Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
n3n0

Teste de speaker cables

Recommended Posts

Fim de semana, sem nada de especial para fazer, então por que não brincar com uns speaker cables que estão aqui em casa.

Utilizei meu FOX, pois mais uma vez a Sorento ainda não ficou pronta, e o set de sempre:

HU Pioneer P01

Amp DLS A5 3 channel

Speaker DLS Scandinavia 2way passivo

RCA Merlin Mozart

Comecei a brincar ontem a tarde e continuei hoje. Nesta tarde pude contar com a ajuda do Luciano para continuar a brincadeira.

Os speaker cable usados foram: Chord Carnival Silver, Chord Epic, Canare 4S6, Supra 3.4

Na minha opinião a ordem ficou: Epic > Canare > Carnival > Supra 3.4

Para encurtar o tempo de audição, utilizei apenas duas músicas: Spanish Harlem (Rebeca Pidgeon) e Just Ahead (aquele solo de bateria do CD do Quality). Ouvi duas vezes cada uma, como já eram músicas que utilizo como referência o trabalho foi facilitado.

O primeiro a ser testado foi o CHORD CARNIVAL SILVER

Construção: cabo comum, sem nenhuma blindagem diferente ou outro aspecto construtivo que valesse referência. O cobre não possui nenhum cobertura.

Sonoridade: por ser um cabo básico, sua sonoridade é boa. Posso dizer que ele acaba por estreitar um pouco o palco e carece também de espaçamento, principalmente nas partes altas. O midbass até que toca bem, porém sem definição (vocês vão entender melhor quando eu falar do Epic).

Custo: 6 pounds no exterior

O Segundo foi o SUPRA 3.4

Construção: bitola larga e de formato retangular, também sem nenhum revestimento (apenas o 3.4S possui uma blindagem contra HF). O cobre pareceu-me ser um pouco mais macio que o do Chord, ou seja, cortou mais fácil no alicate.

Sonoridade: eu espéra que por ser de uma linha superior e por ter uma bitola larga, o Supra entregasse alguma coisa de melhor; não foi o que aconteceu. É o típico caso de que teoria, as vezes, não se concretiza na prática. A única coisa que melhorou, foi um sensível aumento de intensidade (talvez pela bitola mais larga); ou seja, tocou mais alto, com as mesma definições do Carnival.

Custo: 10 pounds no exterior

O terceiro foi o CANARE 4S6

Construção: possui um blindagem, de fios de algodão, porém muito forte e extremamente bem construída. O cabo é perfeitamente enrolado do começo ao fim e tem ainda mais um fio grosso de algodão dentro. Esse cabo é Quad, assim utilizei os dois vermelhos para positivo e dois brancos para o negativo.

Sonoridade: ligeiramente mais limpo nos agudos, mas mantendo a mesma largura de palco; os graves tiveram um pouco mais de extensão. Ele entrega exatamente o que você espera dele, nem mais nem menos.

Custo: R$7,00 direto no distribuidor oficial.

O quarto foi o CHORD EPIC

Construção: claramente mais bem construído, possui bitola muito mais larga, com blindagem metalica grossa e no meu caso ele já veio terminado de fábrica com plug banana Chord nas duas extremidades. Como meu crossover não aceitava o plug banana, fui obrigado a cortar uma das extremidades e aí tive outra surpresa. Além de ser bem resistente ao corte, os filamentos eram revestidos com tanta prata que não dava para ver a cor do cobre interior.

Sonoridade: houve um aumento expressivo na largura do palco e no espaçamento dos instrumentos. Ouvindo Spanish Harlem, as cordas ocupavam toda a largura do palco, o que não aconteceu com os demais. Os agudos ganharam um pouco mais de extensão, o que fez muito bem ao meu sistema; ainda não virou um Utopia, mas nem parece mais tweeter da DLS.

Custo: 19 pounds no exterior

Nem preciso dizer que deixei os Epic tocando no carro, mesmo passando por cima do banco trazeiro. rsrsrsrs

Também devo avisar que este teste não seguiu as regras internacionais dos testadores de som amador, ou seja, não teve pizza, nem cerveja. Mas da próxima vez vou me esforçar mais nesta parte.

Editado por n3n0
  • Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cabos de meu interesse... Aguardo detalhes do teste!!

Compartilhar este post

Link para o post

Fucking nice.

Aguardando pra entender o que foi analisado e porque cada um se saiu como você classificou.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de colocar as impressões do teste.

Depois o Luciano deve dizer algo.

Compartilhar este post

Link para o post

O silver que voce cita é o silverscreen? Porque se for ele possui uma blindagem sim, se n me engano deve ser uma camada de aluminio.

Legal o review pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

Também fiquei interessado, quero comprar alguns metros do 4s8 da proxima vez, já usei o 4s6 no meu set e achei muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

poderiam fazer teste com os cabos Pirelli, visto que é mais fácil de encontrar eles aqui no Brasil

Compartilhar este post

Link para o post

Agenor, quando troca os cabos nos testes, voce não mexe em nenhuma regulagem ???sempre as mesmas né?

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, que coisa curiosa... Eu adorei o supra! Agora o epic entrou na minha hotlist...

O supra em questão foi o PLY né??

No meu set ele melhorou muito as baixas, dinâmica e foco contra o carnival... Nas altas ficou pau a pau...

Editado por Edgrau

Compartilhar este post

Link para o post

Agenor então o Canare seriam uma escolha econômica?

Certamente, o custo benefício e também a facilidade de encontrar são imbatíveis.

Para quem estiver montando seu primeiro set ou deseja chegar a um estágio mínimo de hi-fi, este é, na minha opinião, a melhor escolha.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Agenor, quando troca os cabos nos testes, voce não mexe em nenhuma regulagem ???sempre as mesmas né?

Sempre as mesma regulagens e sempre as mesma músicas (na mesma ordem). Se for diferente, fica impossível notar as diferenças.

Compartilhar este post

Link para o post

Voce ja usou cabos sonus da connection?

Como sempre, estou pensado em uns UP's no Set,

Resta saber se com uma troca dessas quais pontos eu poderia ganhar ou perder

Compartilhar este post

Link para o post

O Edgrau colocou uma questão interessante que eu gostaria de abordar, a "força" ou "presença" na parte grave.

Quando coloquei o Epic, foi nítida a redução de intensidade no midbass do meu carro e isso me deixou intrigado. Seria realmente verdade que os cabos melhores tocam melhor as frequencias altas e os cabos mais básicos, tocam melhor as frequencias básica? Minha primeira impressão foi que sim.

Concordo que o SUPRA PLY 3.4, apresentou uma "pegada" boa nas baixas frequencias, assim como o CANARE, mas existem outros fatores a serem considerados. De todos os cabos o que mostrou menor intensidade nos graves foi o EPIC, mas porque?

Escutando um pouco mais as músicas, fui entendendo o que acontecia. Novamente na Spanish Harlem, senti que o baixo estava menos forte, mas não por causa do EPIC e sim por causa do músico que tocava, mas como assim?????? Na realidade descobri que ele toca quatro notas diferente e bem distintas. Com os outros cabos não existiam notas músicais, apenas dois tipos de som, um mais forte e um mais fraco. Com o EPIC se tornaram 4 intensidades diferentes, o que no final refletem em menos força (dB); mas a resolução compensa tudo isso.

Não me parece ser a melhor maneira de escolher um equipamento apenas o fato de o quanto ele toca e sem o como ele toca.

Algo que ainda preciso compreender melhor é como lidar com a questão do palco, pois com o Carnival Silverscreen o palco focava mais no centro do carro e agora com o Epic ele espalhou, dando maior sensação de largura e profundidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas colocações... Infelizmente não tenho o epic ainda... Mas deu vontade de testar.

Qdo digo que melhorou, digo que melhorou e não que tocou mais alto... Desculpe se me expressei mal.

Reginaldo, o sonus é um bom cabo, mas já que vai fazer upgrade pq não partir para um dos citados aqui do tópico? Carnival, supra ou ate mesmo o epic... São cabos acessíveis $$$ e muito bem reputados...

Editado por Edgrau

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Edgrau, ja estou pensando no EMMA 2012

Eu sei que o pessoal vai vir bem "forte"

Tenho de fazer alguns testes também, fiquei decepcionado depois que troquei meus RCA,

Ando meio na 2ª agora, tenho de testar antes de fazer qualquer alteração

Compartilhar este post

Link para o post

A galera tá começando a entender o que deve ser visto em um teste.

E cada vez mais, voltamos ao fórum dos que testam, ouvem, e embasam a opinião em FATOS, com descrição mínima do que está sendo feito, e não apenas "tocou muito" "animal" "muito forte mesmo".

Bem legal, Agenor! Upgrade, resulta em novos acertos.

Quanto aos cabos básicos, pelo que eu me lembro dos testes feitos com o Danilo há quase um ano, tocavam bem, mas eram bem limitados no quesito palco.

O que me surpreende, é que o mais top da Chord, tenha ficado atrás em questão de imagem e foco. Exatamente o contrário do que aconteceu no teste de RCA's, onde o Cobraplus se sobressaiu ao Crimsom e aos demais na definição dos instrumentos (o tal palco).

Parabéns.

Abs,

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

A galera tá começando a entender o que deve ser visto em um teste.

E cada vez mais, voltamos ao fórum dos que testam, ouvem, e embasam a opinião em FATOS, com descrição mínima do que está sendo feito, e não apenas "tocou muito" "animal" "muito forte mesmo".

Bem legal, Agenor! Upgrade, resulta em novos acertos.

Quanto aos cabos básicos, pelo que eu me lembro dos testes feitos com o Danilo há quase um ano, tocavam bem, mas eram bem limitados no quesito palco.

O que me surpreende, é que o mais top da Chord, tenha ficado atrás em questão de imagem e foco. Exatamente o contrário do que aconteceu no teste de RCA's, onde o Cobraplus se sobressaiu ao Crimsom e aos demais na definição dos instrumentos (o tal palco).

Parabéns.

Abs,

Henrique

Muita gente compra cabo em conjunto... usa RCA e Speaker da mesma linha. O fabricante pode ter adotado uma prática de refinar mais no RCA e menos no speaker, pra não emagrecer demais em baixas, ficando um set de cabos mais sinérgico.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso faz todo sentido. Quando usei speaker + rca sonus, achei que um anulou o outro... e ficou neutro. Já quando combinei o Speaker Sonus + rca chord, aí sim, ficou no meu agrado... mas hoje usando o cardas no rca, melhorou ainda mais! E vou alêm... quando experimentei o speaker sonus no midbass e ecosse no tweeter, tocou direitinho mas foi muito dificil o acerto.. cheguei a um resultado bom, mas qdo uso speaker sonus tanto no midbass qto no tw (ambos hertz, da mesma empresa que faz o sonus) cheguei a um resultado muito melhor (dentro do meu gosto).

Muita gente não gosta do Sonus devido ao seu preço sugerido ser salgado.. mas sua qualidade tanto na construção quanto no desempenho, ao meu ver, é muito bom!! E foi inclusive o que melhor casou no meu set que é praticamente tudo elettromedia.

Muita gente compra cabo em conjunto... usa RCA e Speaker da mesma linha. O fabricante pode ter adotado uma prática de refinar mais no RCA e menos no speaker, pra não emagrecer demais em baixas, ficando um set de cabos mais sinérgico.

Compartilhar este post

Link para o post

Ed, no caso dos RCAs, ainda tem um agravante: Seu desempenho é alterado pela impedância de saída do fonte e pela impedância de entrada do receptor.

Isto porquê parâmetros como indutância e capacitância assumem importâncias diferentes, a depender destes parâmetros.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...