Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

rapmaster666

Que Componente é esse?

Recommended Posts

Postado em (editado)

Bom dia!!

Postei isso la no Forum de eletronica, mas como pretendo procurar isso ainda hj, e ninguem la me responde ou tbm nunca viu, resolvi postar aqui, pra ver se quem sabe alguem sabe ou viu um desses.

Pessoal não sou tecnico, mas com ajuda do tio Google e do pessoal aqui do forum, ja fiz uns consertos em modulos, fiz projetos etc.

To com um modulo aqui de um camarada meu da boss que tem um componente que ainda não conhecia pelo menos nunca vi, pela nomeclatura é um capacitor mas nunca tinha visto nesse formato, procurei por imagens na internet e tbm não encontrei, então resolvi fazer um desenho dele, as pontas estão meio arredondadas nesse desenho mas ele fecha pontudo parece bola de futebol americano. preciso trocar esse C45P (o primeiro, Listra Grossa Marrom com Uma Listra Fina Cinza e outra fina Amarela) pois ele esta estourado, masssssss nem faço ideia do valor dele, se é facil encontrar ou se pode ser substituido por outro. Então to aqui pra ver se a galera me da uma força.

Segue o desenho, coloquei um resistor tbm como exemplo, e outros 3 tipos de Cxxx que tem nesse modulo pois ele tem o mesmo tamanho e cor do resistor (esses bem pequenos, acho que são 1/4w). Ele tem o mesmo tamanho e fica disposto do mesmo jeito do resistor na placa a unica coisa que muda é o formato e as listras que só tem 3.

OBS: O modulo esta funcionando, mas as vezes ele da uns ruidos que se resolvem dando uns "tapas" nele, ai fui ver se era alguma solda solta ou fria e encontrei esse Capacitor estourado e um Resistor queimado.

capacitores.png

img0024avh.jpg

Editado por rapmaster666
Postado em (editado)

Cara, capacitor é, o P significa a variação do valor do capacitor em relação a temperatura, tendo como temperatura padrão 25ºC, no caso variação de +100%-0%.

Já o valor dele acredito que seja 40000 pF ou 40 nF.

4 é o primeiro algarismo e o 5 número de zeros, não tenho certeza to meio enferrujado hehe.

edit: a respeito da letra P.

Editado por v1eira
Postado em (editado)

Cara, capacitor é, o P significa a variação do valor do capacitor em relação a temperatura, tendo como temperatura padrão 25ºC, no caso variação de +100%-0%.

Já o valor dele acredito que seja 40000 pF ou 40 nF.

4 é o primeiro algarismo e o 5 número de zeros, não tenho certeza to meio enferrujado hehe.

edit: a respeito da letra P.

Cara eu vi ele na luz do sol e tem uma listra amarela, então ele é "MARROM/CINZA/AMARELO", se seguir o esquema de cores dos resistores ele seria de 180K estou certo? Vc ou alguem sabe se pode ser substituido por um de poliester ou ceramico? pois desse ai nao tem por aqui nao.

Editado por rapmaster666
Postado em

Arrumei a imagem com a Listra Amarela, pra quem não entendeu, estava na duvida se era um capacitor pois é quase identico a um resistor, mudando somente o numero de listras e pouca coisa no formato, agora que encontrei a listra amarela, estou achando que eles seguem o mesmo calculo dos resistores, só que não tem a listra de tolerancia.

Levei o modulo em umas lojas que vendem componentes e os caras tbm nunca viram nesse formato e acham que o calculo é no estilo dos resistores.

Postado em

Estranho, pois tem a letra C que obviamente indicaria capacitor, porém as listras confudem com resistor. Masssss os resistores mais "comuns" tem no MÍNIMO 4 faixas e esses tem 3...

Tentar botar uma foto real do componente na placa.

Postado em

Estranho, pois tem a letra C que obviamente indicaria capacitor, porém as listras confudem com resistor. Masssss os resistores mais "comuns" tem no MÍNIMO 4 faixas e esses tem 3...

Tentar botar uma foto real do componente na placa.

Consegui tirar uma fotos, tem 2 deles acima e um logo abaixo a esqueda, não da pra ver direito pois a camera do celular é ruim, mas tem uma listra amarela neles depois da cinza.

Postado em

Noa entendi.. quais sao as duvidas? Seja conciso!

Bloom! queria saber se é mesmo um capacitor, qual o valor dele e se posso colocar outro do tipo poliester ou ceramico, pois desse tipo ai por aqui nao tem, tbm não achei nenhuma imagem deles na internet.

Postado em

Cara, muito estranho mesmo... eu pelo menos nunca vi um componente assim. De cara eu já diria que é um resistor mas esse C que tem na placa ali é muito intrigante, esse módulo já foi aberto alguma outra vez?

Postado em

Hehehe cheguei tarde no topico, o Delima já deu a morta.

Se utiliza o mesmo codigo de cores de resistores, porém a unidade é picofarad. o Capacitor em questão é 180K pF, ou 180 nF mesmo

Postado em

Cara, muito estranho mesmo... eu pelo menos nunca vi um componente assim. De cara eu já diria que é um resistor mas esse C que tem na placa ali é muito intrigante, esse módulo já foi aberto alguma outra vez?

Ontem mesmo troquei ele, fui no esquema do resistor, poliester 180k, por enquanto deu certo, parou com os ruidos, mas qdo dou um tapa em cima do modulo ele da uns "estalos" no som, sera alguma solda?

Postado em

capacitor ceramico, se as cores tiverem certas o valor deve ser 180nF (180kpF)

Valeu! Cara nao achei ceramico, coloquei poliester mesmo e esta funcionando, mas os "Estalos" qdo dou um tapa nele continuam, e parecem que passam pelo sistema todo saindo no modulo Esterio, vc tem ideia do que possa ser?

Postado em

Hehehe cheguei tarde no topico, o Delima já deu a morta.

Se utiliza o mesmo codigo de cores de resistores, porém a unidade é picofarad. o Capacitor em questão é 180K pF, ou 180 nF mesmo

Antes tarde doque nunca!!!rsrsrsr!!! Carlos, troquei por um poliester mesmo nesse valor e esta funcionando de boa, agora só tenho que descobrir de onde vem os "Estalos" pois qdo dou um tapinha em cima do modulo o estalo aparentemente sai nos falantes Sterios, logo qdo o negocio ta batendo forte os estalos aparecem tbm, com menos intensidade mas aparecem, acredito ser algo solto, solda fria, sei-la, ontem a noite olhei e nao achei nada, hj vou dar uns pontos de solda e tal pra ver se resolve.

Será que isso ja dá,vc ou alguem tem ideia de qual lugar do modulo pode estar gerando isso (estalos).O modulo é da mesma serie que o meu só que é o PH3000D da boss o meu é o 5000.

Obs: não parece ser um defeito do tipo no som, pois mesmo com volume baixo, se dou um tapa nele ele da os estalos, tanto os cabos RCA qto os de força estão ok, ja balancei eles e nao da os estalos.

Obrigado

Postado em (editado)

Problema resolvido, é realmente um capacitor, como disseram os colegas ai acima, não encontrei esse valor de ceramica por aqui, então coloquei de poliester mesmo, por enquanto esta ok. Sobre o chiado, estalos, era numa bobina da saida dele, uma que tem um cooler, então tirei ela, dei uma ajeitada nos fios e resoldei, até agora esta ok tbm, fiquei em duvida se era mal contado de um sensor de temperatura que tem encostado nela ou se era dela mesmo, então resoldei os 2, até agora esta 100%.

Obrigado a todos!!!!

Editado por rapmaster666

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...