Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

X_Sonic

Dúvida: Posição do duto

Recommended Posts

Postado em

Bom dia galera, estou montando 6 pioneers 309 BS em um ford ka modelo 2009

ja comecei a fazer as caixas e domingo pretendo montar o som, por enquanto 3 subs e daki a 15 dias vou pegar mais 3, mas a caixa é definitiva para 6.

Ate agora tava tirando minhas dúvidas nos tópicos relacionados ai com o pessoal, onde inclusive consegui as dimensões da caixa e dutos.

Minha caixa é esta: 130 x 90 x 34 (externas com uma divisória no meio, totalizando duas camaras, uma para cada 3 subs), totalizando 46L para cada sub e duto de 4" x 26 cm, sintonia em 40Hz com ganho de +4dB em 60hz.

Quanto a minha dúvida, pelo que andei pesquisando aqui no fórum a posição dos dutos não interfere no rendimento da caixa para som interno, porém, estou montando esse set com a intensão de conseguir tocar o melhor possível pra fora, então a dúvida é esta, pois vou terminar a caixa este fds e preciso saber o melhor lugar pra por os dutos.

Vou tirar os bancos de trás do Ka e a caixa vai ficar inclinada pra fora (/ ( = tampa do porta mala fechada / = caixa de mdf (face virada pro porta malas)

entao se os dutos ficarem junto com os subs, ao lado do seu respectivo sub, ou se os dutos ficarem na lateral da caixa faz diferença no rendimento pra fora?

Ta aki a caixa q estou fazendo.

caixa02.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Postado em

X_Sonix,

O importante e ter os dutos, caixa com 46L acho muito pra render pra fora, não fica aquele grave com aquela pegada aberta, então monta em caixa menor, (so se for pra render somente pra fora) faz uma caixa com seus 43L. ai rende legal.

Postado em

Ter um bom rendimento para dentro e para fora ao mesmo tempo é complicado!!!

Mas pode ter certeza, os melhores sub's pra isso realmente são os Pioneer, tem muito contra's, mas eles dão show de porta-malas fechado e aberto!!! Acerta a mão no projeto que vai ficar show!!!

Referente aos dutos direcionados "acho" que não vão julgar tanto, mas sim a litragem e cumprimento dos dutos!!! ok?!

0/

Postado em

entendi, mas a caixa vai mesmo ficar com os 46L, eu ja fiz a camara e esta selada já, nao tenho como mexer.

vou montar e ver como q fica,

pq tenho duvida se os dutos vao caber ali onde mostra o desenho, dai se nao caber vou ter q por na lateral os dutos, ou em baixo ja q nao vai ficar afogado pq a caixa vai ficar inclinada.

mas vlw galera, agora sei q se precisar posso mudar os dutos.

semana q vem estarei postando fotos e videos, sera q disparo alarme com um TA3500 + 280A de bateria nesses 6 pioneer? OpO

Abç!

Postado em

uahsusa

ja comprei os dutos de 4 polegadas :S

vamo ve como q fica

Quem me passou essas medidas foi o LucasGyn, segundo ele a frequencia da caixa fica em 40Hz com ganho de 4dB em 60hz, pra tocar pra fora.

Alguem ai pode confirmar estes dados para uma caixa de 45 litros e duto de 4 polegadas por 26cm por favor?

abç!

Postado em

Vlw galera, domingo vou montar a frente da caixa e estarei postando fotos e videos pra vcs verem como q vai ficar, ai ja reporto o comportamento da caixa de 46L com os dutos de 4 polegadas.Pena q so tenho 3 subs por enquanto, outros tres so daki 15 dias :\

Abç

Postado em

A cornetas e os tw estão em câmaras separadas dos subs né?

Se possível tente medir as dimensões internas de uma das câmaras de 3 subs, para eu ter a certeza de quantos litros tem cada câmara da caixa.

Pois se a câmara tiver mesmo 138 litros, vc pode colocar os dutos de 4" por 26cm de comprimento, q a sintonia realmente vai ficar em 40Hz.

Tenta colocar todos os dutos virados para o mesmo lado que os subs. Se não couber os 6 dutos de 4", tente colocar 8 dutos de 3".

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...