Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rapmaster666

Toroide Esquentando

Recommended Posts

Galera como falei no ultimo topico (Clique aqui), estava com um problema no em um amp Boss PH-3000D, que estava armando proteção ao receber algum sinal Bass, depois de varias tentativas de recupera-lo desisti e ia tentar algum tecnico por aqui.

Mas ontem resolvi tirar um cooler que fica em cima de um toroide dele e tanããã, tava la o negocio com o verniz torrado, retirei ele e vi tbm que tinha um fio partido, como era facil de refazer (8 fios 21 juntos com 16 voltas, e só tinha 2 contatos, resolvi comprar fio esmaltado igual ao que estava e refiz com a mesma quantidade de voltas.

Liguei o modulo ele sem carcaça sem nada, com o sub e funcionou de boa, mas mesmo com volume baixo o desgraçado do toroide esquenta que nao da pra por a mao nele, liguei sem o cooler claro, mas sei la acho que ta esquentando demais levando em consideração que o modulo estava aberto e o volume baixo, e como o toroide antigo estava tbm com o verniz queimado e um fio partido, vai saber se nao tem mais algo errado.

OBS: O toroide antigo tbm esquentava pra porrra (quando digo antigo é tipo antes de refaze-lo), entao acredito que nao seja pq refiz errado.

Alguem ja passou por isso, sabe se é normal ou caso não seja qual o motivo dela estar esquentando

Segue a foto, na foto esta sem o cooler, é esse com fio mais escuro.

img0046ala.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a man tenta enfiar uns cooler monstro ai e ve se dá jogo, mais esquentar d+ n é normal =/

Compartilhar este post

Link para o post

Amigão, até onde sei, o que faz um toróide aquecer demais é ter duas tensões com frequencias diferentes conectadas a ele (que acho que não seja isso) e uma alta corrente de magneticação. Já que você disse que refez as voltas, verifique novamente o número de voltas. Verifique a alimentação dele também, se não há nenhum resistor queimado. Pode ser a tensão de operação que está fora. O aquecimento dele pode ter danificado outros componentes, ou os outros componentes danificados provocaram o aquecimento.

Se não for nada disso, tenho a humildade de dizer que não sei o que pode ser!! rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

a man tenta enfiar uns cooler monstro ai e ve se dá jogo, mais esquentar d+ n é normal =/

O engraçado é que as 2 são parecidas mas só uma tem cooler, a que não tem não esquenta nada, eu nunca tinha visto moduo com cooler no toroide.

Compartilhar este post

Link para o post

Está errado isto!

A toróide não deve ultrapassar á 60ªC...e nem ficar morna sem pot.

A do D-3000.2 na pot. máxima com 6000w de pico por alguns minutos, nem altera a temperatura...

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei se no seu caso é normal, mas no geral não é anormal.

Compartilhar este post

Link para o post

O engraçado é que as 2 são parecidas mas só uma tem cooler, a que não tem não esquenta nada, eu nunca tinha visto moduo com cooler no toroide.

Rapaz, vc não estaria falando do filtro digital? é uma bobina com núcleo toroidal...rsrsr

Se for o caso pode ser sim...mas muito mal feita por sinal....a que usamos é o melhor núcleo existente do mundo para este fim...e fios LITZ para altíssimas frequências, chegam á 40ºsem pot. e cerca de 65ºC á pot máx.;;;;tem alguns aparelhos que se não colocar cooler(como alguns digitais que ando vendo) aqueceriam tanto que o fio entra em curto!

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, vc não estaria falando do filtro digital? é uma bobina com núcleo toroidal...rsrsr

Se for o caso pode ser sim...mas muito mal feita por sinal....a que usamos é o melhor núcleo existente do mundo para este fim...e fios LITZ para altíssimas frequências, chegam á 40ºsem pot. e cerca de 65ºC á pot máx.;;;;tem alguns aparelhos que se não colocar cooler(como alguns digitais que ando vendo) aqueceriam tanto que o fio entra em curto!

hand26

Só lembrando não sou tecnico, mas elas ficam perto das regulagens do modulo, tipo filtro, ganho, bass, subsonico, etc, acho que é isso mesmo que vc ta falando, tem essas 2 ai, a que tem cooler esquenta muito e a outra praticamente nada.

Foi o que aconteceu na minha, entrou em curto, dai o modulo entrou em proteção, como tinha um capacitor ceramico rachado na linha dos "terra" (rca e fonte), achei que o problema com a proteção estava ali, hj que resolvi tirar o cooler e ver essa bobina, e o esmalte tinha queimado, ficou em curto e partiu um fio. Mas ta esquentando muito, sem o cooler acredito que tenha chegado a quase 100 Graus, pois se tocasse nela queimava o dedo. mas como falei tava sem cooler e o modulo sem carcaça, tipo liguei só a placa.

Tem alguma solução ou arrisco assim mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigão, até onde sei, o que faz um toróide aquecer demais é ter duas tensões com frequencias diferentes conectadas a ele (que acho que não seja isso) e uma alta corrente de magneticação. Já que você disse que refez as voltas, verifique novamente o número de voltas. Verifique a alimentação dele também, se não há nenhum resistor queimado. Pode ser a tensão de operação que está fora. O aquecimento dele pode ter danificado outros componentes, ou os outros componentes danificados provocaram o aquecimento.

Se não for nada disso, tenho a humildade de dizer que não sei o que pode ser!! rsrsrs

Acredito ser as bobinas Do filtro mesmo, é que como sou mais pra leigo que pra tecnico (na area de eletronica) ahcei que tudo se chamava toroide, por isso mesmo coloquei as fotos deles, o numero de voltas é o mesmo que estava, mass como disse o que estava antes tbm esquentava muiiiiiiiiitoo tanto que entrou em curto.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito ser as bobinas Do filtro mesmo, é que como sou mais pra leigo que pra tecnico (na area de eletronica) ahcei que tudo se chamava toroide, por isso mesmo coloquei as fotos deles, o numero de voltas é o mesmo que estava, mass como disse o que estava antes tbm esquentava muiiiiiiiiitoo tanto que entrou em curto.

Compartilhar este post

Link para o post

Só lembrando não sou tecnico, mas elas ficam perto das regulagens do modulo, tipo filtro, ganho, bass, subsonico, etc, acho que é isso mesmo que vc ta falando, tem essas 2 ai, a que tem cooler esquenta muito e a outra praticamente nada.

Foi o que aconteceu na minha, entrou em curto, dai o modulo entrou em proteção, como tinha um capacitor ceramico rachado na linha dos "terra" (rca e fonte), achei que o problema com a proteção estava ali, hj que resolvi tirar o cooler e ver essa bobina, e o esmalte tinha queimado, ficou em curto e partiu um fio. Mas ta esquentando muito, sem o cooler acredito que tenha chegado a quase 100 Graus, pois se tocasse nela queimava o dedo. mas como falei tava sem cooler e o modulo sem carcaça, tipo liguei só a placa.

Tem alguma solução ou arrisco assim mesmo.

Já dei algumas sugestões, mas reitero: se quizer dar uma conferida, já que deu pal foi em tudo, pega um multímetro e testa os outros componentes perto dessa bobina: capacitores e resistores

Compartilhar este post

Link para o post

Já dei algumas sugestões, mas reitero: se quizer dar uma conferida, já que deu pal foi em tudo, pega um multímetro e testa os outros componentes perto dessa bobina: capacitores e resistores

Eu Vou testar. mas nao tem nada perto delas elas ficam em serie, seguindo as trilhas da placa, a primeira bobina (que é a que esquenta), sai dos Transistores (direto de todos eles), que vai para a segunda bobina (a que nao esquenta, mais clara) e essa sai no positivo de saida dos falantes.

E tirando o problema dessa p.... esquentar demais o modulo ta funcionando normalmente, testei nos subs e tudo. :angry:

Editado por rapmaster666

Compartilhar este post

Link para o post

Eu Vou testar. mas nao tem nada perto delas elas ficam em serie, seguindo as trilhas da placa, a primeira bobina (que é a que esquenta), sai dos Transistores (direto de todos eles), que vai para a segunda bobina (a que nao esquenta, mais clara) e essa sai no positivo de saida dos falantes.

E tirando o problema dessa p.... esquentar demais o modulo ta funcionando normalmente, testei nos subs e tudo. :angry:

Há a possibilidade do calor ter danificado os transistores e ter alterado a característica deles, pois são cheios de frescura. Então faz sentido o que eu estava pensando, os transistores podem estar mandando uma corrente maior que a de operação. Dá uma olhada com calma. Pega um multímetro e olha se o terminal dos transistores não está em curto

Compartilhar este post

Link para o post

Há a possibilidade do calor ter danificado os transistores e ter alterado a característica deles, pois são cheios de frescura. Então faz sentido o que eu estava pensando, os transistores podem estar mandando uma corrente maior que a de operação. Dá uma olhada com calma. Pega um multímetro e olha se o terminal dos transistores não está em curto

Opa legal, outra coisa não sei se ajuda, mas o cara que tava com ele tava usando o ganho em uns 70% com um p1y e a chave de ganho no modo sensibilidade de 0,2v a 2v, então devia ta com uma distorção desgraçada, fora que usava a caixinha do bass booster, então pode ser mesmo dos transistores né?

Andei lendo por ai, e não tem jeito de testar na placa não né? kkkkkkkk Só de pensar em mexer neles ja da raiva acordei com pasta termica na testa e tudo. Bom tem 8 deles lá (B31N20D) e antes deles tem uns resistores e uns diodos meio transparentes (agora esqueci o nome deles). Esses transistores são comuns/caros, o que vc acha de substitui-los logo?

Editado por rapmaster666

Compartilhar este post

Link para o post

Huahsuahsua tá tenso, viu??? :legal:

Tem como tirar uma foto da placa pra eu dar uma olhada pra ver se a resposta cai do céu enquanto olho pra ela??

P.S.: Falando em cair do céu, hoje fiz uma prova de Eletro II, e numa questão olhei pro céu e veio a luz. A resposta literalmente cai do céu!! :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

Huahsuahsua tá tenso, viu??? :legal:

Tem como tirar uma foto da placa pra eu dar uma olhada pra ver se a resposta cai do céu enquanto olho pra ela??

P.S.: Falando em cair do céu, hoje fiz uma prova de Eletro II, e numa questão olhei pro céu e veio a luz. A resposta literalmente cai do céu!! :huh:

Depois de tirar tudo testar e colocar maior veneno. Ontem li essa sua resposta rsrsrsrs e a luz veio até mim, com muita dó retirei a bobina para conferir as voltas, "dó" pq para quem fez uma dessas pela primeira vez ta ligado que o negocio é fdp kkkkkk, bom ela tem uma tinta para isolar o ferrite (ferrite não ferro mesmo, pesado, enferruja e tudo), como ela tinha uma cola que eles passam tipo um lacre no canto dela, ao desenrolar descascou a tinta, nem liguei enrolei assim mesmo, bom acho que de tanto raspar mexer no fio para enrolar, acabou raspando o verniz e ficou em contato com o ferrite, tava chamuscado e tudo. As voltas estavam certas 16, então acho que o problema era o curto mesmo.

Bom ja lixei e vou comprar um spray daqueles que diz a lenda que suportam 500 Graus para pintar esse ferrite com umas 4 demãos, ai quero ver se resolve.

Editado por rapmaster666

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser isto mesmo...se o esmalte estiver danificado fecha curto com o ferro...

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que sorte!! Hoje projetei um transformador de baixa potência! rsrsrsr

Acredito que não precisa de spray, cartolina resolve. Se quiser por pra testar se é isso mesmo.

Bem, agora tudo faz sentido, Se estava enferrujado, o fluxo magnético passa a não estar mais apenas dentro apenas do entreferro, mas sim passando pra fora do núcleo. Certamente algum outro componente deveria estar aquecendo também, ou quem sabe a própria placa.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que sorte!! Hoje projetei um transformador de baixa potência! rsrsrsr

Acredito que não precisa de spray, cartolina resolve. Se quiser por pra testar se é isso mesmo.

Bem, agora tudo faz sentido, Se estava enferrujado, o fluxo magnético passa a não estar mais apenas dentro apenas do entreferro, mas sim passando pra fora do núcleo. Certamente algum outro componente deveria estar aquecendo também, ou quem sabe a própria placa.

Testarrrrrrrrr kkkkkkkkkkkk!! cartolina!!! enrolar pra testar, odiei enrolar aquilo, vou ver se enrolo pela ultima vez e tomara que de certo!!!!

Ja comprei o spray e dei as demãos, não sabia da cartolina, mas ela não queima não?

Bom amigos, agora tenho que esperar Curar legal, diz na lata 72Hrs, até pq se não tiver bem seco, vai arrancar na hora a tinta com a pressão dos fios, então vou ter que esperar até domingo, e como domingo minha mina ta aqui e fala que troco ela pelo som (não é bem assim masssss som é som, ele não discute comigo, não tem ciumes de mim e nem reclama qdo mexo em outros sons kkkkkkkk), logo até segunda posto uma resposta aqui pra vcs, se deu certo ou não.

Inté e Obrigado pela Ajuda!!!!!!

Editado por rapmaster666

Compartilhar este post

Link para o post

rsrsr Velho, lá no livro tinha escrito cartolina, mas acho que é uma especial. Um trafo desses não esquenta de jeito maneira, se for bem dimensionado, claro, até porque é de baixíssima tensão e a corrente é relativamente baixa. Se fosse um trafo de 50KVA eu não diria nada!! hasuahus

Compartilhar este post

Link para o post

Se for o filtro de saída, eles devem usar cooler pq ele deve estar bem subdimensionado.

Acho que não tem um defeito, própriamente dito, não.

Compartilhar este post

Link para o post

dá 3 mãos de tinta haushauh não pode haver se quer uma fuga !

alguns usam fita isolante de tecido com verniz por cima, más eu nunca testei.

depois posto uma foto de uma de minhas tentativas que não deu certo hehe

mais depois tudo se resolveu e usei fio 180° usado em enrolamento de motores.

a bitola não me lembro..

é muito importante também o sentido em que se faz o enrolamento, mais filtro de saída nunca enrolei.

somente núcleos de fonte.

edit.

20110826211622.jpg

2 erros, 10 mosfets pro saco... funcionou um tempinho até que os fets se foram kkk

esquentava de mais a parada, são 2 núcleos sobrepostos aí.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando que não apenas o sentido de enrolamento do fio mas também o modo como eles são enrolados.

1- Sentido do enrolamento: se enrola o núcleo no sentido "de cima para baixo", o fluxo magnético gerado pela corrente no entreferro será "de trás pra frente" o que indicará uma polaridade na saída (secundário). Se os fios forem enrolados no sentido contrário "de baixo para cima", o fluxo magnético no entreferro gerado pela variação da corrente será "de frente pra trás", o que causará uma polaridade na saída inversa à situação anterior.

2- Modo como eles são enrolados: Os fios devem ser enrolados preferencialmente o mais simétrico possível. Nesta foto acima algumas falhas são perceptíveis, mas acredito que nada que comprometa o funcionamento. O problema é que entra aí a diferença entre componentes de qualidade e componentes "paralelos"; nos pequenos detalhes é onde está a diferença.

Acredito que um pouco desta teoria ajudará a esclarecer o por quê de tanta perfeição nas bobinas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...