Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcosasjr

UPGRADE! Construção 3-way + 12w6v2 100% DIY

Recommended Posts

pode cre...

cross pra cortar full lp e tw hp nao existe?

oq eu queria mesmo era isso

Depende... seu full é de 4ohms? Se for, pode tentar um crossover de kit 2 vias. Se o full e o tw tiverem timbres compatíveis, pode dar certo.

Tem um cara no ML que faz x-overs:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-221160542-divisor-frequencia-crossover-2-vias-6-dboitava-_JM

Tb pode ver um Alchemy Way.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pode cre...

cross pra cortar full lp e tw hp nao existe?

oq eu queria mesmo era isso

Um bom capacitor (Solen, por exemplo) ligado entre o mid e o tw é um crossover de 6db/8ª. Faz a função de LPF p/o mid e HPF p/o Tw

Compartilhar este post

Link para o post

Um bom capacitor (Solen, por exemplo) ligado entre o mid e o tw é um crossover de 6db/8ª. Faz a função de LPF p/o mid e HPF p/o Tw

deixa eu ver se entendi Alex..

----------------- FULL (neg)

----------------- FULL (pos)

..........|

........Cap

..........|

----------------- TW (pos)

----------------- TW (neg)

assim???

Compartilhar este post

Link para o post

Capacitor faz o HP e indutor (bobina) faz o LP.

http://autosom.net/artigos/crossovers.htm

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Capacitor faz o HP e indutor (bobina) faz o LP.

http://autosom.net/artigos/crossovers.htm

Tem razão, o capacitor faz apenas o HPF. Mas há uma perda de eficiência do midrange nas altas, "roll-off", que faz com que, apenas usando o capacitor, consiga se fazer o corte.

Me bassei nesse documento da HAT

http://www.ianaconi.com.br/manual-specs/WhitePaper-3WayQuasi-ActiveCrossoverSystem.pdf

"Design premise" - 3º parágrafo.

Compartilhar este post

Link para o post

po, quanta informaçao hein..

valeu galera.. vou dar uma olhada em tudo.

grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Tem razão, o capacitor faz apenas o HPF. Mas há uma perda de eficiência do midrange nas altas, "roll-off", que faz com que, apenas usando o capacitor, consiga se fazer o corte.

Me bassei nesse documento da HAT

http://www.ianaconi.com.br/manual-specs/WhitePaper-3WayQuasi-ActiveCrossoverSystem.pdf

"Design premise" - 3º parágrafo.

interessante isso.... mas não seria uma peculiaridade destes falantes em específico? ou toda gama de falantes (tipos e fabricantes) cai na mesma situação?

veja a segunda frase do texto q tu indicou: "In the vast majority of high-end sound systems, no lowpass crossover is needed for the Legatia midrange drivers"

Compartilhar este post

Link para o post

interessante isso.... mas não seria uma peculiaridade destes falantes em específico? ou toda gama de falantes (tipos e fabricantes) cai na mesma situação?

veja a segunda frase do texto q tu indicou: "In the vast majority of high-end sound systems, no lowpass crossover is needed for the Legatia midrange drivers"

Eu já usei os L3 sem LPF em conjunto com os L1v1 e realmente não incomodaram. No meu caso era um 3 vias ativo, sem sub. Fzia todos os cortes pelo P-880PRS. Mas acho q não dá pra generalizar não, pois os L3 q usava "morriam" (rolloff) nos 10kHz naturalmente, enquanto tem fullranges que tocam até 20kHz, nesse caso estariam "competindo" com os tweeters.

Editado por Alex_84

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ja usei meu 3-way com o FULL tocando só com HP.

e o TW cortei bem alto...em 12khz e ficou excelente.

hj uso tudo ativo pelo alpine 9855 :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...