Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
VictorRN

[AJUDA]Montar som automotivo - Iniciante

Recommended Posts

Sim senhor ;D

Só esperando liberar a parada do cartão pra comprar os woofer ¬¬'

Ah, o cabeamento vai ser assim:

8 mts de dio 25mm pra modulos e baterias

10 mts fio PP 2x2.5 pra ligar os falantes (comprado)

Conectores de bateria

Conector de 3 e 9 vias (pra ligar e desligar as duas caixas quando quiser)

6 mts fio remoto (comprado)

Cabos RCA (ganhei junto com os modulos)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim senhor ;D

Só esperando liberar a parada do cartão pra comprar os woofer ¬¬'

Ah, o cabeamento vai ser assim:

8 mts de dio 25mm pra modulos e baterias

10 mts fio PP 2x2.5 pra ligar os falantes (comprado)

Conectores de bateria

Conector de 3 e 9 vias (pra ligar e desligar as duas caixas quando quiser)

6 mts fio remoto (comprado)

Cabos RCA (ganhei junto com os modulos)

Se der poe RCA decente ai rsrs. Esses ai... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Vou por. Algum dia... KKKKKKK, brincadeira, mas assim que der mudarei esses RCA mesmo. Tudo vagabundo -.-

Mais pra frente trocarei os RCA, caixas e o carro O/

Cara, eu tava pensando aqui, você passou as medidas da caixa, como seria e tals. Nesse caso, será que rolava fazer as caixas? Acho que não tem muita dificuldade né? Tipo, só comprar o compensado, fazer de acordo com as medidas e tals...

Editado por VictorRN

Compartilhar este post

Link para o post

Se for de Street um ampli de 1000wrms da e se for de BP um de 1500wrms.

Agora 2 15" na mala de um gol quadrado, so tirando o estepe de la.

mas e isso mesmo vo tira o step e dexa em casa e o preço a se pagar

Compartilhar este post

Link para o post

Vitor q da p fazer da. So ir com calma e tirando suas duvidas aqui q da. Manda ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, em uma longa conversa com o Joéster hoje a tarde, decidimos como fazer as caixas. Se eu não confiar fazer, vou pedir pra fazer igual ao que fizemos.

A caixa não vai seguir as medidas que você passou alle, pelo fato dela ser mais flat, conforme explicado pelo mesmo. Não me entenda mal, apenas a gente ajustou um pouco mais a mesma, pra ficar uma coisa melhor nos estilos que eu vou escutar. Tanto é que o Joéster falou que você é outro dos gurus daqui e iria concordar exatamente com o que ele disse, KKKKKKKKK

Segue a explicação do mesmo:

A caixa vai ficar com picos começando aos 63Hz mais ou menos atingindo um ganho de 4dBs aos 81Hz. Ou seja, vai ser uma caixa picuda nessas frequencias, visto a analise de algumas musicas que vou escutar (como forró e swingueira na faixa dos 60hz, atingido também a eletrônica na casa dos 80hz). Ou seja, vai ter alto rendimento especificamente nessas frequências, diferente da anterior, onde seria uma caixa mais flat, conforme as especificações e medidas que havia passado anteriormente.

Digamos que isso aí foi algo mais trabalho e especificado, pois eu não havia passando tantas informações anteriormente pra que o projeto ficasse tão especifico as minhas necessidades musicais, como medidas especificas do porta malas, tipos de musicas analisadas especificamente conforme a frequência, etc...

Vamos as caixas

Caixa Grave

Trapezoidal (para aproveitar o espaço, ficando inclinado e encostada ao banco)

Altura - 49cm

Largura - 90cm

Profundidade inferior - 59cm

Profundidade superior - 45cm

2 Dutos redondos de 4" por 5cm (dutos provavelmente serão trocados por aqueles dutos em forma de triângulos, nas laterais da caixa, calculados pra mesma sintonia)

Sintonia em 58Hz

Litragem em torno de 188L brutos

Caixa médios

largura: 80cm

altura: 21cm

profundidade: 20cm

33.6L brutos (uns 15L por falante)

Irei tentar fazer as caixas. Sairá mais barato. Caso não de certo, irei pagar a alguém pra fazer, dessa forma. A mesma será coberta com courvin ou então pintada. Alguma sugestão de tinta? Estava pensando em pintar com tinta pra madeira normal, e em seguida cobrir com verniz, pra dar impermeabilidade e brilho. Caixa preta mesmo.

Críticas? Sugestões? Elogios?

Agradecimentos ao alle, Joéster, Mksound e bloom pelas postagens. =D

Editado por VictorRN

Compartilhar este post

Link para o post

Vitor seguindo a linha do Joester a caixa tem tudo p ficar muito boa. Ate, no geral, não ta tao diferente não viu Vitor, está bem mais refinada, mais adequada ao seu projeto e seu estilo.

So pede p ele passar todas informações de resposta p vc, para efetuar os devidos cortes em F3 ou Fb para não correr risco nos Xmax devido ao maior volume de camara.

Lembrando que não confio nesse Xmax "novo" que a Eros forneceu para esse falante. Sou da mesma opinião do blOom: p mim o Xmax desse falante ta em torno de 4mm. (antes acho que era 3,5)

No mais: :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vitor seguindo a linha do Joester a caixa tem tudo p ficar muito boa. Ate, no geral, não ta tao diferente não viu Vitor, está bem mais refinada, mais adequada ao seu projeto e seu estilo.

So pede p ele passar todas informações de resposta p vc, para efetuar os devidos cortes em F3 ou Fb para não correr risco nos Xmax devido ao maior volume de camara.

Lembrando que não confio nesse Xmax "novo" que a Eros forneceu para esse falante. Sou da mesma opinião do blOom: p mim o Xmax desse falante ta em torno de 4mm. (antes acho que era 3,5)

No mais: :legal:

Isso. A diferença que eu citei, não foi em medidas em si, foi na parte musical mesmo, onde o mesmo me explicou a diferença caixa que você passou, sendo mais flat e dessa com picos nas frequencias especificadas. Realmente a diferença "grande" foi somente essa mesmo, do estilo da caixa. Com relação as medidas, só mudou um pouco, aumentaram alguns litros e o formato, só isso mesmo.

Com relação ao F3 e Fb vou pedir pra ele me passar pra fazer os cortes, nada bom ter uma caixa dessa, me empolgar, e explodir o A.F, KKKKKKKKK

Ele me falou que, pras musicas que vou ouvi, considerando os estilos que enviei pra ele, vou ter uma melhora no rendimento de no minimo o dobro. É isso mesmo? oO

Ah, e to rezando que isso caiba na mala do meu celta, KKKKKKK

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto é que o Joéster falou que você é outro dos gurus daqui e iria concordar exatamente com o que ele disse, KKKKKKKKK

Agora que reparei direio nisso aqui...Coitado de mim, sei o basico, do basico, do basico e to muito, muuuito longe de saber muito. Os gurus daqui ja não dão as caras a muito tempo...infelizmente.De vez em qdo um ou outro dao uma voltinha, mas andam passando longe do trio...vão p geral, SQ, ... Pegue alguns tópicos antigos (2003 a 2006 +-) e verá o nivel das conversas :rever1: ai compara com o nivel de hoje pasmafaute. E a tendencia eh ficar pior, ninguem quer aprender...

Compartilhar este post

Link para o post

Isso. A diferença que eu citei, não foi em medidas em si, foi na parte musical mesmo, onde o mesmo me explicou a diferença caixa que você passou, sendo mais flat e dessa com picos nas frequencias especificadas. Realmente a diferença "grande" foi somente essa mesmo, do estilo da caixa. Com relação as medidas, só mudou um pouco, aumentaram alguns litros e o formato, só isso mesmo.

Com relação ao F3 e Fb vou pedir pra ele me passar pra fazer os cortes, nada bom ter uma caixa dessa, me empolgar, e explodir o A.F, KKKKKKKKK

Ele me falou que, pras musicas que vou ouvi, considerando os estilos que enviei pra ele, vou ter uma melhora no rendimento de no minimo o dobro. É isso mesmo? oO

Ah, e to rezando que isso caiba na mala do meu celta, KKKKKKK

O dobro não sei, mas que terá um belo ganho terá, pois o Joester está fazendo a caixa específica com ganhos que coincidem com os picos da músicas que vc ouve = melhor aproveitamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente ele me informou isso, sobre os ganhos. No caso ele falou "o dobro" pois ela vai ser mais picuda nessas frequencias, obtendo o melhor aproveitamento das musicas que ouço, como você falou. Além do mais porque também vou usar medio graves e agudos, ficaria um som melhor definido.

Com relação ao "guru", realmente você manja pra caramba, não há como negar. Assim como ele. São bem falados aqui no fórum. Esse é meu primeiro som, meu primeiro contato com equipamentos de som automotivo em geral (nunca tinha nem sequer tocado os equipamentos). Então não opino ainda. Tenho muito o que aprender, estudar, aprender com os erros que virão. Só depois posso realmente falar alguma coisa com experiencia de quem sabe o que ta falando, e não do que lê na internet.

Compartilhar este post

Link para o post

Porta malas medido

Caixas adequadas ao projeto

Modelos dos graves definidos

Trapezoidal

Medidas:

Altura: 50cm

Largura: 90cm

Profundidade Superior: 41cm

Profundidade Inferior: 62cm

Sintonia: 58Hz

Dutos: 2 de 4" por 5cm

Médios:

Caixa selada com 34L brutos

Drivers ficarão separados dos médio graves (Woofer 10")

Tweeters ficarão em moldura na frente dos médio graves

Cobertos em courvin ou pintados com jateamento. A definir ainda.

Compensado de 15mm ja comprado. Segunda feira iniciam-se os trabalhos.

Fotos a medida da construção O/

Compartilhar este post

Link para o post

Porta malas medido

Caixas adequadas ao projeto

Modelos dos graves definidos

Trapezoidal

Medidas:

Altura: 50cm

Largura: 90cm

Profundidade Superior: 41cm

Profundidade Inferior: 62cm

Sintonia: 58Hz

Dutos: 2 de 4" por 5cm

Médios:

Caixa selada com 34L brutos

Drivers ficarão separados dos médio graves (Woofer 10")

Tweeters ficarão em moldura na frente dos médio graves

Cobertos em courvin ou pintados com jateamento. A definir ainda.

Compensado de 15mm ja comprado. Segunda feira iniciam-se os trabalhos.

Fotos a medida da construção O/

Vc mesmo que vai cortar? Se for e for com tico-tico não esuqeça de fazer o "gabarito" com "regua" de madeira ou aluminio (usa pelo pedreiros em obras) para os corte sairem retos.

Pode tambem ver o quanto uma marcenaria cobra somente para cortar p vc. Garanto que o resultado eh muito melhor, pis os cortes ficam todos no esquadro, somente para montar. Antes eu pagava p cortar, ate eu montar monha oficina que possui uma circular de mesa [¨] .

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Eu não. Meu vizinho que é marceneiro. Ele tem essas ferramentas aí. A gente vai marcar a madeira toda, antes de riscar. Estamos marcando passando 1cm de cada medida pra não ter perigo, KKKKKK

Se quiser fazer minha caixa e me mandar eu agradeço u.u

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Eu não. Meu vizinho que é marceneiro. Ele tem essas ferramentas aí. A gente vai marcar a madeira toda, antes de riscar. Estamos marcando passando 1cm de cada medida pra não ter perigo, KKKKKK

Se quiser fazer minha caixa e me mandar eu agradeço u.u

pagando bem... o-o- o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

KKKKKKKKKK, gastei 120 reais no compensado. 100 reais por 1 folha e meia e 20 reais do frete. A folha mede 2.50x1.80. Com as medidas que citei, passando 1cm ainda, da pra sobrar quase metade da meia folha u.u

Cobra quanto? XD

Compartilhar este post

Link para o post

KKKKKKKKKK, gastei 120 reais no compensado. 100 reais por 1 folha e meia e 20 reais do frete. A folha mede 2.50x1.80. Com as medidas que citei, passando 1cm ainda, da pra sobrar quase metade da meia folha u.u

Cobra quanto? XD

Caro!!!!

Aqui compro a chapa de MDF de 15mm cru com 2,75 x 1,83 por 76,00. O compensado aqui mede 2,20 x 1,60 e sai por 62,00. Por isso trabalho om MDF, sai muito mais barato e eh mais facil. O m2 do MDF sai por +-15,20 enquanto que o compensado sai por 17,70.

Aqui não pagamos frete. A venda eh na cidade vizinha (60km) e aqui tem entrega toda terça, para mim e pras marcenarias.

Editado por alesalles

Compartilhar este post

Link para o post

E olhe que eu consegui mais barato, que o meu vizinho conhece o cara lá, então ele pega mais barato. Saiu por 65 reais a folha, no caso deu os 100 reais, porque foi 1 e meia.

Aqui é tudo caro. Entende porque comprei tudo pela net? KKKKKKKK

Os caras queriam me vender o fio 2x2.5 (o cabo PP que é cristal, transparente) por 3.50 o metro. O cabo de 21mm pra bateria, por 18 reais o metro. Só pra ter uma ideia, eu consegui o mesmo cabo 2x2.5 por 1 real ._.

Por falar nesse cabo, pode usar aquele fio residencial grosso de 2.5, que vem eles dois (um azul e o outro preto) dentro de um cabo só grande, de cor preta?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde.

Agora só falta tu ligar e nao gostar, aí eu sumo do fórum :vts

Ocorre que com um pouco mais de litros, a caixa dece. Aí, sobe-se a sintonia, e ela ganha um pico numa frequencia mais baixa. Como os forrós "pegados" que o vitor ouve dao pico exato do grave+sub (aquele grave bonito, onde se dá o transiente baixo+bumbo) em 64hz (cmo a maioria das musicas) e o pico de "grave" firme entre 80 (forró) e 86 (eletronica), aconteceu o seguinte:

O Grande "pico" da caixa ficou em 70hz. Como a maioria das musicas nao tem praticamente nada picudo nessa frequencia exata, nao tem importancia, Porem, o ganho se deu pouco abaixo e pouco acima dela. Justamente, nos 64hz (3 e poucos dbs, quase 4 senao me engano) e nos 80~85 (idem).

Pro estilo de musica dele, creio que o som vá ser bem agradavel, porém nao vai aparecer muito abaixo de 50hz entao , subsonico , ja sabes o valor.

E muito cuidado com equalizaçoes e louds... 6db de ganho numa via do equalizador já te dao 90 graus de inversao de fase. Ideal cortar bem definidamente e ir regulando o som apenas nos ganhos dos modulos (pouco grave? dá mais ganho no modulo de grave)... etc.

Ah, as medidas que victor passou sao do tamanho bruto da caixa, sem divisorias. O valor em litros por camara ficou entre 85 e 88 lt.

Grande abraço gurizada.

Editado por Joéster

Compartilhar este post

Link para o post

Ps. Sobre o x-max, realmente eh meio miserável nao? Cuidado entre 70 e 75hz. Porem, uma leve passadinha nao queima nada nao ;)

Quando falei do dobro me referia a teoria dos db´s , Nao quer dizer que a caixa vai tocar em dobro. Apenas teve um reforço nas frequencias onde a musica tem seus picos, de mais de 3db.

Sobre a caixa do alle, extremamente plana, deve dar um som muito agradavel. Planinha, mesmo! Pro meu gosto de som eh a ideal ;D mas como nosso amigo ouve poucas variaçoes de estilos, axo q dava pra dar uma "focada" e tirar um proveitinho nao?

Ademais, sucesso ai!

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoas, uma duvidazinha basica. Essas medidas, já são com desconto da espessura do compensado?

Por exemplo:

No caso da madeira frontal, ela vai apoiar a madeira da parte de cima e ser apoiada pela madeira da parte de baixo, nesse caso, ja são 3 cm de madeira, em cima e embaixo. A altura total, tem que ser 53 ou 47?

Compartilhar este post

Link para o post

Ps. Sobre o x-max, realmente eh meio miserável nao? Cuidado entre 70 e 75hz. Porem, uma leve passadinha nao queima nada nao ;)

Quando falei do dobro me referia a teoria dos db´s , Nao quer dizer que a caixa vai tocar em dobro. Apenas teve um reforço nas frequencias onde a musica tem seus picos, de mais de 3db.

Sobre a caixa do alle, extremamente plana, deve dar um som muito agradavel. Planinha, mesmo! Pro meu gosto de som eh a ideal ;D mas como nosso amigo ouve poucas variaçoes de estilos, axo q dava pra dar uma "focada" e tirar um proveitinho nao?

Ademais, sucesso ai!

[]-[]

Blza Joester!

Amigo, vc sabe que indico mais caixa flat mesmo. Eu particularmente dou um ganhosinho nas minhas tambem, mas sei o que to procurando então...rsrs. Essa caixa tava bem legal, mas como vc mesmo falou, plana, p tocar de tudo um pouco.

velho quero ver o resultado depois, mas sei que será muito bom.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoas, uma duvidazinha basica. Essas medidas, já são com desconto da espessura do compensado?

Por exemplo:

No caso da madeira frontal, ela vai apoiar a madeira da parte de cima e ser apoiada pela madeira da parte de baixo, nesse caso, ja são 3 cm de madeira, em cima e embaixo. A altura total, tem que ser 53 ou 47?

medidas externas (reais).

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...