Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

ledzpg

[LANCER] Primeiro som - D.I.Y.

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal, tudo bem?

Estou caminhando para a montagem do meu primeiro som, com o objetivo de manter a qualidade geral mesmo com o volume alto. Para isso eu li um bocado de coisas por aqui e, depois de um ano de espera, vou partir para a ação.

Tenho um Mitsubishi Lancer 94, um sedan médio com uma boa mala e um bom espaço interno.

Meu objetivo é ter graves firmes para o baixo e bumbo da bateria, mas mantendo os agudos das guitarras e o vocal no mesmo nível de volume, ou até pouco maior. Como ando um bocado em estradas e não ando devagar, resolvi priorizar o som frontal com 4 falantes e um amplificador de 4 canais para eles poderem "lutar" contra o vento.

Até agora, o que tenho aqui é:

HU: JVC KW-AVX830

Falantes dianteiros: Selenium 4TR4A + kit duas vias 62V2A (kit 2 vias ainda não instalado)

Falantes traseiros: Selenium 6PE1TA

Amp para o sub: Alpine MRD-M300

Cabo RCA mono e cabo Y: Uniq Cable

Alguns rolos de manta asfáltica adesiva para tratamento das portas e porta-malas

O que ainda vai chegar:

Amp para os falantes dianteiros (os 4): Rockford Fosgate 4.6x

Subwoofer: Bravox UXP Power 10D-4

Distribuidor de força: Stinger SPD813

Terminais diversos Beyma para conectar os amps

Agora tenho algumas dúvidas:

- Junto com o RF 4.6x, apareceu a oportunidade de comprar um capacitor RF de 1 Farad por um preço legal, acham necessário ou para esse som não é preciso?

- Sobre a caixa do sub, calculando com os dados do subwoofer, o resultado foi uma caixa de 70,5 litros. Como minha mala é baixa, a altura externa será de 33cm. Para MDF 20mm, as medidas foram essas:

Altura: 33cm

Comprimento: 90cm

Base menor: 25cm

Base maior: 40cm

Os dutos calculados pelo site foram:

17cm de comprimento para um duto de 75mm

33cm de comprimento para um duto de 100mm

6cm de comprimento para um duto de 50mm

Agora eu pergunto: 70 litros é o ideal ou mesmo se eu fizer uma caixa menor terei a mesma resposta? Qual a diferença prática com a alteração do diâmetro dos dutos? O som muda algo ou fica igual nas três condições se eu usar os comprimentos apropriados?

Quero ter a maior qualidade possível com esse setup, e como o carro é sedan, quero algo que me dê graves firmes na frente mas não mate quem está no banco de trás hehehe.

Quando eu começar a montar vou postando um passo-a-passo do processo...

Abraço,

Luiz

Postado em

Acho que o teu som não se enquadra no SQ, o pessoal vai cair matando em cima dos teus triaxiais e pentaxiais, nenhum deles é bom pra SQ. Enfim pelo que eu entendi você procura apenas um som que se mantenha sem distorção em volumes altos! Não necessariamente a presença de todos instrumentos que é a idéia do SQ.

Seria interessante você decidir qual é o seu objetivo mesmo, porque dependendo o pessoal no geral pode te ajudar melhor do que aqui.

A receita que usamos aqui é:

kit componente na frente e sub na mala, não é recomendado o uso de qualquer falante atrás porque atrapalha o palco sonoro, mas acho que não é o que quer.

Postado em

pelo manual do Bravox UXP Power 10D-4, acho que 70L pode ser muita coisa

http://www.bravox.com.br/produtos/uxppower_10d4.asp

indicação é de 25L

achei muita diferença

simulei rapidinho e vi q não fica ruim nesses 70L

mas adeus mala? tem certeza?

só me preocupei com o deslocamento do cone, não vi o Xmec do falante no manual dele

caixa menor não va te dar a mesma resposta

o duto influencia na sintonia da caixa, além de, se for mal dimensionado, causar o "efeito sopro", qdo o ar q sai por ele "se torna audível desagradavelmente"

Postado em

Acho que o teu som não se enquadra no SQ, o pessoal vai cair matando em cima dos teus triaxiais e pentaxiais, nenhum deles é bom pra SQ. Enfim pelo que eu entendi você procura apenas um som que se mantenha sem distorção em volumes altos! Não necessariamente a presença de todos instrumentos que é a idéia do SQ.

Seria interessante você decidir qual é o seu objetivo mesmo, porque dependendo o pessoal no geral pode te ajudar melhor do que aqui.

kit componente na frente e sub na mala, não é recomendado o uso de qualquer falante atrás porque atrapalha o palco sonoro, mas acho que não é o que quer.

Resumiu bem ! :+1

Postado em

Acho que o teu som não se enquadra no SQ, o pessoal vai cair matando em cima dos teus triaxiais e pentaxiais, nenhum deles é bom pra SQ. Enfim pelo que eu entendi você procura apenas um som que se mantenha sem distorção em volumes altos! Não necessariamente a presença de todos instrumentos que é a idéia do SQ.Seria interessante você decidir qual é o seu objetivo mesmo, porque dependendo o pessoal no geral pode te ajudar melhor do que aqui.

Os triaxiais e pentaxiais eu comprei para substituir os originais do carro, foi o que deu para comprar na época, mas também não quer dizer que eu vá ficar com eles...

Na verdade, eu realmente quero ouvir todos os instrumentos bem, não apenas volume alto. A diferença é que os instrumentos são, basicamente, baixo, bateria e guitarra :P (claro que há vários outros, mas aí depende do estilo e da banda)

O objetivo realmente é qualidade de som, não me condene só pelos falantes atuais ;)

indicação é de 25L

achei muita diferença

Pois é, eu também simulei para chegar nesse tamanho, o cálculo deu 67 litros, mas medindo a mala vi que dá para fazer com 70.

Mesmo com a caixa de 70 litros, ainda sobra uma boa mala, mais da metade hehehehe

só me preocupei com o deslocamento do cone, não vi o Xmec do falante no manual dele

Também procurei isso mas não achei...

Pois é, mas como você mesmo viu, a Bravox recomenda uma caixa com meros 25 litros, por isso bateu a dúvida se uma caixa um pouco menor (tipo uns 50 ou 60 litros) teria um bom resultado também...

o duto influencia na sintonia da caixa, além de, se for mal dimensionado, causar o "efeito sopro", qdo o ar q sai por ele "se torna audível desagradavelmente"

Entendi...

Então o ideal seria o duto mais largo, causando menos restrição ao fluxo de ar?

Postado em (editado)

Um bom custo x beneficio, na minha opinião:

Um kit 2 vias Morel Tempo/Focal Access/Hertz ESK

Um Subwoofer de 10 ou 12 JL

Amplificador 4 canais ( Arc, Alpine, Fosgate, Soundstream, Hertz... )

Isso para SQ mesmo.

Você tem limite de orçamento ?

Editado por cmpicolo
Postado em

isso todo mundo tem! rsrsrs

é só conseguir definir quanto é este limite!

[¨]

kkkkkk tem toda razão... kkkkkk

Reformulando a pergunta: Qual o seu limite para montar o set ?

Postado em

indicação é de 25L

achei muita diferença

Boa tarde

Só para não precisar abrir um topico o UXP de 10" saiu fora de linha, gostaria de saber disto porque colega meu foi comprar e ele me falou isso.

Abs Frederico

Postado em

JL 10w1v2 dá pra achar nos classificados, comprei o meu por 350 =D

Usado ou novo? Não quero pegar um sub usado porque tenho medo de pegar um castigado...

Aproveitando, sejam sinceros:

Alguma coisa específica contra esse sub da Bravox ou recomendaram um JL só pela marca? Eu ouvi um e achei bem legal o som dele, apesar de não ter base para comparar com outros...

Sobre o kit duas vias, 500 reais realmente extrapola e muito o que eu posso gastar no momento. Ainda vou fazer a suspensão toda e pintura completa no carro, se eu torrar tudo no som eu não faço o resto. Por enquanto vai esse kit selenium mesmo, depois eu troco por um hi-end.

E fora isso, estava pensando numa coisa aqui: Se eu usar apenas o kit duas vias na frente e nada atrás (só o sub), como fica o som para quem fica no banco traseiro? Não vai ficar xoxo?

Estive pensando passar esse kit duas vias selenium para a traseira (e usar direto na saída alta do rádio) quando comprar um hi-end para a frente, só para não ficar sem nada para os passageiros atrás. Isso atrapalharia o palco sonoro para os passageiros da frente? pasmafaute

Postado em

Eu uso um kit 2 vias da selenium o 52sv3, é um bom kit pelo preço praticado no mercado livre, 200 reais,o mid toca bastante, o tw não é grande coisa, mas mesmo assim é um excelente custo-benefício. O meu sub eu comprei usado. Quanto a diferença entre o JL e o Bravox, é muito grande. O JL tem grave bem mais gostoso e encorpado. Isso eu posso dizer que eu ouvi.

Postado em
E fora isso, estava pensando numa coisa aqui: Se eu usar apenas o kit duas vias na frente e nada atrás (só o sub), como fica o som para quem fica no banco traseiro? Não vai ficar xoxo?

a questão é o PALCO

tentando simplificar... onde que a banda fica qdo tu está num show? na frente, certo? se tu te colocar de costas pra banda, o show fica legal?

então, o som tem q vir da frente, assim o palco não fica comprometido

como já citamos, colocar alguma coisa atrás, só pro caso de ter alguém sentado atrás e mesmo assim e um volume inferior ao da frente (atrás não se coloca twiter, então o palco se manteria com a informação que vem da frente)

tu está bastante preocupado com isso

tu usa o carro sempre com gente atrás? essas pessoas são família? se não for família (sogra não conta), toca um fo**-se, pois quem vai realmente precisar ter um som bom é quem mais passa o tempo dentro do carro, ou seja, o motorista, ou seja novamente, tu

ou tu está montando um carro pra tua esposa e 3 filhos, que adoram escutar Led Zeppelin e Motorhead enquanto estão indo pro supermercado e pra escola?

:rolleyes:

eu depois que coloquei meu set mantive os falantes atrás, mas os originais, não gastei um tostãozinho sequer com isso

e o fade fica em 100% frente, uns 70% qdo tem gente atrás e mesmo assim só qdo pede pra colocar o som lá atrás

não vale a pena gastar com isso, entende?

Postado em
tu está bastante preocupado com isso

tu usa o carro sempre com gente atrás? essas pessoas são família? se não for família (sogra não conta), toca um fo**-se, pois quem vai realmente precisar ter um som bom é quem mais passa o tempo dentro do carro, ou seja, o motorista, ou seja novamente, tu

ou tu está montando um carro pra tua esposa e 3 filhos, que adoram escutar Led Zeppelin e Motorhead enquanto estão indo pro supermercado e pra escola? :rolleyes:

Hehehehe

Não, seria a esposa, cunhada e alguns parentes genéricos...

Geralmente ando sozinho, mas quando ando com mais gente no carro, sempre é da família, e nesses casos, sempre viajando.

Meu pai gosta de rock e heavy metal em geral, a esposa até curte Ozzy, Dio e tal, mas o resto do povo... hehehehe

eu depois que coloquei meu set mantive os falantes atrás, mas os originais, não gastei um tostãozinho sequer com isso

e o fade fica em 100% frente, uns 70% qdo tem gente atrás e mesmo assim só qdo pede pra colocar o som lá atrás

não vale a pena gastar com isso, entende?

Meus falantes originais já tinham 16 anos, então já não contam mais. =P

Entendo que não adianta gastar dinheiro atrás, mas como esse kit duas vias vai ficar sobrando quando eu botar o novo na frente, pensei em aproveitar de alguma forma :legal:

Postado em (editado)

Man, pra som sq, se usa um subwoofer(pode ser o uxp, pois tenho um no meu set e quemouve meu set se impressiona oq pode ser extraido desse sub se bem instalado e numa caixa bem feita)

kit duas vias na frente( até 600,00 eu iria de selenium xclusive 62v3a de 200,00 à 250,00, hertz esk uns 450,00, morel tempo uns 580,00, helix e62c uns 600,00)

coaxial na traseira pode ser usado desde que bem atenuado pelo player(pode ser morel tempo, helix, audiophonic, arc audio)

amplificador pra mim o melhor custo beneficio pra sq hoje é o audiophonic 800.4 novo por 550,00

mas o mais importante de tudo é a instalação, se vc vai tratar as portas com manta asfaltica, qual cabos rca vai usar, quais os fios dos falantes, qual o cabo de força pro ampli, etc... tudo isso conta e muito, muitas vezes se torna mais importante que os autofalantes que vai usar...uma boa instalação melhora em uns 30% todo o som...

abraços

Editado por Guto-Black belt
Postado em

mas o mais importante de tudo é a instalação, se vc vai tratar as portas com manta asfaltica, qual cabos rca vai usar, quais os fios dos falantes, qual o cabo de força pro ampli, etc... tudo isso conta e muito, muitas vezes se torna mais importante que os autofalantes que vai usar...uma boa instalação melhora em uns 30% todo o som...

Pois é, eu decidi montar eu mesmo meu próprio som depois de ver de perto os serviços dos estaladores, com subs de trocentos watts e cabo 2x1,5mm; ou então módulos de 1000W ligados em cabos 16mm², e por aí vai...

Como sou eletrotécnico, a parte do dimensionamento dos cabos está segura, passei um cabo 16mm² quando eu ia ligar apenas um par de boosterzinhos de 150W, hoje já penso em passar mais um de 16mm² só para garantir, já que o distribuidor tem duas entradas mesmo... hehehe

Quando passei o cabeamento da primeira vez (troquei todos os cabos originais dos falantes por cabos 2x2,00mm², passei a alimentação dos módulos e o remote), desmontei o interior do carro todo, para poder passar os fios nos locais mais apropriados e separados, para não ter interferências.

Agora que vou usar RCAs, vou retirar tudo de novo e refazer passando os RCAs ao lado do túnel central do carro, onde não tem nenhum outro cabo passando.

Velho, posta umas fotinhas do Lancer ae. Curto demais esse carro! :legal:

Até posso postar depois, mas ele está meio maltratado por fora, várias marcas.

Fo*a é que eu mesmo não fiz nenhuma marca no carro, é tudo presente dos outros! Uma encostada no estacionamento, uma raspada na rua, uma marca na estrada, uma outra do meu pai manobrando o carro...

Postado em

Boa tarde

Só para não precisar abrir um topico o UXP de 10" saiu fora de linha, gostaria de saber disto porque colega meu foi comprar e ele me falou isso.

Abs Frederico

Amigo, boa tarde, o subwoofer UXP, tanto de 10¨ qto de 12¨, continua a ser vendido normalmente, tenho o catalogo atual aqui comigo...

abraços

Postado em

Pois é, eu decidi montar eu mesmo meu próprio som depois de ver de perto os serviços dos estaladores, com subs de trocentos watts e cabo 2x1,5mm; ou então módulos de 1000W ligados em cabos 16mm², e por aí vai...

Como sou eletrotécnico, a parte do dimensionamento dos cabos está segura, passei um cabo 16mm² quando eu ia ligar apenas um par de boosterzinhos de 150W, hoje já penso em passar mais um de 16mm² só para garantir, já que o distribuidor tem duas entradas mesmo... hehehe

Quando passei o cabeamento da primeira vez (troquei todos os cabos originais dos falantes por cabos 2x2,00mm², passei a alimentação dos módulos e o remote), desmontei o interior do carro todo, para poder passar os fios nos locais mais apropriados e separados, para não ter interferências.

Agora que vou usar RCAs, vou retirar tudo de novo e refazer passando os RCAs ao lado do túnel central do carro, onde não tem nenhum outro cabo passando.

Umas dicas:

o mais importante é a instalação, tipo:

cabos rca de boa qualidade tipo knuconcetz krystal, monster cable, stinger

fios de falantes de pelo menos 2mm, shok industries, knuconcetz, etc

cabos de força e terra de pelo menos 21mm shok industries, etc

posicionamento dos tweeters nas colunas(morel tempo fica ótimo onnaxis)

tratamento das portas com manta asfaltica

passar cabos rca, fios de falantes e fios do amplificador cada um por um lado...

isso bem feito melhora em uns 30% qualquer set...

como vc ja manja, e´só umas dicas mesmo, afinal ajuda sempre é bom neh???

abraços e boa sorte no som, assim que terminar, va nos colocando a par, umas fotos, um videozinho, etc... :legal:

Postado em

Aproveitando, ninguém falou nada sobre essa parte aqui:

- Junto com o RF 4.6x, apareceu a oportunidade de comprar um capacitor RF de 1 Farad por um preço legal, acham necessário ou para esse som não é preciso?

E aí, o que acham?

Postado em

Poxa gente, ninguém para dar um pitaco sobre o capacitor? pasmafaute

Fora isso, o sub escolhido foi um Rockford Fosgate P2D4-10. Lendo as specs e calculando rapidamente no site, vou montá-lo numa caixa selada com pouco mais que o dobro do tamanho recomendado (que é de míseros 16.7 litros), com 36.75 litros e medidas: 33cm de altura, 45cm de largura, 30cm na base menor e 40cm na base maior.

O resto que vai sobrar do lado (outros 45cm, já que a mala tem 90cm de largura entre as caixas de roda) eu vou usar para fazer o suporte do módulo e dos blocos de distribuição.

Alguma consideração ou objeção contra a caixa? Se ninguém se manifestar contra eu já vou mandar fazer a caixa enquanto o sub não chega... :mac1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...