Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Marcelo S.

D.I.Y - Clio - X595 |Fosgate 4.6X|Genesis A13| N.A.R 0804

Recommended Posts

Isso pode ser o crossover, o tw, ou ambos. Faz um teste ai e liga o kit direto no player. Vê com fica a resposta. ;)

Um amigo veio aqui em casa com um kit Hertz e eu ñ gostei do tw. Perguntei qual era o modelo do kit, mas ele ñ soube responder.

Opa boa sacada,

Vou ver se tenho um tempo amanhã a noite pra testar, mas o que mais me deixa assim é que mesmo no MXR eles tocavam muito bem, o tweeter que dizem ser extridente, ao menos aos meus ouvidos, soaram bem demais, não eram enjoativos.

Bom vou fazer o teste e depois posto aqui.

Mais uma vez obrigado Alves.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde

Tbem vou acompanhar esse topico, Marcelo S S. para quer ser essa função Zone2 do X575 eu comprei o meu mais só testei dois canais da saida.

Abs Frederico

Frederico,

Ainda não funfei os dois coaxiais traseiros diretos no player, mas pelo que entendi, quando se usa esta função você separa os falantes da frente com os falantes de trás de acordo com a fonte do áudio, por exemplo, os falantes da frente tocarão o CD, enquanto os falantes de trás tocarão o audio vindo da entrada auxiliar, isto depende da sua configuração.

Assim que tiver um tempinho eu testo e te dou uma resposta definitiva, pode ser?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Hehehe Georges,

O meu escorpião é atleta, o bichim que corre! KKKKKKKKK

Também estou afim de por mais um amplificador, mas os agudos estão me incomodando um pouco, enquanto não resolver isso vou dar uma pausa.

Eu pedi pro Alves testar também a resposta do nanico nos kits dele, se você tiver como fazer um teste também e postar pra gente seria de grande ajuda.

Vou ver direitinho, se eu conseguir regular os nanicos perfeitamente vou pra mais um, senão vou ter que partir pra outro amplificador Classe AB.

Faleu grande Georges e espero teu retorno, não coloque os mids pra responder em 30 Hz não hein, kkkkkk

Abraços brother :legal:

Fala man !

Eu pensaria em algo muito simples pra dar uma acalmada nestes tweeters....circuitinho Loss pad :)

Tem nos artigos do Autosom a calculadora e tuturial bacana pra realizar tal Lpad , eu mesmo já atenuei driver de corneta pra tocar igual a midrange hehehe.

Gasta-se uns trocados em resistores ao invés de gastar bem mais trocando de amp hehehe.

Abraço !

PS: Meu SD700.1 já está a caminho :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Fala man !

Eu pensaria em algo muito simples pra dar uma acalmada nestes tweeters....circuitinho Loss pad :)

Tem nos artigos do Autosom a calculadora e tuturial bacana pra realizar tal Lpad , eu mesmo já atenuei driver de corneta pra tocar igual a midrange hehehe.

Gasta-se uns trocados em resistores ao invés de gastar bem mais trocando de amp hehehe.

Abraço !

PS: Meu SD700.1 já está a caminho :legal:

Hei Georges,

Na verdade o tweeter tocava muito bem no MXR, vou ver se deixo mais claro, nem seria o volume que está incomodando, e sim a qualidade do agudo. No AB o agudo sai como iiiiiiiisssssss, no SD estou com um som intermitente, um agudo que parece estar com ruidos, iiriiiiriissssss!

Passa uma sensação de distorção, de acordo com a música.

Hoje fiz um teste interessante, aumentei o ganho dos agudos em 4 Db em 12,5 Khz e a intermitência dimuinui, não está a contento como no AB, mas melhorou. O ideal seria a resposta dos agudos com este ganho mas deixando o tweeter mais baixo, talvez usando o LPad.

Vou fazer os seguintes testes, direto no player e posteriormente vou fazer o LPAD pra não investir tanto em amplificadores. :)

Quando o SD700 chegar posta ai ok? Vc é louco por subgraves e quero ver a postagem do teu novo set hein!

Grande Georges valeu novamente e continue dando dicas por que o escorpião continua correndo e eu atrás dele! aueaeuaeuae

Abração brother.

Compartilhar este post

Link para o post

Um lance interessante no nanico em relação ao ajuste de ganho dele , é que a primeira coisa que fazemos é abrir demais o ganho....aí surge distorção, pouca mas surge.

Tenta o seguinte....fecha o ganho todo, coloca no volume de uns 70% da hu e vai abrindo MUITO pouquinho mesmo o ganho do nanico.

Eu fiz umas alterações assim durante o teste e te digo que melhorou muito.

Testa aí e me conta como foi , pois a distorção que notei por aqui é a do tipo pouco perceptivel porém degradante a qualidade do audio .

Abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso pode ser o crossover, o tw, ou ambos. Faz um teste ai e liga o kit direto no player. Vê com fica a resposta. ;)

Um amigo veio aqui em casa com um kit Hertz e eu ñ gostei do tw. Perguntei qual era o modelo do kit, mas ele ñ soube responder.

Fala Alves,

Teste feito e resposta ok, ficou perfeito.

Em unidades numéricas o meu player vai de 0 a 35, a distorção audível se inicia apenas em 31.

Vou ter que começar a analisar outros parametros.

Valeu pela dica brother.

Compartilhar este post

Link para o post

Um lance interessante no nanico em relação ao ajuste de ganho dele , é que a primeira coisa que fazemos é abrir demais o ganho....aí surge distorção, pouca mas surge.

Tenta o seguinte....fecha o ganho todo, coloca no volume de uns 70% da hu e vai abrindo MUITO pouquinho mesmo o ganho do nanico.

Eu fiz umas alterações assim durante o teste e te digo que melhorou muito.

Testa aí e me conta como foi , pois a distorção que notei por aqui é a do tipo pouco perceptivel porém degradante a qualidade do audio .

Abraço :legal:

Beleza Georges,

Fiz o teste do player, dica do Alves, e toca perfeito, muito bom o mid + tweeter.

Eu fiz esta regulagem mas o volume estava em torno de 85%, o problema é que o potenciometro , se chama assim mesmo, não desliza com tanta facilidade, fiz usando a mão, para ter uma melhor precisão vou regular novamente usando uma fenda.

Assim que eu testar o kit no nanico posto as novidade.

Valeu novamente brow.

Compartilhar este post

Link para o post

Será q ñ dá p/fazer um 3way ai e deixar o tw no player e o mid no amp?

Compartilhar este post

Link para o post

Será q ñ dá p/fazer um 3way ai e deixar o tw no player e o mid no amp?

Vou testar Alves,

Mas já aproveitando, o 3 way consiste em dividir as saidas do player em 3 tipos de frequencia/respostas separadas, front para uma via, rear outra via e sub para terceira via?

Tem termos que eu supunha estarem corretos mas não tenho tanto conhecimento pra isso.

Vou ver se dou uma ajustada no potenciometro e vou fazer o 3 way pra ver como ficará.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou testar Alves,

Mas já aproveitando, o 3 way consiste em dividir as saidas do player em 3 tipos de frequencia/respostas separadas, front para uma via, rear outra via e sub para terceira via?

Tem termos que eu supunha estarem corretos mas não tenho tanto conhecimento pra isso.

Vou ver se dou uma ajustada no potenciometro e vou fazer o 3 way pra ver como ficará.

Abraços.

Isso mesmo. Dá uma olhada no manual do teu player se ele tem essa opção de crossover. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo DIY nota 10.

A companhando, o seu Set esta muito bacana.

Me fala uma coisa,,, como toca esse panther. (Ja vi vários set's no forum com esse sub, gostaria de saber + sobre esse sub :legal: )

Editado por cirors

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo. Dá uma olhada no manual do teu player se ele tem essa opção de crossover. ;)

Olhei e não tem não amigão. Este player é o mais básico dos Excelon, e olha que nos EUA o Excelon x995 tá 200 Obamas.

Vou ter que fazer tudo ao nivel de ligações mesmo.

Abraçõs.

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo DIY nota 10.

A companhando, o seu Set esta muito bacana.

Me fala uma coisa,,, como toca esse panther. (Ja vi vários set's no forum com esse sub, gostaria de saber + sobre esse sub :legal: )

Valeu Ciro,

A primeira coisa que vou dizer é que me surpreendeu muito. Quando os recebi achei que tinha jogado grana fora, depois que fiz as ligações confirmei que o pequeno investimento valeria a pena.

A minha caixa inicialmente era selada e quando eu os usava nela, aplicando 300 Wrms o subzinho descia muito bem para selada, um grave encorpado, macio e muito rápido.

Como o meu primeiro upgrade do som foi a troca do MXR X4-K7 para dois SD250.2, o bridge de 8 Ohms "caparia" em muito a potencia perdendo força na selada, então sintonizei a caixa e dutei a bichinha, de acordo com o Bass Box 6, 31 Hz. Mas mesmo assim quando deixo o volume um pouco mais alto o grave bate muito bem, nesta litragem o sub não desce tanto, talvez venha um outro upgrade com a construção de outra caixa.

Como a minha caixa hoje é dutada, as possibilidades de erros de construção são maiores, então vou dar minha impressão na selada, sub rápido, não embola, bom timbre bom ataque. O impressionante é que de todos os subs que tive no carro, apenas com este KeyBass consegui abstrair o que seria timbre e o tal do embolamento.

Como sabemos aqui em BSB a receita padrão é 2x 30? pionner + Roadstar + Pyramid + 6"9", coloquei hip hop americano para testar o som e tiveram algumas pensando que eu já tinha a bendita da receita dentro do carro.

Não sei se fui claro Cirors, mas se tiver mais alguma dúvida pode postar novamente que te respondo o quanto antes.

Abraços brother.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei d+++ da sua explicação.

Sub-zinho bom, ajudou bastante na hora de conceituar esse falante.

Estou com um punch 200m, deve tocar bem um par-zinho em paralelo 2 Ohms. (200rms)

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Marcelo,

Bela instalação! Trabalho muito bem executado. Gostei muito do acabamento do seu PM, com os nanicos parecendo 2 crossovers de kit na lateral. Os "peititos" do painel ficaram show, muito discretos. Parabéns pelo trabalho! [-]:rever1:

É sempre bom saber que mais e mais pessoas estão experimentando o SQ e mostrando que vale à pena tê-lo ao contrário do uso daquela parafernália que faz um barulho ensurdecedor e sem qualidade que existe por aqui. Não estou dizendo que não vi trios com uma certa qualidade e que não fossem "tão" irritantes, mas você sabe como é a maioria por aqui. Espero vê-lo no encontro do dia 26/11 para podermos bater um papo e ter a oportunidade de ouvir o seu set. Vou ver se consigo botar o meu som pra tocar até o encontro também. Se não conseguir (estou sem tempo e sem $tempo$) vou pra conhecer os novos amigos e ouvir os novos sets da rapaziada.

Ia me esquecendo: Com esse duto de 2" não está gerando ruído aerodinâmico (sopro).

Um grande abraço,

Sérgio.

Edit: Erro de Português.

Editado por sergiomontanha

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei d+++ da sua explicação.

Sub-zinho bom, ajudou bastante na hora de conceituar esse falante.

Estou com um punch 200m, deve tocar bem um par-zinho em paralelo 2 Ohms. (200rms)

Acho que toca bem sim, ainda não sei bem o resultado de um sub mau alimentado, mas os meus estão recebendo bem menos de 100 Wrms e está muito bom, inclusive, já estou vendo a possibilidade de adicionar mais um amplificador, para o kit, deixando os dois SD250 para os subs, ou seja, 250 W para cada subzinho.

Abração Ciro.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Marcelo,

Bela instalação! Trabalho muito bem executado. Gostei muito do acabamento do seu PM, com os nanicos parecendo 2 crossovers de kit na lateral. Os "peititos" do painel ficaram show, muito discretos. Parabéns pelo trabalho! [-]

É sempre bom saber que mais e mais pessoas estão experimentando o SQ e mostrando que vale à pena tê-lo ao contrário do uso daquela parafernália que faz um barulho ensurdecedor e sem qualidade que existe por aqui. Não estou dizendo que não vi trios com uma certa qualidade e que não fossem "tão" irritantes, mas você sabe como é a maioria por aqui. Espero vê-lo no encontro do dia 26/11 para podermos bater um papo e ter a oportunidade de ouvir o seu set. Vou ver se consigo botar o meu som pra tocar até o encontro também. Se não conseguir (estou sem tempo e sem $tempo$) vou pra conhecer os novos amigos e ouvir os novos sets da rapaziada.

Ia me esquecendo: Com esse duto de 2" não está gerando ruído aerodinâmico (sopro).

Um grande abraço,

Sérgio.

Edit: Erro de Português.

Prezado Montanha,

Fico muito agradecido pelas palavras, isto é um incentivo, pois, ver pessoas com experiência entrando em um post de um novato e gostando do trabalho é importante, vide você, Alves, Georges dentre outros.

Realmente a visão anterior que eu tinha de som automotivo era o subgrave/grave sobressair a todos os outros equipamentos, inclusive aos dos carros dos outros. Comecei a ver as explicações aqui do fórum onde decidi montar um set voltado para mais qualidade casando perfeitamente com o bolso, e cheguei a conclusão que, um SQ bem pensado te dá uma imensa satisfação e não se gasta tanto assim, Entry Level.

Com esta montagem humilde que eu fiz consegui ouvir o palco, eu lia mas não sabia o que era, abstrair um pouco mais o embolamento e assim por diante. Ouvir um Jazz se tornou prazeroso, um Rock também, apesar da caixa ser dutada.

Já estou pensando em fazer os upgrades começando pela alimentação e cabos RCA!! [-]

Não sabia do encontro dia 26/11 mas pode contar comigo que estarei lá, já tem tempo que quero conhecer a galera aqui de Brasília, e lógico, aproveitar para que o pessoal faça uma avaliação do meu set, em qual local vai ser o encontro?

Em relação ao sopro, não sei bem te dizer pois estou usando como parametro apenas as simulações do Bass Box (pois não sei distinguir ainda o sopro), pela potência aplicada hoje, em teoria, não ocorre o sopro. Se porventura eu aplicar os 200 WRMS acho que o duto vai soprar bonito.

As imagens das simulações são essas:

Sintonia da caixa;

bbfb.th.png

Dimensão do duto;

bbduto.th.png

Velocidade do ar aplicando 80Wrms;

bbate100w.th.png

Velocidade do ar aplicando 200Wrms;

bb200w.th.png

Muito obrigado pela visita Montanha e estou aberto para sugestões ou críticas hein.

Grande Abraço.

Editado por Marcelo S.

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo.

Tens ideia de quantos wRMS o SD250.2D está fornecendo em bridge @ 8 ohms?

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo.

Tens ideia de quantos wRMS o SD250.2D está fornecendo em bridge @ 8 ohms?

Roger,

Na minha opinião, se ele manda 250 em 4, estaria mandando 125 em 8 Ohms, não sei ao certo.

Vi a tua postagem lá no teste do SD, se você for usar os subs KeyBass de 6, o subzinho é bobina dupla de 1 Ohm, ok.

Ou seja, você vai ligar as bobinas, de cada sub, em série e os dois subs também em série, o resultado final será de 4 Ohms, casando com a saida do SD.

Regule bem o ganho do amplificador para não queimar os subzinhos.

Abraços e qualquer outra duvida pode postar aqui, ok?

Compartilhar este post

Link para o post

Roger,

Na minha opinião, se ele manda 250 em 4, estaria mandando 125 em 8 Ohms, não sei ao certo.

Vi a tua postagem lá no teste do SD, se você for usar os subs KeyBass de 6, o subzinho é bobina dupla de 1 Ohm, ok.

Ou seja, você vai ligar as bobinas, de cada sub, em série e os dois subs também em série, o resultado final será de 4 Ohms, casando com a saida do SD.

Regule bem o ganho do amplificador para não queimar os subzinhos.

Abraços e qualquer outra duvida pode postar aqui, ok?

Vi sua resposta lá também, valeu cara, acertou em cheio! Poderia me mandar o manual por e-mail? rogerpardal@hotmail.com

Fiquei ainda com um pouco de dúvida no esquema de ligação em série [(1+1)+(1+1)] pra dar 4 ohms, pelo que entendi ficaria como esse desenho que fiz:

048791267db7440eabc50042d3a6881a.jpg

Seria isso mesmo?

Abraço!

Editado por RPARDAL

Compartilhar este post

Link para o post

orra kra show de bola mesmo!

depois quando alimentar os panteras com um sd pra cada , tem que botar oque vc achou do SPL ??

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Vi sua resposta lá também, valeu cara, acertou em cheio! Poderia me mandar o manual por e-mail? rogerpardal@hotmail.com

Fiquei ainda com um pouco de dúvida no esquema de ligação em série [(1+1)+(1+1)] pra dar 4 ohms, pelo que entendi ficaria como esse desenho que fiz:

048791267db7440eabc50042d3a6881a.jpg

Seria isso mesmo?

Abraço!

E ae Roger,

A ligação seria a seguinte:

ligaoserierpardal.th.png

Qualquer dúvida é só falar.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

orra kra show de bola mesmo!

depois quando alimentar os panteras com um sd pra cada , tem que botar oque vc achou do SPL ??

vlw

E ae Pedro beleza,

Na ligação atual os subs acompanham bem os mids, se o foco for SQ, ao menos, para mim está de bom tamanho.

Já pus alguns Hip Hops americanos e vou te dizer que tocaram bem demais, os graves são definidos e não parecem que são subwoofers de 8.

Depois posto a impressão quando eu por mais um ampli, e dedicar os dois SDs para os subs.

Abraços.

Editado por Marcelo S.

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo, desculpe desvirtuar seu tópico, mas só uma dúvida final do meu set.

Pensei e percebi que não preciso necessariamente ligar o SD em bridge e fazer essa fiação toda entre os novos panteras...hehe!

Veja bem, o SD250.2D manda 125wRMS @ 2 ohms em cada canal, se eu colocar cada Sub 6" em série nele próprio, a impedância de cada Sub passaria a ser de 2 ohms, ou seja, cada Sub receberia 125wRMS do mesmo jeito como se estivesse em bridge, certo?

Veja essa imagem:

subassoci5.gif

Imagine que ao invés de 2 ohms, cada bobina dessa fosse 1 ohm, igual do KSW 6-102 VD, daria na série um Sub de 2 ohms...o que casa com a impedância mínima de cada canal do nanico.

Estou correto?

Editado por RPARDAL

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...