Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
felipesom

Tirando agua de pedra!

Recommended Posts

Senhores,

venho recorrer a ajuda de voces para conseguir tirar o maximo de rendimento de um bravox FLT de 10. Sei que o sub nao e la essas coisas, mas como o espaco que tenho e minimo, vai cair certinho. Vou por ele debaixo do banco traseiro de uma brasilia.

Que tamanho de caixa recomendam para ele? Vou na do manual mesmo, com 12 litros selados? talvez consiga fazer um pouco maior. Sera que uma dutada renderia bem?

O meu bravox e o FLT bob dupla de 4. Os dados dele estao aqui: especificacoes

abracos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

dutada vai render mais no subgrave tenta ai 35L sintonia em 35hz ou sela em 25L abraço lembrando que nunca ouvi esse sub :legal:

Se ele for por o sub onde eu estou pensando não cabe..

Uma idéia que eu tinha para a minha era usar 2 subs de 8".. O espaço embaixo do banco deve dar para colocar eles lá.

Para o FLT, acho que a maior selada possível já traria um bom resultado, até porque não acho que dê para tirar muita litragem lá. pasmafaute

Editado por fperetto

Compartilhar este post

Link para o post

dutada vai render mais no subgrave tenta ai 35L sintonia em 35hz ou sela em 25L abraço lembrando que nunca ouvi esse sub :legal:

Você ao menos viu os parâmetros do sub? Porque usar um sub de 10" com BL 6,3 e xmax 6mm numa caixa de 35l é pedir pra jogar o cone longe, apesar do QTS alto. :banghead

Felipe, partindo desse QTS, eu faria selada. Dá uma simulada nessa do manual e vê como fica a resposta :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

voce já comprou o sub?

compra na gringa, sub ou woofer de 5/6" , eles tocam 10x mais do que qualquer slim, e tem em média 30/35hz de fs, e 3" de profundidade, uma caixa de 10cm de profundidade acredito que caiba em qualquer lugar.

Compartilhar este post

Link para o post

Felipão, não adianta tentar extrair sub-graves dele que é perda de tempo. Seria melhor investir em um Panther de 8 pra melhorar a resposta. Se for pra aumentar o volume, faça selada de no máximo 15l. Como disse, faça o teste e se não ficar a contento o jeito é procura outro sub. Eu particularmente tentaria dois de 8, um em cada lado embaixo do banco. O sub de 8 que você tem não tá satisfazendo o seu gosto? Será que a caixa não está errada? Passa as configurações da caixa e do sub pra gente.

Um abraço,

Sérgio.

Edit: Fiz um comentário desnecessário.

Editado por sergiomontanha

Compartilhar este post

Link para o post

fperetto: a minha ideia era utilizar dois subs de 8, inclusive eu ja tenho um premium tocando, mas o grave nao me agrada. Como esse Bravox caiu praticamente de graca no meu colo, decidi perguntar para voces o que poderia fazer para tira o maximo de rendimento. Creio que consiga tira uns 15 litros de la. Se eu conseguir tirar mais um pouco, vou utilizar um sub de 10 audiobank que tenho que pede 22 litros na selada e toca muito.

barroso: eu fiz as simulacoes e realmente com 12 litros selada que e a do manual parece ser a melhorzinha mesmo. -3 db em 50hz se na me engano. Se aumentar um pouco a caixa cai para uns 42hz, mas perco um pouco em spl. O jeito vai ser montar mesmo e testar. Perguntei ao forum, pois alguem ja poderia ter usado esse sub em outras configuracoes que renderam mais.

tuduff: eu praticamente ganhei o sub, e ainda tenho em casa um de 8 premium bravox, um de 10 audiobank (meu xodo. toca demais) e esse FLT. O premium ja esta tocando, mas a caixa pode melhorar um pouco. Como o espaco e complicado para caixas, nao tem como eu fazer uma para testar e depois por outra. Tenho que ir em algo definitivo logo.

Sergio: entao, o de 8 a caixa dele eu acho meio pequena. Foi feita para um banco traseiro de s10 e o volume nao ficou muito grande. Alem do mais, ela e toda moldada e calcular o volume legal nao tem como. hehehehe. De qualquer forma, a menor caixa selada sugerida pelo manual e de 15 litros e nao fica la essas coisas. O ideal seria uns 25 litros dutado para ficar bom. Se eu conseguir isso, uso o audiobank de 10 que sei o quanto toca.

De qualquer forma, obrigado pessoal. Pelo visto a caixa para ele seria de 12l seladinho mesmo. Amanha, talvez eu tenho um tempinho e vou ate a loja de um amigo para ele me dar uma ideia de quantos litros conseguimos tirar de la.Assim que tiver novidades, posto para voces.

Compartilhar este post

Link para o post

Sugeriu esses volumes baseado em quê amigo? Se nunca ouviu o sub você simulou em algum programa? Com essas sugestões, o que vai ocorrer e detonar o sub completamente. Com o Xmax desse sub em 6mm ele vai excursionar demais. É cada uma que aparece aqui... :pirou:

Felipão, não adianta tentar extrair sub-graves dele que é perda de tempo. Seria melhor investir em um Panther de 8 pra melhorar a resposta. Se for pra aumentar o volume, faça selada de no máximo 15l. Como disse, faça o teste e se não ficar a contento o jeito é procura outro sub. Eu particularmente tentaria dois de 8, um em cada lado embaixo do banco. O sub de 8 que você tem não tá satisfazendo o seu gosto? Será que a caixa não está errada? Passa as configurações da caixa e do sub pra gente.

Um abraço,

Sérgio.

COncordo com o Serjão, tenta colocar 2 de 8, porque não adianta colocar 1 de 10" pra não descer bem! Acho que fazendo uma caixa moldada de fibra vc consegue tirar um bom volume ali, usa carpete no lugar do tecido pra fazer o molde, aí só precisa de uma camada mesmo de fibra, nem precisa usar massa pra acertar porque vai ficar sob o banco mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sugeriu esses volumes baseado em quê amigo? Se nunca ouviu o sub você simulou em algum programa? Com essas sugestões, o que vai ocorrer e detonar o sub completamente. Com o Xmax desse sub em 6mm ele vai excursionar demais. É cada uma que aparece aqui... :pirou:

Um abraço,

Sérgio.

simulei mas nao vi passou 1mm nem vi q ele nao tinja espaco

amigooo nao vim pra descutir me retiro do topico deixo pra vc q e forista no assunto abraco

Editado por Andretti

Compartilhar este post

Link para o post

COncordo com o Serjão, tenta colocar 2 de 8, porque não adianta colocar 1 de 10" pra não descer bem! Acho que fazendo uma caixa moldada de fibra vc consegue tirar um bom volume ali, usa carpete no lugar do tecido pra fazer o molde, aí só precisa de uma camada mesmo de fibra, nem precisa usar massa pra acertar porque vai ficar sob o banco mesmo.

Fala Wellington, tudo tranquilo? Espero ver você no encontro do dia 26/11. Vamos ver se o Jurandir aparece nesse também.Na minha opinião, o problema do carpete é que mesmo sendo grosso, ainda fica flexível e é difícil pra moldar no local pra ganhar volume. Pra caixa eu ainda prefiro a laminação da manta e resina pra dar mais resistência. Faria 5 camadas com reforço de pó de mármore e resina, fica mais garantido e a espessura não é grande.

Acho que dá pra tirar um bom volume dali sim. Felipão, não precisa ir em loja pra ver isso não. Pega um saco de lixo daqueles reforçados, coloca um reforço de madeira na frente pra limitar e vai enchendo de areia com um vasilhame graduado pra ter uma idéia do volume. Creio que dê pra tirar uns 20l dali. Outra solução que pode ser analizada seria usar os dois vãos embaixo do banco interligados. Acho que dá pra fazer a passagem de um lado para o outro do túnel do chassi através do vão que fica embaixo das molas do banco traseiro. Não custa ver quanto espaço tem ali pra ver se é viável isso, fazendo o fundo do túnel em resina também pra não enforcar a passagem.

Um abraço,

sérgio.

Edit: Esqueci uma informação.

Compartilhar este post

Link para o post

Felipe, 4 cara preta no chiqueirinho e mais 8 par de páini nas portas vai ficar filé.

Quanto ao FLT, se for usar mesmo, faz uma caixinha baixa em cima do chiqueirinho. De quebra ajuda a isolar o ruído do motor.

Compartilhar este post

Link para o post

Felipe, 4 cara preta no chiqueirinho e mais 8 par de páini nas portas vai ficar filé.

Quanto ao FLT, se for usar mesmo, faz uma caixinha baixa em cima do chiqueirinho. De quebra ajuda a isolar o ruído do motor.

Não esqueçar das cornetas e "as super tuíta", deixando uns "fuzil" de reserva pra quando queimar os do módulo... :vts

Klebão, Brasília não tem "chiqueirinho", isso é no fusca... :rolleyes: O que acha da idéia da ligação entre as câmara pra ganhar volume? Se for viável, dá pra usar o Audiobank em dutada sem cerimônia. O único senão na minha opinião seria a turbulência nessa ligação entre as caixas.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Como não tem?

Até kombi tem! Vai dizer que na infância vc nunca viajou deitado naquela tampa? Hauhauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

Pirado: a ideia de usar dois de 8 ainda nao esta descartada. Estou somente com o problema de achar um sub igual ao meu. Antes da procura quero testar outras possibiidades, ja que os subs ja estao comigo. Se conseguir uns 20 litros parto para o audiobank de 10 que e uma beleza. Gosto muito dele. Toca muito bem, rapido e sensibilidade de 94 db, se nao me engano.

Sergio: vou tentar fazer como voce falou. De qualquer forma, vou dar um pulo la, pois como ele ja tem mais experiencia e ja me da uma ideia de qto consigo, ate pq acho que vou acabar deixando la para ele fazer por falta de tempo e eexperiencia em fibra. Vou ver a ideia de usar os dois vaos para fazer o audiobank na dutada. Ai sim fico feliz. Testei ele na de 35 dutada que ele ta montado, coloquei no chiqueirinho do Kleber (kakakakaka) e tocou demais. ficou com o queria e olha que to tocando com um booster 3 canais. Quando colocar o MXR que peguei (4.150 old school que manda 215rms em bridge 4ohms) vai tocar ainda mais.

Kleber eu ate tinha pensado em fazer isso. Montar a caixa no chiqueirinho traseiro. Ia ser mole e eu mesmo faria, mas nao tava querendo deixar o sub exposto para nao "sujar o visual clean". Mas ate que nao seria ma ideia. Agora a caixa nao cobriria o chiqueiro todo. 12 litros no maximo o pedaco que sobra entre a tampa do motor e o banco. hehehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

simulei mas nao vi passou 1mm nem vi q ele nao tinja espaco

amigooo nao vim pra descutir me retiro do topico deixo pra vc q e forista no assunto abraco

Caro amigo, não estou aqui pra discutir e muito menos é do meu feitio. Nesses anos que frequento o fórum, não perdi meu tempo arrumando confusões com quem quer que seja. Esse fórum é referência em som automotivo e devemos ter muito cuidado com o que sugerimos. O Felipe não faria uma caixa dessas, mas algum desavisado ou mais inexperiente do que você poderia ler o seu post e achar a sugestão plausível e simplesmente perder um sub. Se me mostrei ríspido ou grosseiro, peço desculpas a você porque não foi essa a minha intenção, ok!

Como não tem?

Até kombi tem! Vai dizer que na infância vc nunca viajou deitado naquela tampa? Hauhauhauhauhau

Pior que já andei demais... :vts mas aquele espaço é um outro porta-malas. Chiqueirinho é o espaço entre o banco e a parede corta foto do motor do fusca.

Pirado: a ideia de usar dois de 8 ainda nao esta descartada. Estou somente com o problema de achar um sub igual ao meu. Antes da procura quero testar outras possibiidades, ja que os subs ja estao comigo. Se conseguir uns 20 litros parto para o audiobank de 10 que e uma beleza. Gosto muito dele. Toca muito bem, rapido e sensibilidade de 94 db, se nao me engano.

Sergio: vou tentar fazer como voce falou. De qualquer forma, vou dar um pulo la, pois como ele ja tem mais experiencia e ja me da uma ideia de qto consigo, ate pq acho que vou acabar deixando la para ele fazer por falta de tempo e eexperiencia em fibra. Vou ver a ideia de usar os dois vaos para fazer o audiobank na dutada. Ai sim fico feliz. Testei ele na de 35 dutada que ele ta montado, coloquei no chiqueirinho do Kleber (kakakakaka) e tocou demais. ficou com o queria e olha que to tocando com um booster 3 canais. Quando colocar o MXR que peguei (4.150 old school que manda 215rms em bridge 4ohms) vai tocar ainda mais.

Kleber eu ate tinha pensado em fazer isso. Montar a caixa no chiqueirinho traseiro. Ia ser mole e eu mesmo faria, mas nao tava querendo deixar o sub exposto para nao "sujar o visual clean". Mas ate que nao seria ma ideia. Agora a caixa nao cobriria o chiqueiro todo. 12 litros no maximo o pedaco que sobra entre a tampa do motor e o banco. hehehehe.

O problema de fazer em cima da tampa, é que além de ficar exposto, atrapalha na hora de mecher no motor. Já tive Brasília com caixa ali em cima e é um pé-no-saco toda vez que tem que mecher em qualquer coisa no motor.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Sergio, a gente sempre chamou aquilo de chiqueirinho.

Inclusive, mas época das kombis escolares, quem enchia o saco tinha que ir no chiqueirinho, de castigo... hauhauhauhauhauhau.

Ah, perto de casa (qdo eu era criança piquena) tinha um mecânico que tinha uma Variant com 4 woofers de 15" + 1 tweeter, na tampa. Nem sei como era pra mexer no motor.

Compartilhar este post

Link para o post

Sergio, mas uma caixa de 12 litros creio que nao chegue a atrapalhar nada. hehehehe. Alem do mais, faz com plug. Dai e so tirar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sergio, a gente sempre chamou aquilo de chiqueirinho.

Inclusive, mas época das kombis escolares, quem enchia o saco tinha que ir no chiqueirinho, de castigo... hauhauhauhauhauhau.

Ah, perto de casa (qdo eu era criança piquena) tinha um mecânico que tinha uma Variant com 4 woofers de 15" + 1 tweeter, na tampa. Nem sei como era pra mexer no motor.

Dessa eu não sabia, pensei que era só pro fusca. Já tive uma Variant 72 com som ali também. Pra mexer no motor, tinha que baixar o encosto do banco traseiro e jogar a parafernália toda em cima do encosto. Era um sofrimento... :banghead

Sergio, mas uma caixa de 12 litros creio que nao chegue a atrapalhar nada. hehehehe. Alem do mais, faz com plug. Dai e so tirar.

Dá tranquilo Felipe. É que você estava falando no caso dos 12 litros e eu me adiantei pensando que ia usar o AB com caixa dutada. :legal:

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

sergio, o AB em dutada ali, somente se colocar o ima pra fora pois ali e muito baixinho. Creio que no maximo uns 12/15cm para nao ficar acima do banco.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...