Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Turra

Trocando Tomahawk por?

Recommended Posts

Bom galera, esse é meu primeiro post aki no forum e gostaria da ajuda de vocês para tirar algumas duvidas. Atualmente eu possuo o seguinte set:

- 2 tomahawk space 12” 500W 4 ohms (Não me agradaram nem um pouco)

- taramps 2.7 2ohms

- b.buster 1200 GL

- 4 drivers xing ling (BEEEM atenuados, pois nao gusto de gritaria)

- 2 ST lafaiete (nao sei o modelo)

- bateria aux. Max Life de 100AH

- Player p5080ub

- tudo em um Gol g2 (bola)

Os tomahawks estão ligados em 8 ohms no modulo, que estaria enviando 980 rms.O problema é que os woofer excursionam MUITO, mesmo com cortes mais altos, e não tocam nada, além de não terem um som gostoso de se ouvir. Entao eu resolvi vendelos e estou querendo adiquirir outros 2 woofer não muito potentes.

O grande problema é que eu keria comprar 2 woofers de 12”, mas que futuramente eu passaria a utilizar eles para médio grave em um módulo a definir, entao compraria 2 eros SDS 2.4(opção vem devido ao preço) de 15 para tocar no taramps 2.7

Qual Woofer de 12”(de 12 pois gostaria de aproveitar a caixa) que de um grave legal e que de pra socar médio neles futuramente? Aliás, existe um woofer que faça isso?

Obs: ligarei temporariamente na taramps 2.7

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc já vendeu os tomahalk? talvez seja a caixa que está errada, woofer de 12 é pra ser seco mesmo, mas em batidas mais secas ele tem que bater forte. Posta aí o volume e medidas do duto e que tipo de musica gosta de ouvir.

Compartilhar este post

Link para o post

intao, eu ainda nao vendi eles, na minha opiniao eles pecam bastante no grave seco.

a caixa ta com 46 litros descontando a madeira e duto de 4" com 5cm de profundidade, acredito eu que esteje sintonizado em 65 hz.

na vdd era uma caixa que eu utilizava dois pioneer 307.

Compartilhar este post

Link para o post

Se quer gastar pouco, recomendo Eros 312LC... se quer "aloprar", snake HPX 2120...

..ambos são de 12', e vão tocar bem na sua caixa atual.. e ainda vão servir pro próximo som!

Mas o HPX suporta 1200wrms contra 800wrms do ERos... e o Eros tem 96db de sensibilidade, contra 100dbs do snake!

Ou seja, o snake é MAQUINA demais.. mas é beem salgado o preço!

Você (ou seu bolso) é quem diz! Boa sorte :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

ai galera, o eros 312 LC serve tanto pra grave quanto pra medio grave?

To precisando de ajuda dos mais entendidos, tenho algumas duvidas para sanar.

Me ajudem aew, valeew

Compartilhar este post

Link para o post

A grana anda meio curta kkk

o meu medo é pegar um woofer mais em conta e me arrepender do resultado final.

traumatizei com os tomahawks, que msm com uma taramps 2.7 empurrando eles(msm que esteje em 8 ohms) tocam de igual com sets bem mais fracos(e mal montados por sinal). Gostaria de algo mais eficiente.

vlw pelos videos, aki na minha regiao é Deus no céu e tomahawk na terra, nunca ouvi eros tocando, por isso a duvida

Editado por Turra

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. tomahawk toca bem mas com MUUUITA potencia aplicada! Ex.: O de 3.500wrms num SD8000! kkkkkkkkkkkkkkk

Enfim, o 312LC não vai fazer feio! Pode acreditar! E caso esteja com bala na agulha, pode ir de HPX que dá muito show!

Compartilhar este post

Link para o post

axo que eu vou optar pelo 312LC msm, pois o preço é um fator que eu estou considerando bastante

voce me recomendaria sintonizar a caixa em quantos hertz?

ouço bastante sertanejo e algumas musicas internacionais(nao sei o estilo ao certo)

o que eu quero dos woofer é um grave mais seco(nao poc poc)e forte, mais que de pra ouvir de tudo em geral

vlw pelas dicas

Editado por Turra

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. tomahawk toca bem mas com MUUUITA potencia aplicada! Ex.: O de 3.500wrms num SD8000! kkkkkkkkkkkkkkk

Enfim, o 312LC não vai fazer feio! Pode acreditar! E caso esteja com bala na agulha, pode ir de HPX que dá muito show!

BlOom, percebi que no primeiro video o cara ta tocando os Eros com um BBuster 2400GL, e achei que foi o som que mais me agradou, e relativamente com pouca potência aplicada. Tem algum segredo pra isso? Ta na caixa? Porque eu estava pra negociar já os Snake ESV 620W, mas agora com esse video balancei.

Minha proposta era um SD1000 neles. Será que eles desceriam legal pra curtir um reggae, não precisa nem ser subgravão!

EDIT: correção ortográfica

Editado por Fiapo

Compartilhar este post

Link para o post

A sintonia da caixa em 45 (tocar macio) a 55hz (tocar mais seco) ta bacana!

O segredo do som eh 80% a caixa! Caixa bem feita tira tudo do falante!!!

Snake, se for pegar, pega um que tem 400wrms.. nao lembro o modelo de cor, mas eh algo tipo ESX 412! Toca bonito e com caixa n mto grande (~50 litros)

Compartilhar este post

Link para o post

Snake, se for pegar, pega um que tem 400wrms.. nao lembro o modelo de cor, mas eh algo tipo ESX 412! Toca bonito e com caixa n mto grande (~50 litros)

Hum, interessante mesmo;

Dos modelos da Snake de 400wrms tem esses dois, ESV620W que citei anteriormente e o ESX410, ambos de 12" segundo refência da lista de produtos de um vendedor dos classificados.

Bom, vou procurar procurar saber as diferenças entre os dois modelos, sendo o ESX, mais caro um pouco.

Valeu BlOom!

Compartilhar este post

Link para o post

Ultimas dúvidas, ai eu paro de enxer sua paciencia kkk

A minha caixa com 46 litros serviria como quebra galho ou ela seria filé? se for preciso posso fazer outra caixa, pretendo tirar o maximo deles!

Como eu faço os cortes subsonico e LPF para o 312LC? O subsonico do módulo vai só até 50 hz, mais se precisar subir mais tem o corte do player

vlw pela atençao :legal:

Editado por Turra

Compartilhar este post

Link para o post

Ultima dúvida, ai eu paro de enxer sua paciencia kkk

como eu faço os cortes subsonico e LPF para o 312LC? O subsonico do módulo vai só até 50 hz, mais se precisar subir mais tem o corte do player

vlw pela atençao :legal:

Olha, o subsonico vai depender da sintonia da sua caixa, que por sua vez, depende da aplicação (estilo musical), que por sua vez define os cortes hehe

Bom, a sintonia da caixa, é como o blOom falou, 45Hz - mais macio, 55Hz mais seco. Ai você escolhendo isso, dá pra dizer mais ou menos como devem ficar os cortes :)

--------

A respeito dos falantes de 12" Snake que citei anteriormente, há uma confusão acredito eu nos ESX 410 que citei, são 10", mas nos classificados estão como 12".

Mesmo assim, fui procurar por eles, e são muito usados em médio grave, já nos graves não vi aplicação, então acho que vou nos ESV mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, simulei a caixa com volume de 46 litros(que no caso é a que eu possuo)sintonizada em 55 hz como o amigo me indicou

Porém quando aplicando 400W a excursao ultrapassou o limite de 6 mm, ultrapassou em cerca de 0.5 mm na casa de 70 a 90 hz.

será que isso pode acarretar algum problema ou da pra ir fundo nesse preojeto?

Desculpa a insistencia, mais ja tive problemas com a excursao dos tomahawk e nao quero passar pelo mesmo problema.

logo logo o bloom me xinga kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

é verdade cresci ouvindo isso

Compartilhar este post

Link para o post

é verdade cresci ouvindo isso

sempre li isso no forum tambem, mas a unica coisa que sei de caixas é a litragem e a sintonia, ja nao sei se o formato da caixa, ou talvez o formato do duto melhore a dinamica do som.

bom, nada melhor que uma pesquisada né !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Turra, como vc falou, nada melhor que uma pesquisada!

Temos pelo menos uns 5 projetos BONS pra eros 312 postados aqui!

Mas no teu projeto, bom.. se com 400wrms aplicados ta passando o x-max, é complicado! Falante passando o x-max significa que a bobina vai aquecer mais e consequentemente perder rendimento ou até queimar!

O ideal é que ele só ultrapasse x-max abaixo de 40hz, por exemplo.. pq aih tu segura no subsonico!

Enfim, dá uma pesquisadinha por "caixa 312"!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é o meu projeto e pode servir de base, pois a sintonia está ligeirmente mais alta do que esse:

prj312l1.jpg

prj312l.jpg

Não esqueçer de considerar o filtro subsônico nos 50Hz e faça a rotação do segundo gráfico para visualizar melhor

Pode entrar em contato com o fabricante, para saber o volume ocupado pelo falantes, mas na época porque não tive, mas para efeito de cálculo considerei cerca de 2,5 a 3 litros, que deve ser acrescentado ao volume do projeto (45 + 3).

Depois se quizer me repassar o volume que o fabricante lhe informaou, lhe seria muito grato. É sempre bom saber, se estava certo ou não e com isso poder ajudar outros que possam pedir.

Bloom, encontrei esse projeto, mas na simulaçao apenas a frequencia de ressonancia da caixa que nao ultrapassa o limite, e acima disto ultrapassa e MUITO.

Como eu sou leigo no assunto nao sei se isto estaria certo, o que voce me diz?

Compartilhar este post

Link para o post

Ele falou que o projeto serve de BASE e a sintonia que ele usou de fato tá mais alta! Só subir a sintonia! :legal:

Na duvida, tenta mandar uma MP pro Fcoelhogomes, ele manja mto desse falante!

Compartilhar este post

Link para o post

Ele falou que o projeto serve de BASE e a sintonia que ele usou de fato tá mais alta! Só subir a sintonia! :legal:

Na duvida, tenta mandar uma MP pro Fcoelhogomes, ele manja mto desse falante!

Valew pela ajuda bloom, vou tentar falar com ele

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...