Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Oraculoo

Ajuda na Criação de Caixa

Recommended Posts

Ola, estou querendo fazer uma caixa para 2 subs de 12" o modelo de caixa que quero fazer e desse aki:

dsc02809er.jpg

pois bem, no manual do meu sub e recomendado 50 litros.. a duvida é a litragem deve ser contado somente na parte sublinhada de VERMELHO ou na parte sublinhada de AMARELO..

58334351.jpg

e se alguem tiver algum tipo de obs a acrescentar ou alguma dica..

outra duvida e se devo usar necessariamente 50 litros e qual se eu usa menos ou mais que isso que diferença faz..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que eu SAIBA, a litragem sublinhada em vermelho é a litragem em livres(descontando o volume do duto e sub) e a em amarelo é em brutos (sem descontar o volume do sub e duto)

se eu estiver errado me corrijam

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

CErtíssimo, leksom!

E se fosse pra fazer uma caixa assim, se eu fosse vc, tentaria dar uma estudada nas LTs (linhas de transmissão, tem muito tópico explicativo aqui! Só dar uma pesquisada).. dá pra fazer uma LTzinha bacana focando ~45hz aí!

Compartilhar este post

Link para o post

Ola, estou querendo fazer uma caixa para 2 subs de 12" o modelo de caixa que quero fazer e desse aki:

dsc02809er.jpg

pois bem, no manual do meu sub e recomendado 50 litros.. a duvida é a litragem deve ser contado somente na parte sublinhada de VERMELHO ou na parte sublinhada de AMARELO..

58334351.jpg

e se alguem tiver algum tipo de obs a acrescentar ou alguma dica..

outra duvida e se devo usar necessariamente 50 litros e qual se eu usa menos ou mais que isso que diferença faz..

qal subwoofer eh o seu??

Compartilhar este post

Link para o post

Ao meu ver nenhuma, é uma dutada com um duto bem comprido que chega a ter que fazer uma curva dentro da caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse modelo ai é uma caixa dutada, só que com duto retangular ! Não sei explicar se há diferença em sonoridade pois nunca pude comparar ambos em mesma circustancias, mas acho que é a mesma !

Uns pontos negativos que acho nela, é que não pode regular a sintonia, então colocou em 35hz por exemplo não muda mais, ao contrário da dutada com duto circular que você mudar, alterando o comprimento do duto. Gasta também mais material pra construir, e pra calcular que eu saiba é por área cm²

Compartilhar este post

Link para o post

Esse modelo ai é uma caixa dutada, só que com duto retangular ! Não sei explicar se há diferença em sonoridade pois nunca pude comparar ambos em mesma circustancias, mas acho que é a mesma !

Uns pontos negativos que acho nela, é que não pode regular a sintonia, então colocou em 35hz por exemplo não muda mais, ao contrário da dutada com duto circular que você mudar, alterando o comprimento do duto. Gasta também mais material pra construir, e pra calcular que eu saiba é por área cm²

esse aqui saca muito de caixa viu! pode confiar no man q é entendedor do assunto!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

andei lendo o topico do SubSonic e essa caixa n parece ser do tipo LT.. pois se fose os dutos teriam os "corredores" bem mais compridos.

essa caixa da foto que postei foi feita pelo Steve Meade para 2 MTX 9515.

a minha intenção e essa. uma sintonia só.. descobrir a frequencia de resonancia do carro e foca a caixa nessa sintonia. correto /?

Editado por Oraculoo

Compartilhar este post

Link para o post

olha a diferença de uma TL pra essa da foto...

bandpasstl.jpg

Uploaded with ImageShack.us

mas achar sintonia de um tramabolho desse deve ser mais complicado que acertar na mega-sena...

Compartilhar este post

Link para o post

olha a diferença de uma TL pra essa da foto...

bandpasstl.jpg

Uploaded with ImageShack.us

mas achar sintonia de um tramabolho desse deve ser mais complicado que acertar na mega-sena...

sim mais a minha intenção nao e fazer uma LT..

minha intensão e fazer uma dutada com duto retangular como a da foto, mais n sei como calcular a litragem dessa caixa, nem o comprimento do duto..

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o diferencial desse modelo ?

Da dutada? Nenhum... eh uma dutada! rsrs

Mas se for fazer uma LT, da uma pesquisada! Tem mto topico sobre ela!

andei lendo o topico do SubSonic e essa caixa n parece ser do tipo LT.. pois se fose os dutos teriam os "corredores" bem mais compridos.

essa caixa da foto que postei foi feita pelo Steve Meade para 2 MTX 9515.

a minha intenção e essa. uma sintonia só.. descobrir a frequencia de resonancia do carro e foca a caixa nessa sintonia. correto /?

Se for fazer caixa focando em uma sintonia, a LT eh a ideal! Tem um topico EXCLUSIVO sobre LTs pra sub de 12, soh montar!

Agora, se for fazer dutada, soh ver qual o teu sub, pesquisar os topicos (certamente ja tem alguns com a receita pronta) e fazer a caixa!

Compartilhar este post

Link para o post

Da dutada? Nenhum... eh uma dutada! rsrs

Mas se for fazer uma LT, da uma pesquisada! Tem mto topico sobre ela!

Se for fazer caixa focando em uma sintonia, a LT eh a ideal! Tem um topico EXCLUSIVO sobre LTs pra sub de 12, soh montar!

Agora, se for fazer dutada, soh ver qual o teu sub, pesquisar os topicos (certamente ja tem alguns com a receita pronta) e fazer a caixa!

hum to qse desistindo desse modelo, fiz um modelo de duto cilindrico de 4" e fiz uns testes no BassBox 6.. mais to na duvida quanto a melhor frequncia para sintonizar..

os dados ficaram o seguinte:

a caixa q fiz o projeto ela tem 55 litros brutos e entre 50 e 48 litros liquidos dependendo do comprimento do duto.. as frequencias foram..

com duto de 4"

x15cm = 45Hz

x18cm = 43Hz

x20cm = 41,61Hz

x25cm = 38,7Hz

x30cm = 36,5Hz

x32cm = 35,5Hz

qual delas eu sintonizo ? lenbrando que eu quero Sub Graves fortes e "encorpados".

Compartilhar este post

Link para o post

esse aqui saca muito de caixa viu! pode confiar no man q é entendedor do assunto!

Vlw aeh pelo elogio :rever1: :rever1: :rever1:

qual delas eu sintonizo ? lenbrando que eu quero Sub Graves fortes e "encorpados".

Se quer apenas subgrave, sintonizando em 35hz fica bom ! mas tem que ver o Delay se está muito alto pois se não vai embolar que é uma beleza, o f3 tando na faixa dos 30hz ta ótimo, acho que nessa sintonia não vai ter um pico acentuado acima dos 2,5db ! Qual o modelo do subwoofer ?

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw aeh pelo elogio :rever1: :rever1: :rever1:

Se quer apenas subgrave, sintonizando em 35hz fica bom ! mas tem que ver o Delay se está muito alto pois se não vai embolar que é uma beleza, o f3 tando na faixa dos 30hz ta ótimo, acho que nessa sintonia não vai ter um pico acentuado acima dos 2,5db ! Qual o modelo do subwoofer ?

SW12BP550-D4

O Fs dele e 24

Compartilhar este post

Link para o post

Poste todos os parametros do sub! Fs eh quase nada!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ela come ração pra gato, 4 vezes por dia (pequenas porções por vez).

Não dê leite, mesmo que ela implore!

Leve ela pra passear duas vezes por semana

Faça carinho na parte de baixo dela, ela adora!

Espectativa de vida: 12 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...