa do material escolhido?

Uma outra dúvida: não é preciso "cozinhar" a fibra de carbono em um forno tipo autoclave para finalizar o processo?

Faço essas perguntas, pois acredito que como material a fibra de carbono é excelente, além de propiciar um acabamento bem interessante. Talvez falte apenas nos adaptarmos a essa nova tecnologia.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, pedi 1 metro quadrado do tecido...

Vou tentar.

Abraços.

q bom! =D []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se esta informação é 100% precisa, mas ... Conversando com um camarada da Morel a respeito das famosas Fat Lady ele me dizia que uma das vantagens do projeto era que, como a caixa em si era fibra de carbono, entre outros componentes, ela ressoava junto, para desta forma proporcionar um resultado superior. Parece que mesmo a linha de home theater básica da Morel também segue o mesmo principio.

A pergunta é será que a sua caixa vai "tocar junto com o sub" por causa do material escolhido?

Uma outra dúvida: não é preciso "cozinhar" a fibra de carbono em um forno tipo autoclave para finalizar o processo?

Faço essas perguntas, pois acredito que como material a fibra de carbono é excelente, além de propiciar um acabamento bem interessante. Talvez falte apenas nos adaptarmos a essa nova tecnologia.

Como é algo que eu também não conheço, vou "pagar para ver" neno...

Quanto ao forno, eu pesquisei bastante sobre como trabalhar com fibra de carbono e achei bem simples, não necessitando de fornos ou outros equipamentos.

Uma vez eu também já vi algo sobre botar as peças em um forno, mas acredito que isto seja mais para alguns tipos de resina que necessitam de calor e umidade para "curar" corretamente (acho).

Eu vou usar resina epoxi catalisada normal.

Como eu trabalho bastante com resina, conheço bem algumas das suas particularidades.

Na empresa, a cura dos produtos em resina de poliéster é feita em um tanque que água morna.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acredito não. O material vai ressoar apenas em algumas frequências, uma em específico a cada 3 oitavas.

Um dos motivos de eu ter repúdio por falantes de cone rígido (fibra de kevlar, carbono, etc) é essa ressonância maldita. Colore os médios, fica artificial. Pra subs beleza, o material é o mais indicado. Mas pra qualquer coisa que responda médios, eu passo. "Nada supera o papel".

Tocar junto, não. A ressonância da fibra vai ser próxima à do metal: Nos médios. Mas que ela vai vibrar, é fato. Tem que fazer uma estrutura em colméia, travando essa parede a cada 5cm ou menos, dependendo do falante e da espessura da manta.

Tem mantas mais finas, e mais grossas. Autoclave serve para moldar a fibra e garantir a máxima resistência estrutural. Mas é perfeitamente possível trabalhar só resinando a fibra.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...