Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gariba

[VW Gol G2] SQ do Gariba

Recommended Posts

É isso aí, hj tb começo a fazer a caixa pro sub. Preciso que alguém me dê uma ajuda, quero saber como faço a conversão do duto quadrado para o redondo. Vou fazer a do manual mesmo. Pelo que andei calculando, a litragem bruta fica em quase 30L, com o duto redondo fica a mesma coisa ou altera? Se alguém tiver outra idéia pra caixa, será bem vinda. O sub é o JL 8w3v2d2, que inclusive voltou do Ivo essa semana, o serviço ficou perfeito, nem parece que foi trocada a borda, ficou zerado.

Sabe a frequência?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem erro é só ir no WinISD, simular com qualquer falante, colocar o volume da caixa, colocar a sintonia do duto e colocar o diâmetro do duto o qual você precisa. Só não o faço agora pois não dá pra instalar nada no PC que estou usando.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem erro é só ir no WinISD, simular com qualquer falante, colocar o volume da caixa, colocar a sintonia do duto e colocar o diâmetro do duto o qual você precisa. Só não o faço agora pois não dá pra instalar nada no PC que estou usando.

Eu não sei usar esses programas [^] . Só pra confirmar, a caixa fica com o mesmo tamanho bruto né? Lá pelas 19hrs vou começar a fazer a caixa e preciso dessa informação.

Compartilhar este post

Link para o post

Simulei aqui, para a caixa de 30l e sintonia de 39,4Hz, um duto de 3"x23,5cm resolve.

Compartilhar este post

Link para o post

Trampo ekicelent!!!!

Parabéns.

Abraços.

Obrigado Bruno.

Simulei aqui, para a caixa de 30l e sintonia de 39,4Hz, um duto de 3"x23,5cm resolve.

Valeu Hellmind, só pra confirmar, essa litragem é bruta ou tenho adicionar o sub e o duto?

Compartilhar este post

Link para o post

Pode fazer a caixa com este volume final mesmo.

Muito obrigado novamente, calculei a caixa aqui com a madeira q tenho disponível e vai dar na conta. Vou fazer uns reforços internos já q o mdf q consegui é de 15mm. Inclusive quero agradecer o user Crisrms por ter cedido a madeira. Hj não deu tempo de começar, mas amanhã vai.

As colunas já estão prontas, amanhã posto umas fotinhos.

Ah e Kleber, fiz uns testes aqui e a batida de pedra aparentemente pegou bem sim. Esfreguei bastante com a mão e não saiu nada.

Abraço à todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eita, terminei...

Só não tirei fotos da caixa pq quero fazer um acabamento melhor, mas já adianto que esse 8w3v2 toca muito. É muito mais do que precisa pra completar o grave. Claro que não é um sub voltado pra spl, mas chega a tremer os retrovisores de fora e o de dentro tb hehehe. Agora falta os acertos finais.

Uma coisa que estranhei é que com os peitinhos novos não consigo mais trazer o palco pro meio como fazia com os outros. Estranho, o lado direito está tocando um pouco mais baixo e isso era contornado com o TA nos peitinhos antigos e nesse atual não.

Quanto aos cortes usei hpf 160hz pros fulls e lpf 160hz pro sub. Achei que iria ficar ruim cortar o sub tão alto, mas até que a integração foi boa. Difícil vai ser fazer ele tocar lá na frente. Eu sei que tem uma manhã pra fazer isso, mas tenho q ler com calma o manual novamente pra achar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eita, terminei...

Só não tirei fotos da caixa pq quero fazer um acabamento melhor, mas já adianto que esse 8w3v2 toca muito. É muito mais do que precisa pra completar o grave. Claro que não é um sub voltado pra spl, mas chega a tremer os retrovisores de fora e o de dentro tb hehehe. Agora falta os acertos finais.

Uma coisa que estranhei é que com os peitinhos novos não consigo mais trazer o palco pro meio como fazia com os outros. Estranho, o lado direito está tocando um pouco mais baixo e isso era contornado com o TA nos peitinhos antigos e nesse atual não.

Quanto aos cortes usei hpf 160hz pros fulls e lpf 160hz pro sub. Achei que iria ficar ruim cortar o sub tão alto, mas até que a integração foi boa. Difícil vai ser fazer ele tocar lá na frente. Eu sei que tem uma manhã pra fazer isso, mas tenho q ler com calma o manual novamente pra achar.

Atrasa todos os canais em relacao ao sub, isso eh, coloca todos para perto do maximo no TA e ai soh regula os da frente com a diferenca. Ai voce consegue ter o sub na frente. O problema maior eh a fase que vai ficar a onda. Provavelmente voce vai demorar um tempo para acertar a melhor fase e o delay.

Abracos

Compartilhar este post

Link para o post

Recomendo preencher os peitos com algum material fono absorvente e subir um pouco o ponto do xover. Já testei 3 fulls diferentes e obtive resultados positivos seguindo isso. Se você força o falante a descer muito ele soa artificial e mata a resposta em frequências mais altas.

Compartilhar este post

Link para o post

Atrasa todos os canais em relacao ao sub, isso eh, coloca todos para perto do maximo no TA e ai soh regula os da frente com a diferenca. Ai voce consegue ter o sub na frente. O problema maior eh a fase que vai ficar a onda. Provavelmente voce vai demorar um tempo para acertar a melhor fase e o delay.

Abracos

Valeu gutows, vou brincar um pouco essa semana. O bom é q vc conhece muito bem esse player né hehehe.

Recomendo preencher os peitos com algum material fono absorvente e subir um pouco o ponto do xover. Já testei 3 fulls diferentes e obtive resultados positivos seguindo isso. Se você força o falante a descer muito ele soa artificial e mata a resposta em frequências mais altas.

Então Hell, subindo tá q é uma beleza, da a impressão que até mais q antes q eu tinha q dar um grauzinho no eq, agora em algumas músicas tenho até q atenuar. Quanto ao corte vcs teriam q ouvir pra compreender. Sem sub eu cortava em 80hz, sei q não é o recomendado mas tocava de boa se não abusasse do volume. Eu pensei em colocar plumante mas teoricamente ele não simularia uma caixinha maior? Os peitinhos ficaram exatamente do tamanho recomendado pelo manual. Essa semana preciso comprar espuma pra fazer o acabamento da caixa e vejo se já providencio o plumante tb.

Ah e a caixa ficou filé, obrigado pelas dicas. Vc me ajudou muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tava fazendo uns ajustes agora, e consegui finalmente integrar tudo, o único problema é quando o volume está um pouco alto q o sub fica "localizavel", não sei se pq o banco treme ou é do som mesmo, mas já está bem melhor.

Coloquei uns dvds de shows aqui mas tem um pico chato que deixa o som da platéia uma gritaria só, mas como o player não tem eq pros médios, eu vou precisar produzir um filtro artesanal. Alguém tem a fórmula para eu ir agilizando isso? Sei que sem rta é meio difícil de identificar, mas até q estou com um pouco de paciência e posso perder um tempo a mais para procurar o ponto. Se alguém tiver alguma dica, será bem vinda. Vou tb comprar o plumante como o hell sugeriu pra ver se muda alguma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Gariba!

Trampo de 1ª! [-]:rever1: Peitos realmente siliconados. Ficaram muito bonitos e bem integrados ao interios, coisa muito bonita de se ver e espero que esteja de se ouvir também. Quanto ao problema da localização do sub, o problema não seria o corte muito alto? Essa transição de sub para full é bem complicada devido às respostas particulares de cada um e à falta dos mids no set. Espero que consiga resolver.

Um grande abraço e acompanhando,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Gariba!

Trampo de 1ª! [-]:rever1: Peitos realmente siliconados. Ficaram muito bonitos e bem integrados ao interios, coisa muito bonita de se ver e espero que esteja de se ouvir também. Quanto ao problema da localização do sub, o problema não seria o corte muito alto? Essa transição de sub para full é bem complicada devido às respostas particulares de cada um e à falta dos mids no set. Espero que consiga resolver.

Um grande abraço e acompanhando,

Sérgio.

Fala Sergio, eu acho que vc estava falando dos peitinhos antigos que estão nas primeiras fotos né? Eu já coloquei os novos, ainda maiores (que estão nas últimas fotos pintadas de preto fosco) que ficaram ainda melhores. Não tenho como postar fotos hj pq não trouxe o cabo, mas semana que vem já posto das novas colunas e o restante tudo no lugar.

Quanto a transição full/sub, o problema é quando o sub desce que treme um pouco o carro e aí a sensação de vir atrás, nas mais altas tá tudo na frente, isso é que eu achei estranho. Vou tentar mexer mais um pouco pra ver oq consigo.

Fotos do sub tem??

hehe

Fala Davi, eu não coloquei fotos da caixa ainda pq o acabamento não ficou do jeito que eu queria, vou ver se arrumo tudo até inicio da semana que vem aí sim tenho como postar as fotinhos da caixa, mas já adianto que não tem nada demais. Eu ia fazer um rebaixo para o sub, mas calculei mal a profundidade da caixa e o sub iria acabar não entrando se eu tivesse feito.

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço a explicação, deu até pra aprender um pouco mais.

Quanto a minha dificuldade com o TA, eu tive que fazer uma regulagem maluca pq o meu player não tem TA para a saída de sub. Mas estaria disposto a mudar isso caso conseguisse mais profundidade, por isso perguntei se consigo isso somente mexendo no TA. Sei que a minha eletrônica não é das melhores mas não custa tentar.

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço a explicação, deu até pra aprender um pouco mais.

Quanto a minha dificuldade com o TA, eu tive que fazer uma regulagem maluca pq o meu player não tem TA para a saída de sub. Mas estaria disposto a mudar isso caso conseguisse mais profundidade, por isso perguntei se consigo isso somente mexendo no TA. Sei que a minha eletrônica não é das melhores mas não custa tentar.

Gariba converso muito com Bruno do fórum, Marcelo Lacera e com Paganini (Foca) sobre o assunto e o que todos disseram o resultado final é de ouvido, mas acredito que quando menos processamento de sinal mais natural ficara o som instalado. Então posicione os falantes mais próximos possível e alinhe as bobinas deixe todos os falante on axis pro ouvinte.Hehehh quase impossível pois se tu aproximas os falante vai ter um peitão no painel sem o volume ideal. O que nos resta é tentar, dentro da filosofia de cada projeto fazer o que dar ser feito sempre algo não vai estar dentro do que é certo ai cabe o profissional ou a gente corrigir...

Sobre o TA todos disseram o seguinte:

Desligue todos os falantes e deixe somente os mid bass ,meça com a trena (no caso do DRZ)do centro do falante ao ouvinte com o resultado coloque na HU isso do lado esquerdo (L)em seguida faça o outro lado meça a distancia mas este vá aumentando o valor gradativamente ate ouvir o lado L com a mesma intensidade do lado R tem uns cds de teste bem legal pra esse fim que é o quality sound faixa 8(clair Marlo "ALL FOR THE FEELING ")e 9 SEVEN SNARE DRUM BEATS É o que uso e é de ouvido mesmo faça o mesmo processo com o agudo desligue tudo e deixe somente as TW da mesma forma e por ultimo faça com o sub, mas com os médios e o agudo desligado.

Espero que tenha ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Gariba converso muito com Bruno do fórum, Marcelo Lacera e com Paganini (Foca) sobre o assunto e o que todos disseram o resultado final é de ouvido, mas acredito que quando menos processamento de sinal mais natural ficara o som instalado. Então posicione os falantes mais próximos possível e alinhe as bobinas deixe todos os falante on axis pro ouvinte.Hehehh quase impossível pois se tu aproximas os falante vai ter um peitão no painel sem o volume ideal. O que nos resta é tentar, dentro da filosofia de cada projeto fazer o que dar ser feito sempre algo não vai estar dentro do que é certo ai cabe o profissional ou a gente corrigir...

Sobre o TA todos disseram o seguinte:

Desligue todos os falantes e deixe somente os mid bass ,meça com a trena (no caso do DRZ)do centro do falante ao ouvinte com o resultado coloque na HU isso do lado esquerdo (L)em seguida faça o outro lado meça a distancia mas este vá aumentando o valor gradativamente ate ouvir o lado L com a mesma intensidade do lado R tem uns cds de teste bem legal pra esse fim que é o quality sound faixa 8(clair Marlo "ALL FOR THE FEELING ")e 9 SEVEN SNARE DRUM BEATS É o que uso e é de ouvido mesmo faça o mesmo processo com o agudo desligue tudo e deixe somente as TW da mesma forma e por ultimo faça com o sub, mas com os médios e o agudo desligado.

Espero que tenha ajudado.

Agradeço a ajuda, mas o meu caso é um pouco diferente do usual. Como vc pode ver na minha assinatura, estou utilizando apenas um par de fulls em conjunto de um sub e pra ajudar, o player não tem TA pro sub.

Peço desculpas ao Fabio por desvirtuar o seu tópico. Qualquer ajuda a mais pode ser dado diretamente no meu tópico pra não "sujar" mais o do Fabio. Algum moderador poderia mover essa parte para um outro tópico para discutirmos mais sobre o assunto, que mesmo estando meio "batido", sempre há novas dúvidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Gariba, vi no tópico do Arisa vc comentando para acertar o sub, faça o seguinte, pense ao acertar o delay vc no centro full´s na frente e sub atrás, o que vc teria que fazer para acertar os full´s sendo que vc não pode acertar o sub???? "mover" os full´s para frente, então acerte o delay para ficar correto sem o sub, depois vá incrementando ms nos full´s, coisa de 1 ms para cada lado ao mesmo tempo e vai aumentando, até vc achar um ponto que ficou bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Gariba, vi no tópico do Arisa vc comentando para acertar o sub, faça o seguinte, pense ao acertar o delay vc no centro full´s na frente e sub atrás, o que vc teria que fazer para acertar os full´s sendo que vc não pode acertar o sub???? "mover" os full´s para frente, então acerte o delay para ficar correto sem o sub, depois vá incrementando ms nos full´s, coisa de 1 ms para cada lado ao mesmo tempo e vai aumentando, até vc achar um ponto que ficou bom.

Fala Marcelo, o sub eu já consegui acertar, só que quando aumento um pouco a mais o volume ele fica identificável na traseira. Não tem jeito. O problema q eu acho maior é a falta de profundidade do palco. Deixei os fulls o mais recuado possível, mas não consegui deixar com boa profundidade. Será q consigo algo melhor com o TA? Só pra constar, os fulls estão totalmente on. A largura se limita a do painel, mas isso não me encomoda tanto quanto a profundidade.

Agradeço a ajuda desde já e é um prazer ter sua presença no meu tópico. Sei q vc tem bastante experiência com sets como o meu (fulls + sub)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...