Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

mika_pampuch

Caixa Dutada - Fosgate P3D412 - 2011 600Rms

Recommended Posts

Postado em (editado)

Fala galera, blz ?

 

Então, preciso de uma GRANDE ajuda para montar a caixa para um Fosgate P3D412 modelo novo. Procurei e achei bastante tópicos falando sobre, só que para o modelo antigo, de 500Rms. O modelo novo tem 600RMS. Para o sub antigo, li pessoal falando para fazer uma caixa de 64Lts brutos/60Lts Livre, com 2 dutos de 3' por 30 e alguma coisa, sintonizando em 33Hz.

 

E para o modelo novo ?? Posso construir igual? ou devo fazer um pouco maior/menor devido a potencia superior ao modelo antigo ?

 

Segundo o site da Fosgate, eles recomendam uma caixa assim:

 

________________________________________________

Vb (min.) 42.48 Liters

Vb 50.69 Liters

Vb (max.) 56.63 Liters

Fb 40 Hz

F3 33.5 Hz

Height 35.56 cm (14 in.)

Width 63.50 cm (25 in.)

Depth 30.48 cm (12 in.)

Np 1 port

Dp 10.16 cm diameter

Lp 25.40 cm long

Spk. Cutout 28.58 cm (11.25 in.)

Spk. Depth 16.92 cm (6.66 in.)

Vd 5.5 Liters

Vp 2.059 Liters

________________________________________________

 

Esta caixa é retangular, com apenas 1 duto. Pretendo fazer uma caixa trapézio com 2 dutos de 3 polegadas, seguindo a ideia do user "Gui_Ma" que fez váárias caixas para o P3.

 

ps.: quero um sub grave bacana, daquelas que vc escuta o carro vindo la de longe.

é isso galera, agradeço a ajuda de TODOS ! =)

Editado por mika_pampuch
Postado em

belo sub cara! sou apaixonado nos graves dos "P"...

 

qual ampli vc vai usar nele?

 

:legal:

 

hehe, valeu pelo elogio ;D Nunca escutei um, só por videos e etc, mais dizem que é fantástico né. Eu tava entre o P3 e o Mtx TS8512, mais pelo oque vi, a qualidade do grave do P3 é superior, vou nele então.

Modulo: Vou usar um Mtx RFL1200D, em 2Ohms, mandando 800Rms pro sub.

 

Agora só falta resolver a caixa mesmo.

Postado em

Faz a mesma caixa da indicada pro P3 antigo.

 

Se voce analisar os parametros, sao praticamente iguais.

 

Abracos

Se os parametros são praticamente iguais o grave também é igual ? ou muda por ser mais potente ?

Postado em (editado)

Pooois é turma... Ai que ta ! Segundo o site é pra fazer uma na faixa dos 50 e tantos litros livres. Mas se liga nesse video de um dos usuarios aqui do forum:

 

 

A caixa dele tem 58 Lts livres com 2 dutos de 3 por 30 e alguma coisa sintonizados em 33Hz, e é o P3 antigo. Pensei em fazer algo semelhante.

 

Não sei se arrisco uma de 60 livres tbem. =S

 

Aproveitei e Simulei uma caixa no BassBox.

 

Altura: 50cm

Largura: 72cm

Profundidade maior: 30cm

Profundidade menor: 17cm

Dutos: 2 dutos de 3" por 33cm.

 

Deste modo, a caixa ficou um 62 litros bruto, 59 livre, sintonizada em 33,87Hz.

Oque acham turma ??

Editado por mika_pampuch
Postado em

Eu faria 64L brutos já que quer subgrave bacana, ai você vai testando o comprimento do duto até deixar no teu gosto ! se achar que ta subindo pouco é só ir diminuindo a litragem com garrafas pet's de 2L até deixar no teu gosto !

 

Ai aproveita e posta suas impressões, de qual caixa achou melhor, e qual litragem melhor pra cada afinidade assim ajuda futuro user's no fórum :legal:

Postado em

aew sim heim colega vai ir no p3 mesmo entaum... :legal:

vc ta calculando as caixas em q programa? tentei mexer em uns ai e naum consegui... :banghead

se der calcula o tamanho do duto de 4" para uma caixa de 48l ai pra min na freq de 43hz e na de 35hz... eu ficaria muito grato...

e sucesso com o set...

Postado em

Amigo pra deixar em 43hz com litragem 48L e duto de 4" precisa alongar o comprimento pra 20cm já em 35hz precisar alongar pra 35cm !

Clique aqui:

http://autosom.net/artigos/box_design.htm

e vá em calculando comprimento do duto, coloca a litragem, diametro do duto, quantidade de dutos e frequencia desejada e só clicar em calcular e ele dará a o comprimento !

:legal:

  • Upvote 1
Postado em

Amigo pra deixar em 43hz com litragem 48L e duto de 4" precisa alongar o comprimento pra 20cm já em 35hz precisar alongar pra 35cm !

Clique aqui:

http://autosom.net/artigos/box_design.htm

e vá em calculando comprimento do duto, coloca a litragem, diametro do duto, quantidade de dutos e frequencia desejada e só clicar em calcular e ele dará a o comprimento !

:legal:

a naum nao acredito q essa passou por min :banghead :banghead

mereço um premio... vlw cara...

Postado em

Foi mais ou menos isso que pensei, e pelo jeito assim que será feito ! haha. Vou servir de cobaia pra turma.

vamos ver se não aparece mais nenhuma opinião de um sábio em caixas acústicas ou algum usuário do novo P3 ai.

 

 

 

Respondendo a pergunta do "mksound" ai, eu baixei o WinSD e o BassBox. O WinSD eu tive dificuldade de mexer, no BassBox eu achei mais fácil e prático de lidar com ele. Sobre a caixa de 48Lts bruto com duto de 4 polegadas:

 

34cm: 35,85Hz

35cm: 35,48Hz

35cm: 35,13Hz

19cm: 43,52Hz

 

Ta na mão ;D

Postado em

Pessoal, os entendidos de caixa e afins... Precisava saber. Pensei em montar uma caixa o mais estreita possível, e no canto inferior dela, ou queria colocar a bateria, numa espécie de câmara separada para ela. Queria saber se vou ter algum problema por deixar uma câmara meio que separada somando com o restante para o Sub.

 

Deixa eu me expressar melhor. Montaria uma caixa trapézio com 50 cm de altura, 1mt de comprimento, 28cm de comprimento maior e 15cm de comprimento menor. AI, no canto dela, eu tiraria uns 27Cm de comprimento por uns 25cm de altura, para a bateria, e este espaço em cima da bateria seria somada ao restante da caixa para o sub.

 

Algum problema montar assim ? vou perder qualidade ou potencia por ter esta parte menor ou tanto faz o jeito que eu montar, tendo a litragem correta ta otimo ?!?!?

 

Fica a dúvida.

Postado em

Foi mais ou menos isso que pensei, e pelo jeito assim que será feito ! haha. Vou servir de cobaia pra turma.

vamos ver se não aparece mais nenhuma opinião de um sábio em caixas acústicas ou algum usuário do novo P3 ai.

 

 

 

Respondendo a pergunta do "mksound" ai, eu baixei o WinSD e o BassBox. O WinSD eu tive dificuldade de mexer, no BassBox eu achei mais fácil e prático de lidar com ele. Sobre a caixa de 48Lts bruto com duto de 4 polegadas:

 

34cm: 35,85Hz

35cm: 35,48Hz

35cm: 35,13Hz

19cm: 43,52Hz

 

Ta na mão ;D

Vlw ai tbm, sobre a caixa pelo q sei oq importa eh a litragem... ja vi muitos com a bateria no canto, mais se tivesse como fazer no meio n ficaria melhor?

Postado em

Deeenada ;D

 

Sobre a caixa, queria tirar essa duvida pra saber como montar certinho a caixa, se eu conseguisse somar esse espaço de cima da bateria ao restante, iria conseguir uns 7Lts já. Vamos ver se alguem mais se pronuncia. O fato de colocar no canto, é pq usarei apenas 1 sub, se fosse para colocar 2, colocaria no meio dai.

 

Agora pra dar um breve relato. To usando meu Pioneer 307 cara preta. Tirei meu Taramps T400 mono e coloquei o mtx rfl1200D.... Melhoro DE MAIS a batida, bem mais encorpada o grave. Com o taramps era mais seca, tremia mais o carro, agora ta mais suave, mais gostoso de ouvir =)

Postado em (editado)

Eu faria 64L brutos já que quer subgrave bacana

É sério que voce ta indicando caixa de 64L pro P3 12"?? Ta doido...

Editado por hiperim
Postado em

É sério que voce ta indicando caixa de 64L pro P3 12"?? Ta doido...

 

 

=0

 

ql o problema amigo ?? Mto grande ? No site da Fosgate, eles indicam caixa de até 58 litros Livre para esse sub. Se fizer com uns 64 brutos, vai dar uns 60 litros livre.

Postado em

Ninguém ??

 

Galera, já to ficando perdido com esse lance de caixa, Fb, F3, etc... to afim de abandonar e fazer uma caixa padrao do site de 50TLs mesmo...

 

Ninguem ai, Expert em Caixas pode simular uma pra mim que fique com um bom sub-grave ??

Postado em

Fala galera, beleziinha ??

 

Seguinte, depois de muito ler sobre caixa para o p3 antigo, recomendações e etc, bolei uma simulação no BassBox com uma caixa dutada trapézio com 64 litros bruto, 55 litros livre e 2 dutos de 3 polegadas. Fiz 2 simulações com dutos diferentes.

 

Gráficos Brancos: 2 dutos de 3 polegadas por 36 cm / Fb:33Hz F3:28Hz;

Gráficos Laranja: 2 dutos de 3 polegadas por 22 cm;/ Fb:40Hz F3:31Hz;

 

caixap3_55lts.JPG

 

 

Por favor, os entendidos de BassBox principalmente na parte de gráficos, ajudem ai =) Se tiver alguma coisa errada, por favor, Me corrijam...

ps.: no bassbox eu configurei a "perda" de espaço do sub em 5,5 litros segundo o manual, ta certo isso ? é tudo isso mesmo ??

 

Valeu por enquanto...

Postado em

opa opa opa... bom saber amigo. Soube que ele toca horrores ! hahaha

 

Eu vou colocar apenas 1 cara, se der na telha mais pra frente eu coloca 2, modulo pra isso eu ja tenho, hehe...

 

52 Lts ? huumm... Vc fez por conta propria ou foi por indicação. Li muito sobre o P3 antigo, e o pessoal recomenda 55 Lts com 2 dutos 3 por 36 cm, isso pra quem quer mostrar o som vindo de loooonge... COnversei com um rapaz que usou um p3 novo tbem, ele me disse que uma caixa de 65 litros livre ele toca mais que 2 pioneer de 12 =D

 

Eu creio que irei fazer essa de 55 mesmo e vamos ver como que funciona. Tem algum video dos seus 2 bixinhos ai ??

 

Valeu por enquanto brother ;D

Postado em (editado)

Cara n entendo mt de p3 e mt menos de simulaçoes,mas oq eu faria e fiz no meu set é fazer uma caixa gigante e se n gostar ir diminuindo a litragem até onde fique bom.

 

Mas dei sorte q gostei da litragem de primeira sem mudar nada,ficou 63,5L pra cada uxp power meu :legal:

 

Mas ao meu ver pode fazer a do manual mesmo q ja ta bem grandinha de 58L

 

Edit: seu módulo e sub são tops,vai ficar bom de qualquer jeito :legal:

Editado por Devassa

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...