Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dudu Lima

Indutores dos X-Over dos tweeters 1tw1

Recommended Posts

Aí meu povo querido...

Pra quem já desmontou os X-Overs dos tweeters Selenium 1tw1, sabem me dizer quais os valores dos indutores que vem neles?

O que tá lá nos X-overs são:

2 capacitores:

1 Bipolar de 10uF;

1 eletrolítico de 22uF.

Um indutor de ???mH e um resistor de ???Ohms.

Eu gostaria de saber o valor desses indutores, pois vou desmontar os X-Overs e fazer um X-over de 12dB/8ª utilizando os capacitores de 10uF que segundo a lista do autosom.net, esse capacitor de 10uF em 4ohms faz o corte em 4000Hz.

Se for possível me informarem os valores desses resistores tbm...

Obrigado!

:legal:

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É mais facil vc dizer o corte que pretende fazer....... não é tão simples assim.... poois o esquema de corte 12db é bem diferente do cálculo de um cross simples utilizando apenas um capacitor....

Os indutores e capacitores possuem calculos próprios para serem associados em um cross 12db.

Compartilhar este post

Link para o post

É mais facil vc dizer o corte que pretende fazer....... não é tão simples assim.... poois o esquema de corte 12db é bem diferente do cálculo de um cross simples utilizando apenas um capacitor....

Os indutores e capacitores possuem calculos próprios para serem associados em um cross 12db.

Hummm, entendi! Aí no caso eu teria que usar aquelas fórmulas de cálculos né? [^]

Pow eu quero fazer os cortes nos 1tw1 em mais ou menos 4000Hz, pois já fica ideal!

Os X-overs originais desses tweeters cortam em 2500Hz, muito baixo para tweeters automotivos e pra quem quer um pouco mais de qualidade nos agudos!

Compartilhar este post

Link para o post

Hummm, entendi! Aí no caso eu teria que usar aquelas fórmulas de cálculos né? [^]

Pow eu quero fazer os cortes nos 1tw1 em mais ou menos 4000Hz, pois já fica ideal!

Os X-overs originais desses tweeters cortam em 2500Hz, muito baixo para tweeters automotivos e pra quem quer um pouco mais de qualidade nos agudos!

Deixa que eu faço os calculos pra vc..... em 4000hz certo ?

Vc vai ver que usando um corte mais alto nos 1tw1 eles mudam da água para o vinho...melhoram muito.....

Deixa eu achar meus programinhas aki e já te respondo.....

Compartilhar este post

Link para o post

Freq. de corte: 4000hz em 4 ohms.

Linkwitz-Riley:

Capacitor 4,975

Indutor 318,3

Butterworth:

Capacitor 7

Indutor 225,1

Bessel:

Capacitor: 5,7

Indutor: 275,6

Vc pode associar capacitores para chegar ao valores indicados ou utilizar o capacitor comercial mais próximo (desde que a diferença não seja muita).

Capacitores comerciais mais comuns:

1.0F 1.1F 1.2F 1.3F

1.5F 1.6F 1.8F 2.0F

2.2F 2.4F 2.7F 3.0F

3.3F 3.6F 3.9F 4.3F

4.7F 5.1F 5.6F 6.2F

6.8F 7.5F 8.2F 9.1F

Editado por BinhoSPL

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa que eu faço os calculos pra vc..... em 4000hz certo ?

Vc vai ver que usando um corte mais alto nos 1tw1 eles mudam da água para o vinho...melhoram muito.....

Deixa eu achar meus programinhas aki e já te respondo.....

Opa Binho, muito obrigado cara!!!

Vou querer os cortes em 4000Hz.

Eu estou montando um sistema 3 vias ehehe, os midranges quero fazer o low-pass deles em 4000Hz tbm se for possível fazer um cálculo de indutores para eles tbm, ficarei grato!

Compartilhar este post

Link para o post

Os valores são os mesmos...... o que muda são as ligações.

Se vc ligar o capacitor em série e o indutor em paralelo (com o falante) terá um corte HP.

Se vc ligar o mesmo capacitor em paralelo e o indutor em série, terá um corte LP.

A figura abaixo exemplifica melhor.

calc_cr_12db.gif

Se C1=C2 e L1=L2 vc tera um cross 2 vias com o mesmo ponto de corte.

Dependendo do mid que for utilizar....seria interessante usar um corte BP (HP+LP) no mid tb e um LP no midbass.

Editado por BinhoSPL

Compartilhar este post

Link para o post

acompanhando, isso muito me interessa principalmente em filtro passa alta para o mid.

Compartilhar este post

Link para o post

comprei 2 tw desses

vou mexer no cros ou trocar eles (cros ).

uso atualmente o tw do kit cs60b (modelo novo) da bravox.

sera que com o cros do bravox ficaria melhor ?

caracteristicas do cros do bravox

Divisor de Frequência

Filtro Passa Alta - Configuração Bessel

Corte em 5000 Hz com taxa de atenuação de 12dB/8a

Polyswitch em série com o tweeter proporcionando uma proteção contra sobrecargas de potência.

Compartilhar este post

Link para o post

Divisor de Frequência

Filtro Passa Alta - Configuração Bessel

Corte em 5000 Hz com taxa de atenuação de 12dB/8a

Polyswitch em série com o tweeter proporcionando uma proteção contra sobrecargas de potência.

Vale a pena o teste sim..... a única coisa que não gosto nos xovers da bravox são os Polyswitch, geralmente eu faço um bypass neles..... mas da pra começar a bricanr com eles originais sim....

Compartilhar este post

Link para o post

Vale a pena o teste sim..... a única coisa que não gosto nos xovers da bravox são os Polyswitch, geralmente eu faço um bypass neles..... mas da pra começar a bricanr com eles originais sim....

da pra me explicar como fazer esse by pass ?

e o que seria o polywitch e o por que de nao gostar dele

vlws

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando, comprei tb o 1TW1 , e estou querendo ligar eles pra ver a diferença...

Compartilhar este post

Link para o post

Freq. de corte: 4000hz em 4 ohms.

Linkwitz-Riley:

Capacitor 4,975

Indutor 318,3

Butterworth:

Capacitor 7

Indutor 225,1

Bessel:

Capacitor: 5,7

Indutor: 275,6

Vc pode associar capacitores para chegar ao valores indicados ou utilizar o capacitor comercial mais próximo (desde que a diferença não seja muita).

Capacitores comerciais mais comuns:

1.0F 1.1F

1.2F 1.3F

1.5F 1.6F

1.8F 2.0F

2.2F 2.4F

2.7F 3.0F

3.3F 3.6F

3.9F 4.3F

4.7F 5.1F

5.6F 6.2F

6.8F 7.5F

8.2F 9.1F

E essas configurações aí: Linkwitz-Riley, Butterworth e Bessel, influi na qualidade de áudio? E cada capacitor nessa configuração aí? Como é ehehehh, tô boiando aqui! [^]

São capacitores eletrolíticos comuns ou bipolares?

Os valores são os mesmos...... o que muda são as ligações.Se vc ligar o capacitor em série e o indutor em paralelo (com o falante) terá um corte HP.Se vc ligar o mesmo capacitor em paralelo e o indutor em série, terá um corte LP.A figura abaixo exemplifica melhor.calc_cr_12db.gifSe C1=C2 e L1=L2 vc tera um cross 2 vias com o mesmo ponto de corte.Dependendo do mid que for utilizar....seria interessante usar um corte BP (HP+LP) no mid tb e um LP no midbass.

Sobre as associações de ligações de capacitores e indutores eu já sei ehehhehe. :legal:

Para os midbass vou fazer um BP mesmo!

O player que eu estou pegando faz HPF selecionáveis de 40 a 250Hz, os midranges vão ser cortados em HP = 250Hz ativo e LP passivo em 4000Hz.

Os midbass vou cortar mais baixo = 60Hz e vou ter que fazer um LP passivo em 200Hz ou 250Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

da pra me explicar como fazer esse by pass ?

e o que seria o polywitch e o por que de nao gostar dele

vlws

Polywitch é a proteção contra sobre-carga nos tweeters!

Por exemplo se vc exagerar no volume do som enviando potência em excesso e distorções, o crossover dos tweeters arma esse Polywitch, fazendo os tweeters pararem de tocar (desligar).

Compartilhar este post

Link para o post

Na tabela do autosom achei lá:

Capacitor = 7uF

Indutor = 0,225mH

4000Hz - 4ohms.

Mesma coisa que eu postei lá em cima, com unidades diferentes.

Agora eu quero entender melhor sobre esses nomes: Linkwitz-Riley, Butterworth e Bessel.

Achei esse assunto aqui, mas está além da minha compreensão! :(

http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=4557

Um resumão, basicão, valido para cortes de 2ª ordem, sem entrar no mérito de fase e delay:

Linkwitz-Riley: A frequencia de corte é em -6db, ou seja no ponto de corte teremos -6db do que comparado a banda passante (óbviamente, com um slope de 12db por oitava). Como o corte é em -6db, utilizando um corte HP e LP (em 2 vias), teremos uma resposta plana no ponto do corte, pq ? (+3db por serem dois falantes atuando neste ponto, +3db por termos dobrado a alimentação, uma para cada falante). Resultando uma resposta plana no ponto de corte.

Butterworth: O ponto de corte é em -3db. Seguindo o raciocinio acima, se utilizarmos em um sistema 2 vias, teremos um pico de + 3db na resposta de freq. no ponto de corte considerando os dois falantes.

Bessel: Geralmente o ponto de corte é em -5db, gerando uma resposta no ponto de corte com um pequeno pico de +1 db (2vias).

Chebychev: O ponto de corte em 0db. Resumidamente, em 2 vias teremos um pico de +6db no ponto de corte. Embora o ponto de corte seja em 0db a resposta tem um pico de +1db que se inicia aprox. 2,5 oitavas antes do corte, reduzindo-se gradualmente até a freq de corte (0db), decaindo conforme a atenuação do filtro, (neste caso 12db por oitava). Em um sistemas 2 vias, teremos um pico de +6db no ponto de corte.

Acredito que a figura abaixo auxilie no que escrevi.

300px-Linkwitz_vs_Butterworth.svg.png

Exemplo: Azul são os cortes HP e LP tipo Butterworth, e rosa é o resultado da soma (sistema 2 vias). Idem para o vermelho e azul, corte do tipo Linkwitz-Riley.

ainda, abaixo uma figura comparativa dos cortes em 1 via.

xoqslop.gif

Chebychev Butterworth Bessel Linkwitz-Riley

Não precisamos nos limitar a modelos prontos, podemos elaborar nosso próprio projeto de corte, assim podendo realizar um ajuste fino de acordo com as especificidades de cada falante.

Um valor Q (que representa o formato da curva do corte) pode ser calculado pela fórmula: Q=[(R^2.C)/L] ^ 1/2 (Ressalto novamente, para xovers de 2ª ordem). Assim gerando respostas personalizadas de acordo com nossas necessidades.

Q é o formato da curva, R é a impedancia do falante, C o valor do capacitor e L o valor do indutor.

Chebychev: Q de valor 1.

Butterworth:Q de 0,707.

Bessel: Q de 0,58.

Linkwitz-Riley: Tem um Q de valor 0,49.

Com essa informação (Q) e o gráfico que postei podemos tirar algumas conclusões, quanto maior o Q maior o pico da resposta no ponto de corte (2 vias). Tambem podemos ver que um xover tipo Linkwitz-Riley começa a atuar bem antes de um xover Chebychev.

Concluindo, tem muito material de xovers na Net, no inicio é complicado, mas depois agente se acostuma. O livro do vance dickason tem bastante coisa boa sobre o tema. Alem do corte outros aspectos a serem levados em consideração é o delay e a fase que cada tipo de corte possui, mas dai o tema ficar muito extenso para um post.

att,

Editado por BinhoSPL

Compartilhar este post

Link para o post

O grande problema do crossover do 1TW1 é que ele usa materiais de baixa qualidade.

Capacitores eletrolíticos, aliado a indutor com nucleo de ferrite (nucleo bem pequeno, satura rapido),

e além do mais ele tem um varistor no caminho, não sei pra que diabos, provavelmente deve matar a dinamica totalmente.

Estou construindo pro meu set um crossover de 3 vias, e na via do 1TW1 estou usando corte em 9000Hz 1ª ordem (6db/8ª)

Posto noticias quando tiver pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Dudu, eu desmontei o meu cross do 1TW1, do modelo antigo a bobina tem 0.147 mH.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Dudu, eu desmontei o meu cross do 1TW1, do modelo antigo a bobina tem 0.147 mH.

Opa!!!

Valeu Gustavorl!

Agora vou procurar saber em quantos Hz que esse indutor corta!

Pois os meus midranges sobem demais e estão tocando as mesmas frequências dos 1tw1! E olha que eu desmontei o X-Over dos 1tw1 e tô usando os capacitores de 10uF x 100V que segundo informações da lista autosom, eles fazem o corte em 4000Hz em 4ohms!

Edit: Putz, no autosom.net, não tem uma tabela exclusiva para indutores, para fazer os cortes Low-pass mais altos!

Lá tem uma tabela de filtro passa-alta / passa-baixa de 2ª ordem, achei os indutores com os valores de 0.18mH = 5.000Hz em 4ohms e 0.15mH = 6.000Hz em 4ohms.

Putz esse de 0.147mH deve fazer o LP em mais ou menos 7.000Hz, ainda tá muito alto! Mas vou testar ligando eles nos midranges e adicionando os resistores que vieram nos X-Overs.

Compartilhar este post

Link para o post

O grande problema do crossover do 1TW1 é que ele usa materiais de baixa qualidade.

Capacitores eletrolíticos, aliado a indutor com nucleo de ferrite (nucleo bem pequeno, satura rapido),

e além do mais ele tem um varistor no caminho, não sei pra que diabos, provavelmente deve matar a dinamica totalmente.

Estou construindo pro meu set um crossover de 3 vias, e na via do 1TW1 estou usando corte em 9000Hz 1ª ordem (6db/8ª)

Posto noticias quando tiver pronto.

Nos meus Xovers são:

1 capacitor eletrolítico de 22uF x 100V, um indutor, um capacitor bipolar de 10uF x 100V e um resistor pequenininho laranjado e redondo ligado junto com o capacitor de 10uF.

Compartilhar este post

Link para o post

Este programa parece ser legal para calculo de indutores para crossover é um programa gratis e portatil e mostra o esquema de ligação, tambem ando pesquisando sobre este assunto talvez seja util o programa.

Speaker Box Filter Designer

http://www.bestsoftware4download.com/download/t-free-speakerbox-filter-designer-download-wnyccczu.html

Compartilhar este post

Link para o post

Este programa parece ser legal para calculo de indutores para crossover é um programa gratis e portatil e mostra o esquema de ligação, tambem ando pesquisando sobre este assunto talvez seja util o programa.

Speaker Box Filter Designer

http://www.bestsoftware4download.com/download/t-free-speakerbox-filter-designer-download-wnyccczu.html

Valeu, vou ser ele funciona aqui no máquina do trampo, apesar de ser bem minúsculo.

Edit: O programa abriu aqui, mas é meio confuso de se entender!

Alguém poderia calcular pra mim aí, quantos Hz estaria fazendo esse tipo de corte passa-banda: Capacitor de 22uF + indutor de 0.147mH ambos em série com o midrange?

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, vou ser ele funciona aqui no máquina do trampo, apesar de ser bem minúsculo.

Edit: O programa abriu aqui, mas é meio confuso de se entender!

Alguém poderia calcular pra mim aí, quantos Hz estaria fazendo esse tipo de corte passa-banda: Capacitor de 22uF + indutor de 0.147mH ambos em série com o midrange?

Bom dia Dudu !!!

O indutor cortará em 4300Hz (low-pass)

O capacitor cortará em 1750Hz (high-pass)

Abraço !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Dudu !!!

O indutor cortará em 4300Hz (low-pass)

O capacitor cortará em 1750Hz (high-pass)

Abraço !!!

Opa João, obrigado aí!

Mas esses cortes são em 4ohms? Se for em 4ohms, vou aplicar apenas os indutores nos midranges.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa João, obrigado aí!

Mas esses cortes são em 4ohms? Se for em 4ohms, vou aplicar apenas os indutores nos midranges.

Obrigado!

Bom dia Dudu !!!

Os cortes citados foram programados para 4ohms !!!

Abraço !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...