Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DAD

Testando Megacapacitores

Recommended Posts

Bem, pessoal; como tinha feito um teste de Capacitores de alto valor, e tem muitas pessoas perguntando se é verdade estas capacitâncias, tem um teste simples que pode ser feito para saber a cap. com boa precisão:

O teste consiste no tempo de carga do capacitor pelo tempo, ou seja:

T=RC, onde T= é o tempo obtido quando a carga é 70% da tensão

R= Resistor de 10 ohms com 25W de potência(esquenta bem a danada)

C= Capacitância em Farad=F

Exemplo: liga o resistor em série com o capacitor com uma chave (on-off), deixe um voltímetro em paralelo no capacitor na escala de 20V.

meça a tensão que vai utilizar, ex: 12,5V

Vai precisar de um cronômetro...

Quando ligar a chave aperte junto o cronômetro e quando a tensão atingir 70% da alimentação( 12,5V...70%=8,75V), aperte o cronometro de novo....

Este tempo é o valor da fórmula:

C=T(s)/R= 0,1xT (F)

Se der 30 segundos, o cap, é 3F e assim por diante!

Muito fácil

Espero ter ajudado!

hand26

Testes do capacitor Booster de 20F

Foi usado resistor de 2 ohms e tensão regulada de 13V

A fórmula é T=RC

Onde T=segundos; R=2 ohms e C= capacitância á medir:

esta fórmula é para 70% da tensão da alimentação: então a tensão será V=9,1V(tensão de ref. em cima do capacitor)

Foi medido um tempo T=15s

Portanto o valor do capaciotr é: C=T/R=15?2=7,5F; isso mesmo deu 7,5F e não 20F....

Abri o bendito, e dentro estavam:

2 capacitores sem marcação(maiores)

6 capacitores de 25F/2,7V, ligados em série para dar tensão de 16,2V e dividindo a cap. por 6 ou seja: C=25/6=4,17F

Então os outros 2 capacitores somam: 7,5-4,17=3,33F, sendo cada um de 1,67F

É moçada...por isso que qd vcs fazem testes com pequenos capacitores não sentem efeito...muito fora da realidade.

Outra coisa, já que tinha aberto o ""bixano""....resolvi isolar aquela mer...da carcaça, pois o outro eu queimei só de encostar a chave do RM nela...

Bem, para minha surpresa, os parafusos estavam frouxos, dei mais meia volta para dar aperto...lá ia minha baixa resistência.... o-o- o-o-

outra coisa tb ...ridícula a trilha feita para conduzir os picos de corrente da ligação série dos capacitores...reforcei com solda, o ideal era colocar um fio nú e soldar em cima...

bem é isto....ficou isolada a carcaça (menos perigo), e bem apertado os parafusos, e trilhas reforçadas...mas nunca 20F e sim 7,5F, mas é um bom capacitor....

hand26

20435-MLB20189910670_112014-C.jpg

Imagem meramente ilustrativa

Editado por marcelomoti
  • Upvote 7

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal!

Estou para comprar um megacap de alto valor e alto preço! hehe

Esse topico me vai ser de grande utilidade...

Abracos

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante, vai ser de grande utilidade, bom tópico.

Parabéns pela idéia.

Compartilhar este post

Link para o post

Ótima iniciativa!!!

Seria legal se os donos de MC, pudessem fazer os testes...

Assim nós, poderíamos criar um banco de dados com a análise dos MC's, e assim saber, quem declara as especificações corretas ou está mentindo...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

DAD, vc fez o teste com seu mega capacitor de 20 Farad? Se vc tiver feito, qual a capacitância real dele?

Compartilhar este post

Link para o post

DAD, vc fez o teste com seu mega capacitor de 20 Farad? Se vc tiver feito, qual a capacitância real dele?

Para falar a verdade eu carreguei o danado, mas esqueci de medir...

Depois dos testes, eu fui desligar o voltímetro dele, já tenho outro medindo a tensão, e esbarrei a chave alen no cromado dele...pifou o voltímetro de cap(não era para ter acontecido a queima), mandei para garantia e até agora nada....+ de 20 dias....mas assim que voltar vou abrir a geringonça e isolar o GND dele, medir o capacitor, e verificar os valores tb...vamos ver se dá isso tudo!

Só sei que com resistor de 2 ohms levou um tempo danado para acender o voltímetro dele, promete...

hand26

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia !!!

"INTERESANTÌSSIMO"

Na sua opinião qual seria o efeito do uso de uma Bateria 12V 7A no lugar de um Mega Capacitor ???

O efeito dela seria o mesmo de um Mega Capacitor de 0,5F ???

Abraço !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia !!!

"INTERESANTÌSSIMO"

Na sua opinião qual seria o efeito do uso de uma Bateria 12V 7A no lugar de um Mega Capacitor ???

O efeito dela seria o mesmo de um Mega Capacitor de 0,5F ???

Abraço !!!

Coisas completamente diferentes....bateria te dá autonomia de corrente e o capacitor aumenta a potência instantânea do sistema!

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Coisas completamente diferentes....bateria te dá autonomia de corrente e o capacitor aumenta a potência instantânea do sistema!

hand26

Poi zé, aqui em Belo Horizonte muitos usam essa Bateria (de gel selada) bem próxima ao Amplificador para auxiliar nos picos de corrente, mas elas nem marcam o pico de corrente, apenas a corrente nominal (7A), por isso queria aprofundar mais nessa "estranha" escolha !!!

Sei que o papel da Bateria é fornecer autonomia de corrente aliado ha um certo pico !!!

Estamos para Importar Mega Capacitores da Prosonic mas a modelagem e a capacitância são extensas, você conhece esta marca ???

www.prosoud-audio.com

Abraço !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Poi zé, aqui em Belo Horizonte muitos usam essa Bateria (de gel selada) bem próxima ao Amplificador para auxiliar nos picos de corrente, mas elas nem marcam o pico de corrente, apenas a corrente nominal (7A), por isso queria aprofundar mais nessa "estranha" escolha !!!

Sei que o papel da Bateria é fornecer autonomia de corrente aliado ha um certo pico !!!

Estamos para Importar Mega Capacitores da Prosonic mas a modelagem e a capacitância são extensas, você conhece esta marca ???

www.prosoud-audio.com

Abraço !!!

Ridículo! o-o-

Mesmo porque se ela tem 7A nominal, a resistência interna dela não deve ser muito baixa...quanto menor melhor para os picos...só capacitores enormes consegue isto...

Quanto á marca não conheço....tem que ser pesquisado, desempenho x custos...

hand26

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

Ridículo! o-o-

Mesmo porque se ela tem 7A nominal, a resistência interna dela não deve ser muito baixa...quanto menor melhor para os picos...só capacitores enormes consegue isto...

hand26

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Há uns 3 anos atrás, já havia passado isso para o Ernany e o mesmo testou alguns mega capacitores.

Compartilhar este post

Link para o post

Ridículo! o-o-

hand26

Sem falar que são baterias de ciclo profundo, não tem muita corrente de pico não. São feitas se pensando em consumo constante, raramente alguém usa pra algo acima de 4x a nominal da bateria (o que ocorre em no breaks). Já as baterias automotivas seguram quase 10x a nominal.

E sem, falar que o ciclo de carga delas tem que ser com corrente controlada, senão é caixão e vela preta logo na primeira carga.

Compartilhar este post

Link para o post

Ridículo! o-o-

hand26

Não é tào ridículo, muitos capacitores grandões (estes de 30, 40, 50F) não passam de uma bateria AGM de 5 a 10Ah dentro daquela carcaça de plastico xing-ling e um voltimetro bem colorido. Outros são montados com supercaps com resistencia interna maior que muita bateria por aí, exemplo: já vi vários com supercapacitores utilizados para backup, então tem que ver bem isto...

Compartilhar este post

Link para o post

Sem falar que são baterias de ciclo profundo, não tem muita corrente de pico não. São feitas se pensando em consumo constante, raramente alguém usa pra algo acima de 4x a nominal da bateria (o que ocorre em no breaks). Já as baterias automotivas seguram quase 10x a nominal.

E sem, falar que o ciclo de carga delas tem que ser com corrente controlada, senão é caixão e vela preta logo na primeira carga.

Ver baterias de moto, 7 a 10Ah AGM. Olhe esta aqui tambem

http://www.stingerelectronics.com/productDetails.aspx?ProductId=138&CategoryID=4

Compartilhar este post

Link para o post

Ver baterias de moto, 7 a 10Ah AGM. Olhe esta aqui tambem

http://www.stingerelectronics.com/productDetails.aspx?ProductId=138&CategoryID=4

E vc acha que nego usa bateria de moto?

Usa aquelas pretinhas reguladas à válvula, vulgo "bateria de nobreak". Compra via China por 30 reais, revende a uns 100 como "megacapacitor", e tome gente sendo feita de otária!

Compartilhar este post

Link para o post

Não é tào ridículo, muitos capacitores grandões (estes de 30, 40, 50F) não passam de uma bateria AGM de 5 a 10Ah dentro daquela carcaça de plastico xing-ling e um voltimetro bem colorido. Outros são montados com supercaps com resistencia interna maior que muita bateria por aí, exemplo: já vi vários com supercapacitores utilizados para backup, então tem que ver bem isto...

Bom dia Murilo !!!

Também achei o termo "Ridículo" meio pesado mas ...

E você, conhece os Capacitores desta marca ???

Prosonic:

www.prosound-audio.com

Será que compensa importá-los ???

Abraço !!!

Compartilhar este post

Link para o post

AGM? As fotos que vi do stinger nem era com AGM.

Eu acho ridículo sim. Bateria é bateria, cap é cap...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, precisa ver se são capaciroes realmente bons...resistência interna muito baixa, senão é R$ jogado fora...pelo teste que fiz com o da Booster aumentou em 10% no picos...bem razoável, apezar de não medir o capacitor!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Murilo !!!

Também achei o termo "Ridículo" meio pesado mas ...

E você, conhece os Capacitores desta marca ???

Prosonic:

www.prosound-audio.com

Será que compensa importá-los ???

Abraço !!!

Fala John!

Nunca ouvi falar mas a cara deles não engana, hehe.

Sobre a resistencia interna, concordo, tem que ver bem porque uma bateria BOA perto de 10mOhms.

E tambem tem aquele detalhe, tem fontes de amp que precisam e tem fontes que nao precisam tanto assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que essas baterias que usam por aí são aquelas "pretinhas" de no-break mesmo, que, como o Kleber disse, são para descarga mais lenta, não possuem alta capacidade de picos. Uma bateria de moto ou carro mesmo possui capacidade de pico maior, visto que para dar a partida nos automóveis é preciso de uma boa capacidade de pico.

Já as mini baterias AGM usadas em capacitores híbridos são, acredito eu, de alta capacidade de pico. Mesmo assim, não confio nesses ditos capacitores híbridos. Capacitor é capacitor e bateria é bateria, cada um tem a sua função.

Eu prefiro confiar num mega capacitor de 8 farad de uma boa marca, do que num MC híbrido de 40 farad dessas "marquinhas", vulgo Boss, SSL, B52, etc.

Até porque eu só conheço mega capacitor híbrido dessas marcas "genéricas", marcas conceituadas usam capacitor "puro".

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que essas baterias que usam por aí são aquelas "pretinhas" de no-break mesmo, que, como o Kleber disse, são para descarga mais lenta, não possuem alta capacidade de picos. Uma bateria de moto ou carro mesmo possui capacidade de pico maior, visto que para dar a partida nos automóveis é preciso de uma boa capacidade de pico.

Já as mini baterias AGM usadas em capacitores híbridos são, acredito eu, de alta capacidade de pico. Mesmo assim, não confio nesses ditos capacitores híbridos. Capacitor é capacitor e bateria é bateria, cada um tem a sua função.

Eu prefiro confiar num mega capacitor de 8 farad de uma boa marca, do que num MC híbrido de 40 farad dessas "marquinhas", vulgo Boss, SSL, B52, etc.

Até porque eu só conheço mega capacitor híbrido dessas marcas "genéricas", marcas conceituadas usam capacitor "puro".

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Vou testar meu Mega capacitor SSL 10 farad vamos ver quando da vo aproveitar e tirar umas fotos internas dele

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é o resistor esquentar demais e queimar, aí fod* o teste.

Por que não pega um resistor de 10k e recalcula essa constante de tempo de descarga? Acredito que desse modo ele aqueça menos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...