Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

quarteto

Set Civic VTI 97

Recommended Posts

Postado em

Senhores,

Pesquisei um bocado no fórum (obrigado, gúglio custom search) e vou postar aqui um projeto que eu to querendo montar no meu civic vti 97. Ele está somente com os falantes traseiros originais e o cone de papel tá todo detonado.

O que eu tenho:

- Toca-fitas original Honda com saída P2 ligada direto na unidade, no lugar do circuito do toca-fitas.

O que eu pretendo:

- Ter alguma qualidade sonora razoável pra boa e uns graves legais sem sacrificar o visual OEM (meu carro não tem film nem pretendo colocar, então um player aftermarket chama mta atenção dos malaco).

- Caixa de grave precisa ter facilidade pra ser removida (já tive 2 pneus furados só nesse carro, isso me ajuda a pelo menos trocar pneu sem moer os músculos das costas.

- Falantes traseiros precisam ser fáceis de remover, já q meu carro tem um jogo de amortecedores reguláveis e pra fazer ajustes eu preciso ter acesso ao ponto onde eles são presos na carroceria, que fica escondida pelo acabamento onde vai os falantes traseiros

- Costumo ouvir muito a KissFM e cd's de rock oldschool e jazz.

Projeto que eu tenho em mente pra atingir meus objetivos:

- Caixa MTX RT8PT (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194751793-caixa-dutada-mtx-com-anplificados-enbutido-sub-8p-120rms-_JM)

- Par de coaxiais bons ou kit 2 vias dianteiro

- Par de coaxiais traseiros

- Amp pra tocar os falantes (o sub não precisa pq ele já vem com amp embutido na bazuca)

Agora minhas dúvidas:

- Gostaria de gastar 1500 reais nos equipamentos acima. Considerando que a caixa custa 500, quais falantes e amp vcs me recomendam pra atingir meu objetivo?

- Pesquisando no fórum vi que a MTX fabrica um processador de sinal (RE-Q5) com preço razoável que serve pra converter as saídas pré-amplificadas originais em saídas RCA, com restauração de sinal. Este processador é bom ou pode se tornar mais uma fonte de ruído? Eu sei que o TF origi é uma porcaria e por si só embute um ruido considerável, gostaria apenas de não ter mais ruído ainda nos canais.

- Há a necessidade de um EQ ativo (me lembrei agora do Pioneer DEQ-9200) pra esse setup ou o MTX acima consegue resolver? O TF origi só permite ajuste de bass, treble, fade e balanço com aqueles famigerados botõezinhos de girar.

- São bem vindas indicações de onde instalar isso aqui em Brasília (pra quem for daqui).

E aí, galera, podem me dar uma força pra decidir o que montar?

Att.

Postado em

Cara, sem querer te desanimar, mas repense a idéia de trocar a HU original....

Estava no meu carro com a HU Original + Audison BitOne (segundo muitos é o TOP dos processadores)....

Com o processador o som melhorou um 70%, o bichinho é competente mesmo, mas as perdas na HU são na maioria das vezes irreparáveis (perda de sinal, frequencias da musica que somem)... Qualquer Pioneerzinho de 200 pila ficava melhor que meu som... E todos os equips. eram de boa qualidade (cabos, falantes, sub, amp).

Acabei vendendo o BitOne e pegando um 2 din. Relutei muito contra essa idéia, mas os ganhos são muito maiores do que manter a HU original. O som ficou muito melhor e a conectividade (deixar o iPod com 30gb de flac esquecido no porta-luvas) compensam muito!

Sobre o kit 2 vias, o usuário Hiperim tá vendendo um kit Hertz ESK 165, que tem uma qualidade muito boa e um SPL legal, considerando o custo benefício.

Abraços

Postado em

Se vc quer gastar pouco e ter um rendimento bom...

kit duas vias bom e barato:359,00 reais Kit 2 Vias Audiophonic Kc 6.2 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194676260-kit-2-vias-audiophonic-kc-62-6-o-par-_JM

coaxial bom e barato - 180,00 reis Arc Audio Xxd6029 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198264249-arc-audio-xxd6029-coaxial-bravox-pioneer-alpine-_JM

Amplificador bom e barato- 550,00 reais Amplificador Audiophonic Club 800.4 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196524606-amplificador-audiophonic-club-8004-_JM

Total: 1089,00 reais

garanto que vai tocar muito bem, com um bom spl e qualidade satisfatória...

ainda sobra uma grana pra um tratamento com manta nas portas, oq é indispensável pra um bom rendimento de qulquer midbass em portas...

abs

Postado em

Quarteto, vou dar uma sugestão: esquece os falantes traseiros, junta o $$$ e investe em um bom kit 2 vias para a dianteira. A porta do VTI nunca ví aberta, mas se seguir a linha do Civic 98 4 portas, é boa sim e rende muito bem; mas é chatinha para trabalhar. Digo chatinha por dois motivos: passar a fiação é um PARTO (tem gente que chega a tirar a porta do carro, pra vc. ter uma idéia...) e ao menos no 4 portas, há um 'copo' onde o falante vai montado que MATA qualquer possibilidade de rendimento (ok, protege da chuva, mas de qqer forma alí não molharia mesmo, se fosse apenas uma 'meia-lua').

Tratamento de portas dá uma boa diferença nele, um aro MDF bem feito tbem (não use aqueles suportes plásticos pra falantes, aquilo elimina parte dos médios-graves, que são importantes para 'trazer' o som do sub para frente). No meu, eu recortei o 'copo' em que o falante original era montado (um falantezinho de brinquedo, diga-se de passagem!) e fiz um anel MDF bem feito entre o falante e a chapa de porta, aparafusando ambos. Deixei a telinha original (vendo a porta montada, não se sabia que havia um falante melhor alí) e tocou muito bem... aí resolvi tratar a porta com manta asfáltica auto-adesiva, e o resultado foi nota 10! Juro, tinha horas em que nem era preciso o sub...

Sugestão de kit fico devendo, mas de midbass posso dar uma boa e barata (razoavelmente barata, digo): Nar Kevlar. Usei no Civic e em 2 outros carros depois, excelente falante, o 6" descia muito bem e tinha um médio vivo (vivo até demais, precisei domar um pouco no EQ para não arder). O par custava seus 250 reais, e acho difícil falante nacional ou importado que toque perto por este valor... a não ser usado, lógico. Aí o leque amplia bastante.

Na prática, os falantes traseiros mais atrapalham que ajudam na qualidade. Eu usei por muitos anos e abandonei, hj nem perco meu tempo com eles; bons falantes na parte dianteira do carro, um sub competente, e só felicidade... se for usar o midbass que falei acima, pode comprar um par de tweeters de qualidade e montá-los nas colunas do Civic (eu usava tweeters simples, Neo25 da Bravox, domo de seda.. montei na coluna, off-axis, sem direcionamento, e ficou interessante o resultado), um crossover adequado (se quiser, apenas para os tweeters - o midbass não é tão crítico que possua o crossover).

O toca-fitas original do Civic... bom, supondo que seja igual ao primeiro Civic nacional, que é da mesma geração do seu VTI (sexta geração): dá pra pedir a um técnico em eletrônica que abra o aparelho e retire o sinal pré-amplificado (line out, não entrada, mas saída mesmo, sinal sem amplificação ainda, o clássico 'RCA' da turma) e jogar em um equalizador. Ganha-se em dois sentidos: o equalizador reforça o sinal (que será MUITO fraquinho, inferior a uma RCA verdadeira de um aparelho aftermarket) e ganha-se o... equalizador. Indicaria um BBB, Clarion EQ746. barato, bonito, e bom de áudio... se ficar lega o conjunto toca-fitas original+equalizador, vc. pode investir em uma interface para controlar iPod por ele (lembro de ter visto algumas quando tinha meu Civic 98), elas acionam o iPod pela entrada de disqueteira deste TF.. controlam faixa, pasta, tudo. Só não aparecia o nome da música, mas dá pra montar playlists e usar um iPod como fonte de áudio. Eu era doido pra fazer isso, mas adquiri um cd alpine antes aqui no Forum... de qqer forma, para manter a originalidade, seria uma alternativa.

Acho que é isso. Tinha um tópico meu com várias fotos do Civic 98 sendo montado, icnlusive da passagem de fiação para as portas (a fiação original é finíssima, não recomendo usar) sem precisar passar pelo plugue original, passando ela pela borracha sanfonada até a entrada do plug Molex da porta e derivando em um 'tubinho' de termoretrátil até um espaço entre o forro de porta e a porta... ficou bem discreto e quase não alterou o carro, tanto que desmmanchei a passagem 'alternativa' da fiação e vendi o carro originalzinho.

Se eu achar o link do tópico, passo pra tí. E qqer dúvida em que eu possa ajudar, é só falar! :legal:

Postado em

artuuk: como eu ainda to naquela etapa de comprar as coisas, de repente eu considero a hipótese de mandar um pioneerzinho barato mesmo, pq o TF origi é bem ruinzinho mesmo...de repente eu coloco no console bem embaixo, perto do porta-copos....ali tem uma entrada que se não for 1 din, é fácil de fazer virar, e pra disfarçar é só abrir o porta-copos....ele é retrátil e qdo tá aberto, sobe uma "tampa" que cobre o local quase todo

Guto-Black belt: obrigado pela sugestão, esses equipamentos estão bem dentro do que quero tanto em qualidade como em $$$

RiQuati: tomando como base o seu post (bem elucidativo, por sinal) e o que o artuuk e o Guto sugeriram acima, vamos modificar um pouco meu set

- Por enquanto vou manter a HU original, mas fazendo essa adaptação do "RCA"

- Kit 2 vias audiophonic Kc 6.2 6"

- Módulo 2 canais (pode ser até um modelo audiophonic mesmo)

- Clarion EQS 746 (esse já vi no ML um cara de goiânia vendendo por 350...vou lá, pego em mãos e ainda aproveito o FDS pra curtir em GYN...hehehehe

- Caixa MTX RT8PT

- OPCIONAL: jogo de coaxiais traseiros ligados direto no TF

- Esse lance do esquema pra controlar o ipod eu já vi, inclusive é fácil de achar o kit pronto pra isso no ebay a preço de banana e é uma boa opção tb

Achei em algumas lojsa famosas da internet, (somcuritiba, leosound) o kit 2 vias da NAR com esse mid e o preço é muito bom...de repente fica como opção tb

acho que fica um bom set pra montar no carro, o que me diz?

Postado em

Fala velho! Quanto tempo!

Então, pq não instala um player no porta-luvas, e controla por controle remoto mesmo?

Acho muito melhor, saída amplificada, ainda mais em toca-fitas com entrada auxiliar... não vai muito longe!

Postado em

Se o console do VTI for igual ao do Sedan, tem um espaço no console que dá certinho pra montar 1 DIN, não sei se é o mesmo que vc. pensou, mas há uma tampa (no sedan é um porta-copos) que 'fecha' a frente quando está aberta. Quem me dera tivesse isso no carro atual, facilitava minha vida...kkkk.... no HondaClub um user fez isso no sedan dele, deixou o TF lá no local original e instalou um head bom neste espaço, quando abria o porta-copos ele ficava escondido lá atrás. Capaz de ainda ter fotos do Civic deste cara lá no HondaClube. Fica parecendo original.

abs,

Ricardo.

Postado em

Kleber: To desconsiderando a idéia mesmo, ainda mais com a idéia do RiQuati. Agora, os falantes traseiros não fariam falta caso eu quisesse ter "surround effect" ou isso é balela?

Conhece alguma outra marca que faça um bom subwoofer já na caixa de grave e com o amp integrado? tenho preferência por sub de 8" pela praticidade e pela qualidade do som que eles podem proporcionar (penso em algo na faixa de 500 a 600 reais)

Aqueles cabos Stinger que vêm com os 3 pares RCA e integra em 1 cabo só são bons? http://www.ebay.com/itm/SHI6312-STINGER-12-FOOT-6-CHANNEL-HPM3-RCA-CABLE-WIRE-/120621731554

RiQuati: o porta-copos e o console é igual....tava pensando em colocar o EQ ali, mas sabe que essa é uma boa idéia...realmente ali qdo tá aberto não dá pra ver nada

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193555474-porta-copos-console-central-moldura-honda-civic-_JM

agora vem a dúvida: qual HU usar? vi no ebay nakamichi CD400 ou MBVI a 350 dólares com frete pra cá incluso...isso é um preço q eu posso pagar e importaria tranquilamente essa HU, mas pelo q eu vi não toca MP3 e é chato pra carai com mídia não original....o naka CD500 já vai pra 470 dólares com frete aí já sai muito do que eu quero

vi alpine CDA-117 também, que, pelo pouco que eu sei, me pareceu com specs muito boas...

outra pergunta: o eq é tão fundamental assim pra SQ? se tiver um bom player que já tenha um equalizador razoável embutido pra mim ta ótimo...ia ser bom também já aceitar MP3 e WAV...um plus é ter porta USB, mas já tendo entrada auxiliar P2 tá bom...

agora chega de pergunta!!!

Postado em

Quarteto, 600 reais você monta um SD250.2 (170) + sub 10" (na faixa dos R$300,00) e ainda faz a caixa de MDF com os 130 que sobraram.

Não tenha dúvidas que é uma opção muito melhor, e que ocupa menos espaço, pois será feita pro espaço que você tem.

O que eu faria seria o seguinte: 4 falantes nas saídas do player + sub, ou kit 2 vias + amp + sub, que fica bem melhor.

Postado em

Kleber, vi aqui no forum que vc tava com um SD 250.2 pra teste no seu carro, ainda tá montado?

Se tiver, bora combinar um test drive no amp esse FDS, pq pelo tamanho e preço, compro 2 desse, faço esse esquema do sub e mando mais um kit 2 vias na frente e pronto. É bom que me economiza uma grana boa e o espaço vazio dos falantes atrás me facilita deverasmente na hora de ajustar a carga dos amortecedores traseiros...hehehehehe

abraço!!!

Postado em

Que tal:

Alpine CDA-117 escondidinho ali perto do porta-copos

Audiophonic 800.4

Kit Audiophonic 6" (2 canais do amp)

Sub Keybass Panther 8" (no bridge do amp)

Caixinha selada de uns 20L

Fiação de boa qualidade.

Como alternativa, ao invés do kit Audiophonic poderia ser o kit NAR sugerido, ou mesmo o Selenium que deu origem ao kit da JBL, está em queima de estoque no ML por menos de 300 reais, seria também uma opção que me parece bem interessante...

Vi também nos classificados um JVC6500 por coisa de 650,00... com certeza casaria muito bem com o CDA-117

Postado em

Eai amigo, sou de bsb e estou com a mesma dificuldade em fazer o som do meu EK...como que ficou o seu?

Abraços.

Qualquer coisa manda MP =D

eu vendi o carro, daí acabei nem montando nada...

mas o setup ia ser:

- alpine CDA-117

- um kit 2 vias bom (provavelmente helix) na faixa de 500 reais no local dos falantes originais (mid na porta e tw montados em suportes originais)

- uma caixa de grave selada com 1x 10" helix b10e

- amp 4 canais pra tocar isso tudo, provavelmente audiophonic

na honda usa tem os pods de montagem de tweeter pra civic ek...eu comprei lá e chegou aqui na boa, mas eu vendi...é pra tweeter de 1 polegada e a posição dele é perfeita...eles ficam apontados pro motorista e passageiro...to procurando o part number aqui mas não achei, mas são esses das fotos:

38767874204_large.jpg

512749_19_full.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...