Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Bruno Malachini

Diferenças de dispersão entre os Ring Radiators e os Soft.

Recommended Posts

Hum, pergunto porque há quem diga que nunca viu um direcionamento assim (on-axis) dar certo.

É a maior incidência de sucesso, dentre todos os carros que eu já vi. E é bem fácil de acertar logo de cara também!

Se eu tivesse que passar minhas impressões sobre os diversos direcionamentos, seria:

==On-Axis==

-Orelha/orelha: Ponto forte na precisão tonal, imagem, foco(em todas as posições) e conforto auditivo. Ponto fraco na largura de palco.

-No meio da cara: Menos foco e mais largura de palco, em relação ao anterior

==Off-Axis==

-Cruzado no meio do carro: Ponto forte na posição central da imagem e na sensação de largura de palco. Ponto fraco nestes mesmos quesito, a posição central é absolutamente instável na maioria das vezes e acaba detonando o conforto auditivo, uma vez que mover minimamente a cabeça muda completamente a percepção do som. Muda a percepção da posição central(que é o que norteia uma audição). Ponto fraco também na precisão tonal. Toda vez que escuto um carro assim, a primeira coisa que faço é mover a cabeça em direção ao vidro e constatar que o áudio, nesta posição, é muito superior.

-Um olhando para a cara do outro: Não vejo nenhum ponto forte, a não ser que você odeie a resposta do seu driver a ponto de não querer mais conviver com ela. Novamente, se mover a cabeça em direção a região do painel, você descobre como é o som verdadeiro dos falante. Além disto, cria-se uma falsa espacialidade. E eu digo falsa porque, apesar de ser possível obter imagem e foco satisfatórios em todas as posições, o resultado na prática é que o som toca como se fosse um "fantasma". A apresentação do set fica rebatida,mascarada, parecendo som processado.

edit: um comentário pertinente. quando falo em largura de palco, na verdade não é lá bem largura... é uma sensação um pouco superior de arejamento, um som mais relaxado e minimamente mais espaçado nas posições extremas do palco. nem de longe é a largura na qual se fala em sets residenciais, onde, as vezes, vc tem a imagem extrapolando quase 50cm da posição das caixas.

e profundidade, em ambiente automotivo, eu realmente acho que é tão fraca, que numa simplificação para a vida prática, pode-se dizer que inexiste. e não é apenas a minha opinião. pergunte p/ qualquer competidor da IASCA(antiga, de preferência), quais eram as pontuações dele em profundidade de palco...

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza Crasher, mas e este posicionamento que citei, feito pelo Dan? Como se cada driver fosse direcionado para o encosto de cabeça de seu próprio lado, entende?

Quase paralelos à frente.

Tenho vontade de testar isto, tem algo a dizer?

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza Crasher, mas e este posicionamento que citei, feito pelo Dan? Como se cada driver fosse direcionado para o encosto de cabeça de seu próprio lado, entende?

Pelo que entendi, seria a mesma coisa que o Crasher disse: (-No meio da cara: Menos foco e mais largura de palco, em relação ao anterior)

Compartilhar este post

Link para o post

Vai cair no posicionamento que o Crasher detalhou, como "No meio do Rosto".

Compartilhar este post

Link para o post

...

-Um olhando para a cara do outro: Não vejo nenhum ponto forte, a não ser que você odeie a resposta do seu driver a ponto de não querer mais conviver com ela. Novamente, se mover a cabeça em direção a região do painel, você descobre como é o som verdadeiro dos falante. Além disto, cria-se uma falsa espacialidade. E eu digo falsa porque, apesar de ser possível obter imagem e foco satisfatórios em todas as posições, o resultado na prática é que o som toca como se fosse um "fantasma". A apresentação do set fica rebatida,mascarada, parecendo som processado.

...

Já usei assim e acontecia exatamente o q vc descreveu: qd movia a cabeça em direção ao painel, parecia q estava mudando de ambiente. No princípio até achei q era nóia minha, mas fui percebendo q isso era bem nítido. E só foi resolvido qd coloquei on-axis.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, vc já tem o tw? Pq se sim, antes de instalá-los em definitivo, testa. Eu só testei o meu tw, q é ring radiator. O melhor direcionamento q achei foi on-axis, c/ o tw esquerdo apontado p a orelha esquerda e o direito p/ a direita (na verdade eu tirei uns 3cm da orelha, saindo do rosto).

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, vc já tem o tw? Pq se sim, antes de instalá-los em definitivo, testa. Eu só testei o meu tw, q é ring radiator. O melhor direcionamento q achei foi on-axis, c/ o tw esquerdo apontado p a orelha esquerda e o direito p/ a direita (na verdade eu tirei uns 3cm da orelha, saindo do rosto).

Então, não tenho ainda.

Na verdade, ainda estou indeciso, estou reformulando o set.

Mas com certeza vou testar sim.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas à título ilustrativo, o direcionamento ao qual fiz referência ao triatletadan, é mais ou menos esse:

direcionamento.jpg

Pra mim esse é o pior posicionamento possível!

Compartilhar este post

Link para o post

Egoísta! haha

Realmente é o melhor posicionamento, mas o carona fica uma bosta haha

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim esse é o pior posicionamento possível!

Você ouviu o carro do triatletadan?

Já testou este posicionamento no seu carro?

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas à título ilustrativo, o direcionamento ao qual fiz referência ao triatletadan, é mais ou menos esse:

direcionamento.jpg

Eu usava assim com o outro Tw e gostava, o centro fica um pouco "vazio" comparado a outros tipos de direcionamento, mas a largura do palco fica bacana e não fica totalmente ruim pro carona.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usava assim com o outro Tw e gostava, o centro fica um pouco "vazio" comparado a outros tipos de direcionamento, mas a largura do palco fica bacana e não fica totalmente ruim pro carona.

Então, só que no carro que escutei, como os mids fica juntos e alinhados com os tws, sobre o painel, o meio não ficou fazio, pelo contrário, gostei bastante do resultado.

Como eu não tenho muita coragem de colocar os mids sobre o painel (até tenho, mas não de 6 polegadas), vou tentar acertar um 3 vias, com midrange que toque a partir dos 120~150hz, para ver se o resultado fica, no mínimo, parecido.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Tava vendo agora o tópico Bruno, sem desrespeitar cada opinião, acho q cada um tem a sua. Mas como opinião minha, leve mais em consideração aos seus ouvidos que a teoria. A teoria e boa pra da um norte mas siga a sua intuição e gosto. As chances de chegar aonde quer são maiores.

Acho que a maioria q relatou que o som não fica bom, quis dizer apenas com o tweeter e não com os dois alinhados em cima do painel. Pelo menos foi isso o q deu a entender.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Tava vendo agora o tópico Bruno, sem desrespeitar cada opinião, acho q cada um tem a sua. Mas como opinião minha, leve mais em consideração aos seus ouvidos que a teoria. A teoria e boa pra da um norte mas siga a sua intuição e gosto. As chances de chegar aonde quer são maiores.

Acho que a maioria q relatou que o som não fica bom, quis dizer apenas com o tweeter e não com os dois alinhados em cima do painel. Pelo menos foi isso o q deu a entender.

Abs

Pode ser que esteja certo, mas mesmo assim é um posicionamento que me chama atenção, antes mesmo de ouvir seu set. Depois que ouvi, pude constatar que fica legal, inclusive já havia comentado isso com o Luquinhas Matheus...

Claro que o fato do mid, como já citei, estar junto, sobre o painel fez grande diferença, mas acredito que possa ficar bom com o 3 vias que citei anteriormente também.

Vou testar assim, no próximo set.. Postei as fotos, mais para ilustrar o que estava tentando dizer..

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca escutei algo assim.

Se for analisar, o lado do motorista é quase que on-axis, já o lado do carona não. Se eu fosse imaginar o que aconteceria, diria apareceriam diferenças de sonoridade entre os 2 lados. Quanto a imagem, palco e apresentação geral do som, não consigo fazer previsões.

Mas, c/ a foto agora, p/ um caso mid+tw em cima do painel, acho que um alinhamento desses é mais uma questão de viabilidade do que qualquer outra coisa. Mas isso é só a minha opinião. Afinal, não fui eu que projetei.

Mid+tw no painel eu já escutei em 2 carros, até onde me lembro. Um era o Opala do Silvio Sakata, c/ B&W Serie 8 e tweeter planar e outro era o Passat do Mdiana, com B&W Serie 6 e tweeter Seas.

Ambos os carros tinham alinhamento on-axis, e a integração era boa entre os 2 lados.

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca escutei algo assim.

Se for analisar, o lado do motorista é quase que on-axis, já o lado do carona não. Se eu fosse imaginar o que aconteceria, diria apareceriam diferenças de sonoridade entre os 2 lados. Quanto a imagem, palco e apresentação geral do som, não consigo fazer previsões.

Mas, c/ a foto agora, p/ um caso mid+tw em cima do painel, acho que um alinhamento desses é mais uma questão de viabilidade do que qualquer outra coisa. Mas isso é só a minha opinião. Afinal, não fui eu que projetei.

Mid+tw no painel eu já escutei em 2 carros, até onde me lembro. Um era o Opala do Silvio Sakata, c/ B&W Serie 8 e tweeter planar e outro era o Passat do Mdiana, com B&W Serie 6 e tweeter Seas.

Ambos os carros tinham alinhamento on-axis, e a integração era boa entre os 2 lados.

:legal:

Grato pelos pareceres.

Compartilhar este post

Link para o post

Abs

Dan, vimos algo dessa forma na final da Iasca no EUA só que a grande diferença era o banco no meio do carro... ehhehe

ai esse pocisionamento era perfeito!

Compartilhar este post

Link para o post

Egoísta! haha

Cara, mas 99% das pessoas q entram dentro de um carro q tenha um SQ não reparam em 1% do som tanto qt reparamos.

Compartilhar este post

Link para o post

Egoísta! haha

...fo**-se o carona :vts ...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, mas 99% das pessoas q entram dentro de um carro q tenha um SQ não reparam em 1% do som tanto qt reparamos.

Exato...para minha noiva por exemplo..."tanto fez, tanto faz" escutando o som pra ela é o que importa...ashuiahsuiahsuiahsuai

por isso faço tudo egoista mesmo...ON AXIS

QUANTO AO 3-WAY

a diferença do FULL tocando em cima do painel a partir de uns 150 / 200hz por exemplo é muito grande viu...

atualmente no meu set está:

JL 6w0 até 200hz LP 24db/oitava (cortado pelo alpine 9855)

FULL TB 3" 200hz HP 24db/oitava / 4khz LP 18db oitava(cortado pelo Alpine 9855)

TW Dayton 6.3khz HP 18db/oitava (cortado tbm pelo alpine)

está muito agradavel o set...vou fuçar em mais algumas opções para ver como q fica..mais to gostando

o proximo passo é add o TW VIFA XT25 que comprei...inclusive chegou com 10 dias do EUA rsrsrs...

só que tenho q fazer outra coluna :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

direcionamento.jpg

Pra tws de grande dispersão, funciona.

Pra tws que não gostam de trabalhar fora do eixo, é meio complicado.

Acho que já testei quase todos os direcionamentos possíveis. Sou fã do puramente on axis, cada um mirando pra orelha correspondente. Mas tem problemas tb. Cada modo tem vantagens e problemas. Por isto que é recomendável testar todos os casos, e ver, na balança, qual te traz mais benefícios e menos problemas, ou qual o problema que te incomoda menos.

Compartilhar este post

Link para o post

eu achei que conseguiria a regulagem que tive com o morel, trocando pelo focal. Eu nao acho que tive grandes perdas, mas o foco com o morel ficou melhor

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...