Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Robsonmig

Projeto de Som Extranho

Recommended Posts

Postado em (editado)

Vou explicar, tenho 04 ultravox 1200 4ohms que ligados em serie dão 1ohms.

Tenho uma Taramps 10.9

Quando eu coloco em 1ohms o meu som fica forte só que seco, já tentei um punhado de coisa e nada funciona 100%.

Como comprei mais 02 ultravox de 4ohms então resolvi ligar assim;

02 ultras ligados em serie 8+8=16

02 ultras ligados em serie 8+4=12

02 ultras ligados em serie 4+4=8

=2,66

Minha taramps diminuiu a força só que almentou muito o grave, como eu queria.

Minha duvida, pq quando eu diminuo tanto os ohms pq meu grave fica mais forte só que a força do seco fica mais fraco.

Ex. em paralelo teme o chão.

em Serie treme bem menos só que o som chega mais longe.

O que eu gostaria, era de manter o grave que tenho no momento só que com a força do seco que tinha.

O que vcs me aconselham.

Meu EQUIPAMENTO;

06 ultravox de 1200 4ohms cada

01 Taramps 10.9

AJUDEM aí...

Editado por Robsonmig
Postado em

Porquê? Pq taramps não tem essa força toda que promete. Liberando menos potência ele dá conta de tocar grave. Tocando à máxima potência, ele "morre", só dá conta do poc poc mesmo.

Como resolver? Mude de marca.

Postado em

Vamos lá!

1- Vc se equivocou em dizer ligação em paralelo, vc ligou em série; 4+4=8ohms....

2- O que está contecendo, é que ligar o AF. em série, vai acontecer de um Af nunca ser igual ao outro, e provavelmente as ressonâncias deles serão desiguais, fazendo que o dumping do módulo mude, (mais frouxo) isso acarreta em graves mais longos, porém piores...(em qualidade), dando um som característico "som barril"....se vc. observar, muito provavelmente uns vão bater mais que os outros, e depende da freq....

Eu não gosto de ligar AF em série, só se for dupla bobina, aí o resultado fica bem melhor!

hand26

Postado em

Vamos lá!

1- Vc se equivocou em dizer ligação em paralelo, vc ligou em série; 4+4=8ohms....

2- O que está contecendo, é que ligar o AF. em série, vai acontecer de um Af nunca ser igual ao outro, e provavelmente as ressonâncias deles serão desiguais, fazendo que o dumping do módulo mude, (mais frouxo) isso acarreta em graves mais longos, porém piores...(em qualidade), dando um som característico "som barril"....se vc. observar, muito provavelmente uns vão bater mais que os outros, e depende da freq....

Eu não gosto de ligar AF em série, só se for dupla bobina, aí o resultado fica bem melhor!

hand26

1 - Foi mal o erro.

2 - Concordo com vc cara, realmente os AF batem diferentes mesmo, uns batem maravilhosos e outros batem um pouco mais fraco, só que como eu disse o grave é muito bonito de tremer o chão. Futuramente conforme eles forem queimando já vou colocando 8ohms deles, só que como eu tenho eles em 4ohms não tenho muito o que fazer no momento.

Obrigado pelo Comentario, se vc tiver mais algum concelho à respeito do meu projeto???

Um abraço

Postado em

Esses amps nacionais tem pouca capacitância para potência deles, quando vc liga os woofers em 2,66 ohms a potência enviada para eles é bem menor, e por isso, acredito eu, que os capacitores ficam melhor dimensionados para essa menor potência, e o amp acaba descendo mais.

Vc poderia comprar uma Stetsom 14k2 1 ohm ou uma SD12k 1 ohm, e ligar os woofers em 2,66 ohms. Com isso vc terá mais potência e mais gravão.

:legal:

Postado em

Esses amps nacionais tem pouca capacitância para potência deles, quando vc liga os woofers em 2,66 ohms a potência enviada para eles é bem menor, e por isso, acredito eu, que os capacitores ficam melhor dimensionados para essa menor potência, e o amp acaba descendo mais.

Vc poderia comprar uma Stetsom 14k2 1 ohm ou uma SD12k 1 ohm, e ligar os woofers em 2,66 ohms. Com isso vc terá mais potência e mais gravão.

:legal:

O bom que vou ter na TARAMPS vai ser a economia de BATERIA que vai ser absurda, pq na verdade eu preciso de 7200 RMS.

A 10.9 vai trabalhar bem livre, o que vc acha???

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...