Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RoneyPJ

Projeto para HINOR HPL 600

Recommended Posts

Bom pessoal...

Tenho 2 HPL montados atualmente em uma caixa de 70L cada divisão(projeto antigo de um uno).

Essa caixa foi feita em compensado de 20mm de espessura e achei que ficou muito pesada e rígida,

ficou parecendo um cofre de tão forte, acho que não era necessário os 20mm.

Troquei o Uno em uma Strada e estou montando uma nova caixa retangular com divisão no meio.

A caixa terá um volume de 100L (cada divisão).

caixa.gif

A dúvida é a seguinte:

Posso fazer ela em compensado de 15mm? Ou MDF de 15mm?

Andei pesquisando e percebi que existem vantagens e desvantagens em MDF x Compensado.

A princípio ia de compensado mesmo pelo fato de ser mais resistente a umidade, fácil parafusação

colagem mais rápida. Mas notei que com o tempo o compensado vai descolando uma placa das outras podendo acarretar em

vibrações. Já no MDF isso não ocorre pois ele é fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas.

Em contrapartida o MDF é mais vuneravel a umidade, mas talvez com algum acabamento eu amenizo

esse fator tipo um verniz, sei lá... o que me aconselham ???

Aumentei o volume da caixa a procura de uma resposta mais plana

com graves mais fortes que batem que nem um soco no peito.

Baseado nisso, simulei no WinISD. Estou como dúvida entre essas duas curvas (o que muda é só o comprimento do duto):

Tuning freq. 50HZ:

tuning50.jpg

Tuning freq. 55HZ:

tuning55.jpg

O que acham ? Qual das duas curvas ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu hpl é o de 15" ou 18"?

Ja tive 2 hpls de 15" 600 em uma caixa minuscula de 50L pra cada, e dava um grave seco mto forte mas nao descia legal nao...a recomendada pela hinor é de 60L p/ o de 15" e 75L p/ o de 18"...São falantes com baixo xmax, e não aguentam mta barbeiragem (experiencia propria rsrs) então eu nao fugiria mto da caixa do manual não! se vc vai ouvir mais pancadão, eletrônica e afins, pode fazer com a de 60L que vai ficar show, te garanto! Agora se a idéia é um grave mais plano, pra ouvir um sertanejo, black e outros que necessitem mais subgrave, aí eu partiria pra uns 70L ou no máximo do máximo 75L...se o seu hpl for de 18", faz com 75L pra ouvir eletrônica e uns 90~100L pra tocar plano :legal:

em relação a sintonia da caixa, faz com 50hz se quiser plano e 55hz a 60hz se quiser mais seco...

bota mdf 18mm

Editado por RaFaEl_P

Compartilhar este post

Link para o post

Ja tive 2 hpls de 15" 600 em uma caixa minuscula de 50L pra cada, e dava um grave seco mto forte mas nao descia legal nao...a recomendada pela hinor é de 60L p/ o de 15" e 75L p/ o de 18"...São falantes com baixo xmax, e não aguentam mta barbeiragem (experiencia propria rsrs) então eu nao fugiria mto da caixa do manual não! se vc vai ouvir mais pancadão, eletrônica e afins, pode fazer com a de 60L que vai ficar show, te garanto! Agora se a idéia é um grave mais plano, pra ouvir um sertanejo, black e outros que necessitem mais subgrave, aí eu partiria pra uns 70L ou no máximo do máximo 75L...se o seu hpl for de 18", faz com 75L pra ouvir eletrônica e uns 90~100L pra tocar plano :legal:

em relação a sintonia da caixa, faz com 50hz se quiser plano e 55hz a 60hz se quiser mais seco...

bota mdf 18mm

Rafael meus HPL são de 600Wrms e estão em uma caixa de 70L, como cada falante ocupa quase 6,8L , tenho um volume útil de 63L

na caixa atual, que está com uma grande folga na traseira da pick up. Minha intenção é construir uma caixa

ajustada na traseira da pick up. Ao fazer umas contas, descobri que o volume ótimo para esses falante pelos parametros thiele small

é mais ou menos 93L útil. Tipo se eu aumentar de 60L(recomendado pela hinor) para 93L o alto falante vai excursionar mais? existe essa relação ? Há algum perigo ?

Compartilhar este post

Link para o post

bota mdf 18mm

Na minha região só encontrei MDF de 15mm e 20mm? Acha que é arriscado fazer com de 15mm ??

Compartilhar este post

Link para o post

Não, pode fazer com de 15mm que nao terá problemas.

Sinceramente, acho exagero mdf 20mm nesse caso.

Pode ser feito até com mdf de 5mm ou menos, ficando bem firme nao terá problemas também :legal:

Entre mdf x compensado, o mdf é mto mais fácil de trabalhar. Na maioria das vezes acabo optando por compensado apenas pelo valor mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Na maioria das vezes acabo optando por compensado apenas pelo valor mesmo.

Ai que vc se engana, ou em sua região o MDF e absurdamente caro rsrs. Na minha região a placa de MDF de 15 (cru) esta por 82,00 e a placa de compensado esta por 69,00, mas...o MDF tem 2,75 x 1,83 dando 5,03m2 e no compensado a placa tem 1,60 x 2,20m dando 3,52m2, portanto o MDF sai por R$16,30 o m2 e o compensado sai por 19,60 o m2, o m2 de compensado e 20% mais caro.

Quanto a caixa do amigo, da para fazer de 15 desde que seja bem travada. Eu particularmente prefiro MDF de 15 ate para falantes de 15, ou seja, 12" e 15" uso de 15mm, para falantes de 18, que geralmente dão caixas maiores (paredes das caixas maiores = maior chance de vibração), prefiro usar de 18mm. Outra coisa, ja falaram e vou repetir, toma cuidado com caixa muito grande para não passar o Xmax.

Compartilhar este post

Link para o post

vai de mdf...sempre utilizo 18mm...18mm ta de bom tamanho, para amenizar umidade, de acabamento, sugiro batida de pedra (emborrachamento, vende em auto peças etc loja de tinta para autos... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

se for usar o som em carroceria nao e aconselhado o mdf pq eles nao aguentam umidade ,agua ,etc.tem q ser de compensado msm pq nao tem problema de empenar ou coisa assim...no seu caso pode por compensado de 20 q sao mais resistentes e vao durar mais q o mdf em carroceria.

Compartilhar este post

Link para o post

Ai que vc se engana, ou em sua região o MDF e absurdamente caro rsrs. Na minha região a placa de MDF de 15 (cru) esta por 82,00 e a placa de compensado esta por 69,00, mas...o MDF tem 2,75 x 1,83 dando 5,03m2 e no compensado a placa tem 1,60 x 2,20m dando 3,52m2, portanto o MDF sai por R$16,30 o m2 e o compensado sai por 19,60 o m2, o m2 de compensado e 20% mais caro.

Quanto a caixa do amigo, da para fazer de 15 desde que seja bem travada. Eu particularmente prefiro MDF de 15 ate para falantes de 15, ou seja, 12" e 15" uso de 15mm, para falantes de 18, que geralmente dão caixas maiores (paredes das caixas maiores = maior chance de vibração), prefiro usar de 18mm. Outra coisa, ja falaram e vou repetir, toma cuidado com caixa muito grande para não passar o Xmax.

Obrigado, acho que vou fazer com MDF de 15mm mesmo. Como vc disse aqui na minha regiao a placa de MDF é mais cara que a de

compensado, mas o m^2 de MDF sai mais barato que compensado.

Como assim caixa muito grande ultrapaasar o Xmax ?

Eu simulei no WinISD e a caixa vai ficar com 100L cada divisão sendo 6,8L ocupado pelo falante, terei um volume

útil de 93,2L... Encontrei isso aqui em um tópico do fórum também:

LINHA : HPL

MODELO : 15HPL 4 OHMS

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) : 100

QUANTIDADE DUTOS : 2

DIÂMETRO DOS DUTOS (POLEGADAS) : 4"

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) : 18

FINALIDADE CAIXA PROJETADA : SPL

F3 : 42 HZ

SPL PICO : 121

Acham que o volume vai ultrapassar o Xmax ? Tem algum calculo ? ou onde olho isso no WinISD ?

Compartilhar este post

Link para o post

vai de mdf...sempre utilizo 18mm...18mm ta de bom tamanho, para amenizar umidade, de acabamento, sugiro batida de pedra (emborrachamento, vende em auto peças etc loja de tinta para autos... ;)

Obrigado cara^^

Compartilhar este post

Link para o post

Galera... só mais uma perguntinha

To simulando no WinISD beta cada divisão com 2 dutos de cano de pvc 75mm

Considerei a medida interna do cano 72mm. O vent mach foi 0,11(verde), corro

risco de algum ruido ???

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...