Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
removido

Caixa para BICHO PAPÃO 12"

Recommended Posts

Ae Galera!!!!

Olha eu aqui di novo!!! Bom, comprei hoje meu BP 12" Bob. Simples 2 Ohms, num tinha nenhum outro modelo - to pensando em trocar pelo D4 - compre pq paguei R$235,00 0Km, fiz a cotação em outras lojas e estão tudo acima de R$270!!! o kra só tinha 1 peça!!! Ele disse que fez o pedido a um tempão... e nada ainda! + ele falou q se eu quiser trocar depois, tá OK! (já fiz isso - sempre compro c/ ele)....

>> Pra quem num sabe, uso um PWR1002 <<

Pois Bem.... Usando o PROBOX 98, o programa me deu uma caixa c/ 52L e duto de 4"x53cm!!! e F-3dB em 46,6Hz.... num diz a FB da caixa!!!!

No manual diz p/ ser feito uma caixa c/ 50L e duto de 4"x26,2cm.... e F-3fB em 36Hz.... Fb da caixa em 35Hz

Agora qual das duas eu faço? p/ o pessoal que manja?!

As especificações do sub:

Bicho Papão 12" BPN12-2

Z = 2 ohms

Pe = 550WRMS

dB SPL (1w/1m) = 88dB

Fs = 27 Hz

Qts = 0,49

Vas = 110 L

Bl = 7,72 Tm

Sd = 539 cm²

Xmax = 11 mm

Re = 1,43 Ohms

Vw = 1,8 L

Valeu galera!!! :legal:

Abçs,

Rapha

EDIT: FOTINHA DO PROGRAMA => em vermelho => 126dB e duto 100mmx530mm

post-5-1086036368.jpg

Editado por Rapha_4_bass

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ae Galera!!!!

Olha eu aqui di novo!!! Bom, comprei hoje meu BP 12" Bob. Simples 2 Ohms, num tinha nenhum outro modelo - to pensando em trocar pelo D4 - compre pq paguei R$235,00 0Km, fiz a cotação em outras lojas e estão tudo acima de R$270!!! o kra só tinha 1 peça!!! Ele disse que fez o pedido a um tempão... e nada ainda! + ele falou q se eu quiser trocar depois, tá OK! (já fiz isso - sempre compro c/ ele)....

>> Pra quem num sabe, uso um PWR1002 <<

Pois Bem.... Usando o PROBOX 98, o programa me deu uma caixa c/ 52L e duto de 4"x53cm!!! e F-3dB em 46,6Hz.... num diz a FB da caixa!!!!

No manual diz p/ ser feito uma caixa c/ 50L e duto de 4"x26,2cm.... e F-3fB em 36Hz.... Fb da caixa em 35Hz

Agora qual das duas eu faço? p/ o pessoal que manja?!

As especificações do sub:

Bicho Papão 12" BPN12-2

Z = 2 ohms

Pe = 550WRMS

dB SPL (1w/1m) = 88dB

Fs = 27 Hz

Qts = 0,49

Vas = 110 L

Bl = 7,72 Tm

Sd = 539 cm²

Xmax = 11 mm

Re = 1,43 Ohms

Vw = 1,8 L

Valeu galera!!! :legal:

Abçs,

Rapha

EDIT: FOTINHA DO PROGRAMA => em vermelho => 126dB e duto 100mmx530mm

No caso vc teria de me esplicar qual tipo de frequencias vc quer escutar, e se vc tem algum woofer, se eh trio (se vai ter corneta...), q tipo de musica, carro

posso te adiantear q a caixa expecifacada pelo fabricante possui f-3 muito proximo de fb isso significa q a caixa nao eh para SPL e sim para qualidade.

Ao colocar fb distante de f-3 vc tera mais SPL e com isso as freq. serao mais limitadas, por isso precisso dos dados q escrevi acima para sua melhor utilidade de acordo com seus quisitos(um som personalizado)...ateh...

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe a demora...

52 L com 1 duto de 4 polegadas por 39 cm

O duto está sintonizado mais alto que os seus 53 cm pois caso contrário vai ter problemas de escurssão. Se quiser uma caixa mais plana vai ter que ser menor.

[]

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post

Link para o post
Desculpe a demora...

O duto está sintonizado mais alto que os seus 53 cm pois caso contrário vai ter problemas de escurssão. Se quiser uma caixa mais plana vai ter que ser menor.

[]

Sandro

esse tópico me enteressa...

tenho 1 BP 12" 4//4 e quero uma caixa maior pra um som pra fora.. foi recomendado 45L pra som pra dentro e pra fora... :angry: é bom sair daki com uma definição... :angry:

Rocha :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Desculpe a demora...

[]

Sandro

Sandro,

outro dia estava falando com o rasgado no tópico: Meu novo grave - FELICIDADE TOTAL! e ele havia me dito que conseguiu um bom resultado com uma caixa selada de 40l e o BP12.

A minha intenção é utilizar uma selada para economizar espaço no porta-malas.

Alguma consideração sobre essa litragem?

Gosto de ouvir Rock e as vezes um dance (não sei se ajuda essa informação).

sds

Compartilhar este post

Link para o post
Desculpe a demora...

[]

Sandro

Sandro,

outro dia estava falando com o rasgado no tópico: Meu novo grave - FELICIDADE TOTAL! e ele havia me dito que conseguiu um bom resultado com uma caixa selada de 40l e o BP12.

sds

O SWBPN12D-2 Fica bastante bom numa selada de 40 L, já o SWBPN12D-4 fica com problema de excursão....

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
posso te adiantear q a caixa expecifacada pelo fabricante possui f-3 muito proximo de fb isso significa q a caixa nao eh para SPL e sim para qualidade.

Ao colocar fb distante de f-3 vc tera mais SPL e com isso as freq. serao mais limitadas, por isso precisso dos dados q escrevi acima para sua melhor utilidade de acordo com seus quisitos(um som personalizado)...ateh...

LApower,

Olha só, escuto muito Rock Internacional, tipo Linkin Park, Pearl Jam, Música de BASS, trance, Bruce Springsteen, Phil Collins.... minha namorada (tb usa meu carro) escuta muita MPB (Marisa Monte, Djavan (muito), Milton Nascimento, Gilberto Gil....)

Gosto de Graves PROFUNDOS.... aquele.... boooooooommmmmmmmm.... por isso pensei numa caixa que "descesse" bastante..... O problema é q o programa não me diz o FB da caixa..... como faço para calculá-lo?

Valeu LApower.... :legal:

Sandro apesar da demora :P (rs) Valeu :legal:

Abçs,

Rapha

Editado por Rapha_4_bass

Compartilhar este post

Link para o post

Galera...

o meu é 4//4 ligado numa 4.1N... qual litragem que eu coloco pra ficar meio termo (dentro/fora) 33L selada ou 44L dutada????

Rocha

Compartilhar este post

Link para o post

por aki a recomendação é de 45 litros e duto de 4" x 48 cm, fb de 31,78hz

já fiz assim é pra rock fico bom!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Kra o q num consigo entender é a relação F-3dB e a FB da caixa.... isso que eu queria entender.... :(

Valeu pela ajuda! :legal:

Abçs,

Rapha

Compartilhar este post

Link para o post
Desculpe a demora...

[]

Sandro

Sandro,

sds

O SWBPN12D-2 Fica bastante bom numa selada de 40 L, já o SWBPN12D-4 fica com problema de excursão....

[]

Sandro

É esse o dito cujo...

Assim que o carro novo chegar e eu começar a montar o som, pertubarei todos voces!!!!

hehehe

Valeu Sandro!

Compartilhar este post

Link para o post

me parece que quanto mais proximo os valores de fb e f3 a caixa vai ser mais linear, algo assim , me corrija alguém ai se eu tiver falando besteira! :pirou:

fb - frequencia de sintonia

f3 frequencia de corte a -3db ( a partir disso a resposta em baixa frequencia vai caindo)

Compartilhar este post

Link para o post

então quer dizer que o F-3dB é como se fosse um "filtro sub-sônico" (entre aspas)?

Então quer dizer que minha caixa de 52L não responderá "menos" que 46,6 Hz.... ou melhor, reponderá só q commenos eficiência, diga-se SPL.....

Agora entendi o danado do F-3dB!!!!! :rolleyes:

Valeu ===> soaresrey e LApower <===

Abçs,

Rapha

Compartilhar este post

Link para o post

Olha só, escuto muito Rock Internacional, tipo Linkin Park, Pearl Jam, Música de BASS, trance, Bruce Springsteen, Phil Collins.... minha namorada (tb usa meu carro) escuta muita MPB (Marisa Monte, Djavan (muito), Milton Nascimento, Gilberto Gil....)

Gosto de Graves PROFUNDOS.... aquele.... boooooooommmmmmmmm.... por isso pensei numa caixa que "descesse" bastante..... O problema é q o programa não me diz o FB da caixa..... como faço para calculá-lo?

Valeu LApower.... :legal:

Sandro apesar da demora :P (rs) Valeu :legal:

Abçs,

Rapha

Certo, um pequeno problema seria q MPB e Roque utilizam caixas diferentes, vc fala q gosta de grave bem extendido...isso pode ser obtido com todos os tipos de caixa, mas em uma selada a litragem da caixa ficaria muito alta, a solucao seria a dutada, isso se seu carro for Hatch ou perua(gol,parati...), mas se for tipo Sedan(santana,verona...) a caixa seria do tipo band-pass pois vc pode colocar o duto dentro do carro...(nao da para fazer com a dutada pois o duto reage junto com o falante na compressao do ar)

A band-pass eh mais cara mas vale apena...pois ela eh dutada e selada ao mesmo tempo, muito boa para todos os tipos de musica...

Aqui vai uma sujestao para a dutada...

-56.6Litros + VW1.8= 58.4Litros

-diametro do duto= 11.25cm...nao pode ser menor, maior nao tem problema(ache um tubo de PVC com medida igual ou maior q 11.25)

-comprimento do duto= 39cm

-f3= 36Hz exatos fb= 33.39Hz

A caixa do ProBox deve ter 34.31Hz de sintonia

A caixa q a fabricante diz deve ser boa...a q recomendo e melhor um pouco, tem mesma gama em seu dB maximo, mas com uma queda de SPL menos acentuada, assim "pegando" um grave mais baixo q eh bom para MPB e p/ o baixo do rock...tipo metalica...e deverah tocar macio as pedaladas do bulbo...

Compartilhar este post

Link para o post

LApower, o problema é encontrar o duto de 11,25cm..... encontro c/ facilidade os de 10cm.... o comprimento não tem problema.... ahhh.... vou usar um "joelho" (aquela curva) pq senão num cabe dentro da caixa.... os 39cm....

Brother, vc tá me ajudando bastante!!! Ah.... comprei Lã Acrílica de 10mm de espessura.... vou cobrir tudo com 2 camadas...

Abçs,

Rapha :legal:

Editado por Rapha_4_bass

Compartilhar este post

Link para o post
Finalmente se decidiu pelo cara neh?! BP RULES!!! :legal:

Fala ae Paliozin!!!!

Kra foi o custo x benefício!!!!! Como disse paguei R$235,00 nele.... lá na Rep. do Líbano.... lá na Interplanetária tava R$270,00 e o E2K R$380,00... kra ai o que falou + alto foi tb que sempre compro nessa loja e o dono me dá garantia "forever" :P .....

Qndo tiver pronto a gente marca p/ te mostrar.... :legal:

Abçs,

Rapha :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post
Fala ae Paliozin!!!!

Kra foi o custo x benefício!!!!! Como disse paguei R$235,00 nele.... lá na Rep. do Líbano.... lá na Interplanetária tava R$270,00 e o E2K R$380,00... kra ai o que falou + alto foi tb que sempre compro nessa loja e o dono me dá garantia "forever" :P .....

Qndo tiver pronto a gente marca p/ te mostrar.... :legal:

Abçs,

Rapha :rever1:

Por favor neh!!! Vamos marcar sim... Aí, perdeu cara... Eu, Magrinho, SeaSky, Pb_las e mais um camarada nosso no domingo pegamos firme em dois carros. O do seaSky falta bem pouco p/ terminar a instalação do kit e passamos uns cabos novos e o do Pb-las tah pronto, com player novo e cabos novos tb... Show de bola. Só faltaram as fotos. Vê se aparece da próxima vez... O Medina disse que ia, mas não sei oq houve...

Com relação ao tópico, o Magrinho tem um projeto p/ BP muito bom cara... fala com ele... um abraço e boa sorte com o novo sistema!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Pegando uma carona no papo de vcs, estou querendo fazer uma outra caixa pros meus subs.

Esse programa PROBOX é a melhor software para confecção de caixas acústicas ou tem algum outro free que funciona melhor?

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Kra o q num consigo entender é a relação F-3dB e a FB da caixa.... isso que eu queria entender.... :(

Valeu pela ajuda! :legal:

Abçs,

Rapha

Rapha.

o F3 ou como você chama de F3- é o ponto onde a caixa deixa de ser ouvida significativamente, ou seja tudo que estiver abaixo da F3 não está em volume comparavel ao que temos acima dela. Dê uma olhadinha na curva de SPL é vai entender melhor.

O Fb é a frequência de sintonia do conjunto. na caixa selada é dada pelo volume interno e na Bass reflex pela sintonia do portico (duto)

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Sandro.... krak!!! vc's tão clareando tudo.....

Agora Sim!!!! :rever1:

Abçs,

Compartilhar este post

Link para o post
LApower, o problema é encontrar o duto de 11,25cm..... encontro c/ facilidade os de 10cm.... o comprimento não tem problema.... ahhh.... vou usar um "joelho" (aquela curva) pq senão num cabe dentro da caixa.... os 39cm....

Brother, vc tá me ajudando bastante!!! Ah.... comprei Lã Acrílica de 10mm de espessura.... vou cobrir tudo com 2 camadas...

Abçs,

Beleza...uma dica, uzando um joelho vc precisarah saber qual eh o seu comprimento real...

Olhando-o se vê q esistem duas medidas na curva, uma menor e outra maior, vc deve medir o comprimento das duas, soma-las e depois divida por 2 e terah a resposta em cm...

Nao esqueça q o duto ao encaixar no joelho tera um perda em seu comprimento final, essa perda tera q ser compensada no seu comprimento...

Jah a lã acrilica eu nao a colocaria pois eh mais gostoso sentir o grave batendo direto na caixa...

Ela esta na maiora das caixas por nada..

...uns dizem q o grave fica melhor...isto vai depender da maneira a ser uzada por ex: tem-se uma caixa pequena e o falante nao toca muito bem neste tipo de caixa, dai para q a pessoa nao precise fazer uma nova caixa entope-se ela com muita lã, mais muta mesmo..tipo 4metros de lã...

...outros falam de evitar estacionarias, isso se resolve de trez maneiras,

1- uzando caixa de ovo em um de seus lados paralelos...isto funciona muito melhor q a manta.....tanto p/ a estacionaria quanto p/ os ouvidos....

2- ou nao uzando lados paralelos....

3- utililando lados paralelos, mas com um calculo q nao permitem estas ondas...

As medidas para esta caixa sao: 57cm...40cm...25cm...nao importa onde as colocam....para ter uma caixa trapezoidal use um prumo(linha com peso na ponta) coloque na parte alta do banco e deixe o peso encostar na mala, entao use uma trena da parte baixa do banco ateh onde encosta o prumo, e divida a medida achada por 2...pegue o resultado e diminua pela profundidade da caixa p/ obter a parte menor....para ter a base maior da caixa soma-se....

EX: 25cm de profundidade....e do banco ao prumo 20cm...

20/2= 10

base superior- 25-10= 15cm

base inferior- 25+10= 35cm

com relacao ao tubo de PVC ache um de 12cm de diametro q eh mais facil de achar.

este duto posui um grande comprimento por o falante ter uma excursao grande...precisamos deste comprimento para ter o maior rendimento do falante..

Nao faça como muitos q colocam potencia abaixo do necessario para o falante se posivel coloque a mais...

Quando colocam o ampl. "fraco" querem por o ganho no maximo...isto eh um erro pois o ganho eh para ajustar a entrada de voltagem...de acordo com o seu radio...

EX: seu radio tem saida de 1V em RCA...o ganho tera de estar proximo do maximo

se a saida do radio for 5V...o ganho estara perto do minimo...

coloque uma musica com graves fortes para tocar, com o radio prox. do max. , e o seu ganho no minimo, e vah aumentando ateh o grave tender a destorcer...estah assim regulada(formula caseira).

Compartilhar este post

Link para o post

Show de Bola!!!!

Digno de Artigo!!!! :rever1:

Valeu mesmo LApower..... :legal::legal:

Abçs,

Rapha

Compartilhar este post

Link para o post

LApower,

Meu player da UNO é um pioneer DEH1550 e o amp. é um PWR1002 só p/ o Bicho-Papão.... como disse, eu tô c/ um BP 12-2 (Bob. Simples de 2 Ohms), qndo fui comprar só tinha esse, só que o que eu queria era o BP12-D4 (Bob. Dupla 4Ohms)... e então vale a pena eu trocá-lo? Tá aqui em casa..... novinho....

Ah.... to pensando em usar MDF de 15mm c/ reforços no interior (colunas) na vertical e na horizontal.....posso até colar 2 chapas na caixa.... no total 30mm (só q vou fazer 2 laterais p/ os amps - PWR802 e PWR1002)

MDF 15mm => R$69,00 (2,75x1,87x15mm)

MDF 18mm => R$89,00 (2,75x1,87x15mm)

Abçs, :legal:

Rapha

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...