Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

VictorRN

[AJUDA]Montar som automotivo - Iniciante

Recommended Posts

Postado em

Galera, dando um up no tópico e aproveitando pra tirar uma duvida. Pesquisei e li em alguns tópicos aqui, sobre a pintura das caixas. Estava pensando em cobrir com courvin a minha caixa, porém o que está sendo muito utilizado aqui é pintura automotiva. Estou pensando em pintar a caixa utilizando aquele "bate pedra" ou "batida de pedra" passando com a pistola, depois passar alguma coisa pra dar brilho, e pintar de amarelo com preto, ou branco com preto a caixa, o que acham?

Será que ficaria bom? Algum de vocês ja fizeram?

As minhas uso apenas bate pedra e verniz aumotivo em cima. Se realmente for fazer pintura sera melhor fazer como nos carros. Preparar, fundo, prime, tinta verniz ou fundo, base poliester e tinta PU.

Postado em

Da pra você postar uma foto da sua caixa? Quer dizer, algumas fotos... xD

Vitor to com a mão quebrada, me passa seu email por mp, que me filha te passa a noite

Postado em (editado)

Dando o velho up no tópico e postando as novidades =D

Consegui adquirir os woofers. Fui de Snake ESV650. FOi enviado na segunda feira. Provavelmente até amanhã estarão por aqui =D

Adquiri a bateria Moura Clean 105ah. Por enquanto, vai ser usada em conjunto com a Moura clean de 60ah do cofre (;

Chegou o controle de longa JFA =D

Irei comprar o cabeamento hoje, será todo de 25mm. Irei providenciar o material para cobrir ou pintar das caixas. Como essa semana é carnaval, provavelmente semana que vem o set estará tocando =D

Alguém poderia me dar uma luz sobre como regular o som? Cortes dos woofers, médios, st e drivers, como onde começo o corte e onde termino? Além de como fazer as ligações RCA.

Se ajudar, meu player é um sony gt 417ux, da linha xplod e pelo que vi tem 2 pares de saídas RCA, L e R. No caso é só ligar os 2 pares de RCA nas saídas, um par pra cada módulo? Tem alguma saída especifica que tem que ser ligado?

Obrigado =D

Editado por VictorRN
Postado em

Dando o velho up no tópico e postando as novidades =D

Consegui adquirir os woofers. Fui de Snake ESV650. FOi enviado na segunda feira. Provavelmente até amanhã estarão por aqui =D

Adquiri a bateria Moura Clean 105ah. Por enquanto, vai ser usada em conjunto com a Moura clean de 60ah do cofre (;

Chegou o controle de longa JFA =D

Irei comprar o cabeamento hoje, será todo de 25mm. Irei providenciar o material para cobrir ou pintar das caixas. Como essa semana é carnaval, provavelmente semana que vem o set estará tocando =D

Alguém poderia me dar uma luz sobre como regular o som? Cortes dos woofers, médios, st e drivers, como onde começo o corte e onde termino? Além de como fazer as ligações RCA.

Se ajudar, meu player é um sony gt 417ux, da linha xplod e pelo que vi tem 2 pares de saídas RCA, L e R. No caso é só ligar os 2 pares de RCA nas saídas, um par pra cada módulo? Tem alguma saída especifica que tem que ser ligado?

Obrigado =D

Vitor ce sabe que as coisas tão meio com,plicadas aqui. Da uma lembrada em tudo q vc vai colocar ai rsrs. tudo mesmo, ate cx e sintonias se possível.

Postado em

Equips.

Taramps TA1000

Bbuster 3600GL

Oversound 300w10

Snake ESV650

Driver e TW TSR 100w

Bateria 105ah

Fiação 25mm

Player sony 417ux

Caixa Graves

Trapezoidal

Altura - 50cm

Largura - 90cm

Base maior - 62cm

Base menor - 39cm

Sintonia com sintonia aproximada em 70hz com picos em 64hz e 80hz

MDF 15mm

Dutos regua com a largura da caixa descontado a madeira do centro e laterais, com 13.5cm de profundidade e 5 cm de altura.

Caixa médios (só com os 300w10)

Altura - 20cm

Largura 89cm

Profundidade - 15cm

Tw e Drivers vão ficar em molduras na frente das caixas dos médios

Deu pra lembrar tudo? =D

Postado em

Equips.

Taramps TA1000

Bbuster 3600GL

Oversound 300w10

Snake ESV650

Driver e TW TSR 100w

Bateria 105ah

Fiação 25mm

Player sony 417ux

Caixa Graves

Trapezoidal

Altura - 50cm

Largura - 90cm

Base maior - 62cm

Base menor - 39cm

Sintonia com sintonia aproximada em 70hz com picos em 64hz e 80hz

MDF 15mm

Dutos regua com a largura da caixa descontado a madeira do centro e laterais, com 13.5cm de profundidade e 5 cm de altura.

Caixa médios (só com os 300w10)

Altura - 20cm

Largura 89cm

Profundidade - 15cm

Tw e Drivers vão ficar em molduras na frente das caixas dos médios

Deu pra lembrar tudo? =D

Se a 2 saídas do sony forem full range mande um par para cada ampli e no bbuster colo 2 cabo Y pra utilizar as 4 entradas.

Comece experimentando o corte HPF dos 15" em ~60hz. Se achar muito seco, pode tentar baixa-lo para 50hz, mais ai tem que dar uma simulada para ver se nãso passa o Xmax (lembre-se da relação potencia aplicada x corte HPF/atenuação x Xmax e sintonia/cruvaa resposta)

Deixe o 15" trabalhando da freq inicial escolhida (dito acima) ate uns 250hz. Os de 10" de 250hz a 1000hz(ou full); drives de 1000hz para cima e ST de 7khz para cima. Se nao tiver como cortar as freq de drives e ST sem utilização de capacitores basta usar capacitor de 22uf/100v para os drives e 2,2uf/100v para ST.

Postado em

Show de bola =DD

A respeito das saídas, não sei informar se são full range ou se não são, e no manual não há nada a respeito, apenas a ilustração das saídas, que pelo que vi, são apenas dois pares com siglas "L" e "R". Há algum outro modo de saber se são ou não?

E se não forem, como proceder?

Ja no Bbuster, de qualquer forma terei que colocar os cabos Y, para utilizar as 4 entradas?

Ja com relação aos cortes dos driver e stw, acho que podem ser cortados pelos modulos =D

Postado em

Ah é? KKKKKKKK

Mais assim, eu vou utilizar um bridge pros Over e os outros 2 canais pra um driver + tw. Nessa configuração de dois canais aí, daria certo ficar assim? Teria diferença pra configuração de 4 canais?

Postado em

Ah é? KKKKKKKK

Mais assim, eu vou utilizar um bridge pros Over e os outros 2 canais pra um driver + tw. Nessa configuração de dois canais aí, daria certo ficar assim? Teria diferença pra configuração de 4 canais?

nao mesma coisa, ele tipo deixa o canal 1 funcionando na saida 1 e 2, e o 2 na 3 e 4, seria a mesma coisa de usar 2 Y...

Postado em

Aaaaaaaaaaaaaah, entendi tudo agora ;DDD

Muito bom esse módulo, gostei mais ainda, que vai me economizar dinheiro, KKKKK.

Com relação as saídas do player, sabe algo a respeito?

Postado em

Vai gostar do ESV. O Timbre do Snake me agrada muito.

Vai utilizar algum daqueles projetos do fabricante (snakepro)?

Só queria pedir um favor. Quando for montar o som faça um teste com os ESV sem adotar os médios e depois adote os médios e tire suas impressões de cada situação. Para isso, não precisa dizer que não deverá fazer o corte LP para eles tão baixo, como se fosse usar médios. Não é, rs rs [risos]?.

Só quero tirar um dúvida aqui, pois eu acho que os ESV dispensariam médios e eu estou indicando isso para algumas pessoas.

Postado em

Só queria pedir um favor. Quando for montar o som faça um teste com os ESV sem adotar os médios e depois adote os médios e tire suas impressões de cada situação. Para isso, não precisa dizer que não deverá fazer o corte LP para eles tão baixo, como se fosse usar médios. Não é, rs rs [risos]?.

Só quero tirar um dúvida aqui, pois eu acho que os ESV dispensariam médios e eu estou indicando isso para algumas pessoas.

E aê Fernando (;

Bom cara, vou utilizar as caixas conforme foi explicado mais acima, na descrição que fiz do set, porque é o que se adapta mais aos estilos musicais que vou escutar. Sim, pretendo fazer isso mesmo. Na verdade, vou fazer isso com todos os equips, testar um por um (;

Faço sim e posto, pode deixar =D

Até porque já me foi dito sobre os mesmos dispensarem mesmo os médios, até o alle já tinha me falado =D

Postado em

Fernando dispensa tranquilamente. Ja havia comentado isso com o vitor aqui; ele decidiu usar por opção própria (e lógico que nada impede a utilização). Os ESV tem uma resposta bem linear até uns 1,5~2khz, afinal, eh um full range rs.

Vitor sobre os cabos Y, desculpe, não lembrava q o buster tinha seleção pra 2ch-4ch (e olha q ja instalei varios aqui kkkkk). Ai eh tranquilo. Experimenta colocar om a chve em 2ch, os drives e ST em bridge tambem. Mas toma cuidado rs.

Postado em

Rapaz, eu até arriscaria, mais vai ficar meio tenso, KKKKKKK

90% de certeza que eu vou queimar os stw e os drivers ;X

nao liga em bridge nao, ao menos q vc tenha consiencia do q esteja fazendo... um colega montou 4 driver e 2 tw tsr ligado no bridge do 3600GL com ganho mais ou menos nos 50%(player 2v) e queimou com 2hr tocando hehehe

Postado em

E aí galera, como foi o carnaval de vocês ? =D

O meu foi ótimo, trabalhei 2 dias ¬¬

Enfim, os woofers chegam hoje. Ja comprei a fiação toda de 25mm. Como conector, estou querendo utilizar aqueles conectores tipo barra sindal com 6 pinos. Fica mais fácil pra retirar a caixa quando precisar, sendo necessário somente desparafusar os conectores. O que acham?

Com relação a regulagem do som, li alguns tópicos aqui e pretendo fazer da seguinte forma:

Deixar o player todo em flat

Zerar os ganhos dos modulos

Aumentar o player até 2 terços do volume

Ir aumentando o ganho dos modulos até começarem a clipar, quando clipar, volto um pouco o volume no player.

Não aplicar bass boost

Realizar os cortes pelos modulos de acordo com o que a galera passou

Bom, com relação a regulagem tenho uma duvida. Regulo as vias separadas ou em conjunto? Tipo, regulo primeiro os woofers com os cortes, depois drivers e tw, todos separados? Ou ligo tudo junto, vou fazendo os cortes e vendo se me agradam?

Flws

Postado em

Enfim, os woofers chegam hoje. Ja comprei a fiação toda de 25mm. Como conector, estou querendo utilizar aqueles conectores tipo barra sindal com 6 pinos. Fica mais fácil pra retirar a caixa quando precisar, sendo necessário somente desparafusar os conectores. O que acham?

Com relação a regulagem do som, li alguns tópicos aqui e pretendo fazer da seguinte forma:

Ir aumentando o ganho dos modulos até começarem a clipar, quando clipar, volto um pouco o volume no player.

Não aplicar bass boost

Bom, com relação a regulagem tenho uma duvida. Regulo as vias separadas ou em conjunto? Tipo, regulo primeiro os woofers com os cortes, depois drivers e tw, todos separados? Ou ligo tudo junto, vou fazendo os cortes e vendo se me agradam?

Flws

Postado em (editado)

Não aplicar bass boost

Flws

eu sempre regulo de ST->driver->Woofer deixando todos no maximo q podem e depois apenas abaixo o ganho do q eu achar q ta sobresaindo ate achar q ta equilibrado... depois deixo tocando cada via para ver certinho se nao tem nada de errado...

photos?

EDIT: carnaval?

CHUVAAA :(

Editado por mksound
Postado em

Não aplicar bass boost

Flws

Se for conectores para caixas (falantes) use esse aqui:

http://www.chelsomprofissional.com.br/lojadesom/produtos.asp?produto=speakon&codigo_categoria=000&tipo_busca=palavra

Postado em

eu sempre regulo de ST->driver->Woofer deixando todos no maximo q podem e depois apenas abaixo o ganho do q eu achar q ta sobresaindo ate achar q ta equilibrado... depois deixo tocando cada via para ver certinho se nao tem nada de errado...

photos?

EDIT: carnaval?

CHUVAAA :(

Seei, entendi. Eu tava pensando em fazer isso mesmo. Colocar todos pra tocarem juntos e ir aumentando o ganho pra ver onde clipa. Quando clipasse, eu diminuia o volume e iria regular de acordo com o que eu achar melhor pra ou vir =D

Postado em

É o conector pra quando eu precisar retirar as caixas da mala eu retirar sem muitos problemas, entendeu?

Esses conectores tão caros pra ca**** ._. , não tinha visto ainda. É um desses pra cada caixa?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...