Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
erickmiyazaki

Calcular fusível entre baterias.

Recommended Posts

então quer dizer que pela tabela ali, eu que tenho uma bateria de 60ah no cofre um cabo de 33mm e uma bateria auxiliar de 150ah, os 2 fusivei que colocarei perto de cada bateria é de 200amperes?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vou tentar explicar o que eu tomo como certo.

 

Da bateria do cofre para a primeira reserva coloque um fusivel da metade da amperagem da bateria do cofre, entre a bateria do cofre e a primeira auxiliar (proximo da bateria auxiliar) coloque outro fusivel da metade da amperagem da baterua do cofre. Entre a primeira bateria auxiliar e a segunda, se forem próximas não será necessário fusível. entre a última auxiliar e o módulo coloque um fusível que corresponda ao consumo máximo somado dos módulos que serão alimentados pelo conjunto de baterias ou um fusível para cada módulo com o valor do consumo máximo de cada módulo (não acho necessário)

 

Existem muitas dúvidas em relação ao fusível de proteção que é usado entre as baterias, mas costumo seguir esta orientação como correta ou seja o fusível entre a bateria do cofre e a aux. na metade da capacidade nominal da bateria do cofre e o fusível q vai protege o fio dos amplificadores na bateria aux de acordo com a potência máxima dos alto falantes ou na potência máxima liberado pelo amplificador caso está potência seja inferior à dos alto-falantes e de preferência usar fusíveis separados para cada amplificador.

Editado por SP_SUPER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem muitas dúvidas em relação ao fusível de proteção que é usado entre as baterias, mas costumo seguir esta orientação como correta ou seja o fusível entre a bateria do cofre e a aux. na metade da capacidade nominal da bateria do cofre e o fusível q vai protege o fio dos amplificadores na bateria aux de acordo com a potência máxima dos alto falantes ou na potência máxima liberado pelo amplificador caso está potência seja inferior à dos alto-falantes e de preferência usar fusíveis separados para cada amplificador.

 

Certo meu amplificador é um audiophoinic 5.1hp, e sub JL12w0, o amplificador consumo musical é de 120ah, então pelos seus meios o o fusivel/disjuntos que devo colocar entre a minha bateria do cofre de 60 e a minha auxiliar de 150ah coloco a proteção com a metade da minha bateria de 60, que seria de 30ah, no cabo de 33mm correto um em cada borne da bateria e da bateria auxiliar até a o modulo vou deixar fusivel que tenho aqui de 150ah esta cero?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Certo meu amplificador é um audiophoinic 5.1hp, e sub JL12w0, o amplificador consumo musical é de 120ah, então pelos seus meios o o fusivel/disjuntos que devo colocar entre a minha bateria do cofre de 60 e a minha auxiliar de 150ah coloco a proteção com a metade da minha bateria de 60, que seria de 30ah, no cabo de 33mm correto um em cada borne da bateria e da bateria auxiliar até a o modulo vou deixar fusivel que tenho aqui de 150ah esta cero?

 

Como vc tá usando o amplificador... o q está ligado nele por exemplo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrando que fusível é para proteção dos cabos... esses, os cabos, devem ser dimensionados conforme a(s) bateria(as).. e essas, as baterias, devem ser dimensionadas conforme o consumo do carro + o consumo do set

 

Os equipamentos ja tem seus próprios fusíveis..

 

:legal:

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como vc tá usando o amplificador... o q está ligado nele por exemplo?

Bom dia, o amplificador esta ligado um kit 2 vias hertz 165.l5, um par de coaxial atras (quase sempre desligado pelo fader), um sub da JL de 12" o 12w0v3, esta ligado com um cabo da ophera de 33m e um fusivel a 30cm da bateria de 150ah.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrando que fusível é para proteção dos cabos... esses, os cabos, devem ser dimensionados conforme a(s) bateria(as).. e essas, as baterias, devem ser dimensionadas conforme o consumo do carro + o consumo do set

 

Os equipamentos ja tem seus próprios fusíveis..

 

:legal:

Então eu concordo os fusíveis/disjuntores é proteção para os cabos, mais na verdade, poucas pessoas sabem dimensionar os disjuntores/fusíveis corretamente, porque pelas bateria que tenho e cabo que tenho que ´de 33mm o fusível pela tabela deveria ser de quase 200ah, correto? eu quero colocar o que protege da bateria cofre para bateria auxiliar, e depois da auxiliar para o modulo. mais estou em duvida das amperagem correta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bruno, esses fusiveis que vão próximo a bateria são para proteger o cabo que as interliga, não as baterias em si

 

Repare nessa imagem abaixo:

 

1902861_293343550821139_505207415_n.jpg

 

Na parte inferior dela, tem a indicação de qual o fusivel que deve usar conforme o cabo.

Por exemplo: Se você for usar um cabo 4awg (21mm), dev e usar um fuse de no máximo 100A

 

Abraços

E lembrando que o fusível pode suportar mais do q o dobro da capacidade da bateria. Então, para ter uma proteção "100%" é melhor usar metade do valor da bateria.

 

 

Obs: A imagem não tá aparecendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então eu concordo os fusíveis/disjuntores é proteção para os cabos, mais na verdade, poucas pessoas sabem dimensionar os disjuntores/fusíveis corretamente, porque pelas bateria que tenho e cabo que tenho que ´de 33mm o fusível pela tabela deveria ser de quase 200ah, correto? eu quero colocar o que protege da bateria cofre para bateria auxiliar, e depois da auxiliar para o modulo. mais estou em duvida das amperagem correta.

 

Paulinho, eu uso uma tabela da DLS como referencia.. perai que vou ver se acho..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E lembrando que o fusível pode suportar mais do q o dobro da capacidade da bateria. Então, para ter uma proteção "100%" é melhor usar metade do valor da bateria.

 

 

Obs: A imagem não tá aparecendo.

 

Pois é... não sei pq.. não tirei a imagem de onde estava...

 

 

Enfim, Paulinho, da uma olhada nesse manual:

 

http://www.dls.se/econtent/files/123/manual_a-amp07_eng.pdf

 

Na segunda pagina, em baixo, a direita, tem a tabela Professional Tip... lá diz o seguinte:

 

Max fuse values for different cable sizes:

6 mm2 (9 AWG) :25 A

10 mm2 (7AWG) :40 A

16 mm2 (5AWG) :60 A

21 mm2 (4AWG) :100 A

33 mm2 (2AWG) :150 A

42 mm2 (1AWG) :200 A

 

No caso, essa tabela diz que o fuse para o cabo de 33mm, é de 150A...

 

Pegou a ideia ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Max fuse values for different cable sizes:

6 mm2 (9 AWG) :25 A

10 mm2 (7AWG) :40 A

16 mm2 (5AWG) :60 A

21 mm2 (4AWG) :100 A

33 mm2 (2AWG) :150 A

42 mm2 (1AWG) :200 A

 

No caso, essa tabela diz que o fuse para o cabo de 33mm, é de no máximo 150A...

 

:legal::vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é... não sei pq.. não tirei a imagem de onde estava...

 

 

Enfim, Paulinho, da uma olhada nesse manual:

 

http://www.dls.se/ec...a-amp07_eng.pdf

 

Na segunda pagina, em baixo, a direita, tem a tabela Professional Tip... lá diz o seguinte:

 

Max fuse values for different cable sizes:

6 mm2 (9 AWG) :25 A

10 mm2 (7AWG) :40 A

16 mm2 (5AWG) :60 A

21 mm2 (4AWG) :100 A

33 mm2 (2AWG) :150 A

42 mm2 (1AWG) :200 A

 

No caso, essa tabela diz que o fuse para o cabo de 33mm, é de 150A...

 

Pegou a ideia ?

:legal::vts

 

Sem graça :vts :vts

 

Mas ficou bem claro o "no maximo " [¨]:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, o amplificador esta ligado um kit 2 vias hertz 165.l5, um par de coaxial atras (quase sempre desligado pelo fader), um sub da JL de 12" o 12w0v3, esta ligado com um cabo da ophera de 33m e um fusivel a 30cm da bateria de 150ah.

 

Então, de acordo com a potência liberado pelo amplificador é indicado um de 80Ah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem graça :vts :vts

 

Mas ficou bem claro o "no maximo " [¨]:legal:

:vts

Pra não chegar algum apressado e achar q se o cabo é de 33mm², então, é só botar um fuse de 150A e pronto. Tu sabe q isso pode acontecer... ops, q isso acontece, né! o-o-:banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, de acordo com a potência liberado pelo amplificador é indicado um de 80Ah

E de acordo com a capacidade da bateria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo até entendi, ainda mais depois de NO MÁXIMO rsrrsrsrs, bom o recomendado para o cabo que tenho é de até 150ah, eu pretendo colocar um loga após a bateria do cofre(60ah) e um antes de chegar na bateria auxiliar(150ah), independente das amperagem da bateria coloco fusíveis de NO MÁXIMO 150ah, e da bateria auxiliar até o modulo, já que é o mesmo cabo tabém, de NO MÁXIMO 150ah? essa tabela e amperagem de fusíveis se aplica também nos disjuntores? o amplificador consome 120ah musical.

Desculpe a brincadeira e obrigado pela ajuda que estão me dando, e desculpe tantas perguntas ok.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera para o meu próximo set, vou adicionar uma bateria extra de 50A igual a do cofre do motor. Na tabelinha autosom (40 a 60A), o cabo recomendado é de 13,30mm, correto? Então eu posso usar um cabo de 16mm para interligar as duas baterias de 50A cada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera para o meu próximo set, vou adicionar uma bateria extra de 50A igual a do cofre do motor. Na tabelinha autosom (40 a 60A), o cabo recomendado é de 13,30mm, correto? Então eu posso usar um cabo de 16mm para interligar as duas baterias de 50A cada?

Não. Passa logo o de 21 ou 33mm² pra já deixar pronto para um upgrade. :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, topico bom, tenho D1500 e fusivel de 90a e cabo 25mm residencial

boa tarde, pelo que entendi da tabela esta certo sim, mais tambem estou aprendendo jajá os amigo do fórum te dão uma resposta exata.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não. Passa logo o de 21 ou 33mm² pra já deixar pronto para um upgrade. :vts

 

Tô pensando em comprar esse rolo de cabo 21mm² da Technoise:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706357896-fio-de-alimentacao-p-som-automotivo-technoise-4-awg-21mm-_JM

 

Será que é bom?

 

Vi que é 30% cobre e 70% prata a composição do cabo. <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tô pensando em comprar esse rolo de cabo 21mm² da Technoise:

http://produto.merca...-4-awg-21mm-_JM

 

Será que é bom?

 

Vi que é 30% cobre e 70% prata a composição do cabo. <_<

 

Dudu, esse cabo não é legal..

 

"Se couber no orçamento", vai de Shock reference...

 

Uso o de 53mm entre minhas baterias..

Cabo bruto, flexivel e não vi nenhum tipo de oxidação/zinabre/qqcoisa do tipo nas pontas dos cabos, tanto no que tenho instalado quanto nos pedaços que tenho guardado.

 

Coloca um de 33mm e nunca mais vai esquentar a cabeça com isso..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dudu, esse cabo não é legal..

 

"Se couber no orçamento", vai de Shock reference...

 

Uso o de 53mm entre minhas baterias..

Cabo bruto, flexivel e não vi nenhum tipo de oxidação/zinabre/qqcoisa do tipo nas pontas dos cabos, tanto no que tenho instalado quanto nos pedaços que tenho guardado.

 

Coloca um de 33mm e nunca mais vai esquentar a cabeça com isso..

 

Putz, foge e muito do meu orçamento esse Shock Reference. :(

 

Qual outra marca boa e "barata" para cabos de 21mm a 25mm? Meu próximo set não vai ter muita coisa não! Vai ser o que está na minha assinatura.

 

Edit: Mas esse Technoise é bem superior em vista dos pompeias que oxidam com pouco tempo de uso né?

 

:legal:

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, foge e muito do meu orçamento esse Shock Reference. :(

 

Qual outra marca boa e "barata" para cabos de 21mm a 25mm? Meu próximo set não vai ter muita coisa não! Vai ser o que está na minha assinatura.

 

Edit: Mas esse Technoise é bem superior em vista dos pompeias que oxidam com pouco tempo de uso né?

 

:legal:

 

Diz que os mais novos são superior, mas os antigos ( tenho alguns pedaços pequenos aqui ), oxidam..

 

Custo x Beneficio ? Pesquisa os cabos de maquina de solda.. são bem menos flexíveis, mas atendem muito bem a necessidade tb..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo até entendi, ainda mais depois de NO MÁXIMO rsrrsrsrs, bom o recomendado para o cabo que tenho é de até 150ah, eu pretendo colocar um loga após a bateria do cofre(60ah) e um antes de chegar na bateria auxiliar(150ah), independente das amperagem da bateria coloco fusíveis de NO MÁXIMO 150ah, e da bateria auxiliar até o modulo, já que é o mesmo cabo tabém, de NO MÁXIMO 150ah? essa tabela e amperagem de fusíveis se aplica também nos disjuntores? o amplificador consome 120ah musical.

Desculpe a brincadeira e obrigado pela ajuda que estão me dando, e desculpe tantas perguntas ok.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...