Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dudu Lima

Impressões do meu SQ...

Recommended Posts

Pois é, vou postar as minhas impressões do SQ aqui no Geral para o povo. Fotos do projeto se encontram no D.I.Y. Ainda falta eu tirar umas fotos do SD250.2D instalado e do sub montado na caixa.

Enfim, impressões:

Tetinhas:

Midranges de 3" retirados de um HT LG, 20Wrms - 4 ohms e tweeters de 1" Selenium 1tw1.

Bom, pelo fato dos midranges antes estavam instalados no HT LG... O aparelho era completo e de alta qualidade, tinha processador de áudio e canal multimídia. Assim os médios e agudos eram suaves e macios. Nesse meu projeto, eles tocam um pouco duros e estridentes, apesar que a HU é um Kenwood. Mas mesmo assim eu achei o som meio estridentes. Como estava subindo muito esses mids, desmontei o X-over dos 1tw1 e peguei os indutores e instalei nos midranges. Na parte dos agudos melhorou! Segundo informações que eu obtive aqui, esses indutores fazem o corte em 4.300Hz a 4ohms.

Outra parte são os agudos dos tweeters... Sei lá, ainda estão meio estranhos! Estou utilizando os capacitores bipolares de 10uF x 100V retirado dos próprios X-overs deles. Segundo tabela do autosom; esses capacitores estão cortando em 4.000Hz.

Vou ter que desmontar novamente as tetinhas, retirar os tweeters e testá-los separadamente dos midranges, pois os tweeters estão ligados em paralelos nos mids. Assim de "ouvidrômetro terei um pouco de noção de onde que os tweeters possam está tocando! <_<

Pezinhos:

Os mids N.A.R são porretas! Gostei deles!!! A minha primeira impressão com eles, foi quando o Sergiomontanha tinha feito umas botinhas no Voyage. Tocam demais eles, tanto nos graves, quanto nos médios. No meu caso eles estão abafando as tetinhas <_<. Um par de falantes de 5" tocando médios tbm contra um par de falantes de 3" tocando médios, não dá né? Um par tem que sair perdendo nessa jogada e neste caso são as tetinhas :(!

Mas enfim, na parte dos graves com os pezinhos eu poderia viver tranquilo sem um subwoofer no porta-malas... Mas aí para ter um pouco mais de força até os 60Hz, seria preciso um amplificador. Mas que futuramente irei adquirir um! Os mids descem bem. Eu poderia deixar o HPF do player em 40Hz, mas aí eu já estaria forçando demais os midbass e outra, como eles são novos, não estão totalmente amaciados. Eu sinto que eles estão se soltando cada vez mais!

O que eu quero é que os midbass tocam até 250Hz ou 220Hz. Ou seja, tocar médios-baixo e graves. A parte dos médios-baixos e médios-altos pra cima já fica com os midranges e tweeters.

Subwoofer + SD250.2:

Vou resumir primeiramente a minha arte! Quando eu estava emassando a caixa, para saber se havia vazamentos, assim que a massa secava eu ia jogando água dentro da caixa. Assim eu tinha noção de onde vinha o vazamento, que futuramente seria o ar passando por aquela brecha.

Enfim, a caixa ainda não está 100%, pois eu ainda deixei algumas "brecinhas". Enfim, eu tentando encaixar a caixa, nessa ouvi um estralo... Tava a noite e não vi nada de anormal. No outro dia, vi o estrago que eu havia feito! Na parte de baixo do aro de "MDF", descolou da fibra e da massa! Rachou mesmo! <_< Quando eu toco no aro, a madeira toda fofa, por causa da água que eu havia jogado dentro da caixa para verificar os vazamentos. Aí concluí que: O aro de MDF que o Fred me deu de presente, na verdade não foi feito de MDF e sim de Capa de MDF!

Voltando. Depois de uma luta e com o fiofó na mão com medo de aparafusar o subwoofer e a capa de mdf não suportar. Meu pai deu um jeito lá! O sub tá firme e verifique que não está vazando ar nessa parte.

Instalação do SD... Como eu só tinha em disposição meu velho cabo Pompéia de 21mm². Eu já estava com a idéia de partir para a gambiarra, até que meu pai teve a ilustre idéia de pegar um cabo de energia residencial, desses duros mesmo, cortou um pedaço, desencapou o pedaço e desse pedaço ele fez dois plugs com o centro arredondado para ser enroscado no terminal do cabo de 21mm² e as pontas retas serem plugadas nos terminais do SD. Ficou legal! Mas tivemos que cortar uma das pontas desse terminal que ele fez, pois não estavam entrando nos bornes do SD!

Por enquanto estou usando um cabo RCA Xing-ling, que tá até bem feio, mas tá tocando!

Impressões dos graves:

Logo de cara, eu já tinha deixado o ganho do SD na metade, mas assim que eu liguei o som no volume baixo, deu uns graves estrondando eheheh. Já corri no ganho e deixei-o no mínimo! Aí vi que o LPF estava em 150Hz <_<. Baixei para 60Hz, sendo assim o sub não abafa os pezinhos! Quero o sub apenas para completar onde os midbass param de responder! E tá bem legal. Nos 150Hz, ele responde bem tbm, só que aí abafa legal os midbass!

Bom eu não sei... Se é o SD que é um pequeno valente, ou se é a eficiência do subwoofer (No de 0.22%) ou se a saída RCA do Kenwood KDC-HD942U é muito forte, apesar que diz ser de 4 volts.

Só sei que com o ganho baixinho, o sub já dar o ar de sua graça! Eu acho que esse subzinho não tem só 86dB de sensibilidade! Os graves estão ótimos! Do jeito que eu queria ehehhehe! Tocando bemmm macios e descendo bem!

Sempre quando eu vou testar os graves, eu gosto de colocar a música do Lil John - "Get Low" que é um Hip-Hop Crunk com pegadas fortes nos subgraves!

Essa música tem subgraves de sobra! E o Keybass de 8" tocou essa música até onde pode descer! O carro tremeu todinho por dentro!!! :rever1:

Com eletrônicas, foi a mesma coisa, o sub tocou macio e sem embolar e descendo... E os midbass acompanhando, tinha horas que eu atenuava bem a saída sub pra ver se era o sub que estava abafando os midbass, mas não! Eram os midbass tremendo tudo na parte da frente e do meio do carro! :vts

Depois eu coloquei um CD em formato MP3 <_< . A primeira pasta era de Dire Straits. A primeira música: Brother's Arms. Ela é bem calma, mas tem umas batidinhas rápidas. O sub aos meus ouvidos não embolou tbm.

Os subgraves e graves estão perfeitos pra mim! Esse subzinho é parrudo! Só que eu percebi que ele excursiona demais! Deve ser por causa do tamanho da caixa! Por ser uma selada "grande" demais para ele, acho que é isso! Já abri o olho e tenho que deixar o ganho bem baixo mesmo!

Futuramente vou colocar um filtro subsônico de 20Hz, como um técnico da Keybass me sugeriu!

Outra coisa para os frescos que estavam reclamando do barulho do Cooler do SD250.2D... Realmente o cooler é bem barulhento mesmo! Mas não chega a incomodar!

Bom, eu não sei quantos volumes a minha caixa de graves tenha! Só vou chutar que deve ter mais de 20 litros [^].

Ergueu um pouquinho só o volume do som, já era, não se escuta mais o cooler! Outra coisa, falaram que o SD250.2 quando está sendo desligado, faz um barulho de Tec. O meu faz esse mesmo barulho quando é desligado! O que será???

Depois que eu comprar um amplificador de 4 canais para tocar os midbass e as tetinhas, posto outras impressões! Sobre o cd-player, o bicho é muito bom mesmo! Eu gosto do som dos players da Kenwood. Mas o meu 707DX não ficava para trás não! Tem o timbre parecido!

Eu só não gostei do EQ desse Kenwood! São 3 Bandas.

Banda 1: 60Hz - 100Hz - 160Hz - 250Hz e 400Hz.

Banda 2: 630Hz - 1KHz - 1,6KHz e 2,5KHz.

Banda 3: 4KHz - 6,3KHz - 10KHz e 16KHz.

Por exemplo se mexer apenas na Banda 1, aumentando +1dB em 60Hz, vai aumentar +1dB em 100, 160, 250 e 400Hz...

Desculpem pelo livro que eu digitei ehehhe.

Edit: Agora sim eu posso "Escutar" qualquer tipo de música com tudo tocando "igual", pois ainda falta um amplificador para tocar as vias de médio-graves, médios e agudos para ficar mais equilibrado!

:legal:

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fotos!!!

só consigo ler com fotos!

Bom saber, e que bom que a maioria ta falando bem deles.... To já quase pegando um pra mim...

Abraços.

As fotos estão em outro tópico no D.I.Y.

Vou tirar mais fotos do sub na caixa e do SD instalado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só não gostei do EQ desse Kenwood! São 3 Bandas.

Banda 1: 60Hz - 100Hz - 160Hz - 250Hz e 400Hz.

Banda 2: 630Hz - 1KHz - 1,6KHz e 2,5KHz.

Banda 3: 4KHz - 6,3KHz - 10KHz e 16KHz.

Por exemplo se mexer apenas na Banda 1, aumentando +1dB em 60Hz, vai aumentar +1dB em 100, 160, 250 e 400Hz...

Maria Creuza , vc tem certeza disso ?

Eu acho qeu o eq é paramétrico , e só aumenta ou atenua a faixa de frequencia selecionada

Se vc optou nos graves por deixar em 100Hz , e se aumentar 2 dbs será somente em 100Hz , é claro qeu tem o fator Q , o qual é a largura de flanco da banda , mas a atuação principal é em 100 Hz .

A mesma história pros médios e agudos .

Eu estou na dúvida de bicha virgem em noite de núpcias....já estou com dois SD250.2 aqui,

Não sei se coloco cada um em bridge pra cada conjunto midbass+tweeter , ou se coloco um pro kit 2 vias dianteiro , e meto outro pros coaxiais nas portas traseiras.

Agora vem outra dúvida , meto um SD700.1 pros dois C1 10D4 ou troco os subs por dois 10 de 04 ohms cada e acrescento mais um SD250.2 pra cada sub ??????????

Abraço querida !

Compartilhar este post

Link para o post

Dudu, coloca um link aí :legal:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=161000

Maria Creuza , vc tem certeza disso ?Eu acho qeu o eq é paramétrico , e só aumenta ou atenua a faixa de frequencia selecionadaSe vc optou nos graves por deixar em 100Hz , e se aumentar 2 dbs será somente em 100Hz , é claro qeu tem o fator Q , o qual é a largura de flanco da banda , mas a atuação principal é em 100 Hz .A mesma história pros médios e agudos .Eu estou na dúvida de bicha virgem em noite de núpcias....já estou com dois SD250.2 aqui,Não sei se coloco cada um em bridge pra cada conjunto midbass+tweeter , ou se coloco um pro kit 2 vias dianteiro , e meto outro pros coaxiais nas portas traseiras.Agora vem outra dúvida , meto um SD700.1 pros dois C1 10D4 ou troco os subs por dois 10 de 04 ohms cada e acrescento mais um SD250.2 pra cada sub ??????????Abraço querida !

Maria Cecília, eu já tentei de tudo! E o EQ é paramétrico! E é como eu falei, por exemplo se eu aumento +2dB em 100Hz, vai aumentar esses mesmos +2dB em 60Hz, 160Hz, 250Hz e nos 400Hz. :banghead

O fator Q vai de 0,25 a 2,00. Na Banda 1, estou deixando o Q em 0,25, na Banda 2 que é a parte dos médios, deixo o Q em 1,00 e na Banda 3, o Q tá em 0,50.

Quanto à sua dúvida de bicha virgem doida para esfolar o fiofó na núpcias o-o- mete logo um SD700.1D para os dois C1 e ligue um SD250.2 nos kits duas vias e o outro nos coaxiais!

Pow tá achando pouco 85Wrms - 4ohms para cada kit?

Compartilhar este post

Link para o post

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=161000

Maria Cecília, eu já tentei de tudo! E o EQ é paramétrico! E é como eu falei, por exemplo se eu aumento +2dB em 100Hz, vai aumentar esses mesmos +2dB em 60Hz, 160Hz, 250Hz e nos 400Hz. :banghead

O fator Q vai de 0,25 a 2,00. Na Banda 1, estou deixando o Q em 0,25, na Banda 2 que é a parte dos médios, deixo o Q em 1,00 e na Banda 3, o Q tá em 0,50.

Quanto à sua dúvida de bicha virgem doida para esfolar o fiofó na núpcias o-o- mete logo um SD700.1D para os dois C1 e ligue um SD250.2 nos kits duas vias e o outro nos coaxiais!

Pow tá achando pouco 85Wrms - 4ohms para cada kit?

MAria Creuza, é que eu tô testando só os kits , sem mais nada amplificado , talvez seja por isso que eu esteja achando pouco....mas mesmo assim tá fortinho.

Vou seguir seu conselho e meter um SD700.1 , tem o bendito led clip e vai ficar forte pra carai

Isso sem falar que agora vou de caixa dutada SELADA , pra ficar mais musical o grave e menos boooooom

Beijundas querida :vts

EDIT: burrice de selada com dutada

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

EDIT: burrice de selada com dutada

Selada + Dutada = Band-Pass... :bangheado-o- o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Ráááá... Consegui deixar as tetinhas com um som mais agradável e consegui tbm "acordar" os tweeters!

No EQ Paramétrico do Kenwood, ajustei o Fator Q para 0,25, onde a largura das frequências são alargadas, deixando o som mais suave! Antes eu deixava a Banda 2 (médios e médios-altos) com Fator Q em 1,00 ou 2,00, com a largura bem curta! Por isso que o som estava irritante!

Agora o som tá tocando macio que nem a bunda do Rick... :rolleyes:o-o-

Eu consegui centralizar mais o palco sonoro das tetinhas, mexendo no DTA, vou no ouvidômetro mesmo, sem ter uma fita métrica para medir a distância dos falantes para os meus ouvidos.

Aos poucos eu vou pegando experiência com esse novo som ehehhe.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...